A Noite do Tigre

A Noite do Tigre Yangsze Choo

Resenhas - A noite do Tigre

milene 15/03/2021

esse livro é maravilhoso demais!! meu deus sou a pessoa mais feliz do mundo depois de ter conhecido essa maravilha, muito obrigada yangsze choo perfeita maravilhosa tudo pra mim

Fábbio @omeninoquele 13/03/2021

Gostei
#OMeninoResenhando
?Nossa família era como uma caixa de chocolates, pensei. Lindamente decorada por fora, mas com uma escuridão pegajosa por dentro.?
Ren é um garoto órfão de dez anos que é aprendiz do dr. McFarlane um renomado médico local. Mas quando o seu patrão morre ele tem uma missão a cumprir e vai pra casa de seu novo mestre, o dr. William, também médico e é lá que ele pretende investigar e fazer cumprir o último desejo do mestre anterior.
Do outro lado da história conhecemos Ji Lin que é uma jovem de dezessete anos que trabalha numa casa de danças, escondida da sua família, pra pagar as dívidas que a mãe fizera escondida do marido. E num dia de trabalho qualquer, um dos clientes do lugar, deixa cair de seu bolso um frasco contendo um dedo, que Ji Lin encontra e logo passa a investigar o mistério por trás daquilo e a partir daí a vida dos dois vão se cruzar numa jornada repleta de mistérios, encanto e acima de tudo sobre o poder do destino.
Preciso dizer que esse livro é muito bem ambientado e a medida que a história vai se encaminhando, conhecemos um pouco da cultura da Malasia, e mesmo que a história se passe em 1930 é legal ver tão bem definido esses costumes que definem o lugar até mesmo na atualidade. O livro tem muitas superstições locais e lendas, inclusive na história há um tigre-fantasma que vem matando pessoas, e a gente percebe logo de cara a importância desse bicho na cultura deles.
A escrita da autora é muito fluída, e apesar de eu não ter tido tanta proximidade com os personagens principais, uma coisa eu devo dizer quanto a estrutura da fantasia é que ela é mega realista, que é inclusive algo que eu não via com frequência nas outras que li.  E os acontecimentos finais dessa história me deiraxam muito satisfeito pois as explicações pra os mistérios da trama foram muito convincentes, e bem reais do jeito que eu gosto. Há também um lado sobrenatural envolvendo ancestralidade que eu confesso que não curti muito, mas isso é bem embasado também. A autora não tem dó de matar personagens e isso foi algo que me surprendeu de início, mas isso é necessário na trama que ela está construindo e alimentou muito o meu lado investigativo.
Daí eu te recomendo muito, se você gosta desse tipo de narrativa fantástica, mas que tem um embasamento na realidade. Preciso terminar dizendo que tive uma experiência ótima, e boa parte disso se dá muito por causa desse exemplar perfeitamente incrível dado pela editora que sempre vem arrasando nas suas edições e deixando cada vez mais as experiências dos leitores completa.
#ANoiteDoTigre #YangszeChoo #DarksideBooks #DarkLove

herbert.goncalves 08/03/2021

uma fantástica viagem pelos costumes e pela cultura malaia.
com uma escrita fluida e que atiça a leitura, "a noite do tigre" é uma obra com reviravoltas surpreendentes, além de todas as peças se encaixarem ao longo do enredo, sem deixar nada de fora, nos presenteando com um final maravilhosamente satisfatório. belo livro!!!

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Louise 05/03/2021

Viagem fantástica pela cultura Malaia
Yangsze Choo uniu a riqueza cultural da Malaia aos seus mistérios e toque único para o sobrenatural para dar vida ao livro A Noite do Tigre, publicado pelo selo Darklove, da DarkSide Books.

Ren, uma esperta criança de apenas 12 anos, não teve uma vida fácil até então, e agora seu mestre está morrendo. Utilizando suas últimas forças, o homem pede a Ren que procure seu dedo, perdido há muitos anos, e enterre-o em seu túmulo antes que os 49 dias de sua alma na Terra termine. Sendo assim, correndo contra o tempo, o jovem parte em uma perigosa busca, onde encontrará segredos e obstáculos que jamais poderia imaginar.

Paralelamente a essa curiosa jornada, conhecemos Ji Lin, uma moça que trabalha como aprendiz de costureira e também como dançarina em um salão, fato que esconde a todo custo de sua família e conhecidos, por ser algo considerado extremamente desonroso para uma mulher, assim como diversas outras profissões na Malaia de 1931. Por exemplo, não era de bom tom que uma moça jovem e solteira fosse enfermeira, pois estaria tocando em outros homens. Tais coisas só eram permitidas caso a mulher seja estrangeira (por ser uma colônia inglesa, havia muitos estrangeiros) ou com o aval de seu marido.

