Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Mary889 22/08/2024

Frankenstein
Depois de muitos anos querendo ler esse livro, finalmente eu conseguir obter um exemplar para ler e assumo que foi um livro que supriu as expectativas que eu sempre direcionei à ele. Foi uma leitura que eu realmente adorei fazer e estou muito contente com isso.

Danielle659 22/08/2024

"Se você, que é meu criador, me renega, que posso esperar de seus semelhantes, que nada me devem? Deles só tenho recebido o escárnio e a repulsa. "

Um livro que traz todo uma ambientação voltada pro terror, um grande clássico da literatura gótica é uma obra com uma escrita bem poética então pode despertar um pouquinho de desinteresse em algumas partes.

Fala muito sobre o sentimento de pertencimento e o que te faz ser aceito em tal espaço, mesmo apresentando sentimentos e intenções boas, ele sempre foi visto como um monstro por conta de sua aparência, até mesmo seu próprio criador o rejeitando.

O livro mostra a negação e a falta de acolhimento e empatia que as pessoas desenvolvem por algo "diferente" nos faz questionar quem realmente foi o verdadeiro monstro na obra, e abre temas e interpretações para a sociedade atual.

Jptc 21/08/2024

Bom livro, porém, cansativo
O livro tem uma história bem contada e se trata de um clássico, mas, a forma de escrita com costumes antigos e muitas partes prolixas acabam sendo cansativos.

gui.miqln 19/08/2024

A imprudência do ser humano com suas próprias criações
Enquanto a cultura pop pinta a Criatura como um ser ríspido e que se comunica apenas através de grunhidos, dentro do livro ele se assemelha quase que a um filósofo. Mary Shelley foi sobretudo uma grande visionária ao conceber tamanha obra de arte.

Vitorin 18/08/2024

Devastado!!!
Tenho boa índole; minha vida, até agora, foi inofensiva, e em certa medida benéfica; mas um preconceito fatal nubla os olhos deles, e onde deveriam ver um amigo sensível e bom, enxergam apenas um monstro detestável.

Em 2021 assisti o filme mary shelley e desde então vinha enrolando pra ler Frankenstein, mesmo tendo muita vontade.
Pois bem! Acredito que esse ano to no ano dos timings, porque tudo que tenho lido tem sido na hora certa!! Gostei muito da leitura, a reflexão sobre quem é o monstro e quem é o homem, a ordem dos acontecimentos me deixou muito preso tambem, confesso que a primeira metade me prendeu mais que o final, mas não é por isso que merece menos do que 5, sendo que eu amei! um dos melhores clássicos que ja li, e um novo favorito!

Izabelle.Sabrina 18/08/2024

Frankenstein: Afinal de contas quem é o Verdadeiro Monstro?
O verdadeiro monstro não nasce monstro, ele é criado com o tempo. A humanidade o corrompe e transforma...

"Frankenstein", é uma obra clássica e cheia de emoção que vai além de um simples conto de terror. A história acompanha Victor Frankenstein, um jovem cientista obcecado por desafiar as leis da natureza e criar vida. Mas quando ele finalmente dá vida à sua criação, percebe o erro que cometeu ao trazer ao mundo uma criatura que ele não consegue controlar.

A criatura, apesar de monstruosa por fora, é profundamente humana por dentro, sentindo dor, rejeição e solidão.
A busca desesperada do monstro por aceitação e a culpa crescente de Frankenstein por seu experimento dão à história uma carga emocional intensa. É uma reflexão poderosa sobre as consequências de brincar de Deus, a solidão, e o desejo universal de ser amado.

O livro que te faz refletir, combinando horror com questões morais e emocionais profundas. É impossível não se envolver na tragédia de Victor e sua criação, tornando essa história uma leitura arrebatadora e inesquecível.

Greice41 18/08/2024

Frankenstein
É um livro que fala muito sobre sentimentos, solidão, amizade e amor. Mas também fala sobre ética e responsabilidade, muitas vidas inocentes ceifadas por um ser sobre humano que só buscava se sentir aceito.
Pra mim o livro andou devagar, mas passa longe de ser ruim, quando estamos lendo precisamos levar em consideração o tempo em que se passa e em que foi escrito, tem um ritmo muito diferente dos terrores atuais. Mas ainda funciona para aqueles que entrarem de cabeça na história.

