Como Conquistar uma Dama

Como Conquistar uma Dama Gilmara Machado

Resenhas - Como Conquistar uma Dama

Renata Floro 12/03/2021

Leonardo Veiga, é uma homem charmoso e apaixonante, que é resposável por sua irmã mais nova e dono do jornal A coluna Portuguesa, sua grande paixão. Após perder sua noiva para o melhor amigo e começar a passar problemas com parceiros comerciais, Leonardo terá que enfrentar um casamento arranjado, que ele sabe que não é coisa mais fácil da vida. Do outro lado, temos a Senhorita Ermelinda Guimarães Bivar, uma jovem bem educada, que passou muito tempo nos salões de bailer observandos os solteiros de Lisboa, sem ser notada por nenhum. Ao saber que o pai a ofereceu em um negócio e que Leonardo aceito se casar com ela para manter seu jornal, ela passa a odia-lo.
Quando Leonardo e Ermilanda se isolam da capital para viver a sua lua de mel, terão que aprender a conviver, ele, descobrindo que a jovem com quem se casou é muito além do que mostra por fora, com uma lingua afiada e determinada a rejeita-lo, já ela descobre que Leonardo é um homem mais charmoso e doce do que ela imaginava, e terão que descobrir sozinhos, com seus choques de personalidades e conflitos se esse casamento poderá ir além dos negócios e evoluir para um amor.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Gilmara, que é uma autora parceira aqui do IG e eu gostei muito dessa história.A narrativa é muito fluida, leve e divertida, a autora deu voz a todos os personagens que surgiram na história sem deixar isso confuso ou cansativo. É o primeiro romance de época que eu li com casamento arranjado e eu gostei muito de como o romance de desenvolve, mas tenho que confessar que o meu personagem preferido foi o Leonardo, acabei achando a Ermelinda por muitas vezes um pouco imatura diante das situações, mas ainda assim ela me conquistou um pouco com o jeito dela, mas o Leonardo é excepcional!
Se você gosta de romance de época eu te recomendo muito a leitura desse livro, ele está disponível no KU e possui apenas 190 páginas, e vai te arrancar suspiros, risadas e aquecer o seu coração!

IG literario @laysaguiarbooks 17/02/2021

Um adorável romance cão e gato
Boa tarde, queridos leitores!
?Como conquistar uma dama
??@livrosdagilmara
?Disponível Kindle unlimited

?Leonardo foi um personagem no qual eu torcia para ele ter um final feliz por causa da desilusão amorosa que ele sofreu no livro de Lilian. Quando eu descobri que @livrosdagilmara escreveu um romance só para ele, eu não resistir e tive que pular alguns livros da minha lista só pra conhecer a história de Leo e Linda.
Nosso mocinho Leonardo Veiga é dono de um famoso Jornal ?A coluna portuguesa?. Depois de perder sua noiva para seu melhor amigo, ele é obrigado a aceitar um acordo de seu maior parceiro comercial, pois se não aceitasse colocaria em risco a existência do seu jornal.
Libertino, sedutor, bem humorado, ele vai usar todas suas táticas de sedução pra fazer seu casamento dá certo.

'' ??????? ??? ?? ???? ?? ????? ??? ?????????????? ?? ?????? ? ?? ???? ?????? ??? ????ç?? ??????, ?? ????????? ?? ??????? ??? ?????? ??? ???. ???????? ????, ??? ????????? ???? ?????ç?? ? ???. ''
Como todo pai bem intencionado, Gonçalo só queria um bom marido para sua adorável filha Ermelinda e seu sócio era uma boa escolha. Por isso o chantageou para aceitar o casamento com sua filha.
A nossa mocinha Ermelinda já gostava de Leonardo mesmo antes de serem apresentados. Ela acompanhava todos seus passos nos bailes e até mesmo nas suas escarpadas nos jardins. Ela não imaginava que seria esposa desse famoso libertino, mas as circunstâncias que levaram a essa união não passou de acordo, e ela se sentiu como uma moeda de troca. Linda vê o casamento como uma obrigação para Leonardo e pelo exemplo de infidelidade do pai ela condena Leonardo mesmo antes de o conhecer.
"???? ??? ????????? ??????? ?????? ?????? ??? ??? ???????? ???? ??????? ?????? ???? ??? ?? ????????. "
??????????
"? ???????? ? ??? "? ?????? ??????????" ???? ?????????? ??? ?? ?? ???? ????????? ??????????. ? ???????, ???, ?? ??? ??? ?? ????????? ??? ????? ??? ????."

