Frankenstein ou o Prometeu moderno

Frankenstein ou o Prometeu moderno Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Luana.Nantes 19/06/2024

LEIA MULHERES HORTOL NDIA - FRANKENSTEIN!!
Simplesmente amei…
Livros escritos em contextos sociais bem complicados…
Uma visão diferenciada do mundo…
Sobre ética…
Comportamento…
Ação e reação…

A vida seria mais fácil…
Se a sociedade não fosse tão sem noção…

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#alegria
#tristeza
#preguiça

Super indico!!!

Bella 19/06/2024

Não gostei muito desse livro, as coisas acontecem muito devagar, ele é confuso e decepcionante.
Eu achei que ele iria ser bom porque ele é um clássico mas me decepcionei.

Malu.Ferreira 18/06/2024

Trabalho de biologia (Bioética)
A obra literária Frankenstein descreve a jornada do cientista Victor Frankenstein, que concebe uma criatura a partir de fragmentos de cadáveres.
A obra de Mary Shelley é sem dúvidas extraordinária, entretanto ao separar o caso de Frankenstein do livro e o analisa de maneira crítica e humanizada, é possível fazer questionamentos sobre os limites da busca pelo conhecimento.
O personagem Victor Frankenstein além de criar o "monstro" sem consentimento prévio do mesmo, ou das pessoas na qual ele violou os túmulos e corpos, ele feriu pontos importantíssimos da bioética. No ponto de vista da bioética, o cadáver não deve ser visto como um objeto, e o ato de, por exemplo, estudar um corpo, deve ser consentido pelo doador em vida e também pelos seus familiares. Ao fazer isso da forma como Frankenstein fez ele está violando os direitos à dignidade da pessoa mesmo após a morte.
Outro ponto importante é o sofrimento que o ato do cientista pode causar para os entes queridos, ao lidar com a violação do corpo do falecido. A bioética busca justamente equilibrar os estudos e avanços da ciência com o respeito e cuidado para com o falecido e sua familia.
Além disso, cadáveres podem soltar gases tóxicos, então sua manipulação feita de maneira errônea, sem o uso de EPI por exemplo, podem causar contaminação tanto para quem está o manipulando, quanto para as pessoas ao redor.
Outro aspecto marcante no caso é o abandono de incapaz. Visto que ao concluir sua criação o cientista fica completamente assustado e abandona sua criação, que ao longo do livro relata que passou fome, por não possuir noção básica
de como conseguir alimento.

Leticia 18/06/2024

Uma busca pela aceitação
"Porém, mesmo aquele inimigo de Deus e do homem tinha amigos e associados em sua desolação. Eu estou sozinho."

A criatura só precisava de simpatia e acolhimento, ver os esforços de aprender a se comunicar, a ler e a se portar e as tentativas de ser aceito são dolorosas de ler. E eu acho que o que torna esse livro um clássico é o medo em comum da solidão.
Dito isso, as adaptações no cinema são todas (sem exceção) muito mal feitas e não fazem justiça ao livro exatamente por ignorar uma parte crucial que é a simpatia pela criatura.

pedrokkjk 18/06/2024

Descreve demais da conta, demais do demais, final meio corrido e confuso, assim como a noção de tempo muito estranha do livro.

lucianem 17/06/2024

Frankenstein
Este clássico da literatura mundial já foi resenhado milhares de vezes, estão apenas darei minha opinião.
Achei uma história maravilhosa, não sei porque demorei tanto pra ler.
E também podemos fazer vários paralelos com situações do mundo atual, como por exemplo as questões éticas da pesquisa científica envolvendo clonagem humana, e também o uso da inteligência artificial.
Um clássico atemporal.

Angela.Ataide 16/06/2024

Não vou mentir... pensei em abandonar várias vezes. Sei que é um clássico, porém não me pegou muito assim, mas perto final fiquei mais atenta. Não é ruim, mas não pretendo ler novamente.

eveesss 16/06/2024

Apesar de a escrita ser um pouco mais antiga e as descrições de paisagem serem bem cansativas, é interessante ouvir a história da criação e se sentir empatia e se apegar, desejar que ele fique bem e seja feliz. a narrativa provoca sentimentos mistos e me fez questionar diversas vezes o que seria o "certo" nessa situação

Mahya.Lameira 15/06/2024

Que escrita magnífica!
A escrita da história é bastante detalhista, a ponto que em alguns momentos a leitura fica maçante por se dedicar muitas páginas a uma única cena.

No entanto você consegue sentir a angustia e todo o sofrimento de um ?erro? humano em cada personagem. São poucos, até raros, os momentos em que a autora descreve a felicidade sendo, esta, mais no plano imaginário dos personagens do que na própria realidade deles.

Todos sofrem! Criador e criatura, embora ambos estejam sempre procurando a paz e a felicidade.

Nesta versão da Darkside temos quatro contos no final do livro da mesma autora. Os dois últimos prenderam minha atenção do início ao fim. Já os dois primeiro, tive uma certa dificuldade por conta da quantidade de detalhes que me fizeram me perder um pouco na história.

Por fim, possivelmente será uma releitura do próximo ano.

Mas a pergunta que fica é: o que aconteceu com Ernest Frankenstein?

Chai B 14/06/2024

Uma Obra-prima atemporal!
Recentemente, mergulhei de cabeça no mundo da ficção gótica e me apaixonei completamente pelo gênero. ?Frankenstein?, de Mary Shelley, não só me prendeu do início ao fim, mas também me fez refletir profundamente sobre o sentido da vida e as implicações éticas de criar uma nova forma de vida. A história provocou questionamentos sobre a responsabilidade do criador para com sua criação e os limites da ambição humana. É uma obra-prima que continua relevante, oferecendo insights poderosos e atemporais.

Carlos531 13/06/2024

Muito ruim, chato. Demasiadamente horrível. Tive que ler no pdf. Enfim, não leia. Misturo de tudo que é ruim.

Hilário Black 12/06/2024

Oque pode deter o coração e a vontade determinada do homem?
Você já ouviu falar em Frankenstein? ou o prometeu moderno? Mas você já parou para ler o verdadeiro livro desse personagem? O original de Mary Shelley além de ser uma estória completamente diferente de qualquer outra adaptação feita até hoje, ela é também uma narrativa de questionamentos! Questionar a concepção de monstro, a busca desesperada por uma felicidade inexistente e a angustiante relação de dependência entre criador e criatura. Frankenstein é mais do que uma história de ficção científica, é um agrupamento de sentimentos vestigiais.

Rafael1366 10/06/2024

FRANKENSTEIN
Como o próprio prefácio e a introdução a autora menciona, a história do monstro deveria ser um conto curto, porém, na época da publicação houve uma pressão para que a autora escrevesse e desenvolvesse toda uma história em volta; acredito que toda essa contextualização em muitos momentos se fez desnecessária e arrastada.
Para entendermos sobre o monstro Frankenstein, vamos ler sobre personagens distantes, e outras tramas que a narrativa engloba. Tudo isso, em meio a uma escrita datada, faz a leitura muitas vezes ser cansativa e lenta. O trabalho de tradução poderia salvar o livro nesse ponto, mas ele não o faz.
É uma história boa e interessante, que passa por temas como preconceito, ética, amor e vingança; contudo, não se têm a melhor execução.