Durante seu 44º dia trabalhando no local, um número considerado de azar para os chineses devido a sua pronúncia, algo bizarro acontece com ela. Um estranho vendedor a tira para dançar e, em certo momento, Ji Lin acaba pegando um pequeno frasco que estava em seu bolso por acidente. Dentro, estava um dedo seco e amputado.

A história é cheia de subtramas, revelando personagens muito completos e complexos, até mesmo os secundários, cada um com seus dramas e ambições, tendo suas vidas perfeitamente entrelaçadas, e esse entrelace é revelado sutilmente página após página.

Choo utiliza a filosofia de Confúcio, que consiste em buscar o equilíbrio da vida e conseguir a harmonia entre a vida e o universo. Para isso, as cinco virtudes essenciais, chamadas de virtudes do Confucionismo, são: sabedoria (Zhi), benevolência (Ren), retidão (Yi), ordem (Li) e integridade (Xin). Curiosamente, nessa ideologia não se acredita em vida após a morte, porém, a autora conseguiu mesclar o Confucionismo com leves toques de magia e sobrenatural, fazendo com que toda a trama ficasse brilhantemente misteriosa e profunda.

Sua escrita é fluida e atiça a leitura, as reviravoltas são surpreendentes e, o que mais impressiona, é a forma como todas as peças se encaixam, sem deixar nada de fora, nos presenteando com um final tão satisfatório quanto toda a trajetória.

Com lendas e crenças enigmáticas e uma pitada de sobrenatural, unindo o fantasioso ao cotidiano, A Noite do Tigre é uma rica e fantástica viagem pelos costumes e cultura malaia.

site: https://bocadoinferno.com.br/criticas/2021/02/a-noite-do-tigre-2020/

alexiamc 02/03/2021

Meu livro preferido no ano
Preciso admitir: eu comprei esse livro pela capa.
A edição da Darkside é a coisa mais linda: capa dura, cortes fortes, fitilho, uma ilustração linda com esses tigres (muito mais bonita que as edições internacionais, diga-se de passagem).
Mas o conteúdo do livro faz jus a essa edição.
Uma mistura de ficção histórica, romance, mistério, magia, empoderamento feminino, num país distante (que eu tenho MUITA vontade de conhecer), com uma cultura rica e, é claro, tigres.
Leiam!

Coisas de Mineira 23/02/2021

Hoje eu vim falar de uma edição maravilhosa que a Darkside lançou: “A noite do tigre” escrito por Yangsze Choo, a mesma autora de “A noiva fantasma”. Então vamos conhecer um pouco mais sobre a história?

Ren é um órfão que acredita em sinais e em destino. Antes de morrer, seu antigo mestre fez um pedido para o menino: que ele encontrasse seu dedo e o enterrasse junto com ele. De acordo com uma lenda folclórica, Ren teria 49 dias para encontrar o dedo e enterrar junto com o corpo, caso contrário, a alma de seu mestre ficaria vagando entre os mundos.

Ji Lin é uma moça talentosa e inteligente que sempre se destacou nos estudos. Com as baixas oportunidades para mulheres na Malaia dos anos 1930, ela vê seu sonho de fazer universidade acabar. Ela então acaba se tornando aprendiz de uma costureira, traumatizada com o relacionamento que a mãe tem com o padrasto, ela decide viver sua vida por conta própria, sem um marido. A única coisa boa que o relacionamento da mãe trouxe foi Shin, filho de seu padrasto.

Quando Ji Lin descobre que a mãe está com uma dívida por jogo, e temendo a reação do padrasto, a garota acaba conseguindo um emprego em um salão de dança como instrutora. Quando ela acaba ficando com um dedo amputado que um de seus clientes estava carregando, os caminhos de Ji Lin e Ren começam a se cruzar. Essa é a trama que gira em torno de “A noite do tigre”.

“O corpo deve estar intacto de novo após a morte. Qualquer coisa adicionada deve ser removida, e qualquer coisa que esteja faltando deve ser reposta – caso contrário, a alma não descansará em paz.”

A primeira coisa que vou dizer é que essa edição é a coisa mais linda da vida. A única coisa que me incomoda nela é não ter o nome do livro na capa, fora isso? A Darkside está de parabéns com o trabalho que ela teve na edição. As cores, os tigres “gêmeos” na capa que tem todo um significado para a história. Na parte de dentro, é possível ver alguns desenhos de flores, no final dos capítulos. Enfim, poderia ficar aqui por um bom tempo elogiando a diagramação da edição.

