Senhora

Senhora José de Alencar




Resenhas - Senhora


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Edivania 31/05/2021

E fim
O livro é bom, apesar de ter me prendido do meio para o fim. De início fiquei meio perdida, por não estar acostumada cm o vocabulário da época kkkkkkkk. Mas logo me acostumei e se tornou fluída a leitura, recomendo apesar de ter me decepcionado cm o final.
Vanessa 20/06/2021minha estante
Também não gostei do final. Particularmente (e como amadora), acho que o autor utiliza da descrição em demasia.


Edivania 20/06/2021minha estante
Sim. Eu também achei, e isso torna o livro um pouco cansativo.




Duda 15/07/2021

Senhora
Não gostei muito.
Não é meu estilo. Demorei para terminar de ler porque achei a linguagem complicada.
comentários(0)comente



Helena 11/07/2021

Romantismo
Por ser escrito na época do romantismo, percebe-se que a escrita é enrolada, detalhista e tem a idealização da mulher.

A história é ótima para ter várias episódios, não é atoa que já foi uma novela.
Helena 12/07/2021minha estante
1 Parte- Conta sobre Aurélia, a protagonista, que herdou e ficou milionária. Com isso, chamou Lemos, seu tio, para ajudá-la a arrumar um parceiro para seu casamento; Ela comprou seu antigo amor, Fernando Seixas, que já teve uma relação com Aurélia, mas largou-a com uma mulher rica.

2 Parte- Nessa parte temos um flashback de 2 anos antes do ocorrido da 1 parte. Onde Aurélia era nova no bairro, e todos queriam conhecê-la, foi aí que conheceu Seixas. Naquela época ela não era órfã, mas conforme a leitura mostra os acidentes ocorridos.

Aurélia e Seixas estavam prestes a se casar, mas Seixas largou tudo, a deixou para ficar com outra mulher que o comprou por 30 conto de réis.

Em uma parte da leitura, Aurélia e D. Emília (sua mãe pouco tempo antes de sua morte) é visitada pelo Sr. Lourenço Camargo, pai de Pedro de Souza Camargo (pai de Aurélia); O senhor aparece para conhecer sua nora e neta, e mostrar vários pertences de Pedro.

Emilia morre e Aurélia tem que viver com D. Firmina, e para ajudar, foi à procura de um emprego, porém, recebeu uma grande notícia de que Sr. Lourenço Camargo faleceu e deixou toda sua herança para Aurélia. Como estava milionária, aproveitou e comprou Seixas por 100 conto de réis.

Parte 3- Conta mais sobre o dia a dia deles. Aurélia quis se vingar por ele ter traído ela antes, Seixas fica triste com sua vida, mesmo com tudo isso, eles queriam parecer o casal perfeito.

Parte 4- Seixas estava juntando dinheiro para sair dessa sua vida infeliz de muita humilhação, então deu a ela o preço de 100 conto de réis (o mesmo preço que ela o comprou), como se quisesse se redimir. Feito isso, Aurélia deu o seu perdão e se separaram sendo felizes como sempre quiseram ser.




profa_ana_paula 22/04/2022

Estaria certa Aurélia?
Linda e inteligente, Aurélia sustenta sua altivez até o último instante. Na crítica aos costumes da época sobre os casamentos arranjados, José de Alencar constrói essa personagem de personalidade intricada, que ama mas humilha, que sofre mas que gargalha. Eu entendo as atitudes de Aurélia, mas não as recomendo. Os castigos infligidos aos outros eram um veneno que ela própria sorvia, diariamente. Eu enxergo em Aurélia a audácia dos jovens, o arrojo que já passou muito pela minha vida. Hoje eu valorizo mais o conforto do coração, já me cansei desses achaques juvenis.
profa_ana_paula 23/04/2022minha estante
Ainda faltou dizer nessa resenha um ponto: tanto o autor como Seixas abandonaram a família dele, e isso foi muito, muito feio.




