A república das milícias

A república das milícias Bruno Paes Manso

Resenhas - A República das Milícias

Mateus.Bispo 31/12/2020

Leitura relevante para entender o submundo do crime de policiais e políticos no Rio de Janeiro. Bruno Paes Manso é um nome considerável como repórter criminal o seu primeiro livro traduz, para pessoas comuns, como o crime organizado ganhou tanto espaço no Brasil, principalmente em São Paulo. Além do raio-x do envolvimento da família Bolsonaro com as milícias. Uma análise minuciosa da criminalidade carioca.
Carla.Purcino 08/02/2021minha estante
Não é o primeiro livro dele. Ele já escreveu sobre o PCC anteriormente.

Paulinha 16/02/2022

O autor consegue reconstruir o histórico do problema crônico da grande criminalidade carioca, até a sua conformação atual, formada pela contravenção, tráfico, milícia, polícia e políticos. A complexidade das inter-relações e superposições dos atores sociais envolvidos tornam a tarefa da compreensão do fenômeno um grande desafio, algo que o autor Bruno Paes Manso consegue com afinada competência. Os registros que coleta de fontes primárias são documentos que atestam o vazio da grande maioria dos debates sobre a criminalidade organizada feitos no Brasil. Não à toa o jornalista integra centro de pesquisa da USP o tema. Tem propriedade para isso.

O livro atende ao público especializado e ao leitor em geral interessado pela temática. Leitura mais do que recomendada.

Claudio 05/11/2021

Capital do sangue quente do pior do Brasil
Um relato jornalístico minucioso que vai da origem das milícias até a eleição de um presidente miliciano. São palavras duríssimas sobre um cotidiano violento.
É um relato fundamental pra se entender o Rio de Janeiro e até o Brasil de hoje.

ZePPa 26/02/2022

ja havia lido o livro do bruno sobre o PCC e esse é muito bom tambem ajuda a mostrar como o crime e a politica andam de maos dadas no brasil e ainda se autodenoinam como salvadores da patria. nota 10

Alysson 03/10/2021

Bandidos de Cristo, pagar arregos, TCP, CV, milícias, esquadrões da morte... E como tudo isso se interliga ao presidente Bolsonaro.

É estranho chegar ao fim pois ele parece uma obra de ficção, mas quando tu olha pela janela percebe que aquilo faz parte do dia a dia de muitas famílias no Brasil. ?

Lucas 07/05/2021

Livro excelente. Leitura obrigatória para todo brasileiro.
Para entender desde os esquadrões da morte até a corrupção e como isso tudo está ligado aos políticos que estão no poder hoje em dia no país. Leitura indispensável para todo brasileiro entender como o Estado sempre foi negligente com comunidades mais pobres e como isso acabou gerando forças paramilitares independentes com suas próprias leis. Crimes gravíssimos que a população como um todo não deveria deixar passar. Bruno Paes Manso faz uma pesquisa bibliográfica e usa entrevistas para desenrolar um fio que nos leva para vários lados do crime do Rio de Janeiro até Brasília.

A obra traz informações essenciais para entender ainda as maiores facções criminosas do país, a morte de políticos importantes; e como Donald Trump e Bolsonaro conseguiram se eleger com gurus digitais. Por fim, ainda nos ajuda a entender como tudo isso que mencionei sempre chega até o Palácio do Planalto.

As Milícias são organizações brasileiras independentes muito bem instaladas no país e todo brasileiro deveria ler esse livro para entender o que são e como isso afeta nosso dia a dia e as eleições de diversos representantes políticos no nas nossas cidades e no nosso país.
Henrique 15/05/2022minha estante
Colocação perfeita.
Já se sabe qual a raiz do problema do Rio de Janeiro, basta coragem para combater.
Eu começaria pelo jogo do bicho.

Gustota 11/04/2021

O livro mais recomendado pra entender o que estamos vivendo
Nos últimos quatro anos eu li tudo que estava saindo a respeito desse estranho e bizarro movimento conservador e populista do Brasil. Como o assunto é quente e sua construção é feita nos pontos abissais da internet e de porões militares, era todo um mundo novo que se revelava pra gente. A sede por tentar responder à demanda de intereses gerou muita literatura medíocre ou redundante, geralmente abordando o olavismo, o gabinete do ódio, a extrema direita internacional, etc. Esse livro é rico porque aborda o lado da formação policial/miliciana do movimento, da mentalidade punitivista e das associações espúrias entre a política, a violência higienista social e a ética evangélica. Bolsonaro não é o centro da análise, mas visto como consequência das transformações e tensões sociais que vieram a questionar o pacto de redemocratização do final da década de 80. Se tivesse que indicar um livro pra entender esses tempos que vivemos, indicaria esse.

Flávio 31/10/2021

Um retrato do Brasil
O livro mostra o retrato do que é o rio de janeiro, e como um presidente está transformando um país inteiro em um "rio de janeiro". Um estado falido, que tem como projeto um estado caótico, e que transforma a justiça institucional em "justiça com as próprias mãos". A catástrofe que vivemos hoje, chamada Brasil, não é fruto de incompetência, é projeto de poder. Recomendo assistir junto a leitura deste livro os filmes, Tropa de elite um e o 2.

