Mulheres Extraordinárias

Mulheres Extraordinárias Charlotte Gordon




Resenhas - Mulheres Extraordinárias: As criadoras e a criatura


34 encontrados | exibindo 31 a 34
1 | 2 | 3


Ana Elisa Dotta Maddalozzo 16/03/2021

Resenha Mulheres Extraordinárias
Muitos sabem que Mary Shelley foi a escritora do aclamado clássico Frankenstein, mas quem foi ela de verdade? Será que a grande autora era reconhecida em sua época? De onde surgiram suas inspirações?

Nessa biografia impecável de Charlotte Gordon podemos conhecer a vida de duas personalidades incríveis: Mary Shelley e sua mãe Mary Wollstonecraft. Ambas foram indivíduos a frente de sua época, onde o patriarcado tolhia membros do sexo feminino que falavam sobre política, pregavam a liberdade sexual e desejavam fixar espaço no mercado editorial. A trajetória de Wollstonecraft, grande defensora dos direitos civis das mulheres, impactou intensamente nos ideais da filha, mesmo que não houvessem convivido. Infelizmente, por meio de uma infecção, Mary morreu ao dar à luz.

Contudo, as ideias revolucionárias da mãe, que pregava a importância de todos os membros de uma sociedade, independente do gênero, terem acesso e domínio sobre seus próprios bens e serem capazes de regirem sua vida, participaram ativamente da formação de Mary. A autoridade absoluta que os homens detinham e o mal que poderia advir de tamanha influência estão caracterizados em Frankenstein, onde o médico abusa de seu poder desmedido e resolve brincar com a vida, causando o sofrimento da criatura (seu filho) e de sua noiva. A busca irrefreada por domínio e soberania, tal como o esquecimento de valores morais, leva à ruina do cientista e de todos aqueles a sua volta. Tais pensamentos iam de encontro com a sabedoria de ambas as Marys. Além disso, o preconceito que a criatura sofre na comunidade é uma metáfora para a situação em que que mãe e filha estiveram, quando transformaram-se em párias por suas mentalidades evoluídas e por suas escapadas românticas. Uma mulher que não seguisse a fórmula pronta “casar, ter filhos e cuidar do lar” era vista imediatamente como indigna.

Ademais, somos contemplados com o desejo das duas autoras em conciliarem a razão e a emoção em seus escritos, bem como a repercussão da revolução industrial, da revolução francesa e do romantismo nas obras literárias produzidas por elas. Figuras como Percy Shelley, Lord Byron e William Godwin também são pilares importantíssimos nas vidas dessas mulheres.

Recomendo esse livros a todos que desejam voltar ao passado e descobrir a origem do feminismo que conhecemos atualmente, assim como conhecer os caminhos percorridos por duas grandes celebridades da literatura e da filosofia que lutaram contra o convencionalismo.
comentários(0)comente



Renata.Goncalves 14/03/2021

Mulheres realmente extraordinárias!
Livro incrível, com 2 opções de leitura: seguindo capítulo a capítulo como qualquer livro normal, onde há uma fusão da vida da mãe e da vida da filha, ou capitulos pares para vida da mãe Mary Wollstonecfraft e ímapres para a filha Mary Shelley, escritora de Frankenstein, que perdeu a mae poucos dias após seu nascimento, mas levou o legado da mãe! Mulheres de vanguarda!!
comentários(0)comente



Ana 11/02/2021

geralmente só leio ficção, mas comprei esse livro por ter me conectado demais com frankenstein e pelo projeto editorial ser muito bonito, confesso. mas olha, que surpresa boa! sei que o trabalho da autora, a charlotte gordon, envolve principalmente aspectos técnicos de pesquisa, mas foi o estilo de escrita dela que me prendeu a essa dupla biografia. na escola, já tinha ouvido sobre a mary wollstonecraft e também já tinha lido o básico sobre a mary shelley pela internet, mas através dessa leitura que me senti conectada com elas de uma forma quase emocionante, algo que figuras históricas nunca tinham me causado antes. o legado das duas me inspira como mulher e como futura professora de literatura. que possamos ser rebeldes como as marys!
comentários(0)comente



Denise - @embarcandonaleitura 10/01/2021

Extraordinário
Um livro que te deixa a par do que essas duas mulheres sofreram, por serem muito além do seu tempo. Uma obra primorosa, que dá um pesar de saber que em vida elas não foram tão reconhecidas, mas deixaram um legado importante para a literatura e para nós, mulheres!
comentários(0)comente



34 encontrados | exibindo 31 a 34
1 | 2 | 3