A pequena loja de venenos

A pequena loja de venenos Sarah Penner

Resenhas - The Lost Apothecary

Pamela.Cristina 02/07/2023

Remédio ou veneno, tudo depende da quantidade...
Me surpreendi positivamente na leitura deste livro, apesar do tema levanta questões profundas...
São três mulheres fortes!
Claro que nada justifica os venenos, mas remete todo o sofrimentos e violência que as mulheres sofriam naquela época, de seus pais, irmãos e maridos, as mulheres não tinham voz, nem recursos para se proteger... Acho bonito a forma que Nella defende essas mulheres e luta para que seus nomes não sejam esquecidos apesar das circunstâncias.
Eliza é uma jovem muito madura pra sua idade, e leal as suas amizades...
Caroline com certeza representa boa parte das mulheres que deixam seus sonhos, para viver o de seus parceiros, persuadida diante de argumentos muito bem elaborados, não teve forças pra se impor e lutar, o final não poderia ter sido melhor, ela foi muito forte e corajosa, um exemplo pra todas nós!

Roberta 17/10/2022

Esperava mais
Gostei mas não amei. Algumas coisas só estavam lá pra encher linguiça. E o que eu mais queria ler não foi contado.

Iris 31/01/2024

Perfeição seria pouco para esse livro,ele me prendeu do começo ao fim, não conseguia largar, uma história bem construída entre o passado e o presente, fazia tempo que não lia algo assim

Lucia | @lucia_esta_lendo 20/05/2022

Uma ótima estréia
Que belo presente recebido este mês pela Tag.

Neste livro, o mistério envolvendo 2 histórias ocorrendo simultaneamente em tempos diferentes, mas interligadas, nos prende da primeira à última página.
Ao mesmo tempo, vemos que os problemas enfrentados por mulheres no século XVIII e nos tempos atuais são muito semelhantes ainda.
Nella e Caroline ambas enfrentam um processo interno de luto, por razões diferentes de perdas e traições, porém se mostram fortes para seguirem por seus propósitos.
O final de Nella, que ficou em aberto, foi um ótima sacada, criando um mistério sobre a orientação de Eliza em sua fase adulta.

Enfim, uma leitura repleta de mistério, girl power e empatia feminina.

Tata 10/02/2023

Simplesmente amei! A leitura vale muito a pena. Se eu pudesse teria sentado uma tarde e lido de uma vez só.

LAvia29 28/09/2022

Incrível!
Que livro surpreendente! Fala sobre mulheres fortes, machucadas, tentando lidar com os problemas da sua vida da forma que conseguem e é muito muito potente!
Ele nos faz pensar sobre as coisas que acontecem na nossa vida, o poder que damos para os outros, a possibilidade de olhar para os outros com carinho, o amor próprio, a importância e beleza de ter amigos... São tantas lições, tantas passagens bonitas, que já me deu vontade de ler ele novamente num futuro próximo.
Às mulheres poderosas, à magia presente nas pequenas escolhas e possibilidades da vida e ao poder dos livros!
Thamiris.Treigher 29/09/2022minha estante
Amei a resenha. Fiquei curiosa pra ler!!

Sthe 02/09/2022

Que história incrível
Uma história de mulheres fortes que lutam contra seus opressores.Eliza tem o espírito da Anne com E,Bella uma alma amargurada e Caroline,só uma corna sem sal."Tanto Tom quanto eu,devemos nossa vida as artes da magia?"
Tenho um apego por esse livro por ser historiadora! É tão bom ver o processo histórico, o contexto da época e refletir as problemáticas?
Nella sofreu tanto, e Elisa é tão pura, acompanhar essa jornada fatal delas foi incrível

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 22/05/2022

Tem certeza que é um romance de estreia? :-O
Mas, minha gente, não parece que esse é o primeiro livro da Sarah Penner! Ela escreve brilhantemente, uma história completamente envolvente e amarrada. Logo nas primeiras páginas já ficamos envolvidos e foi impossível largar. A vontade que deu foi de largar tudo que tinha para fazer e ficar só lendo.
O livro traz 3 personagens principais, todas narradoras, intercala o presente, com capítulos na visão de Caroline, e passado (na década de 1790), na visão de Nella e Eliza.
Caroline é formada em história, nunca exerceu a profissão, e se vê num casamento falido, numa rotina que não lhe traz realizações. Numa viagem a Londres, encontra um frasco e começa uma pesquisa a respeito dele, acaba descobrindo que pertenceu a uma boticária assassina do final do século XVIII. Esse frasco é sua conexão com Nella e Eliza.
Nella é a tal boticária. Vive uma rotina meio frustrada, vende suas tinturas e venenos, na tentativa de ajudar mulheres, mas não consegue acalmar seu coração. Sua rotina muda quando conhece uma menina de 12 anos: Eliza. Doce e esperta, bate na porta da pequena loja de venenos a mando de sua patroa. E não sai mais de lá...
As duas constroem uma relação de amizade genuína, uma protege a outra. Mesmo quando se veem em perigo.
A trama do livro traz mistério, confiança e traição. São três personagens que se fortalecem em meio as suas próprias sombras.
É um verdadeiro vira páginas. Não dá para parar.
Esse livro me fez pensar muito sobre mim mesma: Caroline tentando descobrir o que fazer da vida e se redescobrindo profissionalmente acendeu uma luzinha na minha cabeça: quando é mais incômodo evitar uma situação a encará-la?
Fica, então, uma recomendação de uma leitura extremamente gostosa, divertida e leve, que te deixa com gostinho de querendo mais.
Gisele529 22/05/2022minha estante
"Vende venenos na tentativa de ajudar mulheres"...? Vou ler esse livro. Kkkkk

Paulolins 27/11/2022

Sobre venenos e história
3 mulheres (2 no passado e 1 nos dias atuais) seguindo numa narrativa sobre uma loja de venenos e unguentos. Não é uma estória ruim, mas poderia ser muito melhor?