Acabei de romper uma “ordem”, pois sempre deixo para falar da edição por último. Mas eu queria deixar claro minha admiração pela estética da edição, porque essa não foi uma leitura fácil. Esse foi meu primeiro contato com a autora, e eu demorei a entrar na leitura, mesmo quando consegui entrar, ainda assim, não consegui manter um bom ritmo.

Leio muito no meu horário de almoço e toda vez que voltava a trabalhar, comentava com meus colegas que o livro era lindo, mas não conseguia sentir aquela vontade de continuar lendo. Quando enfim, a história deu uma guinada e eu comecei a entrar nela, ainda assim, a escrita da autora não foi algo fácil para mim.

Mas ainda bem que insisti na leitura e superei o início difícil. No final, Yangsze trouxe uma história incrível, cheia de significados e com uma cultura que eu não conhecia. Ji Lin é uma mulher que teve que se tornar forte. Uma mulher inteligente, mas que teve que desistir do sonho de estudar por causa das oportunidades que foram negadas. É incrível ver como a relação dela e de Shin foi construída quando crianças e os desafios que os dois acabaram enfrentando depois de adultos.

Ren é uma criança incrível, inteligente e que já sofreu muito. Existem vários outros personagens na história que tem muito significado, como por exemplo, o novo mestre de Ren, William. Um médico atormentado por acontecimentos do passado. E não vou falar mais para tentar não dar spoilers. Durante a história, temos uma pequena menção ao folclore da noiva fantasma, como não li esse primeiro livro, não sei dizer se é uma referência direta a ele, mas acredito que seja sim.

Na história, a autora fala sobre vários temas, como a cultura malaia, crenças e machismo. Muito além disso, na trama, temos um grande mistério. Descobrir o que estava acontecendo foi o que me motivou a continuar com a história, eu queria muito saber como a vida de todos os personagens se ligaria e como a história iria terminar. Não temos o final previsível, ele vai sendo construído com o decorrer da história e a autora conseguiu me surpreender com o desenrolar da trama.

Yangsze Choo é malaia de 4ª geração com ascendência chinesa. Formada em Harvard, ela trabalhou em vários cargos corporativos antes de lançar seu primeiro livro “A noiva fantasma”. Seu primeiro romance foi finalista do Goodreads Choice e teve uma série original da Netflix lançada em janeiro de 2020. “A noite do tigre” é seu segundo romance e foi escolhido para o clube de leitura de Reese Witherspoon, assim como um dos melhores livros do ano para Amazon, The Washington Review of Books e vários outros lugares. Ao visitar o site de Yangsze eu acabei me apaixonando um pouco pela autora. Ela compartilha várias coisas no site, bem estilo blog, como receitas e a história do primeiro livro que escreveu. Caso queira conferir, é só clicar aqui.

E aí, já leu “A noite do tigre”?

“Nossa família era como uma caixa de chocolates, pensei. Lindamente decorada por fora, mas com uma escuridão pegajosa por dentro.”

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/a-noite-do-tigre/

Natalia.psico.literatura 20/02/2021

Uma mistura de gêneros que envolve o leitor do início ao fim
A autora Yangsze Choo leva os leitores a uma viagem imersiva ao passado com sua nova aventura de mistério e fantasia, A Noite do Tigre. O romance combina a busca de um menino para cumprir o desejo no leito de morte de um mestre reverenciado com a tentativa de uma jovem mulher de devolver um dedo amputado que cruzou pelo seu caminho. A conexão potencial entre o menino, Ren, e a dançarina, Ji Lin, é a questão predominante da narrativa.

Aqui mito, folclore, tradição, ritual, e destino se fundem em um mundo inegavelmente espetacular! Choo sabe como conduzir um enredo, com romance, mistério e tragédia!

Pam 19/02/2021

Tinha tudo para ser incrível...
O livro é muito bacana pois o ambiente construído pelo autor(a) é muito rico em detalhes e em cultura também. Foi incrível navegar e conhecer um pouco mais sobre as crenças (não necessariamente religiosas) chinesas.
A história é empolgante mas arrasta bastante. Demorei cerca de dois meses para finalizar porque a leitura era muito devagar para mim.
O livro termina de um jeito meio corrido, eu inclusive fiquei confusa com alguns fatos.
No mais, o livro é incrivelmente lindo. De longe um dos mais lindos da estante.