??
Apesar de todos os esforços para afastar Leonardo, Linda acaba se apaixonado por ele.
O romance entre eles acontece aos poucos, e eu particularmente amei acompanhar essa evolução do casal. O casal tem uma química incrível, Leonardo roubou várias cenas, com aquela língua afiada proporcionando diálogos maravilhosos, ele consegue ser um sedutor adorável. Eu poderia dizer que ele tem todos os ingredientes que amo em um libertino irresistível.
Enfim, Como conquistar uma Dama é aquele romance cão e gato que a gente ama, quando se inicia a leitura é impossível parar de ler até chegar ao fim dessa adorável história.

_gmalu 07/02/2021

O problema do livro é a personagem principal. É uma menina extremamente chata, infantil, imatura, irritante e por vezes muito mal educada. Essa trama foi se arrastando até praticamente o final da história, quando o casal se resolveu não chegou a ser satisfatório o bastante para fazer valer à pena toda a raiva que passamos com Linda.

Leonardo tentava de todos os jeitos possíveis ser gentil, carinhoso, educado, queria ter uma relação boa com a esposa, chegou ao ponto de parecer um bobo, pois toda vez que fazia ou falava algo para ela, recebia só palavras rudes em troca.

A história tinha potencial, o que estraga é a personagem insuportável. Se ela tivesse aceitado antes - em uma das inúmeras tentativas de diálogo de Leonardo - tentar ter uma relação no mínimo aceitável com o marido, as coisas teriam sido diferentes, mas não, ficou nesse incessante joguinho para ver o quão birrenta e desagradável poderia ser.

Van Siqueira 09/10/2020

Resenha | Como conquistar uma dama de Gilmara Machado
Leonardo Veiga é um libertino, como a própria Ermelinda gosta de chamar, um homem de negócios. Dono de um jornal em Portugal, construiu uma boa vida para si e para sua irmã, quem ele ama muito e protege com todas as forças. Um golpe do destino, ou melhor um golpe de um parceiro comercial o obrigou a se casar com Ermelinda. E apesar de ser um casamento arranjado, ele vai procurar tornar esse casamento o mais feliz possível. Somente uma coisa pode atrapalhar ele de alcançar uma felicidade conjugal, a própria noiva.

Ermelinda está cansada de ter seu destino desenhado por seu pai, Gonçalo. Ela quer pelo menos uma vez poder decidir com quem passará o resto da vida. Mas isso lhe é arrancado e ele se vê obrigada a casar com o homem que ela mais quer na vida.

Ah, você acha que ela ficou feliz com essa notícia? Se fosse em outras circunstâncias ela amaria se casar com Leonardo, porém o pedido de casamento veio após um acordo entre seu pai e o tal dono do jornal.

Ódio é a definição do sentimento que ela passou a nutrir por seu “querido” marido. De personalidade forte, com um temperamento difícil de lidar, Linda, como gosta de ser chamada, vai tornar a vida de Leonardo um verdadeiro inferno.

O ressentimento que ela nutre pelo pai é enorme, uma mágoa tão profunda que gerou traumas. Ela teme que tudo que passou com o pai, se repita com Leonardo. E luta para mantê-lo afastado.

Leonardo por sua vez, é um santo. Sinceramente, o cara precisa ser canonizado, por que o que aguentou da Linda, não é pra qualquer um não. Respeitador, carinhoso, atencioso, cavalheiro, boa pinta, e por aí vai. Um homem perfeito.

Esse livro me trouxe um misto de sensações, tive raiva, muita raiva da mocinha, a chatice dela me deu vontade de dar uns tapas nela. Mas mesmo assim, sua força e determinação se sobressaem. Me apaixonei por Leo, sim somos íntimos já, o caráter dele é admirável.

O livro em si é muito bem escrito, a história é muito envolvente do tipo que começamos a ler e não conseguimos parar. Inclusive, eu estava fazendo leitura coletiva desse livro, porém a curiosidade para saber como tudo acabaria me fez adiantar a leitura e furar o cronograma.

Recomendo muito a leitura, um romance de época bem gostosinho e leve, pra ler rapidinho.

site: https://leituraseriada.wordpress.com/2020/09/23/resenha-como-conquistar-uma-dama-de-gilmara-machado/

um livro nos contou 08/10/2020

Resenha por instagram literário @umlivronoscontou
Começo esta resenha parabenizando a autora por essa obra. Eu, como fã de carteirinha de romances, principalmente de época, tive uma experiência maravilhosa enquanto lia a história.

