Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

natalia.contessi 01/04/2024

Para a minha surpresa, tudo o que eu conhecia sobre a história de Frankenstein era diferente. É um livro mais melancólico do que imaginava. Não possui o terror que os filmes e desenhos animados representam. E em alguns pontos, a leitura chega a ser maçante.

Mas esse livro não é um clássico só por acaso. Há várias partes do livro que me fez refletir sobre a vida e a morte. E sobre as razões que fizeram o monstro ser o que é e fazer o que fez.

Conta a história de Victor, que desde menino era apaixonado por alquimia e tinha a ambição de criar uma vida do zero. Porém a criatura que ele imaginava criar era bem diferente do que acabou criando. Ao longo da leitura, fica a reflexão de que o monstro não é a criatura que Victor criou, mas sim, o próprio criador.

Mesmo sendo bem melancólico e as vezes maçante, o livro é surpreendente e muito bem escrito.

Rafaela.Moser 01/04/2024

Livro muito bom, pra quem está iniciando nos clássicos é uma ótima pedida. Achei desnecessário os contos no final do livro, não me prendeu.

Ratobrilhante112 31/03/2024

Deus abençoe a Mary Shelley
Ok, deixa eu falar agora;
Frankenstein é uma obra MARAVILHOSA. Todos os detalhes que a autora dá, junto com a linguagem perfeitamente formal, juntando com a história em si fica sensacional.
Porém... eu mesma não pude usufruir tanto dessa leitura e aproveitar, pq eu acabei de sair de uma ressaca literária tentando ler Drácula, e a experiência não foi tão boa quanto era pra ser. Mas ainda assim, foi bem legal.
Talvez um dia eu tente reler.

LAzaro14 31/03/2024

LIVRAÇO
Sempre tive curiosidade em ler esse clássico da literatura. Sempre tive em mente de como seria essa história. Peguei as referências dos desenhos animados, mas tive a surpresa de que não eram nada parecidos. Que drama! Que livro! Super recomendo!

Helô 31/03/2024

O homem brincando de Deus?
Victor Frankenstein não tinha uma motivação, como a solidão, como a carência ou algo do tipo, ele apenas queria brincar de Deus! Tanto que o mesmo fala, que ao criar uma nova raça, seria idolatrado pelos mesmo. Tudo se inicia, ainda na infância, quando Victor se apaixona pela ciência natural e autores meio doidos para época, nós quais Mary não deixou muito esclarecido, mas creio eu, que eles também acreditavam que poderiam trazer a vida de volta, após a morte! Então, Victor inicia sua jornada, ainda no início da fase adulta, indo para a faculdade e estudando mais. Após pouco tempo, decide criar um humanóide e o mesmo começa ir até cemitérios e violar túmulos... Pouco mais depois de dois anos, quando ele inicia sua loucura, ele constrói um corpo gigantesco e horrendo e usando a vida de outros animais + alguma particula elétrica, que não fica muito explícito, ele da vida ao monstro DE Frankenstein, pois o monstro NUNCA TEVE NOME! Somente adjetivos como: Monstro; Demônio; Desgraça etc... Na verdade, Frankenstein é o nome da família. Enfim, Victor apavorado abandona o monstro a própria sorte e nisso, começa a jornada de ambos, vale ressaltar, que ambas as jornadas são regadas por acontecimentos fatais e tristes, para descobri-los, vai ler vai kkkkk gostei muito da escrita da Mary e gostei muito do desenvolvimento do livro e do seu fim trágico. É um romance gótico, não esperem felicidades não. Hahah

