O sol mais brilhante

O sol mais brilhante Adrienne Benson
Adrienne Benson

Resenhas - O sol mais brilhante

Ju Rebellato 10/11/2020

Adorei conhecer novas culturas africanas, porém em alguns momentos pude sentir um traço de preconceito enraizado na narrativa.

Provavelmente devido à escritora ser americana e não africana, ela não compreenda totalmente os costumes da tribo em questão.

Mas ainda assim recomendo a leitura.
Carolina.S.M 16/12/2020minha estante
Eu tb senti mto preconceito na escrita, as coisas boas sempre são americanas e as ruins sempre africanas. Por isso não gostei da leitura.

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 03/11/2020

Uma boa leitura. algumas partes destruíram meu coração, porém faz parte kkk

Matheus Torezani 28/10/2020

Outras culturas
Gostei. Muito legal a ideia de apresentar outras culturas e de mostrar como é difícil ser mãe em circunstâncias extremas. Foram três mulheres com histórias bem delicadas. Vale a pena ler!

Alan (@coracaodeleitor) 26/10/2020

Olá literárioooos.

Hoje vamos conversar sobre "O Sol mais brilhante" lançamento da @taglivros no selo inéditos.

Sinopse oficial da editora.

Leona, uma antropóloga americana, dá à luz em um remoto vilarejo massai no interior do Quênia e precisa decidir se quer ou não ser mãe. Jane, a solitária esposa de um funcionário da embaixada dos Estados Unidos, segue seu marido para os trópicos e vê como a vida pode ser frágil no continente africano. Simi, uma mulher massai estéril, precisa confrontar sua infertilidade em uma sociedade em que as mulheres são valorizadas apenas pelo seu papel como reprodutoras. Em uma obra singular, essas três mulheres tão diferentes entre si enfrentam a maternidade, encaram tragédias e amadurecem diante das dificuldades não somente do cenário subsaariano, mas da existência humana.

Gostei muito da história e de toda imersão cultural que vemos aqui nesse livro. Ele aborda temas super importantes como maternidade, formação familiar, amizade e principalmente sobre o lugar da mulher e como ela se permite viver isso.

É um livro que requer muita atenção na leitura, pois são pessoas diferentes com pontos de vista diferentes então você pode ficar meio perdido nas referências se não ficar atento.

É um livro que emociona em vários momentos, e nos faz refletir sobre os diferentes estilos de vida que as pessoas levam e como podemos ser melhores para os que nos cercam.

Realmente uma bela imersão cultural, povoada por personagens que são pessoas comuns lutando por seus ideias

Monique355 20/10/2020

É um livro bom, me fez conhecer novas culturas e fala da maternidade de uma perspectiva muito interessante, mas eu não gostei tanto assim da leitura. A narrativa deu saltos no tempo que me deixaram um pouco confusa e eu tive MUITA raiva das personagens americanas.

anacarol.luz 16/10/2020

"Depois, reconheceu o sentimento minúsculo e profundo no seu âmago. A esperança era uma semente dentro dela."
Um livro sobre relacionamentos, maternidade, cultura, fazer as pazes com o passado e tornar-se adulto. E o cenário queniano descrito por Benson é de tirar o folego!

Caroline.Queiroz 15/10/2020

Adorei
Indico a todos os meus amigos pq é uma história diferente.
Me prendeu e eu adorei

AngAlica100 14/10/2020

O Sol mais brilhante
Uma leitura excelente. Envolve culturas diferentes e seus modos de vivência.

Vivi 03/10/2020

A autora de forma magistral entrelaça a vida de três mulheres e alguns outros personagens muito bem construídos. Sonhos, medos, garra e muita resiliência em suas vidas. E não podemos deixar essa África tão bela que temos aqui. Impossível não sentir como se fizesse parte de um todo. Simi e Adia são minhas queridinhas. Muito aqui nos faz feliz e ao mesmo tempo triste em se tratando da maternidade. Assim como uma excelente mãe marcam a vida de uma pessoa, mães negligentes também deixam danos para toda uma vida.

Carol 28/09/2020

Amei ler esse livro. A relação mãe e filha descrita aqui é muito diferente dos que eu li em outras historias. Principalmente porque vemos duas mães, a biológicas e a adotiva e o amor pela criança em ambas é diferente, mas ambas querem o melhor. Leiam. Vale a pena. O meio pode ser um pouco lento, mas vale a pena ler.

Annie Bitencourt 14/09/2020

Interessante
Se não fosse pela TAG acredito que nunca iria ler um livro tão fora da minha zona de conforto.
No geral achei bom, senti que o foco maior era sempre na Leona e depois na Adia e poucas coisas na Simi e até mesmo na Jane.
Eu queria mais da Simi e confesso que o final que eu queria era totalmente diferente do que aconteceu.

Kiane.Gedoz 11/09/2020

Maternidade
O livro conta a história de uma mãe norte-americana que vive junto ao uma tribo da África. Ao ter a filha ela percebe que precisa de ajuda e acaba deixando Simi, da tribo, adotar sua filha. A menina portanto vai ser criada de duas formas completamente diferentes.

Douglas 06/09/2020

Choque de culturas
É um livro realmente rico culturalmente. As diferentes percepções e atitudes das mães do livro nos mostra que existe uma diversidade enorme entre criações, e as vezes o que nos parece certo, passa bem longe disso para outras pessoas.
O livro em si começa empolgante, com um enredo fluído e atrativo, a partir da segunda parte começa a ficar um pouco morno, voltando a fluir somente no final, mas resultando em um leitura agradável / aceitável.

Margallyne 06/09/2020

O início se arrasta um pouco, mas vale a pena quando as histórias se conectam. E vale a pena também a sensibilidade da história dos personagens.

Gey @luvelybooks_ 05/09/2020

Errr
O livro trata de um tema bem interessante, a maternidade principalmente em culturas diferentes, neste caso, a cultura africana. Eu sempre gostei de estudar sobre culturas diferentes e achei que iria amar esse livro. De fato ele e? bem interessante, porem eu achava que ele teria uma visa?o bem rica sobre os costumes africanos, no caso do Quenia (na?o apresentaram tantos costumes), eu achei que o livro traria um QUENIANO mostrando os costumes do QUENIA, porem o livro trata mais sobre como os americanos veem a cultura do Quenia. Temos foco apenas em UMA personagem queniana (Simi, uma massai) e mesmo assim e? um foco bemmm pequeno. Ja? nas personagens americanas temos dois to?picos sendo abordados: a na?o-maternidade (Leona NA?O queria ter um filho) e a super protec?a?o (Jane quase enlouquece tentando proteger a filha que ainda estava em sua barriga). Esses temas ja? rendem bons pontos, enta?o na?o seria necessa?rio situar a historia no continente Africano. Por isso, acabou que a historia ficou muito arrastada... e eu preciso urgentemente de um livro que trata histo?rias FOCADAS no continente Africano e seus costumes (alo? Chimamanda)
Carolina.S.M 16/12/2020minha estante
Eu tb não gostei. Sobre o quenia, indicaria mais o Thiong'o. Se quiser, posso dar dicas de outros países africanos tb

Gey @luvelybooks_ 18/12/2020minha estante
Obrigada pela indicação!! ?