Sabe aqueles casais que te instigam e deixam sedentos pelo momento em que finalmente se entregarão ao amor? Linda e Leonardo são exatamente assim. Uma dama com aparência gentil e tímida que esconde uma personalizada forte e decidida. Um homem sério e honrado, obcecado pelo trabalho e que esconde dentro de si um romântico incorrigível. Ambos cativantes a sua maneira.

Acompanhar o casamemto de Leo e Linda foi uma montanha russa de emoções! Sempre que eu pensava que finalmente Linda abriria espaço para que o marido pudesse conquistá-la, nossa mocinha me surpreendia com o quão arredia ela poderia ser. Admiro a persistência de Leonardo em tentar de tudo para fazer com que o casamento desse certo, haja paciência! Eu sei que os medos de Ermelinda são justificáveis, porém acredito que em alguns momentos tudo o que ela fazia era comportar-se feito criança. Ela desejava o marido e tinha medo de assumir os riscos(quem não desejaria, não é mesmo?). O que a levou a criar discussões diárias.

Leonardo não fica atrás no quesito "tentar fazer com que dê certo e falhar miseravelmente". Ôh mocinho para apurrinhar os outros! Adoro quando o mocinho gosta de irritar sua parceira pelo prazer de vê-la com sangue nos olhos, só que, em alguns casos esse pode ser o pior tipo de abordagem. Leo perseguia a esposa e a torturava com seus joguetes de sedução dia sim, e o outro também! (Ai senhor se meu pobre coração não aguenta tanta "seducência", quem dirá o da Ermelinda).

Algo que me incomodou foi não ter uma explicação melhor sobre a relação de Linda com seu pai, gostaria de entender melhor o que aconteceu entre ambos e o que a levou a perdoá-lo mais depressa do que eu imaginei. Assim como o comportamento dele mudar de repente. Outro ponto a se pensar também, é sobre o epílogo, ele não mata nossa vontade de saber sobre o que acontece depois do "felizes para sempre" fiquei com a sensação de não ter tido o suficiente sobre o casal.
Por fim, esse é um romance de dar água na boca! Amei infinito mais um.

site: INSTAGRAM @umlivronoscontou

Fran Kukuty 29/09/2020

Leonardo Veiga é o dono de um jornal de sucesso e após uma decepção amorosa, casamento não está em seus planos; porém, quando seu + importante parceiro comercial condiciona o seu apoio ao casamento de Leonardo com a filha, Ermelinda, ele não encontra outra saída.

𝓜𝓪𝓼 𝓬𝓪𝓼𝓪𝓶𝓮𝓷𝓽𝓸 𝓽𝓮𝓶 2 𝓵𝓪𝓭𝓸𝓼, 𝓬𝓮𝓻𝓽𝓸? No caso, a noiva, Ermelinda fica muito irritada por ser "moeda de troca" do pai e + ainda, com o esposo que cedeu a chantagem. Ela até chegou a nutrir certo encantamento por Leonardo, ao vê-lo nos bailes, mas isso desaparece com a revolta diante da negociação comercial que envolveu o matrimônio.Ermelinda está resoluta em provar sua insatisfação e não cederá a situação, desafiando Leonardo a descobrir "𝓒𝓸𝓶𝓸 𝓬𝓸𝓷𝓺𝓾𝓲𝓼𝓽𝓪𝓻 𝓾𝓶𝓪 𝓭𝓪𝓶𝓪".

O livro é um romance de época, com tema central no 𝒄𝒂𝒔𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒑𝒐𝒓 𝒄𝒐𝒏𝒗𝒆𝒏𝒊ê𝒏𝒄𝒊𝒂 + um toque de 𝒄ã𝒐 𝒆 𝒈𝒂𝒕𝒐, temos farpas trocadas entre o casal, diálogos engraçados, cenas em que você quer torcer o pescoço de alguém e outras fofas, com frases arrebatadoras! A autora desenvolveu a trama de uma forma intrigante, pois me vi em contradição a todo tempo!

