Eu vos declaro, Aro

Eu vos declaro, Aro ALIE

Resenhas - E eu vos declaro, Aro

lully. 02/09/2020

PERFEITO!
Um conto que emociona demais!
Todos deveriam dar uma chance para essa obra de arte.
A escrita da autora é impecável, e a mensagem que o livro passa é de enriquecer qualquer um.

stracierra 05/06/2021

verde(s), branco, cinza & preto
foi, sem dúvidas, uma das minhas melhores leituras do ano.

a temática ?amor? é, no mínimo, controversial. existem inúmeros tipos de amor, e, em alguns casos, não existe amor algum. o livro retrata a arromanticidade de uma forma leve, excepcional e gostosa de compreender. me vi na personagem principal em tantos momentos que até perdi as contas ? é raro, aliás, possuir tamanho cuidado sobre um assunto tão delicado e importante. é algo desafiador e, muitas vezes, pouco simples. contudo, alie mostrou-se capaz de encantar o leitor desde o momento zero. eu, como uma pessoa aro, me sinto extremamente feliz e representada por esse livro. é gratificante ver algo tão bom e de tamanha importância ser retratado com tanto carinho, humanidade e compreensão. com tanto amor, se podemos colocar assim. ;)

confesso que estava muito ansiosa para ler este livro e que estava até mesmo guardando dinheiro para poder comprá-lo, porém um passarinho me disse que estaria disponível gratuitamente hoje, e não pude perder a oportunidade de embarcar nessa auto-descoberta tão significante na vida de uma pessoa arromântica. o livro é, infelizmente, rápido, porém muito bem trabalhado, tanto em termos como na fluidez maravilhosa. é filosófico, surpreendente e incrível. adorei cada instante e devorei o conteúdo sem parar, e, sendo sincera, estava sentindo falta dessa sensação tão gostosa de se encontrar dentro de uma leitura tão boa.

a personagem principal possui camadas, é bem retratada e ambientada para com o tema; houveram alguns errinhos gramaticais bobos, mas a experiência boa me impediu de retirar uma estrela completa de minha nota. eu fico muito, muito feliz com livros nacionais como esse.

espero conseguir ler mais obras benfeitas e desenvolvidas por alie futuramente, porque, sinceramente? você, alie, tem talento. e é incrivelmente ótima no que faz. muito obrigada por escrever com tamanho cuidado sobre nós, aros, e, obrigada também por me dizer que o livro estava disponível gratuitamente (isso não vai me impedir de comprar um exemplar maravilhoso desses!).

no demais, minha nota para ?eu vos declaro, aro? é 4½.

incrível livro, incrível história, incrível autora.

recomendo MUITO para todes aros por aí, e também para todes que desejam compreender um pouquinho mais sobre o nosso mundo.

p.s. especial para a autora: as cartinhas, para mim, foram, assim como todo o resto, incríveis. o teor pessoal, íntimo e cru me fizeram, literalmente, deixar o choro (feliz) entalado no fundo da garganta, sair. acompanhar a trajetória da alexa e então observar um pouquinho da sua, foi, sem dúvidas, verdadeiro. e eu amei cada segundo.
LuaTeresa 05/06/2021minha estante
Me desculpa pela pergunta mas você pode me explicar o que é aro?

Cami 23/11/2021

Um conto que conta o processa de descoberta da protagonista, que é aro.
Achei a história bastante emocionante e profunda e a escrita da autora é MARAVILHOSA, além de passar uma mensagem bem legal e trazer ótimas reflexões.

lare. 29/01/2022

escrita complicada
Talvez eu apenas não seja o público alvo do livro, mas como vim do booktwitter, sei que a grande parte são adolescentes e (mesmo eu estando um pouco mais velha do que eles) achei a escrita complexa e repleta de palavras que eu nunca tinha visto na vida. Acredito que nem todos vão entender lá muitas coisas (assim como eu), porque realmente parece mais uma análise filosófica de tese.

Por fim, achei a história legal, como expliquei entendi por cima. Achei as cartas a parte mais emocionante, tem verdades difíceis de ler. É um livro que indicaria para todos que queiram conhecer um pouco sobre o mundo aro. Parabéns, Alie, você escreveu um conto muito bonito de sentir.

Jessica Sena 24/04/2021

tudo o que disseram que seria
Gostei muito do livro, a escrita da autora é maravilhosa, apesar de ser um pouquinho difícil para meu pequeno intelecto (tem dias que tô meio lenta).

Esse livro também me fez questionar um pouco sobre quem eu sou. Sobre amor próprio, que acredito ser o mais importante de tudo, sem ele, não há amor para outra pessoa.

Adorável.

