Nasci para brilhar

Nasci para brilhar Lyla Lee

Resenhas - NASCI PARA BRILHAR

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rosangela Max 07/08/2022

Uma mensagem importante com um mergulho no mundo do K-pop.
Precisava de uma leitura leve e despretensiosa e essa história me atendeu muito bem.
A autora fez um bom trabalho em abordar um tema importante como discriminação e bullying usando como representante uma personagem corajosa e sem papas na língua quando o assunto é lutar pelo seu sonho.
Apesar do tema tenso, a mensagem foi passada de forma clara e divertida e o ambiente K-pop facilitou isso.
É uma história juvenil e o apelo foi forte para esse público. Não espere por grandes acontecimentos
Para quem curte este mundo de doramas e BTS (eu sou uma que adoro) e gosta de ler vários tipos de história sem se preocupar com classificação etária, vai se distrair com a leitura.
Recomendo.

Eliane 30/06/2022

Amor próprio, superação!
Amei a história da Skye, uma menina plus size que aprendeu a se amar depois de enfrentar grandes obstáculos e que conquista a todos com sua garra, persistência e talento. Amei!!! ???

Surrender_Nih 27/10/2021

Kpop e Body Positive (e mais)
Eu conheci esse livro pelas postagens da menina que aparece na capa (que eu sigo no Instagram e faz covers de kpop incríveis) e logo fiquei curiosa para ler. Confesso que a leitura ficou um pouquinho abaixo das minhas expectativas, mas não a faz ser uma leitura ruim.

Skye é uma protagonista forte e cheia de si. Ela sabe quem é, o que quer, sabe que é bonita e que pode ir muito além do que falam pra ela. Na maior parte da leitura ela não se deixa ser diminuída pelos outros por conta do seu peso, de não ser uma menina padrão, e isso é muito importante. Essas lições que ela passa são necessárias e me fizeram ter uma outra visão sobre a autoestima e os problemas de aceitação com o próprio corpo que eu sinto.

Os elementos de kpop presentes no livro são ótimos, com explicações sobre termos e comportamentos que ajudam aqueles que não entendem muito do assunto. No entanto, acho que poderiam ter citados mais músicas, mas também não sei se era possível...

Tirando o foco do livro na mensagem sobre body positive, ele se torna um clichê mediano na maior parte do tempo (o que me fez dar 4 ao invés de 5 estrelas). Há todo o drama sobre o menino lindo que é famoso e a menina "popular" que é lindamente padrão e meio idiota (apesar de ter pouca aparição). Confesso que não curti nem um pouco o personagem do Henry Cho até metade do livro, mas ele me conquistou quando me passou outra visão sobre si que ultrapassou a superficialidade, apesar de continuar bem clichê.

O casal secundário ganhou meu coração todinho :)
perfeitas, nunca erraram!!

Outro ponto interessante do livro é a representatividade LGBTQIA+ que, mesmo não sendo o foco, esteve presente em diversos momentos do livro, com a própria protagonista sendo bissexual (apesar de não assumida), é triste que todos os personagens LGBTQIA+ tenham problemas com a família, mas esperado se pensarmos que são descendentes de coreanos (uma nação preconceituosa). Apesar de ter representatividade negra no livro, não acho que foi tão bem explorada quanto poderia, a Imani é uma personagem interessante e que tinha muito potencial para as poucas aparições que teve.

De qualquer forma, acho que foi uma leitura proveitosa e importante para mim!
Andrelisa 27/10/2021minha estante
Gostei muito desse livro

Surrender_Nih 28/10/2021minha estante
Esse livro toca pontos muito importantes de forma super fluida, é bom mesmo!!

Marília 14/09/2020

Quando vi a capa desse livro não achei que fosse gostar. Mas apesar de parecer meio superficial ele tem uma mensagem profunda principalmente no setembro amarelo.

Fabi | @ps.leitura 17/11/2020

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Sabe quando um livro te tira da zona de conforto, mas ao mesmo tempo, é capaz de conquistar em cada virar de página? Foi assim que me senti com Nasci Para Brilhar, esse lançamento da Plataforma 21 e escrito por Lyla Lee.

Aqui nós conhecemos a história da Haneul, mais conhecida como Skye Skin. Ela quer ser a nova estrela do K-pop, mas para que isso aconteça, ela terá que lidar com todos os "padrões" impostos pelos jurados do programa. Para eles, há uma regra a ser seguida: você não pode ser dançarina ou cantora se estiver acima do peso. Para essa indústria, segundo eles, é algo inaceitável.

Porém, mesmo enfrentando essa gordofobia dos jurados e até mesmo de muitos telespectadores, Skye tem esse enorme sonho e ela irá provar para a sociedade que não há regras para isso. Ela pode ser quem ela quiser ser, independente do que digam.