Sophia 07/08/2022

?Senhora?
Comecei a ler esse livro para fazer um trabalho da escola. Confesso que não iria escolher um livro de José de Alencar para ler. Porém, esse livro me surpreendeu.

Já comecei lendo com uma ideia de que o livro seria chato, arrastado, completamente difícil de entender. Mas tudo correu muito bem.

A história flui durante o livro, Alencar consegue fazer com que fiquemos curiosos para saber o que acontecerá dps.

Os personagens são muito bem construídos e os acontecimentos são bem narrados!

O livro contém palavras complicadas mas que não impedem o entendimento da história.

O final é surpreendente e emocionante!
Esse Romantismo exagerado é muito bom!
comentários(0)comente



Jan... 17/10/2021

Incrível como as pessoas são contraditórias. Quem poderia imaginar que o José de Alencar,um cara super conservador do século 19, iria escrever um romance com uma personagem feminina tão poderosa. Senhora foi publicado em 1875, dois anos antes da morte do autor. No livro ele faz uma crítica bem forte a sociedade da época. E, apesar de ainda ter uma linguagem um tanto "florida" do Romantismo, o romance se aproxima do Realismo. Tem muito mais crítica, personagens imorais e conflito do que romance.

? Aurélia é órfã e pobre e acaba se apaixonando por Fernando Seixas, que é pobre também. Mas se faz de rico. Ele é bonitão , só usa roupa " de marca" , só vai nas festas mais badaladas do Rio do Janeiro e só anda com os boy da elite . Padrão mantido as custas da mãe e das irmãs É um verdadeiro boy lixo aproveitador e interesseiro.Ele até gosta da Aurélia, mas não tem firmeza de caráter . E aí acaba trocando a moça por outra ,a Adelaide , que tinha muito mais dinheiro.
Porém, Aurélia acaba recebendo uma herança inesperada e fica milionária. E é aí que bicho vai pegar ! Ela vai se vingar do traste que a trocou por outra só por dinheiro ! E é V de Vingança.?

Aurélia se torna uma mulher poderosa e independente, administra sozinha os negócios herdados do avô. Ela se torna a mulher mais fodona do Rio de Janeiro e vai sambar na cara da sociedade, tratando com desprezo e escárnio uma corja de interesseiros que se aproximam dela. E o Seixas , vixe maria ... Vai virar kisuco ?.

Se hoje há uma crítica a "liquidez" das relações , no livro temos uma crítica ao mercantilismo das relações e uma sociedade que só valoriza o dinheiro e a aparência. Tanto que o romance se divide em partes que parecem termos de um contrato comercial: O preço, Quitação, Posse e Resgate. As mulheres tinham que ter dote para fazer um "bom casamento". Assim o casamento era ,na maioria das vezes, um verdadeiro negócio financeiro. E as mulheres, claro, tratadas como uma mercadoria. Acho que é o melhor livro do José de Alencar!

"Entremos na realidade por mais triste que ela seja;e resigne-se cada um ao que é, eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido."
comentários(0)comente



devil's habit 01/12/2021

um otimo livro para retratar a sociedade a época em que foi escrito, dando ênfase as divisões sociais e deixando claro tudo o que gira a seu redor
comentários(0)comente



yaslendo0 10/01/2022

???
Tortura não é entretenimento! Eu tinha lido o quadrinho dessa história e tinha AMADO, mas a escrita de José de Alencar não é pra mim mesmo! Total perda de tempo, porém um verdadeiro enemies tô lovers de 1800, muito marcado pelo exagero de palavras intensas como é de se esperar do romantismo.
comentários(0)comente



Ize 07/11/2020

O final me decepcionou
Apesar de eu já imagina o final, não achei que ele foi bem desenvolvido.
comentários(0)comente