Mel 08/02/2022

Ótimo
Amei esse livro, me identifiquei demais. Chorei em alguns momentos e me peguei fazendo paralelos com algumas situações que vivi

lana!¡ 08/02/2022

não fale eu te amo
escrita muito poética e melancólica porém necessária, pode ser um conto interessante para entender mais a cabeça de um arromantico. minha única reclamação é a divisão da história, teve momentos que eu fiquei perdida lendo tentando encontrar o sentido de coisa, fora isso, conto bastante esclarecedor em certos pontos.

Ana 31/01/2024

Arromanticidade
É um conto curtinho, onde temos uma protagonista que, durante muito tempo passou por cima dos seus próprios sentimentos para agradar aos outros, e por isso foi se perdendo dentro de si. Eu não sou aro, mas sou ace, e de certa forma eu me identifiquei com os questionamentos e pensamentos da personagem, eu sei como é doloroso quando a gente tenta se encaixar em um molde que você sabe que não cabe. Só não sei 5 estrelas porque achei o começo meio confuso.

Byannca.VerAssimo 17/10/2020

O livro fala sobre arromantica, não conhecia esse termo, demorei um pouco pra pegar, por ser um termo des
conhecido pra mim.
Ele conta a historia de Alexa, que se descobre Aro, basicamente, ele é rápido, leve, incrivel , temos uma entrevista com a autores lá no tt @EstantedaTracas, https://twitter.com/EstantedaTracas/status/1305202393286610946?s=19

4 estrelas pq demorei pra pegar mesmo, mas é incrível, e adoro a autora!!

Mariana Araujo 04/04/2021

Qual o antônimo de solitário?
Achei a escrita um pouco confusa mas consegui entender que se tratava do inconsciente da personagem, nossas cabeças nunca estão realmente alinhadas e sim numa tempestade de pensamentos. Eu gostei bastante do conto por fazer a gente entender um pouquinho mais de si.

aaa 21/08/2021

"se descobrir precisa ser gratificante e jamais limitante"
achei esse livro incrível, porém, no começo eu fiquei meio perdida por conta da linguagem que a autora utiliza, mas depois tudo fica bem fluído.
no livro, alexa, nossa protagonista não entende o fato de não sentir atração romântica, ela não conhece uma palavra pra isso então simplesmente aguarda pela "pessoa certa".
acho que pessoas arromanticas ou que tem dúvidas se são ou não provavelmente vão ver nesse livro uma ajuda caso se identifiquem com as situações da personagem (não significa que se você não se identificar você não seja aro, porém, creio que a maioria vai se identificar).
pessoas num geral independente da sua orientação sexual/romântica ou gênero deveriam ler. arromanticos são bem apagados até mesmo na comunidade, então acho importante a representatividade.
enfim, recomendo, achei uma leitura importante.

aquilla 16/01/2021

interessante
adorei ler sobre o auto reconhecimento da alexa, e foi uma leitura bastante interessante, mas infelizmente a escrita não foi pra mim. não me prendeu de forma alguma, eu tentei ler esse livro ano passado mas acabei deixando de lado por um tempo porque não fluía, hoje acabei danço uma segunda chance e novamente foi bem arrastado pra mim mas resolvi continuar porque fiquei curiosa sobre o final.

ps: repostando essa resenha porque o skoob insiste em não contar ela??? enfim ne

juliarfs 27/11/2020

só podia ser maior, a escrita é incrível
se arrepios não estão acompanhados de desejo, o que eles são?
se abraços não te dão conforto, pra que eles servem?
se risadas são forçadas, por que elas existem?
se o amor não é espontâneo, ele pode ser real?

Sayuri 05/09/2020

Complexos?
Inicialmente achei a narrativa incrível, mas houve alguma dispersão (talvez proposital) por parte da escrita em si que vai das palavras mais bonitas e poéticas a palavrões totalmente desnecessários que dão um ar de infantilidade ao narrador em questão. Não consegui me apegar a personagem, mesmo entendendo a importância extrema do tema abordado e admirando a autora por tal iniciativa, mas pessoalmente vejo a Alexa retratada de uma forma meio confusa porque ela poderia ter se descoberto há tempos, já que a mesma se diz tão informada sobre a comunidade LGBTQIAP+, mas posso estar exagerando.
Sobretudo, a leitura é fluida e rápida, mas pede mais informações. Poderia facilmente ser um romance como gênero propriamente dito, relatando mais sobre a Alexa e seus outros relacionamentos familiares e até sobre a mesma. Espero por mais histórias da autora.

francis31 02/12/2021

como pessoa arromantica, posso dizer que representatividade positiva é sempre bem-vinda e não é diferente aqui.

porém, o que posso dizer, pessoalmente, é que a história é legal, mas segue mais como um longo monólogo do que uma narração com início, meio e fim entre diálogos e eventos, o que dificultou com que eu me identificasse mais ou me aprofundasse mais com a personagem principal, deixando as coisas um pouco cansativas (sobre o processo de leitura em si) entretanto, apesar disso, a escrita é bem poética e inteligente e fico feliz que esse tipo de conteúdo com protagonismo arromantico esteja alcançando mais pessoas.