Rose 14/02/2021

Fantástico
Gostei muito do primeiro livro da autora A Noiva Fantasma e este também não decepcionou. Gosto muito dos mitos e lendas incorporada na história. Adorei o Ren que garoto extraordinário. A benevolência dele me deixou admirada. Torci por ele o tempo inteiro. Recomendo pra quem gosta de bom mistério.

João 12/02/2021

muito bom
adorei o livro, a mistura de gêneros em um livro só, a ambientação perfeita que te faz se sentir dentro da história, os costumes e traduções retratados no livro, além da escrita apaixonante da yangsze, recomendo muito

João 12/02/2021

muito bom

Mari Imaginária 04/02/2021

Gostei
Comecei a ler esse livro completamente no escuro, não fazia ideia do que se tratava a história e tive uma surpresa boa. Gosto muito de fantasia e encontrei nesse livro a mistura de aventura, suspense, romance e fantasia que tanto me atrai.

O livro apresenta em capítulos alternados, duas histórias que se enlaçam e que contam as histórias de Ren e Ji Lin. Ren é um menino de 11 anos criado de um médico que falece e o deixa com a missão de encontrar o dedo que falta em sua mão e enterrá-lo junto com o cadáver, seguindo as crenças supersticiosas de seu povo. Ele tem 49 dias para isso. Ji Lin, jovem mulher que sonha em ser médica, descobre dívidas de sua mãe e por medo do padrasto autoritário, trabalha como costureira e como dançarina num clube a fim de ajudar a mãe com o dinheiro. Até o dia que encontra um vidrinho com um dedo mumificado.

Eu achei a trama muito interessante, com questões culturais importantes, cita alguns conceitos do confucionismo, aborda machismo, violência doméstica, corrupção, vida pós-morte, feitiço e tem até uma polêmica no meio que não vou dar spoiler. rsrs Toda vez que eu sentava pra ler, era como se eu me transportasse para a Malaia e vivesse os dramas dos personagens, muito legal mesmo.

O que não achei legal foi que essa edição lindíssima da darkside veio com váááários erros de digitação, concordância, pontuação... aff irritante. Mandei até um e-mail para eles. E outra coisa que me incomodou foi que o título induz a uma história que gira em torno na noite do Tigre, mas no final o lance do tigre acaba sendo algo secundário... acredito que a tradução literal deveria fazer mais sentido "The Night Tiger"seria algo como "O Tigre Noturno"então aí faria mais sentido. O final deixou algumas lacunas, com a impressão de que pode haver uma continuação.

Clara 24/01/2021

A Noite do Tigre
"Fantasia, encanto e um mistério lendário. Uma trama cativante sobre o poder do destino."
Mas, na verdade, foi muito mais do que isso.

Su | @erlebnissebooks 20/01/2021

ONDE A MAGIA E A REALIDADE SE ENCONTRAM
Esse livro tem tantas nuances e subtramas que é difícil falar de todas elas, mas vai por mim, a autora amarra tudo muito bem!

Ji Lin é o tipo de personagem que eu amo, destemida e não deixa ninguém traçar seu destino. Ela é forte e determinada. Foi emocionante ver o quando ela cresceu durante a história.

Ren é uma criança que, desde cedo conhece a dor da perda. E embora ele seja só uma criança, faz o possível e o impossível para honrar sua promessa.

A magia é inserida de uma maneira bem natural na história, ela se misturando com o folclore da região.

Por ser um livro com uma cultura totalmente nova para mim, tive um pouco de dificuldade no começo para assimilar os nomes dos personagens e alguns lugares (mas isso é porque eu sou péssima em geografia mesmo), mas depois de alguns capítulos consegui me habituar.

A escrita da autora é poética e fluída, ela montou a trama de uma maneira inteligente e divertida, que depois de um certo tempo é quase impossível de largar.

Em um plano secundário temos um romance sutil e fofo, que vai nascendo aos pouco entre os personagens.

No final, tem algumas reviravoltas que me pegaram de surpresa, não esperava por aquelas revelações.

O livro tem algumas subtramas que a princípio não fazem muito sentido mas aos poucos a autora vai costurando todas elas e criando uma narrativa bem formulada.

Em resumo, o livro é incrível e mágico, a autora equilibra bem o humor, mistério e drama, criando uma trama única e mágica! Para quem gosta de conhecer culturas novas vai amar esse livro!

Ah, a autora também traz algumas referências de A Noiva Fantasma!

Marina Zanin 06/01/2021

Encantador
A história envolve cinco personagens centrais caracterizados pelos cinco valores do homem perfeito, segundo o confucionismo. Romântica, leve, embebidas em animais fantasticos (que de fato existem) e seus mitos: um entretenimento com trama profunda.