Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

ellie 15/03/2024

?Seria o homem de fato ao mesmo tempo tão poderoso e baixo??
A primeira surpresa que obtive ao ler Frankenstein foi descobrir que o nome pertence ao criador, e não à criatura! Na minha infância inteira, pensei que Frankenstein fosse o nome do monstro. Pois bem, demorei cerca de um mês para terminar o livro, ele me deu ressaca literária, mas parando para refletir, ainda consegui tirar belas conclusões dele, às quais tenho certeza que marcou alguns dos meus pensamentos.

Acho interessante que a autora também traz um ponto de vista do personagem, o qual podemos notar sua solidão, a busca por sua verdadeira identidade e cheguei a perguntar: ?A criatura já nasceu mau?? A resposta é definitivamente não. É notório sua busca por atenção do seu criador nos primeiros momentos de sua vida, porém ele foi totalmente ignorado rebaixado pelo próprio Frankenstein.

A criatura guardou um remorço que para mim, foi forçado, sim. Mas talvez se isso não acontecesse, o livro não teria tido tal alcance. Porém, foram muitas mortes, algumas consideravelmente fortes e que talvez não tivesse necessidade. Ele se mostrou ?arrependido? no fim, mas o seu dono morreu com um certo rancor.

Yasmin V. 14/03/2024

O homem nasce mau?
Tive algumas surpresas com "Frankenstein": a primeira, foi descobrir há pouco tempo que Frankenstein é o nome do criador, não da criatura. Depois, ao ler o livro, perceber como a história difere do que é retratado no mundo cinematográfico. E por fim, pegar pra ler sem grandes expectativas e acabar gostando muito! Apesar de algumas ressalvas, claro.

Mary Shelley tem uma escrita primorosa, porém, em alguns momentos, há excesso de descrições de paisagens, parecendo algo deslocado da história. E o fato de a criatura rapidamente aprender a falar de forma tão culta e rebuscada, soou um tanto forçado. Mas resolvi  passar um pano hahaha. Pensemos que, assim como seu porte fisico, sua inteligência possa ser extraordinária também.

No que diz respeito ao enredo, é possível estabelecer um paralelo com a ideia de Rousseau: o homem nasce bom e a sociedade que o corrompe. E "Frankenstein" ilustra muito bem como a rejeição e o abandono podem transformar uma criatura que nasceu inocente em uma figura cheia de ódio e desejo de vingança. Mas isso justificaria seus crimes? Não seria uma manifestação extrema de egoísmo? Acredito que não exista uma resposta definitiva para esses questionamentos, deixando ao leitor a tarefa de tirar suas próprias conclusões ao final da leitura. Da minha parte, posso dizer que tive sentimentos contraditórios: ora sentia compaixão pela criatura, ora sentia raiva e indignação.

Além disso, o livro explora dilemas éticos enfrentados tanto pelo criador quanto pela criatura, enquanto reflete sobre temas como solidão e a busca por identidade. E também nos leva a questionar o quanto uma vingança pode levar a um ciclo de destruição e tragédia, permeado de arrependimentos e remorsos.

Ufa! É isso! Hahaha. Um livro curto mas cheio de camadas. Fui positivamente surpreendida! Adorei a leitura e recomendo muito!
CPF1964 14/03/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Yasmin. Ficou excelente. Mais uma ótima resenhista aqui do Skoob.

Yasmin V. 14/03/2024minha estante
Obrigada, Cassius! Mas tô longe de ser uma ótima resenhista, amigo kkkk

CPF1964 15/03/2024minha estante
Você escreve bem, Yasmin. Modéstia sua.

Elton.Oliveira 15/03/2024minha estante
Nossa. .. gostei muito de ler isso aqui !!! ?? Bela resenha Yasmin !!

Eu assisti um filme que havia um personagem, não lembro agora(acho que era Denzel Washington) e ele mencionava que todo mundo deveria ler 100 livros indispensáveis ( os 100 livros que todos deveriam ler ) ... Achei uma dessas listas aleatórias e montei ... Esse livro está nela ! Os clássicos tem realmente esse brilhantismo... Foram livros extraordinários em seu tempo !

Vania.Cristina 15/03/2024minha estante
Parabéns Yasmin!!!!

Obrigada, Elton!! ?
Que legal!! Amei! Com certeza Frankenstein é um livro indispensável!! Vale muito a leitura!

Adoro listas assim, tentei fazer uma de 30 livros antes dos 30, mas acho que não vou conseguir hahahahha

Obrigada, Vania! ?