Tammara.Martins 17/06/2021

É bom
Não costumo gostar de livros que são leituras obrigatórias da escola, mas eu gostei desse, só queria que tivesse um final mais detalhado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



trajanooo 21/02/2024

Aurélia e seu "casamento"
Achei um absurdo de começo ela querer "comprar" um marido, assim, sem se apresentar sem revelar identidade sem mais e sem menos
tentei gostar da história, da narrativa mas nada me prendeu a esse livro, nadinha
o único ponto que gostei foi as palavras usadas para destacar o amor da mãe da menina e do pai
são palavras lindas, lindas
mas o decorrer da história é chato e sem criatividade
mas pelo o que descreve, aurélia seria uma it girl nos dias de hoje
comentários(0)comente



joana 19/02/2022

O que o orgulho não faz, né?
Eu comecei a leitura sem colocar muita fé porque jurei que seria mais um romance ?de época? (na época que foi escrito não era de época mas tudo bem) e fui tranquilamente absorvendo os detalhes de Aurélia e Fernando.
Até aí tudo bem.
Da metade do livro para o final eu já não sabia quem eu odiava e quem eu amava. O orgulho dos dois estragou o romance que tinha tudo pra ser o mais belo.
Eles puseram a culpa de suas ações no dinheiro, tanto no muito quanto no pouco dinheiro, e acharam ok desperdiçarem quase 1 ano de felicidade.
É uma obra de 1875 mas ainda conseguimos retirar alguns valores e adequar à nossa cultura, como o valor do ?o que vão pensar sobre mim?? isso Aurélia tirou de letra ao nem se preocupar com o que a sociedade falaria sobre ela.
Por fim, não sejamos como Aurélia e Seixas.
comentários(0)comente



Let 03/09/2022

demorei quase um mês pra ler por causa da escrita (cês sabem, a linguagem antiga torna mais cansativo). O resumo da ópera é: esses dois desgraçados passam um livro inteiro numa intensa briga de me ama X não me ama; é o amor da minha vida X é pessoa que me causa repugnância? Gostei porque só 🤬 #$%!& ama mesmo.
comentários(0)comente



Vanderson.Alves 13/08/2022

Eu tinha um certo bloqueio com relação a literatura brasileira dos movimentos anteriores. A escrita antiga e formal é mais que estranha para mim, por isso não tinha nenhum interesse nesse tipo de leitura. Porém, eis que sou incitado a conhecer melhor os livros de outrora da nossa cultura, já que, estou no curso de Letras. E por mais que tal escrita me desanime, ainda gostei bastante das histórias e narrativas contidas nos textos.
"Senhora" foi um dos primeiros romance que conheci depois de anos, quando peguei "O Guarani" e "Triste Fim de Policarpo Quaresma", dois títulos que amei outrora e conheci por acaso. "Senhora" conta o romance entre dois jovens que se apaixonam, entretanto, a cobiça por dinheiro faz com que ambos mudem completamente e deixe esse amor de lado.
De um está o fato de que nenhum dos dois têm uma boa renda para prosseguir com tal amor e Seixas vê isso como empecilho para casar com Aurélia e continuar sua vida de bajulação na alta sociedade, local que amava estar. Aurélia, uma podre senhorita, que teve uma vida sofrida com sua mãe, está que perdeu o marido logo cedo e teve um casamento pobre, pois nem a sua família nem a do marido aceitavam a união e deserdam ambos. Aurélia, por vida rejeita o amor e quando o aceita, tempos depois, depois de promessas feitas, se vê abandonada, já que seu amado procurou um dote melhor. Então, a triste senhorita milagrosamente recebe uma herança e se consome pela vingança.
Uma artimanha é feita e o jovem casal se casa e Seixas descobre que agora terá que passar uma vida de humilhação perante sua linda esposa. E humilhações e humilhações são feitas até que Seixas tenha o dinheiro do dote novamente e possa quitá-lo, podendo assim pedir o divórcio ou, sem remorsos, se entregar a devida paixão.
"Senhora" é uma história bem criativa e acima de tudo crítica. A crítica pelo costumes e modos da sociedade atual está muito explícita em todo o romance e você irá se apaixonar pela história, ou odiar, dependendo do ponto de vista.
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR