A Cruel Pedagogia do Vírus

A Cruel Pedagogia do Vírus Boaventura de Sousa Santos

Resenhas - A Cruel Pedagogia do Vírus

1 | 2 | 3 | 4 | 5

eagorarenato 14/05/2020

É só pesadelo depois passa.
Ainda na onda de perceber que o real resiste, mais um texto dos contemporâneos sobre o vírus, que existe. E sobre os unicórnios do capitalismo, colonialismo e patrimonialismo na qual a espécie humana vai cavalgando rumo ao colapso.
É só ilusão. Quando a sociedade voltar ao normal não é possível pois a normalidade inexiste. O professor orienta aprendizados a partir do caos e como transformações só são possíveis se somadas com ações.

Lua 14/05/2020

Análise importante sobre o que a pandemia tem a ensinar
Livro bem curtinho, mas com muita informação relevante. Boaventura faz uma análise crítica sobre as causas, as possíveis consequências da pandemia e o que ela tem a nos ensinar, ainda que de forma cruel, como o próprio título do livro afirma. Neste momento de transição que vivemos, consegue lançar luz sobre o que vem acontecendo.

Carolina 22/08/2021

Maravilhoso!
Este é um livro que vc pode ler em uma tarde com uma xícara de chá ou café quentinho.

Traz, literalmente, toda a crueldade do coronavírus mas sem sensacionalismo. Coisas muito reais (com dados oficiais, diga-se de passagem) e coisas que ou presenciamos ou sabemos de alguém que já passou por algo como ele aborda no livro inteiro marca a leitura de fácil compreensão.

Chega a ser utópico eu vendo alunos universitários lendo e debatendo sobre esse livreto!

Adriana 18/05/2020

"A grande parte da população do mundo não está em condições de seguir as recomendações da OMS para se defender do vírus, porque vive em espaços exíguos ou altamente poluídos, porque é obrigada a trabalhar em condições de risco para alimentar as famílias, porque está encarcerada em prisões ou em campos de internamento, porque não tem sabão nem água potável ou porque a pouca água disponível é para beber e cozinhar."

"Trata-se de populações que, em grande parte, vivem em permanente quarentena e em relação às quais a nova quarentena pouco significa enquanto regra de confinamento. Mas os perigos que enfrentam no caso de o vírus se propagar entre eles serão fatais."

Mika 28/06/2021

Um livro muito bom para abrir nossa mente, para entender a sociedade nos dias atuais, é bem didático e explica bastante o que a pandemia está trazendo para sociedade e o que nos causa todos os dias.

isado8ra 31/07/2022

leitura exigida para a matéria de introdução a pesquisa, e realmente ressalta pontos muito importantes e interessantes sobre a pandemia que devemos nos atentar melhor

Maria.Jose 02/06/2020

Antes e depois
Em uma forte crítica ao capitalismo financeiro, Boaventura nos mostra como para alguns grupos sociais a quarentena já existia.

Davenir - Diário de Anarres 23/06/2020

Reflexões bem-vindas em tempos de Pandemia
"A Cruel Pedagogia do Vírus" é uma obra da coleção Pandemia Capital da Boitempo onde o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos traz reflexões bem vindas sobre o atual momento da pandemia de Coronavírus. O olhar do autor se volta para aqueles que estão mais frágeis ao vírus, uma vez este não faz discriminação biológica, faz socialmente por conta da desigualdade social promovida pelo capitalismo. Temos uma descrição resumida mas contundente de como essas populações invisíveis sofrem mais com a pandemia e conclui tentando tirar lições ou enumera lições que podemos aprender com tudo isso que está acontecendo. São 51 páginas de uma leitura concisa e bastante acessível que além de trazer reflexões ainda consegue cutucar alguns intelectuais com serenidade.

Esta obra está disponível na plataforma Kindle Unlimited junto com mais outras duas da mesma coleção Pandemia Capital, então fica a dica para a leitura enquanto os textos estão atuais e relevantes. São leituras importantes pois para quem escreve ficção não pode tirar um olho do presente.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2020/06/resenha-136-cruel-pedagogia-do-virus.html

Boneca sem manual 03/07/2020

Um apanhado importante de alguns dos principais problemas agravados pela crise que vivemos.

Ingrid Lins 06/08/2020

Verdades necessárias
Boaventura traz um apanhado de verdades e iluminações para o que estamos vivenciando. É um livro que precisa ser degustado com calma, apesar de curto, mas bastante necessário para o momento.

Enne 13/01/2021

Ideias para adiar o fim do mundo
Ao ler esse e-book consegui fazer algumas ligações com o livro de Krenak "Ideias para adiar o fim do mundo", principalmente sobre a urgência ao combate da crise ecológica mundial, bem como ao respeito à natureza, valorizando-a colo nossa mãe originária e fonte da nossa sobrevivência, do contrário, da destruição dos 0,01% de vida humana. Que a gente possa superar a quarentena do capitalismo para estarmos livres das quarentenas pandemicas que virão.

Virgilio_Luna 02/08/2020

Curto, conciso, chocante
Esse opúsculo nos permite enxergar o contexto da pandemia de modo mais amplo: saindo de nossa particularidade nacional, citada, salvo o engano, na quarta parte, para atentarmos a uma totalidade desigual, que contém no plano das causas, mormente, o mercado, o patriarcado e o colonialismo.

Creio que a segunda parte, principalmente o final dela, revele bastante o propósito de Boaventura com esse livro: fazer uma subteorização sobre a peste, conseguir pensar nesse momento de excepcionalidade, atentar à particularidade do momento, diferentemente de Zizek e Agamben.

As informações sobre o Sul, presentes na terceira parte, são de chocar, a revelação da outra quarentena, ideológica, política, não-civilizatória, é, de igual modo, alarmante. Outros problemas, de marcha mais lenta e, assim, desacreditados (como o aquecimento global) são postos de lado: em uma peste de tudo, uma pandemia de tudo, o que podemos fazer?

Lembrar que o futuro pode começar hoje.

romulorocha 18/02/2021

A pedagogia do vírus, de Boaventura de S. Santos -Nota 10/10
Um livrinho curto, mas repleto de informações relevantes sobre o que está para além das pandemias ao redor do mundo. A pedagogia do vírus não é um livro sobre o COVID, é sobre as atitudes que a humanidade tem tomado, em destruir a natureza e os recursos provenientes dela em prol de um desenvolvimento e consumo desenfreados.

Janaína 30/08/2020

Neste ensaio, Sousa Santos fala de como o covid-19 está nos ensinado (da pior maneira) a perceber os abismos sociais e econômicos presentes há tempos na sociedade. Essa forma de aprendizado, por meio das milhões de mortes decorrentes do covid19, é bastante cruel, pois como esses abismos já estavam presentes desde sempre, eram para serem "percebidos" antes. Mas, será que não eram percebidos ou nós que fechávamos os olhos para isso? E o que vamos fazer agora, continuaremos fingindo que não há essa discrepância social?
O texto é maravilhoso e recomendo ser lido junto com 'O Amanhã não está à venda" do Krenak.

Aletheia (@almaletrada) 11/09/2020

Artigo sobre o novo coronavírus, com muita análise ideológica, descortina problemas gerados pela pandemia, refletindo sobre a forma como o homem se relaciona com o meio e os impactos decorrentes dessa relação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5