𝓔𝔁𝓹𝓵𝓲𝓬𝓸:  mesmo entendendo a Ermelinda, quis bater nela pela tenacidade e hostilidade adotada ao tratar Leonardo. E mesmo caindo de amores por Leonardo, um típico mocinho do gênero, também me indignei com algumas condutas que teve ao tentar romper as barreiras de Ermelinda!  Ainda, quando eu achava que tinha definido algum personagem, surgia uma informação nova, me fazendo entender melhor seu comportamento e "passar pano" para o que fez na trama. O que revela a qualidade da escrita, que interliga os fatos com muita coerência.

Por fim, um trechinho divertido do livro:

"(...) 𝐿𝒾𝓈𝓉𝒶 𝟣 - 𝑀𝑜𝓉𝒾𝓋𝑜𝓈 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝑒𝓈𝓆𝓊𝑒𝒸𝑒𝓇 𝓆𝓊𝑒 𝑒𝓈𝓉𝑜𝓊 𝓃𝒶 𝒸𝒶𝓂𝒶 𝒸𝑜𝓂 𝓂𝑒𝓊 𝓂𝒶𝓇𝒾𝒹𝑜
𝟣- 𝐸𝓁𝑒 𝓃ã𝑜 𝓅𝑜𝒹𝑒 𝓂𝑒 𝓋𝑒𝓇 𝒸𝑜𝓂 𝑒𝓈𝓈𝒶 𝒸𝒶𝓂𝒾𝓈𝑜𝓁𝒶
𝟤- 𝒮𝑒 𝑒𝓁𝑒 𝓂𝑒 𝓋𝑒𝓇 𝒸𝑜𝓂 𝑒𝓈𝓈𝒶 𝒸𝒶𝓂𝒾𝓈𝑜𝓁𝒶 𝓋𝒶𝒾 𝓆𝓊𝑒𝓇𝑒𝓇 𝓉𝒾𝓇á-𝓁𝒶
𝟥- 𝒮𝑒 𝑒𝓁𝑒 𝓉𝒾𝓇𝒶𝓇 𝒶 𝓂𝒾𝓃𝒽𝒶 𝒸𝒶𝓂𝒾𝓈𝑜𝓁𝒶 𝑒𝓈𝓉𝒶𝓇𝑒𝒾 𝓅𝑒𝓇𝒹𝒾𝒹𝒶
𝟦- 𝒫𝒶𝓇𝒶𝓇 𝒹𝑒 𝓅𝑒𝓃𝓈𝒶𝓇 𝓃𝑒𝓈𝓈𝒶 𝓁𝒾𝓈𝓉𝒶 𝑜𝓊 𝑒𝓊 𝓂𝑒𝓈𝓂𝒶 𝓉𝒾𝓇𝒶𝓇𝑒𝒾 𝑒𝓈𝓈𝒶 𝒸𝒶𝓂𝒾𝓈𝑜𝓁𝒶 "

Patrícia mpaa 29/09/2020

Os dois primeiros capítulos são instigantes, eu realmente estava entusiasmada. Mas passou o terceiro, quarto, quinto capítulo e nada acontecia além das previsíveis brigas do casal, ou melhor, as pirraças da mocinha. Isso se arrastou para além da metade do livro.

Apesar de entender a posição da Ermelinda, seus traumas e medos, é inegável que ela foi extremamente chata quase que o livro inteiro, brigava por coisas supérfluas, não se permitia entabular uma conversa minimamente adulta com o Leonardo. A imaturidade da protagonista foi desgastante, não apenas para o leitor, mas para o desenvolvimento do romance entre eles, que diga-se de passagem foi trabalhado muito tardiamente. Foi dedicado demasiado tempo para as brigas e pouquíssimo para o afeto.

Após a cena de reconciliação, que ao meu ver foi forçada e abrupta, tudo foi bastante corrido e o livro termina justamente quando fica interessante. Enquanto metade do início foi fatigante por ser repetitivo, o final deixou a desejar por ser um pouco brusco. Eu queria degustar mais da harmonia do casal, sentir alguma cumplicidade entre eles.

O ponto forte do livro é o protagonista, o Leonardo é irresistível. Tem sempre uma resposta na ponta da língua, é de uma sensualidade deliciosa, tem um poder de sedução ímpar. Entretanto, senti falta de um pouco de atitude, ele foi excessivamente paciente com as histerias e paranóias da esposa.

Embora não tenha gostado do desenvolvimento da história, gostei da escrita da autora, algumas falas, principalmente do Leonardo, são muito interessantes, tanto pela beleza do texto, quanto pela sensatez do personagem em dizê-las. Ela tem um grande potencial, consegue construir uma ambientação capaz de nos transportar para a época onde se passa a história.