A boa filha

A boa filha Karin Slaughter

Resenhas -

Val 12/09/2022

A boa filha está em casa
Romances policiais, via de regra, envolvem sempre um criminoso, policiais e investigadores como protagonistas. Não é o caso, por exemplo, do livro A Boa Filha, da norte-americana Karin Slaughter. Nesta obra, a autora nos enreda num clima de desespero cruciante logo no início do livro, não por uma, mas por duas sequências descritivas diferenciadas do mesmo fato, após a narrativa de um brando e corriqueiro cenário familiar. E como num degradê literário invertido, o fato volta a ser relatado quase ao final da obra, numa riqueza de detalhes dramáticos que dificilmente o leitor deixará de se emocionar.
Sim, logo no início o leitor perde o fôlego. Como num tropeção, ele cai de um universo regular para um profundo e assombrador mundo de horrores, pelas descrições apavorantes e nauseantes, que traduzem o mais profundo desespero. Uma dessas sequências é novamente descrita por outra personagem e, sem ser maçante, parece um novo fato.
A autora faz dessas situações seu diferencial literário. E, na sequência, ingressa em narrativas descritivas de detalhes de pressões e fatores psicológicos sem ser cansativa. Neste caminho, constrói cenários, estrutura histórica e constituição dos personagens.
Longe de ser um John Grisham, Slaughter parte para uma nova narrativa onde usa como condimento novo fato mixado com as narrativas anteriores, construindo um romance excepcional e de imensa expectativa, criando grande ansiedade no leitor. Um drama familiar acompanha todo o desenrolar das ações do enredo, tendo até alguns curtos diálogos um pouco maçantes, mas de fundamental importância na estrutura da obra.
Traumas de infância, violência diversa, escatologia, técnicas jurídicas, dramas pessoais e familiares, luto e fisiologia marcam este surpreendente A Boa Filha como um livro denso, porém de leitura fluida e final inesperado. Excelente entretenimento com doses culturais.
Valdemir Martins
06.09.2022

site: https://contracapaladob.blogspot.com/

Alessandro.Aguilera 19/05/2022

Uma história violenta e intrigante,
Mais um livro sensacional de Karin Slaughter. Personagens muito bem desenvolvidos, uma história violenta, assustadora e com o passar do tempo quando as personagens nos relatam, se torna muito comovente. Recomendo.

livi123 09/03/2022

Achei o livro intenso, instigante e cheio de surpresas.
A cada capítulo eu ansiava ler mais pra saber o que aconteceria a seguir, algumas partes da até para perder o fôlego. Gostei muito de acompanhar a histórias dessas duas irmãos e como cada uma lidou com a tragédia, o luto de forma diferente.
Achei a história bem amarrada, tive medo de se perder no final, mas ao contrário, fui até surpreendida.
Vale lembrar que tem partes bem pesadas, que pode ser gatilho para algumas pessoas.

Douglas 17/02/2022

Intenso e perturbador
O livro começa de forma arrasadora, fazendo você sufocar até terminar o primeiro capítulo. Todo a história se passa de uma forma que parece que você precisa terminar logo, se não algo ruim vai acontecer.
As quebras nos capítulos dão um bom ritmo ao livro, afinal seria muito caótico se fosse somente tragédia o livro todo. A história desenrola muito bem, com várias reviravoltas interessantes, porém algumas até previsiveis.
O final é muito instigante e até certo ponto bem surpreendente, eu não adivinhei enquanto lia.