Quando finalmente entra para o reality show, ela terá treinamentos incontáveis, performances impressionantes e todo o drama por trás do programa. Mas, junto com ele, Skye encontrará amizades maravilhosas e toda a força necessária para continuar lutando por aquilo que sempre sonhou.

"Meninas gordas não sabem dançar. Não podem vestir cores vibrantes. Não devem chamar a atenção para si mesmas."⁠ Esse é o primeiro trecho do livro, logo quando iniciamos a leitura. Através dele, já conseguimos imaginar o impacto que esse livro terá ao longo de cada capítulo, né? E foi exatamente isso que aconteceu.

A autora Lyla Lee aborda muitas questões importantes ao longo da sua narrativa, como o bullying que Skye sempre enfrentou, a forma de buscar a representatividade para todas aquelas garotas que também tenham o mesmo sonho e mostrar que é possível superar qualquer preconceito. A autora também aborda sobre sexualidade e como Skye aprendeu a lidar com tudo isso, até mesmo por não ter o apoio necessário dentro de casa.

Esse último ponto foi o que mais mexeu comigo. Imagina você ter um grande sonho e as pessoas dentro da sua própria casa falando que você deveria desistir, pois não irá conseguir? É algo que machuca; que dói. Mas a força que a Skye tem é impressionante! Mesmo magoada e sem apoio, ela soube como construir a sua personalidade e com sua determinação, conseguiu entrar para o reality show e provar do que ela é capaz.

Outro ponto abordado em Nasci Para Brilhar, é a questão de comentários maldosos na internet. Me fez refletir em como as pessoas ficam tão "afiadas" em falar mal de alguém. Não pensa que ações geram reações e só querem saber de atacar e pronto. Isso é algo comum em nossa sociedade, mas que não deveria existir. Palavras machucam e ninguém sabe o quanto pode machucar a pessoa que está lendo aquilo.

Além disso, durante a obra, é perceptível como tudo o que aconteceu ao longo do programa só fortaleceu a Skye e provou que, apesar de existirem pessoas maldosas, existem pessoas maravilhosas e que estão dispostas a lutar com você e por você. As amizades que ela criou foi algo que marcou muito a sua trajetória.

E além de tudo que já foi comentado aqui, devo dizer que conhecemos mais sobre outra cultura. Eu confesso que nunca tinha lido nada da cultura coreana e isso foi uma baita surpresa para mim. Acabei me envolvendo de uma forma única com tudo que foi descrito e me conquistou bastante.

Apesar de amar um YA (young adult), confesso que esse livro acabou me tirando um pouco da zona de conforto e eu amei essa experiência. Nunca tinha lido nada no universo K-Pop e conhecer a trajetória dessa personagem incrível, foi realmente uma excelente experiência. Skye mostrou como é possível seguir seus sonhos, independente do que estão dizendo ou dos obstáculos que colocam no meio do caminho.

Então se você busca uma leitura rápida, viciante e com uma garota completamente empoderada, você com certeza precisa conhecer Nasci Para Brilhar.

site: https://www.psamoleitura.com/2020/11/resenha-nasci-para-brilhar-lyla-lee.html

Claudiapnm 24/11/2020

Beeeem bobinho. Mas achei que valeu a pena. Gostosinho de ler. Mas uma historinha adolescente, que flui. Quando vê, já acabou.

Yasmim Braga 10/12/2020

Indico muito
O que te motiva a correr atrás dos seus sonhos? Aqui na história, vamos conhecer a Skye, uma jovem que tem o sonho de seguir carreira na música. Ela ama dançar e ama cantar. Porém, ela está acima do peso e isso é um grande empecilho para ela. A indústria da música pede mulheres magras e modelos. Como já não bastasse isso, sua própria mãe a critica constantemente, dizendo o quanto ela seria melhor (em vários aspectos) se fosse magra. Representatividade: personagem coreana e bissexual? Temos. Casais não brancos? Temos também. Sei que muitas pessoas não ligam, mas acho importante começarmos a reparar se o que estamos consumindo, tem alguma representatividade, até porque, não existem somente pessoas brancas, héteros e magras. Temos uma grande diversidade que deve sim, ser explorada.A história gira em torno da música: e eu amei! Então, caso você curta música, de uma chance!Construção da história + narrativa: Fala sobre preconceito, homofobia, gordofobia, tem altas críticas. Contudo, tudo isso é abordado de uma forma leve e que te conquista. De uma chance a essa história fofa e leve. Tomara que a trajetória de Skye toque seu coração como tocou ao meu.