Luisa.Serafim 31/03/2024

Clássico?
Muito bom falar que já li esse livro mas é muito massanteeeee
não me chamou atenção em nada, demorei horrores para terminar de ler e já estava de saco cheio
muito repetitivo, não leria de novo

sandyyy 31/03/2024

Da mais pura morte surgiu a vida?
Esse livro foi o meu primeiro contato com a autora e já posso dizer aqui nesse início que foi uma experiência muito boa!
A escrita me envolveu e me provocou diversas sensações: a curiosidade de observar como era a constante busca por conhecimento do Dr. Victor, a tensão nos momentos da criação do ?monstro?, a pena/dó por ver que algo criado da mais pura morte podia ser tão curioso/apaixonado pela vida no início e a raiva por todo o desenrolar da história para ambos os lados do enredo (?trágico? resume bem o que senti).
Eu nunca tinha buscado nenhuma informação sobre o livro, só sabia que ele tinha algumas adaptações para filme? e que bom que fiz isso! Adorei conhecer mais sobre o livro e a história dos personagens principais!

Emy 31/03/2024

Frankenstein ou o Prometeu Moderno?
Que leitura Maravilhosa e Horripilante!
Como falar sobre este livro sem deixar de fora nem uma parte de toda a sua complexidade? Só lendo para poder apreciar esse romance, e mesmo assim tenho certeza que a cada vez que reler a balança entre a criatura e o criador não irá pender demais para um lado.
Toda a história parece ter esse final inevitável que dá vazão ao sentimento que por décadas os leitores de Frankenstein trazem dentro de si!

Que obra!!

skcloudity 31/03/2024

Impressionante
Realmente um livro incrível e encantador! rico em detalhes; não tanto assustador como aparentemente pretendeu ser, mas indubitavelmente reflexivo. quem é o monstro de verdade? o Sr. Frankenstein ou a sua criação?!
Amei! Recomendo!

clara 30/03/2024

Briga pra saber quem vai ser o rei da coitadolandia
Fazendo um resumo bem básico: o Frankenstein e o monstro dele ficam real brigando pra saber quem vai ser o novo rei da coitadolandia. Metade do livro é mostrando como o Victor perdeu tudo e como é um coitado, a outra metade é sobre como o monstro era menosprezado, sendo assim um coitado.
Mas sem brincadeira, o livro é ótimo, apesar da história ter um começo bem chato e só engatar quando o monstro finalmente é criado, é uma história que te prende.
Eu tinha uma ideia muito diferente de como as coisas aconteciam, sendo realista achei que o livro seria igual o filme da Disney, o Frankwenie (acho que é esse o nome) mas me surpreendeu muito, teve uma parte que foi plot atrás de plot.
Recomendo muito, ótima leitura.

Lii 30/03/2024

Talvez eu devesse ter ficado triste..?
Essa leitura me trouxe tantas reflexões; (será que devemos querer o que queremos? Somos responsáveis pelo que criamos. Uma vida simples e sem tantos anseios já é uma boa vida... O homem nasce bom, a vida e as pessoas o corrompe. Talvez tudo que um "monstro" precise é de amor e compreensão). Mary Shelley é impressionante, a forma que ela descreveu tudo, a riqueza dos detalhes, os diálogos realmente me cativaram, eu gostei e senti pena tanto do Victor, quanto do monstro na mesma intensidade. Antes de ler Frankenstein eu li "Os Sofrimentos do Jovem Werther" do Goethe e consegui ver muito de Goethe na escrita de Shelley; todo aquele romantismo dilacerador! Por sinal, este mesmo livro é citado em Frankenstein, foi muito bom poder fazer essa "intertextualidade". Nota: Preciso ler Milton também. Por fim, não consegui me sentir triste por toda desgraça, as lições foram mais fortes e talvez... Além de literatura gótica, ficção científica, etc., devêssemos incluir este livro em (auto ajuda), ele me mudou e continuará mudando daqui pra frente.

Gabs.Almeida 30/03/2024

Excelente leitura, li durante o ensino médio e agora que retomei, alguns anos mais madura percebo que realmente essa obra é muito filosófica e aborda diversas questões sobre o existencialismo

LueLue 30/03/2024

Livro muito bom, gostei bastante da história. Achei bem diferente da versão do filme, são duas histórias diferentes. Mas gostei bastante das diferenças das duas versões.