A república das milícias

A república das milícias Bruno Paes Manso

Resenhas - A República das Milícias

Reis 19/07/2021minha estante
Curti bastante a parte da análise de quando se refere a questão da defesa da institucionalidade, ou mais especificamente do Estado Democrático de Direito para a parcela mais desfavorecida e marginalizada da sociedade, sim de fato, soa como um escárnio, já que lá não há democracia mais sim um pequenos potentados, tiranias chefiadas por criminosos, que no caso principalmente das milícias, são canceladas pelo Estado. Não é Estado paralelo, mas sim leiloado, apodrecido...

E sobre a questão da ditadura e criminalidade, recomendo a leitura de Os Porões da Contravenção do jornalista, Aloy Jupiara. A obra aborda a relação do jogo do bicho com a repressão do período 64-85.

Larissa 25/07/2021minha estante
Opa, valeu pela dica!

Reis 26/07/2021minha estante
Nossa que fofa vc... Vou querer uma resenha/debate sobre a obra hein, heheheh...

Laianny Almeida 15/07/2021

Bolsonaro representa a tristeza de um país que não aconteceu
Quem tem o desejo de conhecer uma parte desse país deve ler este livro. O Rio de Janeiro é parte de um grande todo que hoje representa o Brasil. O país em que o povo decidiu acreditar que o crime compensa que se feito em defesa de alguns.
O livro é um roteiro das milícias que ocupam o Rio, seu início e ampliação e aponta como alguns se envolveram e lucram com isso.

É uma leitura necessária!
Sandrað· 15/07/2021minha estante
Leitura necessária nos dias de hj

Laianny Almeida 16/07/2021minha estante
Sim! Muito .

Jeff_Rodrigo 09/10/2023

Visceral e esclarecedor. Máfia, milícia, tráfico e polícia carniceira são mais do que figuras que se sobrepõem sobre um território com múltiplas características físicas, culturais e socioeconômicas. Representam, sobretudo, organismos que se proliferam sobre a carcaça de um Estado falido (incapaz de defender quem mora no morro, pronto para defender a propriedade privada de quem mora no asfalto). Diz muito sobre o Brasil de 2018 pra cá.
Sra. Star Wars 09/10/2023minha estante
Escreveu bonito ?

Jeff_Rodrigo 10/10/2023minha estante
Obrigado! :)

Bruninha 20/03/2021

Necessário
Começou muito bem, com uma história envolvente, mas, no meio do caminho, achei meio chato. Os fatos não são organizados em ordem cronológica, oq me dificultou um pouco a leitura, pq são muitos detalhes. Mas perseverei e fui até o final, rs. Depois achei a obra boa, interessante e necessária. Mas, como todo relacionamento q vale a pena, tem uns quebra-molas aí no meio do caminho rs!
Paola 25/03/2021minha estante
A leitura é fluida?

Bruninha 26/03/2021minha estante
Oi Paola! Não eh não! Tiveram momentos q me dava vontade de anotar, não só de grifar, pra não me perder no emaranhado de personagens. E a história não tem uma cronologia exata. Livro bom, porém, arrastado! ?

Tatiane 26/10/2021

Impossível parar de ler. Embora não seja ingênua e já soubesse de muitas coisas que aparecem no livro, é, simplesmente, estarrecedor, sufocante e desesperador ver em que buraco estamos. Leitura mais que obrigatória e necessária. Onde vamos parar?!
Vou agora ouvir o podcast de mesmo nome (República das milícias) disponível no Deezer e na GloboPlay. Parece que é bem legal também.
Alexandre 27/10/2021minha estante
Vc não vai se arrepender de ouvir o podcast, Tatiane. Vou começar o último episódio. O podcast não é só um resumo do livro. Ele inclui entrevistas com pessoas que nem estão no livro, o que enriquece demais as reflexões. Sou fã do Bruno Paes Manso. Super necessário o podcast também! Boa audição.

Mateus.Bispo 31/12/2020

Leitura relevante para entender o submundo do crime de policiais e políticos no Rio de Janeiro. Bruno Paes Manso é um nome considerável como repórter criminal o seu primeiro livro traduz, para pessoas comuns, como o crime organizado ganhou tanto espaço no Brasil, principalmente em São Paulo. Além do raio-x do envolvimento da família Bolsonaro com as milícias. Uma análise minuciosa da criminalidade carioca.
Carla.Purcino 08/02/2021minha estante
Não é o primeiro livro dele. Ele já escreveu sobre o PCC anteriormente.

Professor Eddie 01/06/2021

Necessário
Quando falo para meus alunos que podemos utilizar livros de quase qualquer assunto como fonte histórica, é de livros como esse que eu tô falando.

O livro percorre desde os tempos dos bicheiros até o domínio das milícias no Riode Janeiro. É primoroso ver como o autor costura a formação dos grupos paramilitares, traçando tanto sua formação quanto a guerra com o crime organizado.

Também é interessante notar que vários nomes citados no livro são velhos conhecidos nas notícias. Além de deixar claro de onde vem o crescimento político da família Bolsonaro no RJ.

