Nasci para brilhar

Nasci para brilhar Lyla Lee

Resenhas - NASCI PARA BRILHAR

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bravara 01/10/2020

A história da Skye é um amor. Esse não é um livro cheio de reviravoltas ou plot twists, é simplesmente um livro que conta a trajetória da Skye, uma coreana gorda, numa competição de Kpop. Os personagens são incríveis, super cativantes e nada aquilo que esperamos. Livro bom para sair da ressaca.

Vivian.om 08/10/2020

O livro é maravilhoso! A personagem principal Skye aborda um assunto super importante e de forma real.

Djéssica | @leituraconcluida 18/10/2020

Nasci para Brilhar
"A questão é que eu me aceito do jeito que sou. Durante muito tempo, tentei ser a filha magrela "perfeita" que minha mãe sempre quis... Mas agora já superei isso. Tudo isso."

Recebi esse livro na malinha de agosto do @turistaliterario e confesso que não estava com vontade de iniciar a leitura. Mas participei da leitura coletiva com a @lcturistaliterario e posso afirmar que essa leitura me surpreendeu.
Nasci para Brilhar conta a história de Skye Shin, uma adolescente de 16 anos que sonha fazer parte do universo K-pop mas para isso ela terá que lidar com o padrões gordofobicos da indústria K-pop quando a jovem tem a oportunidade de participar de um reality show.
Foi uma leitura leve, divertida que abordou temas importantíssimos! A escrita é fluida, a história é bem clichê adolescente, mas a autora conseguiu me prender, sem contar a forma como ela destacou os personagens, o livro fala sobre autoaceitação, autoestima, gordofobia, empoderamento e representatividade LGBTQIAP+.
Mesmo a história sendo óbvia, me peguei torcendo para Skye e seus amigos.
Recomendo esse livro para todos os fãs do universo K-pop e romance adolescente.

Matheus Torezani 23/10/2020

Muito bom!
Achei excelente esse livro! A maneira como a autora se esforçou para apresentar a dor do bullying e as dificuldades que as pessoas, que não estão dentro dos "padrões", passam na sociedade. Esse livro é um estímulo para aqueles que se rebaixam por opiniões preconceituosas com base na imagem da pessoa e não no talento em si. Recomendo!

Mariana 27/10/2020

AI, QUE FAROFA DELÍCIA!!
Eu adorei o livro do começo ao fim. Tem protagonista gorda, tem diversidade sexual e racial, tem personagens carismáticos e questões delicadas tratadas com muita leveza. A Skye é a personagem mais fofa que eu acompanhei nos últimos meses. Além de ser muito gentil e carismática, ela demonstra muita coragem e determinação para alcançar os seus objetivos e provar para as pessoas que um corpo gordo é tão lindo e incrível como qualquer outro. A Mariana adolescente ficaria muito feliz em conhecer uma história como essa.

O livro não é muito aprofundado, ele é bem juvenil. Ele não mostra o processo de aceitação da personagem - Skye é linda do jeito que é e sabe disso -, mas sim as provações diárias para uma sociedade que aina não está acostumada com a beleza da pluralidade de corpos. O livro explora, então, o paradoxo entre se aceitar e ter orgulho de quem é, mas ainda sim se magoar com a opinião de outras pessoas sobre o seu corpo, especialmente daqueles que amamos.

A escrita da Lyla é muito gostosinha e fácil de compreender, quase didática, especialmente quando ela apresenta elementos da cultura coreana. Como dorameira e capopeira de anos, gostei bastante da premissa, embora a autora foque demais em citar o BTS como grupo de sucesso e tenha esquecido de tantos outros grupos igualmente bons.

Por fim, queria dizer que eu adoraria ver essa história sendo transformada em uma série de tv (mas que a produção não fosse sul coreana, porque eles dariam um jeito de fazer a personagem emagrecer até o último capítulo).

“You are beautiful... Don't let anyone, not even yourself, tell you any different.”

Mika 27/10/2020

Nasceu para Brilhar e quebrou o Sol
Que livro incrível! Kkkkk
Muito bom, ri muito, sério, a patada que a Skye dá no final do livro foi arrasadora hahahaha.
Os personagens são muito cativantes e interessantes, a história é envolvente, me prendeu do início ao fim e soube equilibrar minhas emoções por causa da última leitura. Ksksksk

clayci 01/11/2020

Aprendi tanto com a Skye
Ainda estou com dificuldades para expressar tudo o que senti enquanto lia Nasci para Brilhar. A leitura foi divertida, leve, emocionante e inspiradora. Temos uma protagonista (ou melhor dizendo, heroína) forte, determinada e empoderada. Lyla Lee conseguiu, de forma tênue, tratar questões relevantes envolvendo temas como: gordofobia, bissexualidade, assédio virtual, homofobia e abusos emocionais.

