Cartas para Luísa

Resenhas - A Grande Chance de Ana Luna

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

juliarfs 17/03/2021

apaixonada
meu deus, eu sofri o tempo inteiro lendo a vida da rafa e da luisa com aflição, estava doida pra entender e ir encaixando tudo, é escrito de uma forma linda e o livro é todo em cartas, eu amo

deu para sentir a luta interna que a rafa passava, e isso foi o que mais me pegou, a solidão foi tratada de uma forma tão real

"está todo mundo tentando viver e vencer as próprias batalhas para se preocupar com a dor dos outros"

apaixonada por essa história e por todos os personagens dela
Karol.Araujo 27/08/2021minha estante
É lgbt?

juliarfs 28/08/2021minha estante
simm karol, e é perfeitoo ?

aly 01/01/2022

arte.
cartas para luísa é o melhor livro que eu já li, com todos os exageros honestos e elogios possíveis porque ele merece!!
eu presenciei a história mais bonita de amor. o quanto eu chorei, ri, me emocionei e torci para luísa e rafaela terem um final feliz não tá escrito kkkkkkk

(aliás, rio do fato de sempre pegar o final do livro para reler as cenas de luísa e rafaela e acabar chorando, mas terminar com um sorriso genuinamente esboçado no rosto. até porque é exatamente a forma que Cartas para Luísa te deixa, né? com um turbilhão de emoções para lidar e vibrar.

maria freitas, você me destruiu e eu agradeço por isso!
aly 01/01/2022minha estante
ja faz 1 ano que eu li, mas tá valendo hahah

zenik 17/09/2021

Nunca tinha lido um livro como esse, em formato de cartas, e foi uma experiência muito legal! Sofri demais com a leitura, só queria elas juntas e felizes mas isso NUNCA acontecia enfim gostei bastante.
As cartas eram tão reais!! Parecia que sei lá alguém tinha escontrado essas cartas com uma história que realmente aconteceu e colocou no livro sabe.
A história também trouxe críticas ao racismo, machismo e gordofobia. E levantou outros temas tão importantes quanto que devem ser discutidos, como transtornos mentais.
Recomendo para quem gosta de friends to lovers e histórias com representatividade
zenik 17/09/2021minha estante
ps a ambientação desse livro tb eh mt legal pq tem mts gírias brasileiras, trechos de música e etc

Fabs 15/09/2020

Os sentimentos que nunca contamos
Um relato íntimo e marcante sobre um amor não correspondido, um relato sobre ver o outro, mas nem sempre enxergá-lo. Cartas Para Luísa é um livro sobre sentimentos densos e referências leves, é uma história sobre o que fazemos com nossos sentimentos e sobre o quão difícil é colocá-los para fora. A narrativa leve e objetiva, com (não tão) breves paradas pelos pensamentos daquela que escreve as cartas, o livro tece a história sobre uma garota que tentou a todo custo entregar a outra pessoa a visão que tinha sobre ela, mas que no fim entende que não podemos moldar como as pessoas se veem. Esse relato vai te fazer rir, encher seu coração de amor e te levar fundo nos sentimentos alheios, mas tão fundo que você vai senti-los como se fossem seus!

Lu 23/09/2020

Lindo do seu jeito
O livro traz questões pelas quais todos passamos e acabamos por não perceber. Tem uma linguagem de fácil leitura e personagens apaixonantes.

Alberuswife 03/10/2020

Esse é o tipo de livro que você só para de ler quando termina. Eu li ele em uma manhã e não consegui fazer mais nada, eu só conseguia pensar no livro e no que ia acontecer.

Me indicaram esse livro por ter representatividade assexual. Pra falar a verdade eu nem li a sinopse, dps que eu descobri que a personagem principal é assexual birromantica, eu saí correndo e baixei no Kindle. Eu fiquei tão feliz por conseguir me identificar com a personagem, representatividade assexual é rara e eu fico radiante cada vez que descubro livros com personagens ace.

Eu adorei a história, adorei o desenvolvimento das personagens e adorei a escrita. Achei bem gostosinho de ler.

Letícia 15/10/2020

Sinto que eu poderia dizer muito sobre a trama, as personagens, as cartas e todas as outras coisas incríveis nessa história... Mas só consigo dizer que Cartas para Luísa é um livro LINDO e SENSÍVEL. É impossível parar de ler, é impossível não se emocionar e é ainda mais impossível não se indentificar com alguma coisa...