Essa é uma leitura necessária para entender nossa realidade, entender o estado em que estou vivendo e acreditar ainda mais que o #elenão não deve ser reeleito.

#lerfazbem
#elenao
#historia
Dadá 11/06/2021minha estante
Estamos presenciando um tempo de medo e terror que espero q termine em 2022...da até medo de postar algo a respeito

Marcianeysa 07/04/2023

" A violência, quando aclamada como solução, alerta para a fragilidade do pacto, abrindo espaço para ruptura e guerra fraticida"

Livro excelente, que, didaticamente, expõe a degradação do Rio de Janeiro, dominado pela violência e como essa violência levou ao poder Bolsonaro e seus asseclas.
Edson 07/04/2023minha estante
Apesar do caos que trouxe para o país, é triste perceber o quanto isso transformou pessoas em animais! Dá medo falar sobre política hoje em dia em qualquer canto do Brasil. O que o ser humano tem de pior dentro de si, bastou aparecer alguém que representasse isso pra que a imundície saísse dos esgotos e andasse pelas ruas como se fosse gente normal.
Amei sua resenha!

Lucas 07/05/2021

Livro excelente. Leitura obrigatória para todo brasileiro.
Para entender desde os esquadrões da morte até a corrupção e como isso tudo está ligado aos políticos que estão no poder hoje em dia no país. Leitura indispensável para todo brasileiro entender como o Estado sempre foi negligente com comunidades mais pobres e como isso acabou gerando forças paramilitares independentes com suas próprias leis. Crimes gravíssimos que a população como um todo não deveria deixar passar. Bruno Paes Manso faz uma pesquisa bibliográfica e usa entrevistas para desenrolar um fio que nos leva para vários lados do crime do Rio de Janeiro até Brasília.

A obra traz informações essenciais para entender ainda as maiores facções criminosas do país, a morte de políticos importantes; e como Donald Trump e Bolsonaro conseguiram se eleger com gurus digitais. Por fim, ainda nos ajuda a entender como tudo isso que mencionei sempre chega até o Palácio do Planalto.

As Milícias são organizações brasileiras independentes muito bem instaladas no país e todo brasileiro deveria ler esse livro para entender o que são e como isso afeta nosso dia a dia e as eleições de diversos representantes políticos no nas nossas cidades e no nosso país.
Henrique 15/05/2022minha estante
Colocação perfeita.
Já se sabe qual a raiz do problema do Rio de Janeiro, basta coragem para combater.
Eu começaria pelo jogo do bicho.

Marina 02/02/2021

Uau, esse livro deveria ser obrigatório nas escolas
Didático, necessário, super informativo e tranquilo de ler.
Como carioca me senti até envergonhada do quão ignorante eu sou sobre temas tão próximos da minha realidade. Entender as lógicas internas das milícias, PM, grupos militares de ultra direita nos permite compreender o nosso estado e atualmente também o nosso país.
Recomendo ler, reler e estudar esse livro. Se a gente conhecesse direito a nossa história tenho certeza de que viveríamos em um país melhor.
Ana 03/02/2021minha estante
Excelente resenha! Já quero ler, sinto que conhecer mais da nossa história "não oficial" é fascinante e necessário. Amei!

Thiago.Silva 21/11/2020

Essencial
Impressionante trabalho jornalistico e historiográfico que contextualiza e explica as origens da atual condição do crime organizado no Rio de Janeiro e suas conexões com as instituições do Estado brasileiro.

Todo fluminense deve ler esse livro.

Marcia.Moutinho 13/04/2024

Excelente reportagem sobre a expansão do crime organizado no Rio de Janeiro. Sempre soube das relações espúrias entre alguns representantes do estado e o crime organizado na Cidade Maravilhosa, cresci lá e vivi diariamente o que Bruno relata no livro. Mas sempre foi mais uma sensação pessoal sobre a profunda simbiose entre o estado e o crime organizado do que uma consciência sobre o problema real e concreto. Ler sobre o assunto, com fatos, nomes, datas e locais muito bem determinados e definidos foi uma experiência ímpar. Bruno retira o véu da hipocrisia e revela uma cidade refém de toda sorte de criminosos : milicianos, traficantes, atacadistas de drogas e armas, policiais e ex-policiais corruptos, além de representantes do estado sem nenhuma condição de enfrentar o problema real que ultrapassa, e muito, questões de segurança pública. Recomendo a leitura para todos aqueles que desejam um mundo melhor para hoje e para o futuro. Sem entender essas relações e acreditando que, por definição, a polícia é imaculada, que bandido bom é bandido
morto e que morador de comunidade é sempre bandido, jamais teremos paz.

Guima 01/02/2021

Excelente livro todos que tem interesse em segurança pública devem ler esse livro, que apresenta muito bem a construção criminal no Rio de Janeiro, mostrando todas as interseções com as várias organizações criminosas, e que o sistema não está errado, ele foi criado para ser assim.

Cristiano.Goes 13/02/2021

A República das milícias
Este livro é essencial para compreender a atual situação verificada no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. O avanço das milícias configura-se como um dos principais problemas brasileiros, notadamente na área de segurança. Livro de fácil leitura e escrito de forma atraente.