Skye nasceu para brilhar. Ela sempre gostou de dançar (além de cantar) e tem talento de sobra. Seu sonho é fazer parte do universo glamoroso do K-pop e mostrar a sua arte para o mundo. E para isso acontecer, Skye resolve se inscrever em um reality show para mostrar a sua performance e competir para se tornar a nova estrela K-pop.

Entretanto, mesmo com o dom e querendo mostrar o seu desempenho com os treinamentos para competição; Skye precisará lidar com outro obstáculo: o preconceito para com o seu corpo. Entenda, ela não precisa de ninguém para aceitá-la e amá-la, pois ela já faz isso por si mesma. Mas existe muito preconceito na indústria musical (a começar pelos próprios jurados do programa). Então, Skye quer provar para todos (principalmente para sua mãe) que o perfil do seu corpo não a define e nem a determina o que pode ou não ser.

Sem dúvidas, Nasci para brilhar é uma história incrível e única sobre uma adolescente que luta contra os padrões impostos na cultura musical coreana. É extremamente difícil viver em uma sociedade que exige um “padrão definido” de beleza. Com pessoas que insistem, a todo instante, em dizer como você deve ser para que seja aceita socialmente. Skye me ensinou muito com a sua determinação

site: https://saidaminhalente.com/nasci-para-brilhar-5-licoes-que-aprendi-com-a-skye/

Mayanne Souza 09/11/2020

Skye nasceu para brilhar
O livro conta a história da protagonista Skye, de dezesseis anos, que entra para um programa de competição de Kpop chamada "Você é minha estrela brilhante", fazendo audição para canto e dança. Contudo, Skye precisa lidar com o preconceito das pessoas diante de seu corpo, e terá que provar para as pessoas, principalmente os jurados do programa e, o mais importante, sua mãe, que ser gorda não a impede de ser incrível, nem determina o que ela pode fazer ou não.

A história é linda, a protagonista é muito forte, não aguentaria metade do que ela passou, determinada e imponderadíssima, lutando contra padrões impostos na cultura musical coreana. A leitura é bem simples, trata de gordofobia, abusos emocionais familiares, bissexualidade e homofobia de uma forma simples e leve. Não vou mentir que parecia que estava lendo uma fanfic pelo romance clichê que a história aborda, me senti com 15 anos lendo minhas fanfics e morrendo de amores pelos personagens, e nessa história não foi diferente, mas a autora trouxe assuntos maravilhosos e mensagens motivadoras através de uma protagonista incrível e forte.

bruno 10/11/2020

Uma explosão de diversidade!
Começando que o livro retrata o universo coreano presente nos Estados Unidos

Segundo que a protagonista é plus size e bisexual

A teams se desenvolve com muita fluidez sem perder o fio da meada, se você quer ter um up ora se ama eu super indico.

As páginas são ótimas e a diagramação também!

A leitura é super gostosa e definitivamente esse livro exala o poder feminino e que dês de sempre nunca devemos julgar o livro pela capa!

Vocês precisam conhecer a Adele coreana!

Só perdeu uma estrela pelo romance óbvio que vem no decorrer do livro

Alnilan 16/11/2020

~3,75
Esse livro entrega tudo o que propõe; é um livro sobre uma competição de kpop, é inclusivo e tem algumas críticas a indústria do kpop e a sociedade também, com um romance fofo e uma personagem principal forte. A ideia é boa, a execução poderia ter sido melhor, no começo a escrita ainda não tava bem definida e algumas coisas podiam ter sido melhor desenvolvidas. Mas no geral gostei.
A Skye é muito forte e dedicada e simplesmente incrível, gosto muito do que ela representou e de como ela sabe que ela não deve nada a ninguém e que ela tem todo o direito de brilhar. A relação dela com a mãe dela foi muito interessante e bem triste de ver e até me identifiquei um pouco em alguns momentos.
O romance dela foi bem fofinho e bem adolescente, não teve dramas muito emocionantes, mas fez sentido e tinha química.
Eu já tinha noção de que o mundo de kpop é gordofóbico, colorista e machista, mas dá muita raiva de ver quão explícito e escroto ele consegue ser.
Meu conhecimento musical de kpop se limita a BTS e Wonder Girls, mas ouvi algumas das músicas que a autora citou e eram MUITO LEGAIS, não acredito que nunca tinha ouvido falar de Lee Hi, Ailee e Chung Ha antes desse livro.

