A Noite do Tigre

A Noite do Tigre Yangsze Choo

Resenhas - A noite do Tigre

Camila 05/06/2024

Um livro de superstições
?a noite do tigre? é um livro com dois pontos de vistas, embora mantenha o foco e o entretenimento em uma personagem, Ji Lin. costumo gostar de livros com mais de uma perspectiva, mas essa leitura me deixou a desejar, pois Ren, personagem principal masculino, é um menino em que se cria um grande apego e não se é feito jus a ele. quanto à história em si, acho que ela não deixa lacunas e constrói bem a linha narrativa. porém, por mais que intrigante, eu esperava mais alguma coisa.

matty0 31/05/2024

MADE IN: CESTO
A sinopse tem 3 elementos básicos e principais: tigre, dedo, aventuras.
não tem dedo, não tem tigre, não tem aventuras, mas com certeza tem incesto.

Bom, não tem nada disso de forma - meramente- bem utilizada. Se deveríamos acreditar, como foi o meu caso, que a trama giraria em torno de uma corrida empolgante contra o tempo para achar um dedo mágico ou algo assim, nos demos mal. O garoto, Ren, tem 49 dias para devolver um dedo amputado pro túmulo, e NADA, em quase 400 páginas, faz com que essa contagem de dias dê a sensação de perigo ou angústia. Quais as consequências se ele não conseguir encontrar o dedo? Alguém se importa? Isso realmente fica claro? não, ao contrário, pq todas as já citadas 400 páginas são o mais puro vazio. O livro gira em torno de casos amorosos de origem duvidosa de personagens secundários, terciários ou sei lá mais quem. A outra protagonista lá, a menina, só fala de macho, que por acaso é o IRMÃO DELA. O Ren fica fazendo omelete e drink, William fica comendo muita ******, e é isso. E a trama? E o enredo? vai pra casa do c4r67lh0

os personagens tem o carisma de um chinelo com o solado liso, e quando eles não estão sendo um NPC, estão, sei lá, sendo nazistas, pq...carambolas! que gente burra, problemática, criminosa e fubanga.
(menos o Ren, pq ele tem tipo, 10 anos. Um garoto de 10 anos é a pessoa mais responsável desse lugar, eu juro)
O livro é esquisito, maçante, lento, chato. Não tem um foco principal, se perde na própria na narrativa. Não se sustenta como suspense, nem como terror, muito menos como romance. Passei o tempo todo imaginando isso num cenário contemporâneo, e só lá pela metade me lembrei que, teoricamente, seria a década de 30, de tão raso que é a ambientação

vou deixar um trecho aqui, e depois disso acho que não precisarei falar mais nada

"De repente, PREOCUPADA, eu me sentei, mas a camisa que eu usava ainda estava abotoada e minha calcinha estava no lugar."

sim, ela estava falando do irmão. Sim, ela estava achando que ele poderia ter abusado dela enquanto dormia. Sim, eles tratam isso como "romance".
boa noite

Maria1691 08/05/2024

A Noite Do Tigre...
Esse livro foi o que fez eu iniciar minha leitura, foi muito incrível, ele começou um pouquinho confuso, mas depois terminou com um fim bem legal, e foi assim que eu virei a louca dos livros skksskks

Daniele 28/04/2024

Poderia ter outro título
É o segundo livro que leio dessa autora. Gosto muito da escrita dela e com ela nós faz mergulhar de cabeça na história. Gostaria de um final um pouco melhor para o casal mas no fim foi satisfatório.

Guinhoace 24/04/2024

Hora de assaltar alguns túmulos...
Um ótimo livro de mistério e fantasia, repleto de referências culturais interessantes. O plot-twist foi surpreendente, fiquei bastante impressionada no desfecho. As únicas ressalvas que tenho em relação ao livro são o romance da personagem principal, que considerei desnecessário, poderia ter sido abordado de forma mais saudável, e a quantidade excessiva de informações ao longo da narrativa. Embora algumas dessas informações sejam interessantes e sejam relevantes para o desfecho, muitas delas não contribuem para o desenvolvimento da história, como extensas descrições de cheiros, decorações de ambientes e ações cotidianas. Esses aspectos tornaram a leitura um pouco arrastada no início, mas a partir da metade do livro a trama se desenrolou e a leitura ficou ótima.
Obs: Eu queria guardar o Ren num potinho e proteger do mundo ?

"Esquecemos todas as coisas ruins em prol do que é normal, do que parece seguro."