CPF1964 16/03/2024minha estante
Sua lista de compras no supermercado deve ser o MUST, Yasmin....???

Será, Cassius?? Hahahahaha

CPF1964 16/03/2024minha estante
Na geladeira acondiciona os produtos pelos tons.... Degradê.... ????

CPF1964 16/03/2024minha estante
Verde Escuro...Verde Claro.... ???

Pior que acertou em cheio! Hahahaha sou a louca da organização! Amo!! Hahahaha

CPF1964 16/03/2024minha estante
Meu nome é Cassius. Muito prazer, Yasmin Kondo. ????

Ainda não cheguei ao nível da Kondo! Estou trabalhando pra isso! Kkkkkkkkk

CPF1964 16/03/2024minha estante
????? A vida é um eterno aprendizado.....

Craotchky 16/03/2024minha estante
Jasmine, quase que deixei passar seu texto. Adorei ele, você pincelou uma série de elementos interessantes, e associar a trajetória da criatura com a teoria de Rousseau foi uma grande sacana. Que bom que gostou do livro.

Carolina.Gomes 17/03/2024minha estante
Yasmin, que resenha! Amo o livro. Para mim foi uma surpresa. Adorei o link c Rousseau.

Yasmin V. 17/03/2024minha estante
Obrigada, Filipe! ? Gostei bastante!!

Yasmin V. 17/03/2024minha estante
Obrigada, Carol!! ?

Ana Sá 19/03/2024minha estante
Yasmin, acabei essa leitura no domingo e sua resenha expressa tanto do que senti! Inclusive, o título provisório da minha resenha é justamente "Meu pano para Mary Shelley" hahaha

Adorei seu texto!

Fabio 21/03/2024minha estante
Belíssima resenha, Yasmin!??????

Yasmin V. 21/03/2024minha estante
Adorei o título, Ana!! Hahahahaha é bem isso!! E tem pontos que nem citei em que o pano foi passado e repassado hahaahaha
E obrigada! ?

Yasmin V. 21/03/2024minha estante
Obrigada, Fábio!! ??

Regis 25/03/2024minha estante
Parabéns pela ótima resenha, Yasmin! Esse é um livro que gosto muito e ler seu texto me trouxe ótimas lembranças de quando li essa história pela primeira vez. ??

Yasmin V. 26/03/2024minha estante
Obrigada Regis!! ?? Fico muito feliz com isso!! ?

vivianbooks 14/03/2024

“Outrora eu falsamente esperei encontrar seres que, relevando meu aspecto externo, iriam me amar pelas excelentes qualidades que eu era capaz de demostrar”
Como sequer começar a resenhar Frankenstein? Um livro que, muito merecidamente, transpassa época, procedência e gênero. Seja através da leitura do livro de Mary, seja através das adaptações clássicas, seja através dos mangás do mangaká japonês Junji Ito, seja até através do famoso desenho infantil ‘Pica-Pau’, Todos nós, de um grau ou de outro,somos familiarizados com a história de Victor Frankenstein e sua criação ou seu monstro, depende da perspectiva.
Porém para aqueles que só tiveram contato com essa história de outra fontes, o original é surpreendente e muito mais profundo do que qualquer adaptação conseguiria representar. Com sua escrita fluida e clara, Mary Shelley nos mostra a natureza humana em sua mais solitária e horrenda forma. Muito mais do que uma história de terror. Frankenstein é uma história sobre amor, medo, companheirismo, família, soledade e preconceito. Com o enfoque da maior paixão humana: o senso de pertencimento (impossível ler esse livro sem uma análise psicológica, desculpem kkk).
Mesmo aquilo que nasce mais puro, pode se enegrecer se ambientado em um contexto negativo, a criatura não encarnou-se má ou perversa, esses sentimentos foram construídos nela, não que isso a isente de seus crimes cruéis, é apenas uma análise. Victor no final também sofreu com suas ambições e com seus erros. No entanto me pergunto como seria diferente se a criatura fosse inicialmente acolhida por seu criador. Ou se Victor realmente cedesse ao seu íntimo desejo de possuir uma igual.

