Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Mahya.Lameira 15/06/2024

Que escrita magnífica!
A escrita da história é bastante detalhista, a ponto que em alguns momentos a leitura fica maçante por se dedicar muitas páginas a uma única cena.

No entanto você consegue sentir a angustia e todo o sofrimento de um ?erro? humano em cada personagem. São poucos, até raros, os momentos em que a autora descreve a felicidade sendo, esta, mais no plano imaginário dos personagens do que na própria realidade deles.

Todos sofrem! Criador e criatura, embora ambos estejam sempre procurando a paz e a felicidade.

Nesta versão da Darkside temos quatro contos no final do livro da mesma autora. Os dois últimos prenderam minha atenção do início ao fim. Já os dois primeiro, tive uma certa dificuldade por conta da quantidade de detalhes que me fizeram me perder um pouco na história.

Por fim, possivelmente será uma releitura do próximo ano.

Mas a pergunta que fica é: o que aconteceu com Ernest Frankenstein?

Chai B 14/06/2024

Uma Obra-prima atemporal!
Recentemente, mergulhei de cabeça no mundo da ficção gótica e me apaixonei completamente pelo gênero. ?Frankenstein?, de Mary Shelley, não só me prendeu do início ao fim, mas também me fez refletir profundamente sobre o sentido da vida e as implicações éticas de criar uma nova forma de vida. A história provocou questionamentos sobre a responsabilidade do criador para com sua criação e os limites da ambição humana. É uma obra-prima que continua relevante, oferecendo insights poderosos e atemporais.

Carlos531 13/06/2024

Muito ruim, chato. Demasiadamente horrível. Tive que ler no pdf. Enfim, não leia. Misturo de tudo que é ruim.

Hilário Black 12/06/2024

Oque pode deter o coração e a vontade determinada do homem?
Você já ouviu falar em Frankenstein? ou o prometeu moderno? Mas você já parou para ler o verdadeiro livro desse personagem? O original de Mary Shelley além de ser uma estória completamente diferente de qualquer outra adaptação feita até hoje, ela é também uma narrativa de questionamentos! Questionar a concepção de monstro, a busca desesperada por uma felicidade inexistente e a angustiante relação de dependência entre criador e criatura. Frankenstein é mais do que uma história de ficção científica, é um agrupamento de sentimentos vestigiais.

Rafael1366 10/06/2024

FRANKENSTEIN
Como o próprio prefácio e a introdução a autora menciona, a história do monstro deveria ser um conto curto, porém, na época da publicação houve uma pressão para que a autora escrevesse e desenvolvesse toda uma história em volta; acredito que toda essa contextualização em muitos momentos se fez desnecessária e arrastada.
Para entendermos sobre o monstro Frankenstein, vamos ler sobre personagens distantes, e outras tramas que a narrativa engloba. Tudo isso, em meio a uma escrita datada, faz a leitura muitas vezes ser cansativa e lenta. O trabalho de tradução poderia salvar o livro nesse ponto, mas ele não o faz.
É uma história boa e interessante, que passa por temas como preconceito, ética, amor e vingança; contudo, não se têm a melhor execução.

glagares_ 09/06/2024

Depois dessa leitura, me pergunto todo dia quem é o verdadeiro monstro. É possível aplicar isso em diversos contextos diferentes quando se fala em contexto social, como quando a sociedade cria um "monstro" através do ódio, da violência, assim como a criatura do livro foi moldada a ser um "monstro".

LouLou 09/06/2024

Há muito tempo que eu quero conhecer essa história no original. Todos nós conhecemos a história de um cientista que quis desafiar as leis da vida, mas poucos realmente CONHECEM a história. Eu quis conhecer e fui supreendida.
Sempre tive a impressão que o livro seria o mais próximo de uma ficção científica, com foco no Victor descobrindo a ciência por trás de sua criatura. Quão foi minha supresa a me deparar não com uma ficção científica, mas sim com um drama muito bem construído, que me engajou do começo ao fim e me surpreendeu. Um clássico que não decepciona.

Gabii.Moraes 08/06/2024

E o monstro na verdade era o próprio criador..
Foi uma um pouco difícil e as vezes cansativa, mas eu gostei bastante. Interessante ver como a criatura se desenvolveu rápido, e triste demais ver que ele passou de um ser gentil e com boas intenções, que só queria ser amado como qualquer outro apasar de sua aparência, e se tornou que todos esperavam dele, um ser horrivel com atitudes realmente monstruosas. Amei ver como a vida do fodidoh do Victor Frankenstein se tornou uma sequência de caos, pois ele merece tudo de ruim meamo!

Agora estou relendo Prometeu Acorrentado, e ja vou dar início a uma maratona de filmes baseados em Frankenstein!

Marcelo Duarte 08/06/2024

Mais um da lista de clássicos mundiais que queria ler este ano. Tem uma discussão muito interessante sobre ética do trabalho e bioética, sobre segregação e preconceito.
Entretanto, o que mais me chamou a atenção, é que tudo o que o monstro de Frankstein queria era uma ppkinha da sua espécie.

Levi_Motta 06/06/2024

Frankenstein
Um dos maiores livros de todos os tempos, e referência máxima do que é uma obra de terror. O que Mary Shelley fez aqui é incrível em todos os sentidos. a sua escrita é fabulosa, e a sua forma de narrar tão excelente quanto. Aqui ela cria dois personagens muito bem desenvolvidos, em particular o monstro, que tem os melhores diálogos. Uma das obras mais importantes da história da literatura.
Yasmim 06/06/2024minha estante

Levi_Motta 10/06/2024minha estante
De nada

Lucas.Leal 06/06/2024

Um livro surpreendente.
A história que eu conhecia do Monstro de Frankstein era totalmente diferente. Essa é bem mais densa, mais bem elaborada, que aborda temas como amor, ódio, sentimentos, sobre a consciência. O que é ser o ser humano, a vontade de ser aceito e o pesar de ser rejeitado. E como é difícil complexo lidar com tudo isso.

Paula Santos 05/06/2024

Maravilhoso!
Honestamente eu não sabia que ia gostar tanto desse livro. Obviamente já conhecia alguma coisa da história, pois é um clássico com muitas adaptações ao longo dos anos então é impossível não conhecer.
Mas surpreendente e gratificante foi perceber que na verdade eu não sabia praticamente nada sobre o livro tendo em vista as inúmeras mudanças que esse clássico passou nas adaptações mundo afora.
A primeira surpresa foi me dar conta de que a criatura não tem nome, Frankenstein é o criador. A segunda surpresa foi constatar que não se trata necessariamente de uma história de horror e sim de amor. Chorei ao perceber que a criatura só queria ser amada e quando só encontrou preconceito e foi condenado a solidão cometeu atos bizarros.
Enfim, essa é uma daquelas histórias que nos convidam a refletir.