Nasci para brilhar

Nasci para brilhar Lyla Lee

Resenhas - NASCI PARA BRILHAR

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Surrender_Nih 27/10/2021

Kpop e Body Positive (e mais)
Eu conheci esse livro pelas postagens da menina que aparece na capa (que eu sigo no Instagram e faz covers de kpop incríveis) e logo fiquei curiosa para ler. Confesso que a leitura ficou um pouquinho abaixo das minhas expectativas, mas não a faz ser uma leitura ruim.

Skye é uma protagonista forte e cheia de si. Ela sabe quem é, o que quer, sabe que é bonita e que pode ir muito além do que falam pra ela. Na maior parte da leitura ela não se deixa ser diminuída pelos outros por conta do seu peso, de não ser uma menina padrão, e isso é muito importante. Essas lições que ela passa são necessárias e me fizeram ter uma outra visão sobre a autoestima e os problemas de aceitação com o próprio corpo que eu sinto.

Os elementos de kpop presentes no livro são ótimos, com explicações sobre termos e comportamentos que ajudam aqueles que não entendem muito do assunto. No entanto, acho que poderiam ter citados mais músicas, mas também não sei se era possível...

Tirando o foco do livro na mensagem sobre body positive, ele se torna um clichê mediano na maior parte do tempo (o que me fez dar 4 ao invés de 5 estrelas). Há todo o drama sobre o menino lindo que é famoso e a menina "popular" que é lindamente padrão e meio idiota (apesar de ter pouca aparição). Confesso que não curti nem um pouco o personagem do Henry Cho até metade do livro, mas ele me conquistou quando me passou outra visão sobre si que ultrapassou a superficialidade, apesar de continuar bem clichê.

O casal secundário ganhou meu coração todinho :)
perfeitas, nunca erraram!!

Outro ponto interessante do livro é a representatividade LGBTQIA+ que, mesmo não sendo o foco, esteve presente em diversos momentos do livro, com a própria protagonista sendo bissexual (apesar de não assumida), é triste que todos os personagens LGBTQIA+ tenham problemas com a família, mas esperado se pensarmos que são descendentes de coreanos (uma nação preconceituosa). Apesar de ter representatividade negra no livro, não acho que foi tão bem explorada quanto poderia, a Imani é uma personagem interessante e que tinha muito potencial para as poucas aparições que teve.

De qualquer forma, acho que foi uma leitura proveitosa e importante para mim!
Andrelisa 27/10/2021minha estante
Gostei muito desse livro

Surrender_Nih 28/10/2021minha estante
Esse livro toca pontos muito importantes de forma super fluida, é bom mesmo!!

Lucia | @lucia_esta_lendo 15/01/2021

Empoderamento e auto estima
Leitura leve e dinâmica, super gostosa e rápida de ler, pois você se sente envolvida na história.
A trama gira em torno de Skye, uma garota de 16 anos descendente de coreanos, gorda e bi. Ela se inscreve em uma competição de talentos de dança e canto e o livro se passa durante todo o tempo da competição.
Skye enfrenta gordofobia, bullying de jurada e competidores, hostilidade, inveja e abuso psicológico de uma mãe que não aceita ela ser gorda.
Nesse ambiente totalmente agressivo, ela conta com a ajuda e o apoio de suas amigas de escola e de um casal de competidoras, além da inesperada amizade que surge com Henry Cho, a sensação do momento.
Em suma, o livro é uma verdadeira aventura sobre empoderamento, auto estima e valorização pessoal.
Gonçalez_ 16/01/2021minha estante
Sua resenha me fez querer ler esse livro Kkkkkkkkk mais um pra lista

Paula 14/09/2020

Inspirador! E um banquete para fãs de dorama e kpop!
Que Romance Fofinho!!!
Primeiramente , achei muito bom ler um Livro com um combo de representatividade. A protagonista é asiática, gorda e LGBTQIA. Essa combinação é quase impossível de se encontrar em livros ou na mídia. Só nisso já me chamou a atenção. É muito importante a gente tem acesso a histórias com protagonistas com outros tipos de corpos e vivência. Sair da esfera hetero branco padrão.

Visto isso, eu amei o livro. Achei gostosinho e inspiradora as mensagens. Gostei como é colocado que pessoas gordas não são feias e merecem ser amadas. Iniciando pelo amor próprio. Mostra que mesmo a gente se amando, as palavras magoam também. Acho que isso pode mudar a cabeça de muitas pessoas que carregam preconceitos.

Gostei de toda a energia e perseverança da Skye. Amei os personagens de apoio, como as amigas de competição e o Henry.
Henry é um príncipe fofo!!!

Eu me lembrei muito de um dorama que assisti anos atrás chamado Dream High. Lá tem a protagonista gorda que canta hiper bem e a gordofobia. Infelizmente ela se coloca nos padrões impostos. E lembrar disso só me faz amar ainda mais a Skye.

A relação com a mãe é o ponto triste, mas achei todo debate e o final assertivo e importante.

Marília 14/09/2020

Quando vi a capa desse livro não achei que fosse gostar. Mas apesar de parecer meio superficial ele tem uma mensagem profunda principalmente no setembro amarelo.