Mhyarrane 14/03/2024

Tenho tido uns problemas com esse tipo de livro. Pois parece que no meio não acontece nada de tão interessante, mas ainda assim eu achei bom.
Apesar de ter tido uma grande quebra de expectativa, pensei que fosse adorar.

cristinaliteraria 14/03/2024

Extraordinário
Fui atraída para o mundo de Mary Shelley e sua escrita melancólica, curiosa e suave. O Frankenstein não é bem um livro de ''terror'' ele é curioso, reflexivo e apaixonante. Cada página virada lhe trás uma sensação de ''quero mais'', nele vc se aprofunda e se questiona até aonde a mente humana vaga ou se ela realmente tem limites?

th.soares 13/03/2024

Mary Shelley arrasou mt!??
Q livro bom? Eu achei o começo um pouco chato, mas conforme a história foi avançando foi ficando mt bom. Eu tomei SUSTO lendo o livro. Como se toma susto lendo um livro? Eu não sei, mas eu tomei.
Até fiquei com pena do frankenstein coitado, eu jurava q ele era um monstro horrível q matava td mundo.?

Geovana540 13/03/2024

Li achando for parecido com os filmes lançados, mas é bem diferente até do que imaginei. Demorei um pouco para me acostumar com a escrita, um pouco complexa para o meu gosto,ler Frankenstein me fez pensar bastante sobre sentimentos e responsabilidades e ver que nem sempre o que fazemos ou o que nós somos não é o suficiente. Não é só uma história de um monstro e sim uma história de preconceito e rejeição causados pelo preconceito da sociedade.

Kau 13/03/2024

A estória contada no livro é diferente da versão que estava enraizada na minha cabeça sobre os personagens. A criatura monstruosa, deformada e sanguinária, mostrou-se com características mais humana do que esperado. É capaz de sentir tristeza, remorso e solidão, sendo os principais motivos para os crimes cometidos.
O livro me fez refletir em diversos momentos sobre o poder dos sentimentos e sobre responsabilidades. Será justo a criatura ser a única culpada pelos infortúnios relatados? Até onde o criador poderia tê-lo ajudado em seu crescimento pelo caminho reto? E a sociedade, não deveria ser mais sensível pra com aquele que é diferente aos seus olhos?
A própria criatura questiona: “Eu fui criado para o amor e para a piedade. E quando, cruelmente desviado pela maldade e pela injúria, atirei-me ao mal, meu coração sentiu, como nem mesmo você é capaz de imaginar, a tortura dessa mudança. (...) É justo isso? Devo ser tido como o único criminoso quando todo o gênero humano também errou contra mim?”.

Julia.Maria 12/03/2024

Previsível, claro!
Frankenstein é um livro bastante floreado, rebuscado e detalhista. A autora se preocupa muito em dar detalhes das paisagens, dos países e principalmente da psique dos personagens, principalmente do Victor e da própria criatura. Apesar de muitas palavras desnecessárias, não é uma escrita difícil mesmo que datada do século 19, mas creio eu que foi adaptada.
Acaba sendo uma leitura cansativa, ainda que interessante. A história parece não progredir apesar das tantas e tantas palavras.
Por outro lado, o final acontece com muitas informações e rápido demais.
Frankenstein poderia ser um conto, talvez assim fosse melhor aproveitado! Mas no geral, achei uma leitura razoável.

K.Castanheda 12/03/2024

Surpreendente como um livro de terror pode apresentar diferentes camadas. Olhar para o monstro de Frankenstein na atualidade nos faz questionar sua monstruosidade e os elementos que constroem o assustador da narrativa.
Mais que a história de um monstro, li uma história sobre preconceitos e os efeitos da rejeição criados pelos preconceitos de uma sociedade.

Lanarb 11/03/2024

Um clássico é um clássico né gente. Uma história de tirar o fôlego que fala sobre arrependimento, sofrimento e a transformação de tudo isso em vingança. Sofri com as dores da criatura e torci para que o Victor mudasse de ideia, mas nunca houve espaço para isso. Me dei conta de que, em algum nivel, torcer pela criatura, conseguir olhar para o que é estranho sem repulsa, é algo que é fruto de ter crescido com a história do Frankenstein sendo inspiração para diversas obras ao longo do século e também na cultura pop. A própria obra teve impacto na minha leitura.

Gabi Rosemberg 11/03/2024

Gostei da história, mas muito cansativo
Um conto extraordinário se pensar na época em que foi escrito, porém li no início do livro alguns comentários da própria Mary Shelley que a princípio o livro seria um conto. Eu concordo com ela de que deveria ser um conto, pois a história é muito interessante mas achei o livro muito enrolado, se estende muito, bastante repetitivo! Achei cansativo