Milena - @enevoadaa 08/01/2021

NECESSÁRIO
Era uma das leituras que eu estava mais ansiosa para fazer e por mais que eu já soubesse sobre o que se tratava, ver uma personagem como a Skye ser totalmente fora dos padrões e bi entrando na industria do kpop, me deu um quentinho no coração de imaginar que muitas meninas que gordas e bi podem se inspirar nela e enfrentar o mundo para serem quem quiserem ser em qualquer lugar. Um livro muito importante, principalmente usando o kpop como cenário que é uma indústria muito padronizada, machista e preconceituosa. Acredito que isso está mudando e vai mudar com o tempo por conta das novas gerações e isso me deixa muito feliz.

Leia "Nasci para brilhar" não precisa saber e nem gostar de kpop, só leia e entenda a necessidade e importância da representatividade em todos os meios.

Danielle 26/11/2022

Li o livro em um dia na minha viagem e foi bem legal. Eu queria algo para me tirar do limbo de leituras, passar o tempo e ser bem fácil e atendeu as minhas expectativas.

Não sou leitora alvo e muitas coisas aqui já superei na vida então tento fazer uma resenha levantando esses pontos.

O livro é muito bom escrito bem fechadinho e coerente. Uma leitura de qualidade pra quem é adolescente. A protagonista não é sonsa ou chata como na maioria das histórias, se sente bem consigo mesma se entende, entende seus limites.

Eu conseguia imaginar todas as apresentações as roupas maquiagem e o corte e zoom da câmera haha

A história com o pai é bem fofa. Com as amigas também o que eu adorei.
Sem contar a representação gorda LGBT e asiática.
(E pra quem ama kpop preciso nem comentar, né?)
O livro entrega muito pelo gênero eu adoraria ter lido quando tinha uns 14 anos.
Super recomendo ?

Carol 19/04/2021

Muito mais que kpop
Quando o peguei para ler apenas queria algo para me distrair da terrível situação global (aka pandemia) e não esperava que a história me envolvesse tanto! A maioria dos personagens me cativaram, o enredo leve me distraiu e claro, como uma kpopper, adorei as referências durante a história (apesar de ser uma kpopper velha e já não conhecer alguns grupos novos) hahaha

Acho que Nasci Para Brilhar vai além de uma história sobre uma garota querendo alcançar seus sonhos e ser uma idol de kpop, o enredo aborda diversos temas importantes como a gordofobia, a bifobia, o fetichismo com amarelos e relacionamentos abusivos, e tudo isso torna a leitura muito rica e tocante.

Fico extremamente feliz lendo YAs que abordam temas de forma acessível que não eram tão discutidos até 5, 7, 10 anos atrás. E como uma mulher amarela, fico ainda mais feliz com histórias com protagonistas não-brancas, especialmente quando retratam várias partes que consigo identificar na minha vida. Com certeza esses livros me ajudariam muito e os teria aproveitado muito mais se eu os tivesse lido na minha pré-adolescência, mas fico grata que cada vez mais o espaço para esses livros vem crescendo e os próximos leitores podem aproveita-los :)

Jack 15/05/2021

Não sabia que precisava tanto dessa história até ler!
Parece raso no começo, mas não tem nada disso. Temas como: gordofobia e homofobia são discutidos de forma leve e divertida. A protagonista é muito corajosa e auto astral, ela da força para as pessoas.

Bia 23/07/2021

? Nasci para brilhar / Lyla Lee / 336 páginas / Nota: 5 ?????

Meu deus que historia mais incrível. A historia da Skye é simplesmente perfeita, no decorrer da historia você vai conhecendo mais sobre a Skye e o sonho dela, você vê as dificuldades que ela passa no decorrer da historia mais essas dificuldades não são suficientes para derruba-la e fazer ela desistir dos seus sonhos.

Esse livro com certeza é uma inspiração, você consegue ver como as pessoas são más só por causa dos padrões que uma pessoa tem que seguir para poder ser um cantora ou dançarina. Mas a Skye foi tão forte em se aceita do jeito que ela é. E tão forte por não ir pelas as cabeças das pessoas e mudar o corpo dela só para poder ser aceita.

As amigas delas são tudo, a apoiam e também tem o protagonista masculino o Henry, ele é tão fofo gente, me apaixonei por ele. No decorrer da historia nos conhecemos mais sobre ele e da historia dele e em como ele sofreu no passado dele com os amigos e com a família dele. Ele é tão forte, não tem como não se apaixonar por ele, e ele apoia tanto a Skye o relacionamento dos dois são tão fofos, que você deseja ter um relacionamento desse jeito. Os dois são muitos fofos juntos e sempre se apoiam.

Esse livro é incrível não tenho duvida, ele abordam tantos assuntos muitos bom que precisam ser falado mais.

Umas das coisas que me fez mais ter raiva nesse livro foi a mãe da Skye, o jeito que ela trata a Skye só por causa que ela é gorda, o jeito que ela critica a filha e diz para ela desistir dos seus sonhos foi tão revoltante. Porque a pessoa que mais devia apoia-la são os pais delas e a mãe dela nunca fez isso, ao contrario do pai dela que esteve do lado e apoio ela até o fim, o pai del.a é um fofo gente.