Bru | @umoceanodehistorias 14/01/2023

Bom, mas...
O livro é ambientado em duas passagens de tempo; o presente com a Caroline Parcewell, uma aspirante a historiadora, que viu sua vida virar de cabeça para baixo, e o passado com Nella, uma boticária, que vendia v3n3n0s para mulheres.

Caroline viaja para Londres sozinha. De início, Caroline não sabe bem o que fazer e é levada por um homem a colher “tesouros” na beira do Tâmisa. Ali é o ponto de partida e tudo muda. Caroline encontra um frasco, que tem um pequeno desenho de um urso. Aquilo a intriga e ela parte numa busca para descobrir a quem pertenceu e como foi parar no rio.

No passado, temos Nella, uma mulher que carrega muitas cicatrizes e o peso de ser responsável pelo 3nv3n3n4m3nt0 de vários homens, mas ela segue firme, mantendo sua loja escondida de todos e atendendo as mulheres que precisam.

É difícil falar sobre esse livro, pois é como se tivéssemos duas histórias, sendo a do passado muito mais instigante. Confesso que a história do presente é boa, mas eu não gosto do plot que a autora usa para a Caroline ter ido à Londres, ainda assim, não posso negar que os personagens são bons.

As duas protagonistas têm camadas, sendo as da Caroline mais fáceis de desvendar. Confesso que, quando foi revelado o que deu o pontapé na loja de Nella, meu coração se partiu. Ninguém merece viver nada nem remotamente parecido.

Sobre a trama, o começo do livro é instigante, mas perde o ritmo e é preciso se esforçar um pouco para conseguir terminar. É ruim? Não, mas me decepcionou um pouco, pois tinha muitas expectativas.

Não obstante, o livro desperta algo dentro de mim e me fez pensar em como podemos facilmente esquecer nosso passado. Veja, geralmente sabemos dos nossos antepassados, uma informação aqui, outra ali, mas e sobre lugares? Eu não tinha parado para pensar nisso até ler esse livro, o que foi incrível.

A Sarah fez uma pesquisa incrível para escrever esse livro e notamos em cada uma dessas páginas, então, ainda que eu não tenha aproveitado completamente a leitura, recomendo que vocês deem uma chance.

site: https://www.instagram.com/p/ClmX3USPlLa/

Paula 17/06/2022

Bom...
A escrita é um pouco melodramatica em alguns momentos. As personagens são um pouco irritantes. Acho que eu esperava uma coisa diferente.
Ra 17/06/2022minha estante
Eu também viu Paula

Maria.Bandeira 09/03/2023

Leitura interessante mas acabou ficando rasa.
A história se passa no século XVIII, na Londres Vitoriana e também na Londres atual. Por volta do ano de 1791, Londres escondia uma pequena botica que atendia mulheres descontentes com seus maridos e que precisavam se livrar desses homens truaidores e ameaçadores de suas vidas. O livro retrata a vida de duas mulheres fortes e inteligentes e uma menina de 12 anos bem esperta, com narrativas alternadas entre o presente e o passado. Caroline que é a personagem dos dias atuais, a Nella, a Boticária que tem haver com toda a história e a Eliza, adolescente, que acaba por se envolver nesta história pelo fato de trabalhar para uma das esposas que pretende resolver seus problemas conjugais. As três, com idades diferentes, duas delas vivendo em épocas também diferentes, de alguma forma estão passando por situações bem parecidas. Caroline, apesar de formada em história não trabalha na sua área de formação por conta de ser tolhida pelo marido. Nella, aprendeu tudo que sabe com a mãe que fazia remédios para aliviar dores e problemas com a saúde da mulher. A mãe nunca fabricou venenos. Porém, após seu falecimento, Nella muda completamente a finalidade da botica por conta de acontecimentos emocionais que fizeram com que ela não mais acreditasse nos homens nutrindo um sentimento de vingança por eles. Para tanto, ela cria uma parede nos fundos da loja para ajudar as mulheres, de forma bem discreta, a se livrar de seus maridos indesejáveis por meio de ervas e outras substâncias. Em Londres dos dias atuais, Caroline havia preparado uma viagem com seu marido para aquele país com o fito de comemorar seus 10 anos de casamento. Contudo, uma semana antes da viagem, Caroline descobre a traição de seu marido com uma colega de trabalho. Ela então resolve embarcar para Londres, sozinha, em busca de si mesma. Nessa viagem ela resolveu participar de um grupo que garimpa relíquias no Rio Tâmisa, onde encontrou um vidro parecido com aqueles utilizados pelos boticários no século XVIII. Ela resolve então investigar a história desse vidro, uma vez que havia algo gravado nele que a deixou bastante intrigada. A história é cheia de reviravoltas. Após Caroline fazer uma pesquisa na biblioteca local, ela descobre entre outras coisas, que naquela época por volta do ano de 1791, muitos homens morreram repentinamente. Apesar da escrita ser fluida, não me envolvi com as personagens. E não obstante o enredo ter sido interesse, a leitura acabou ficando rasa e muita superficial, pois a autora deixou algumas pontas soltas. Poderia ter se aprofundado mais nos destinos dos personagens em si, principalmente das protagonistas. Esperava um pouco mais desse livro diante de tanto frenesi que causou. Para mim foi um pouco decepcionante.