Day 28/10/2020

São Paulo, 28 de outubro de 2020.
Maria,

Você não sabe, mas eu li a sua história. Talvez isso não importe porque a sua história chega há muitas pessoas, mas assim como a Rafaela precisa achar uma forma de colocar os meus sentimentos para fora, então decidi escrever.

Quando comecei a sua história, ou melhor, da Rafa e da Luísa, tive a certeza de que nada ficaria bem. É que o começo é intenso demais, pois os homens não tiram tudo apenas da Rafa, eles tiram tudo de nós também, pelo menos, de mim. Foi assim que percebi que aquela história também seria minha. Uma parte de mim foi refletida naquelas palavras.

Entre o amor escondido, revelado em cartas duas vezes, e todos os sentimentos conflitantes de alguém que não sofre tanto - mas sofre sim - e sente que precisa abafar suas inquietações por causa disso, você me deu muito mais do que uma história de amor.

Relacionamentos não são sempre bonitos e você não teve medo de jogar isso na nossa cara. Há altos e baixos, pessoas que chegam e vão embora e alguns sentimentos que nunca vão nos deixar. Precisamos viver isso.

Você me mostrou os pensamentos mais íntimos de Rafaela, a forma como ela enxergava Luísa, mesmo que ela não conseguisse ver, eu consegui. Consegui enxergar Luísa perfeitamente, mas também consegue ver a Rafa. Talvez ela não quisesse isso, no entanto, ela se colocou tanto ao falar da outra que é impossível deixar de construi-las na minha mente.

As pessoas precisam das suas histórias, Maria, porque você não tem medo da intensidade. Luísa é intensa. Rafaela é intensa. E eu quero ser intensa como elas.

Eu me senti acolhida nas suas palavras. Mesmo nas mais cruéis. Mesmo nas que me fizeram chorar. Mesmo quando você me mostrou, sem dó, que o mundo não é tão cor de rosa para garotas que amam garotas ou para garotas negras ou para tantos outros grupos. E eu fico feliz por ter me lembrado. Porque a gente precisa lembrar, Maria. Lembrar, inclusive, das músicas emos que ecoam na sua narrativa e ainda reverberam na minha mente.

É isso, Maria. Obrigada por tudo.

Com amor, porque sou emo,

Dayane.

Bruna 27/07/2023

Cartas.
Demorei tanto pra ler esse livro, com medo de que fosse muito triste. E ele é realmente é triste. Mas é lindo de uma forma tão grande, que a última carta fez meu coração derreter e se montar todinho de novo curado.

Erica 05/12/2020

Diferente
Narrativa escrita de forma inovadora. Achei bem envolvente e gostos.

lays.azevedo.94 05/12/2020

Uma leitura simples mas que trás dilemas profundos, uma.luta interna pra se encontrar que com certeza toca em muitos!
Não contava que iria gostar do livro, mas é uma leitura super gostosa e que me ensinou a ver muitas coisas.

Rafa 13/12/2020

Não sei o que fazer depois dessa leitura... Só leiam esse livro por favor!!!

Fabi | @almadeanaibaf 14/12/2020

Você já amou tanto alguém a ponto de se perder de si mesma?
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e estou completamente encantada.

Em primeiro lugar, pela beleza e intensidade de seus personagens e da sua história e pela fluidez da sua escrita. Mas também, por ser um livro tão plural, cheio de representatividade e temas importantes, como preconceito, surdez, depressão, saúde mental, entre outros. Apesar disso, a autora não foca em dar grandes detalhes de cada um desses temas, apenas o suficiente para o desenrolar da trama.

Com sua narrativa epistolar, me vi imersa na história e li tudo em menos de 24 horas. Se tivesse mais tempo, certamente teria lido de uma só vez.

Se pudesse te escrever uma carta, Maria Freitas, diria que não li seu livro. Eu o senti. Porque esse livro transborda angústias, incertezas, solidão, medos, dores.. Mas, principalmente, transborda amor.

Resenha completa no Instagram @acervoencalhado

Raiany.Almeida 16/12/2020

Eu achei o livro uma fofuraaa! Nunca tinha lido nenhum nesse estilo de cartas e achei o máximo! A história é bem legal e diferente das outras que já li. O que levo de aprendizado com essa leitura é não guardar as coisas pra mim. Falar o que tenho que falar, expor meus sentimentos e parar de acumular as coisas como se fosse um segredo só meu. As vezes, perdemos de viver coisas incríveis por não arriscar, por medo de dar é errado, só que é muito melhor errar sabendo que tentou, do que passar a vida toda imaginando como seria se tivesse arriscado e tivesse feito o que teve vontade!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6