Paulo 04/08/2022

Essencial para entender esse momento do país
Esse livro faz um resgate histórico da ascensão do poder de esquadrões da morte nos anos 60, passando pelo traficantes nos anos 80 até chegar à ascensão dos milicianos. Todo esse cenário possibilitou a ascensão do Bozo à presidência com o lema de destruir valores e instituições.
O trágico resultado está aí, mas o autor encerra o livro com chamados para que possamos voltar aos trilhos.

victoria 20/06/2022

Leitura obrigatória.
O livro relata todo o processo de formação e desenvolvimento das milícias e mostra como hoje, a milícia e a política andam juntas. Explora as relações entre grupos de extermínio, o crime ultraorganizado em torno dos jogos de azar, políticos e militares na organização do combate às esquerdas no Rio de Janeiro e além.

Fala sobre como controlar territórios é infinitamente mais lucrativo do que simplesmente praticar o narcotráfico e como esse controle tão eficaz exercido pelos milicianos só é possível a partir de uma ampla colaboração entre os criminosos e as várias forças dentro do Estado.

"Como dizia Darcy Ribeiro, somos ainda "um povo em ser", na dura tarefa de encontrar o destino; há um país em busca de uma teoria sobre si mesmo, que em vez de olhar p/ fora [... ], precisa olhar p/ dentro e compreender melhor quem é."

Sandrað· 04/06/2021

Leitura necessária
O livro de Bruno Paes Manso traz um raio x cru do que é o Rio de Janeiro e a política atual.
Nesse livro, ele explica como os paramilitares aproveitaram o vácuo deixado pelo Estado para tomar conta do Estado do Rio batendo armas e poder com os traficantes. E nisso tudo, como surgiram as ligações de alguns desses grupos com a família Bolsonaro e até mesmo os percalços que envolvem o assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, cujos matadores foram encontrados no seio da milícia, mas os mandantes nunca foram identificados.
Essa é uma leitura extremamente necessária para entendermos como pessoas do tipo da família Bolsonaro, assim como o próprio, são eleitos, e o perigo que isso representa. E mais ainda, um livro para entender a nossa atualidade e porquê precisamos rumar para um caminho diferente.

Tatiane 26/10/2021

Impossível parar de ler. Embora não seja ingênua e já soubesse de muitas coisas que aparecem no livro, é, simplesmente, estarrecedor, sufocante e desesperador ver em que buraco estamos. Leitura mais que obrigatória e necessária. Onde vamos parar?!
Vou agora ouvir o podcast de mesmo nome (República das milícias) disponível no Deezer e na GloboPlay. Parece que é bem legal também.
Alexandre 27/10/2021minha estante
Vc não vai se arrepender de ouvir o podcast, Tatiane. Vou começar o último episódio. O podcast não é só um resumo do livro. Ele inclui entrevistas com pessoas que nem estão no livro, o que enriquece demais as reflexões. Sou fã do Bruno Paes Manso. Super necessário o podcast também! Boa audição.

Laianny Almeida 15/07/2021

Bolsonaro representa a tristeza de um país que não aconteceu
Quem tem o desejo de conhecer uma parte desse país deve ler este livro. O Rio de Janeiro é parte de um grande todo que hoje representa o Brasil. O país em que o povo decidiu acreditar que o crime compensa que se feito em defesa de alguns.
O livro é um roteiro das milícias que ocupam o Rio, seu início e ampliação e aponta como alguns se envolveram e lucram com isso.

É uma leitura necessária!
Sandrað· 15/07/2021minha estante
Leitura necessária nos dias de hj

Laianny Almeida 16/07/2021minha estante
Sim! Muito .

Francisco 19/04/2021

O Livro faz um apanhado histórico do surgimento das milícias e grupos de extermínio no estado do Rio de Janeiro e como essas facções são beneficiadas com a ascensão de Bolsonaro à presidência da república, parte que poderia ser mais explorada.

Igor13 30/03/2021

"Um povo sem ser."
Achei difícil falar aqui só sobre esse livro sem extrapolar pra outras discussões. Serei sucinto porque sei que o tema desperta paixões.

O título acima, trecho retirado bem no final do livro, de Darcy Ribeiro, remeteu-me a um comentário que fiz em 2013 quando estudava fora do Brasil e falei para um grupo de estudantes estrangeiros de diversos países que o Brasil era um "country, but not a nation".

O livro é bom e recomendo. Quem for do Rio de Janeiro, como eu, vai entender melhor as 'ditaduras' paramilitares em certos bairros e o elevado nível de violência da sociedade como um todo. Pelo menos pra mim, o livro me entusiasmou para encarar a leitura de diversos outros sobre assuntos relacionados, como as perseguições na ditadura de 64, papel dos bicheiros/máfia no Brasil e biografias de políticos.