Rosa282 14/04/2024

O que nos ensina "A noite do tigre"?
O que dizer deste livro? Sem spoilers...Em primeiro lugar uma narrativa bem construída. Um livro para ser degustado, não para ser livro de forma rápida e desvairada como para cumprir tão somente uma meta, um percentual de leitura. É um livro fluído e muito confortável para a leitura! O encadeamento dos diálogos, espaços da trama e fluxos de pensamento dos personagens constroem um quebra-cabeças articulado, que conduz a um final surpreendente, que não deixa pontas soltas na narrativa. Em especial, a trajetória de Ji Lin, para mim confere um tom especial a trama, pois apresenta o seu crescimento como pessoa e desenvolvimento da sua resistência em meio a uma sociedade, que subalterniza a mulher. Deve ser degustado, no sentido de que existem camadas para interpretação e desenvolvimento do pensar crítico muito importantes. Trata-se de uma trajetória sobre a cultura e seus significados, construção da identidade, discussões importantes sobre as relações familiares e caráter; são abordadas questões de gênero e prevalência do patriarcado. Além disso, Yangsze Choo apresenta efeitos da dinâmica da colonização da Malásia, um país asiático, na primeira metade do século XX, sendo que somente em 1957 alcançou a independência. Podemos perceber como se davam as relações econômicas, como conviviam as configurações numa sociedade que mesmo sendo multicultural vivia cercada de contradições. Indico a leitura desse livro!!

Gabriela.Salgueiro 30/03/2024

Exótico
A escrita Yangsze é única e nos faz submergir na Malasia colonial e vivenciar profundamente o universo dos personagens. É um livro muito bom, mas Noiva Fantasma segue sendo meu favorito. Ansiosa por mais livros dela.

Nina Souza 19/03/2024

Um livro interessante [15/193 países - Malásia]
Na periferia do Império, muitas questões influenciavam a Malásia em 1930: incluindo lendas e superstições representadas em um país multicultural em que conviviam malaios, chineses e indianos. Esses elementos estão extremamente bem representados e pontuados na obra, fazendo com que “A noite do tigre” se transforme numa verdadeira imersão cultural.

A narrativa entrelaça dois enfoques interessantíssimos: o confucionismo e a lenda dos homens-tigre no verdadeiro equilíbrio entre a vida mundana e a espiritual. As virtudes funcionam como um guia e um traço do destino que faz com que o homem se separe dos próprios instintos animais.

Desejos ocultos e proibidos permeiam por todas as páginas conforme a história de uma criança órfã e uma mulher que luta por sua independência em uma sociedade machista e sem possibilidade de escolha.

A autora acertou ao intercalar entre os protagonistas, o que fornece ao leitor outra perspectiva sobre a morte e o mundo pós-morte com muita sensibilidade: um dedo amputado é o que separa a paz de espírito e o ritual de passagem – logo, movendo a leitura e promovendo uma visão cultural muito interessante de como culturas distintas se mesclavam e conviviam.

Apesar de ter sentido uma escrita mais lenta, a fluidez permanece entre as páginas com os personagens intrigantes e todo um mistério que envolve a trama enquanto buscam pelo dedo perdido para uma alma conseguir descansar. Dentre esse período, muitas subtramas acontecem e envolvem o leitor, embalado por personagens complexos, dramas e ambições que se revelam e se entrelaçam durante a narrativa.

Gostei muito da mescla de lendas, do quebra-cabeça e do toque sobrenatural da narrativa, que funcionou extremamente bem e forneceu uma profundidade muito intrigante para a obra. No entanto, eu achei o desfecho um pouco mais apressado e um pouco irreal do que eu esperava – me gerando uma sensação de incompletude e lacunas abertas.

Felizmente, isso não atrapalhou a minha inserção e satisfação com a obra no geral. Amei a forma que o fantasioso e o cotidiano se tornaram uma ambientação única em uma verdadeira imersão cultural.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Victória 04/03/2024

Resenha| A Noite do Tigre
Não me lembro de já ter algum livro que retrate o folclore chinês. Achei um bom livro, com elementos sobre a cultura, histórias e etc, bem interessantes.
E os personagens são super cativantes.
O Ren é uma graça. Na minha visão, ficou algumas lacunas a serem preenchidas, mas eu gostei muito.

Maiara267 10/02/2024

MEU FAVORITO
Esse livro me prendeu de um jeito inimaginável, senti oq cada um deles sentiu e me apaixonei por suas vidas.
Queria mais desse universo e a pequena referência à Noiva Fantasma foi divina, não li o livro da noiva fantasma mas vi a série então foi emocionante saber q ambas as estórias se passam no mesmo universo ?

Simplesmente perfeito!

Mell 11/01/2024

Achei bem melhor que a noiva fantasma, livro super fluido do início ao fim e bem interessante com um pouco de suspense

anap9 08/01/2024

Gostei
E um livro muito bom pra que gosta de fantasia, superstição e destino.

A história demora um pouco até desenrolar, mas depois disso é impossível você parar de ler !

Pra mim esse livro foi uma montanha russa de emoções, achei os plot twist interessantes e confesso que queria que o livro fosse mais longo...

Enfim, gostei bastante porém o final poderia ser mais explorado. Com certeza merece uma continuação !

4,5