Leitura.antiquada 17/08/2024

Horror muito bom
Me apaixonei pelo livro no inicio, ainda com as cartas de Willian para Elizabeth, toda a linguagem formal, rebuscada e que trouxe aquele barulhinho de cinema antigo a minha leitura;

De fato um horror, eu não imaginava que o livro de Frankenstein iniciava desse jeito e muito menos que terminasse assim, haha;

O livro é o relato do Victor, contando sua triste história ao amigo recente, onde os detalhes são bem doloridos, e a cada capítulo que passa, a coisa parece piorar, mas as escolhas e a injustiça de cada um dos personagens principais te deixam em dúvida, mas no fim, você escolhe um lado.

Edna Souza 17/08/2024

Frankenstein ou o Prometeu moderno
O livro é um misto de acontecimentos. E a história só começa quando Frankenstein decide aplicar seus conhecimentos de fisiologia e filosofia natural para criar outro ser. Dissecando cadáveres para dar vida a sua criação. Com destaque para a demora e o minucioso trabalho de Frankenstein, para obter como resultado um monstro que nem ele era capaz de olhar. A partir daí o monstro também conta como foi a sua trajetória até conseguir encontrar o seu criador novamente. A criação do monstro e a descrição de como foi a sua vida até reencontrar o seu criador são os pontos altos do livro. Depois é só morte e sofrimento.

Samiraxz 16/08/2024

Um Clássico que vale a pena ler
No começo quebrei muito a cara com o livro, pois eu tinha um pensamento que a história era a mesma dos filmes e desenhos. Porém me surpreendi bastante com a história, pelo fato do livro mostrar os dois lados, tanto do monstro, quando o do Victor Frankenstein.

Maria 15/08/2024

Maravilhoso
Comecei a ler sem explicativo algo me surpreendi positivamente. Adorei a forma que o livro retrata e aborda a natureza e como ser humano e o monstro lida com ela. Esse foi um dos melhores clássicos que eu já li e um dos que mais me surpreenderam, o livro traz uma mensagem incrível por trás dele.
as mensagens por trás do livro os valores que ele abordam e as referências de outras obras me encantaram. Recomendo muito pra quem quer começar a ler um clássico

Mahalia 15/08/2024

O monstro que habita o ser humano
Triste e trágico. Achei a história de Frankstein e sua criação bem diferente das produções cinematográficas.
Alguns indícios contidos na narrativa me levaram a acreditar que o monstro era, na verdade, o próprio Frankstein. Entendia como uma dupla personalidade (uma evoluída e outra primitiva) ou como o que acontece com o Hulk, monstro moderno das histórias em quadrinhos. Enfim, uma manifestação episódica dos demônios íntimos de Frankstein.
Mas o que ressalto no livro é a questão trazida pelo monstro sobre a necessidade do convívio social, do aprendizado e de ser aceito ou de achar o seu lugar em um mundo onde ele não se encaixa - não é um humano e nem um animal; a sua aparência que causa repulsa e medo nas pessoas e etc.
Para finalizar, sem querer depreciar a escrita da autora, mas algumas passagens do livro são monótonas, como as descrições das paisagens por onde passou o protagonista. Parecia que estava lendo os relatos dos antigos geógrafos naturalistas. Porém, tem-se que considerar que o livro foi escrito há mais de dois séculos e o modo de conhecer os aspectos físicos e culturais do mundo, para muitos, era através da leitura.

Um bom livro e agora compreendo porque é um clássico da literatura.

Guilherme2709 14/08/2024

Frankenstein é um daqueles clássicos da
literatura de Horror.

A história é muito bem escrita, e muito envolvente (eu fiquei tão imerso que às vezes eu lia umas 60 páginas duma vez, sem nem perceber kkkkk).

O livro é impressionante também na parte
de críticas sociais. A forma como a escritora faz uso do Frankenstein, um ser não humano, para demonstrar como a mente humana pode se corromper pela falta de afeto e sentimentos como esse é simplesmente genial (pelo menos foi isso que eu interpretei, posso tá falando besteira).

Leitura ótima, recomendo.

ImNiny 14/08/2024

Frankenstein
? Devo ser considerado o único criminoso, quando toda a humanidade pecou contra mim?.

Frankenstein não é uma história de terror, e sim um livro sobre solidão e rejeição.

Lissa.Araujo 13/08/2024

Gostei até, é bem angustiante viver nessa paranoia e ansiedade, esperando por alguma nova desgraça e sem conseguir por um fim nesse medo
Um resumo da vida kkk