Raquel.Euphrasio 17/09/2020

Sei lá... não me envolvi com a história, o livro tem muitas referencias que eu não me identifico e talvez tenha sido isso que não funcionou, o assunto tratado é muito importante e pensando no publico alvo muito necessário, mas achei didático demais em alguns momentos. Talvez esse não seja um livro jovem adulto para todas as idades. rs

Laine @pagesandseasons 19/09/2020

Representatividade e orgulho
Gostei bastante da forma com que a gordofobia foi abordada e da representatividade de gênero na obra. Como conhecedora da cultura, achei importante o foco da história no âmbito familiar para que os ocidentais conheçam não só o brilhantismo do K-pop, como também as falhas da cultura asiática.

Só acho que a autora poderia ter apresentado um leque maior de grupos de K-pop ao invés de repetir 15 vezes o mesmo grupo. Existem diversos grupos femininos e masculinos que ganharam o mundo e merecem destaque na literatura estrangeira.

My | @pagesandseasons 19/09/2020

Gostosinho de ler
Eu sou totalmente leiga na cultura asiática, então vou me contentar em dizer que gostei bastante da forma como a autora trabalhou com os costumes, comidas e músicas aqui.
Eu consegui aprender algumas coisinhas com a leitura.

Não é segredo para ninguém que isto aqui é um chichê hahah só de olhar a capa e a sinopse da pra saber. Achei o livro fofo e ótimo para sair da ressaca literária.
A escrita da autora é fluída e envolvente, sem contar que é cheia de diversidade, o que me agradou muito.

Nenhum assunto é realmente aprofundado, mas a forma como a autora falou sobre gordofobia, sobre se aceitar e ser feliz do jeitinho que você é foi muito responsável e bem representado.

A questão familiar dela com a mãe foi a parte que mais me irritou. Contudo, achei que a autora deu um tom realista para o relacionamento delas.

Foi uma leitura divertida e agradável, amei a Skye, a forma como ela se empoderou. Ela foi super corajosa em provar que seu corpo não é motivo de piadas e nem à priva de nada. Personagem maravilhosa e inspiradora!

Min 19/09/2020

Livro incrível!
Esse livro é sensacional! O tema abordado é um assunto muito importante! Adorei a forma que ele mostra a representatividade, autoaceitação, autoestima e empoderamento da personagem!!

Karol 24/09/2020

Nasci Para Brilhar
Gentee, que livro perfeito! Maravilhoso demais!!! O melhor livro sobre amor próprio e gordofobia que já li. Recomendo para qualquer um! Inspirador!

Hayra.Oliveira 28/09/2020

Livro da box de agosto do clube Turista Literário
Primeiramente gostaria de registrar que esse é um livro que eu nunca pararia para ler, pois não é o meu estilo e a princípio a história não me atraiu, porém por força do destino esse foi o primeiro livro enviado pelo clube de livros Turista Literário após a minha assinatura, e como eu havia feito um propósito pessoal de ler tudo que enviassem para "sair da zona do conforto", eu resolvi ler mesmo assim.

O livro é focado no público mais infanto-juvenil e por isso tem uma linguagem e história bem jovem, porém mesmo assim trata de temas bem interessantes e atuais até mesmo para quem é adulto, pois a autora conseguiu fugir do clichê que esses temas normalmente são tratados.

A personagem principal é uma adolescente de 16 anos que sofre com a "gordofobia" e no decorrer da leitura fica claro que o mais difícil não é ela se aceitar, mas fazer com que os outros a aceitem do jeito que ela é, sem toda a romantização que normalmente vemos na mídia.

Indico esse livro para quem convive com ou tem filhos adolescentes como uma fonte para compreender o universo e as coisas que os jovens de hoje em dia gostam, pensam, escutam...

Renata.Mieko 02/03/2024

Um livro fofinho...
Uma história de superação pessoal de uma menina inserida numa família extremamente retrógrada.

Wilza.Mary 29/09/2020

Perfeito
Livro super emocionante onde vemos a história da Skye.
Uma adolescente que luta contra o bullying. Seu sonho em dançar e cantar a faz se inscrever em um concurso de K-pop. Só que muitos desafios a encontram no percurso mas amizades também.

Recomendo

Cá Custódio 29/09/2020

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Skye Shin, uma menina de 16 anos que quer ser a nova estrela de K-pop, e para isso se inscreve em um reality show. Mas para sair vencedora, ela terá que enfrentar uma indústria gordofóbica, e principalmente, sua mãe que como uma “boa” coreana, acredita que para ser bonita, a mulher tem que ser magra.

A leitura fluiu super bem, é bem leve, com uma mensagem muito bacana, os conflitos da protagonista com a mãe, seus medos e aflições são extremamente importantes. O ponto forte do livro é essa força da Skye, asiática, considerada acima do peso para a indústria da beleza, bi-sexual, mas com talento de sobra, que se agarra a sua auto confiança para enfrentar seus problemas, verdadeira girl power. Fãs de k-pop tem tudo para amar. É um livro cheio de representatividade.

Confesso que não me identifiquei muito, pois se passa em um mundo na qual eu realmente pouco conheço, não me envolvi emocionalmente. O ponto positivo foi entender um pouco desse mundo coreano e do k-pop. Considerei mais um livro juvenil (que é a classificação na contracapa do livro: ficção juvenil) do que jovem adulto, ele é escrito de forma bem explicativa. Porém, valeu a leitura, li em poucos dias inclusive.

site: https://www.instagram.com/valeusis

Karol 01/10/2020

Determinação
Quanta nostalgia no momento da leitura!!
Muito bacana a garra que a personagem principal teve em busca de seus sonhos, ela não se deixou abalar nem mesmo por comentários de pessoas mais próximas, mostrando para todos que era capaz de conquistar sim, por mais que os "padrões" pré estabelecidos dissessem o contrário.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6