Adorei essa frase.

"Chorar não parece mais um ato de derrota, e sim uma libertação"

Mas a força da Skye é a melhor nesse livro o jeito que ela luta para conseguir seus sonhos é incrível, como ela não abaixou a cabeça dela para ninguém e nem mesmo para a mãe dela. Ela foi forte e mostrou para todo mundo que uma garota gorda pode cantar e dança no mundo do K-Pop. Simplesmente Incrível.

Esse livro é muito inspirador, faz você refletir bastante sobre muitas coisa, ele também ensina que você nunca deve desistir dos seus sonhos e nunca ir pelas cabeças das pessoas, que você deve se aceitar do seu jeito e que não tem nada de errado com você, não importa se você é gorda ou não, você é simplesmente perfeita do seu jeito. Então não liguem para o que as pessoas pensam de você, o que importa é você se ama e se aceitar do jeito que você é.

"Skye ela é sinônimo de Girl Power". ??

Então sim eu recomendo esse livro baste para ler, ele é muito bom e muito fofo, a inscrita dele é muito boa d se ler e quando você começa a lê-lo você não vai querer mais larga ele ate que você termine. Então leiam vocês não vão se arrepender.

Obrigada Lyla Lee por nos dar uma historia tão incrível e motivadora, muito obrigada mesmo por essa historia incrível. ?????

Matheus Torezani 23/10/2020

Muito bom!
Achei excelente esse livro! A maneira como a autora se esforçou para apresentar a dor do bullying e as dificuldades que as pessoas, que não estão dentro dos "padrões", passam na sociedade. Esse livro é um estímulo para aqueles que se rebaixam por opiniões preconceituosas com base na imagem da pessoa e não no talento em si. Recomendo!

clayci 01/11/2020

Aprendi tanto com a Skye
Ainda estou com dificuldades para expressar tudo o que senti enquanto lia Nasci para Brilhar. A leitura foi divertida, leve, emocionante e inspiradora. Temos uma protagonista (ou melhor dizendo, heroína) forte, determinada e empoderada. Lyla Lee conseguiu, de forma tênue, tratar questões relevantes envolvendo temas como: gordofobia, bissexualidade, assédio virtual, homofobia e abusos emocionais.

Skye nasceu para brilhar. Ela sempre gostou de dançar (além de cantar) e tem talento de sobra. Seu sonho é fazer parte do universo glamoroso do K-pop e mostrar a sua arte para o mundo. E para isso acontecer, Skye resolve se inscrever em um reality show para mostrar a sua performance e competir para se tornar a nova estrela K-pop.

Entretanto, mesmo com o dom e querendo mostrar o seu desempenho com os treinamentos para competição; Skye precisará lidar com outro obstáculo: o preconceito para com o seu corpo. Entenda, ela não precisa de ninguém para aceitá-la e amá-la, pois ela já faz isso por si mesma. Mas existe muito preconceito na indústria musical (a começar pelos próprios jurados do programa). Então, Skye quer provar para todos (principalmente para sua mãe) que o perfil do seu corpo não a define e nem a determina o que pode ou não ser.

Sem dúvidas, Nasci para brilhar é uma história incrível e única sobre uma adolescente que luta contra os padrões impostos na cultura musical coreana. É extremamente difícil viver em uma sociedade que exige um “padrão definido” de beleza. Com pessoas que insistem, a todo instante, em dizer como você deve ser para que seja aceita socialmente. Skye me ensinou muito com a sua determinação

site: https://saidaminhalente.com/nasci-para-brilhar-5-licoes-que-aprendi-com-a-skye/

Lucia | @lucia_esta_lendo 15/01/2021

Empoderamento e auto estima
Leitura leve e dinâmica, super gostosa e rápida de ler, pois você se sente envolvida na história.
A trama gira em torno de Skye, uma garota de 16 anos descendente de coreanos, gorda e bi. Ela se inscreve em uma competição de talentos de dança e canto e o livro se passa durante todo o tempo da competição.
Skye enfrenta gordofobia, bullying de jurada e competidores, hostilidade, inveja e abuso psicológico de uma mãe que não aceita ela ser gorda.
Nesse ambiente totalmente agressivo, ela conta com a ajuda e o apoio de suas amigas de escola e de um casal de competidoras, além da inesperada amizade que surge com Henry Cho, a sensação do momento.
Em suma, o livro é uma verdadeira aventura sobre empoderamento, auto estima e valorização pessoal.
Gonçalez_ 16/01/2021minha estante
Sua resenha me fez querer ler esse livro Kkkkkkkkk mais um pra lista

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6