Fabi | @ps.leitura 17/11/2020

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Sabe quando um livro te tira da zona de conforto, mas ao mesmo tempo, é capaz de conquistar em cada virar de página? Foi assim que me senti com Nasci Para Brilhar, esse lançamento da Plataforma 21 e escrito por Lyla Lee.

Aqui nós conhecemos a história da Haneul, mais conhecida como Skye Skin. Ela quer ser a nova estrela do K-pop, mas para que isso aconteça, ela terá que lidar com todos os "padrões" impostos pelos jurados do programa. Para eles, há uma regra a ser seguida: você não pode ser dançarina ou cantora se estiver acima do peso. Para essa indústria, segundo eles, é algo inaceitável.

Porém, mesmo enfrentando essa gordofobia dos jurados e até mesmo de muitos telespectadores, Skye tem esse enorme sonho e ela irá provar para a sociedade que não há regras para isso. Ela pode ser quem ela quiser ser, independente do que digam.

Quando finalmente entra para o reality show, ela terá treinamentos incontáveis, performances impressionantes e todo o drama por trás do programa. Mas, junto com ele, Skye encontrará amizades maravilhosas e toda a força necessária para continuar lutando por aquilo que sempre sonhou.

"Meninas gordas não sabem dançar. Não podem vestir cores vibrantes. Não devem chamar a atenção para si mesmas."⁠ Esse é o primeiro trecho do livro, logo quando iniciamos a leitura. Através dele, já conseguimos imaginar o impacto que esse livro terá ao longo de cada capítulo, né? E foi exatamente isso que aconteceu.

A autora Lyla Lee aborda muitas questões importantes ao longo da sua narrativa, como o bullying que Skye sempre enfrentou, a forma de buscar a representatividade para todas aquelas garotas que também tenham o mesmo sonho e mostrar que é possível superar qualquer preconceito. A autora também aborda sobre sexualidade e como Skye aprendeu a lidar com tudo isso, até mesmo por não ter o apoio necessário dentro de casa.

Esse último ponto foi o que mais mexeu comigo. Imagina você ter um grande sonho e as pessoas dentro da sua própria casa falando que você deveria desistir, pois não irá conseguir? É algo que machuca; que dói. Mas a força que a Skye tem é impressionante! Mesmo magoada e sem apoio, ela soube como construir a sua personalidade e com sua determinação, conseguiu entrar para o reality show e provar do que ela é capaz.

Outro ponto abordado em Nasci Para Brilhar, é a questão de comentários maldosos na internet. Me fez refletir em como as pessoas ficam tão "afiadas" em falar mal de alguém. Não pensa que ações geram reações e só querem saber de atacar e pronto. Isso é algo comum em nossa sociedade, mas que não deveria existir. Palavras machucam e ninguém sabe o quanto pode machucar a pessoa que está lendo aquilo.

Além disso, durante a obra, é perceptível como tudo o que aconteceu ao longo do programa só fortaleceu a Skye e provou que, apesar de existirem pessoas maldosas, existem pessoas maravilhosas e que estão dispostas a lutar com você e por você. As amizades que ela criou foi algo que marcou muito a sua trajetória.

E além de tudo que já foi comentado aqui, devo dizer que conhecemos mais sobre outra cultura. Eu confesso que nunca tinha lido nada da cultura coreana e isso foi uma baita surpresa para mim. Acabei me envolvendo de uma forma única com tudo que foi descrito e me conquistou bastante.

Apesar de amar um YA (young adult), confesso que esse livro acabou me tirando um pouco da zona de conforto e eu amei essa experiência. Nunca tinha lido nada no universo K-Pop e conhecer a trajetória dessa personagem incrível, foi realmente uma excelente experiência. Skye mostrou como é possível seguir seus sonhos, independente do que estão dizendo ou dos obstáculos que colocam no meio do caminho.

Então se você busca uma leitura rápida, viciante e com uma garota completamente empoderada, você com certeza precisa conhecer Nasci Para Brilhar.

site: https://www.psamoleitura.com/2020/11/resenha-nasci-para-brilhar-lyla-lee.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6