O sol mais brilhante

Adrienne Benson

Resenhas - O sol mais brilhante

Catarina 22/04/2020

O sol mais brilhante
O livro mostra a perspectiva de três mulheres os valores de maternidade, família, amizade, repatriação e outros sentimentos. É um livro fácil e gostoso de ler. Não precisou explorar circunstâncias decorrentes do patriarcado e pobreza muito presentes na África. Mesmo assim me emocionou em alguns momentos - sem deixar de ser leve - e me ajudou a apreciar a vida e a simplicidade. Concluí a leitura com aquela sensação de gratidão por ter tido esta experiência. (:
Catarina 22/04/2020minha estante
Vc vai gostar !! Achei bem bom mesmo (:

Morganapzk 19/05/2020minha estante
Tive a mesma sensação de gratidão ao concluir. ?

Catarina 19/05/2020minha estante
(: legal demais

ste 04/06/2020minha estante
Meu deus eu também pensei a mesma coisa, o tempo todo eu ficava ?kkkkkkk white people problems? ?

Frank 05/06/2020minha estante
Kkkk. Ainda bem. Pensei que só eu tinha pensado nisso.

Samara431 26/02/2022

Gostei do tema abordado no livro. Até o momento, eu não tinha lido algo relacionado a maternidade, espero entrar em contato com outras obras com a mesma temática.
Mesmo contando a história de três mulheres com diferentes experiências com a maternidade, tudo gira em torno da vida de Leona e Adia. Senti falta do ponto de vista da maternidade dentro da comunidade Massai, não só da personagem Simi.
Gostei da história e de como foi contada. Esperava um pouco mais, mas levo em consideração o fato de ter sido escrito na perspectiva de uma norte-americana, mesmo tendo vivido na África por 10 anos quando criança.
anicca 26/02/2022minha estante
O Impulso e A Filha Perdida trazem a maternidade como tema!

Samara431 26/02/2022minha estante
Providenciarei!

Gey @luvelybooks_ 05/09/2020

Errr
O livro trata de um tema bem interessante, a maternidade principalmente em culturas diferentes, neste caso, a cultura africana. Eu sempre gostei de estudar sobre culturas diferentes e achei que iria amar esse livro. De fato ele e? bem interessante, porem eu achava que ele teria uma visa?o bem rica sobre os costumes africanos, no caso do Quenia (na?o apresentaram tantos costumes), eu achei que o livro traria um QUENIANO mostrando os costumes do QUENIA, porem o livro trata mais sobre como os americanos veem a cultura do Quenia. Temos foco apenas em UMA personagem queniana (Simi, uma massai) e mesmo assim e? um foco bemmm pequeno. Ja? nas personagens americanas temos dois to?picos sendo abordados: a na?o-maternidade (Leona NA?O queria ter um filho) e a super protec?a?o (Jane quase enlouquece tentando proteger a filha que ainda estava em sua barriga). Esses temas ja? rendem bons pontos, enta?o na?o seria necessa?rio situar a historia no continente Africano. Por isso, acabou que a historia ficou muito arrastada... e eu preciso urgentemente de um livro que trata histo?rias FOCADAS no continente Africano e seus costumes (alo? Chimamanda)
Carolina.S.M 16/12/2020minha estante
Eu tb não gostei. Sobre o quenia, indicaria mais o Thiong'o. Se quiser, posso dar dicas de outros países africanos tb

Gey @luvelybooks_ 18/12/2020minha estante
Obrigada pela indicação!! ?

Mari 25/05/2020

A leitura mais difícil que a TAG me indicou até agora.
Então, eu vejo a nota desse livro e penso que o problema é comigo. Mais nem toda leitura é pra todo mundo, e definitivamente, essa não foi pra mim.
Talvez porque remeta tanto ao mundo real e as decisões e atitudes reais, e isso fez meu cérebro querer gritar enquanto eu lia, de ódio pelos seres humanos, pelo quanto eles fazem outros seres humanos sofrerem tantoooo que isso faz com que machuquem mais e mais gente no caminho.
Eu demorei semanas pra terminar e em geral eu demoro dias nos livro escolhidos pela TAG.

(...) De qualquer forma eu terminei. Amém.
Jaaqx 25/05/2020minha estante
Que TAG é essa??

Paulo Henrique 06/06/2020minha estante
Nossa, eu também tive MUITA dificuldade em terminar esse livro! Não conseguia me conectar com nada nessa história...

Ju Rebellato 10/11/2020

Adorei conhecer novas culturas africanas, porém em alguns momentos pude sentir um traço de preconceito enraizado na narrativa.

Provavelmente devido à escritora ser americana e não africana, ela não compreenda totalmente os costumes da tribo em questão.

Mas ainda assim recomendo a leitura.
Carolina.S.M 16/12/2020minha estante
Eu tb senti mto preconceito na escrita, as coisas boas sempre são americanas e as ruins sempre africanas. Por isso não gostei da leitura.

Bookworm 13/06/2020

Lindo
O sol mais brilhante tem uma escrita maravilhosa que te faz sentir dentro da história. Parece que fui à África e voltei. Rsrrsr
Me apeguei aos personagens e segurei as lágrimas em algumas partes. É emocionante. Amei aprender um pouco sobre outra cultura.
MaluSophia 13/06/2020minha estante
tambem gostei muito

Sté.Souza 01/06/2020

Maternidade
Eu custei a conectar com a história, não sei é pelo fato de que não sou mãe e o livro fala sobre isso o tempo inteiro, mas depois que conectei com a história a leitura fluiu muito bem e fiquei totalmente envolvida.
Escrita fluida, e enredo muito bom, geralmente decepciono com finais de livros, mas esse eu gostei bastante.
null 01/06/2020minha estante
Grata pela avaliação! Adicionei na minha lista

Filipe Melo 30/05/2020

NOTA 10/10
Nota 10/10

O livro “O sol mais brilhante” da escritora Adrienne Benson, tem o poder fascinante de nos envolver no enredo, a narrativa é construída em uma linguagem muito simples, sem muita complexidade. Mas, nem por isto a história deixa de ser emocionante e de nos tocar profundamente, na verdade, acho impossível não se envolver e se emocionar em algumas partes do livro.

A narrativa se dá no continente africano, mostrando um pouco a fascinante cultura Massai e contando a história de três mulheres que tem a sua vida entrelaçada pela maternidade. A maternidade na perspectiva da mulher é o tema central do livro. Além disso, o livro fala sobre achar o nosso lugar no mundo e a noção de pertencimento, sobre o peso do passado em nosso presente e futuro, o poder transformador da educação em um ambiente de pobreza e, principalmente, sobre afeto e amor.

“Uma zebra leva suas listras para onde quer que vá. Uma pessoa jamais deixa, de fato, sua para trás. São as listras da zebra... Ela vai seguir você como se fosse a sua própria pele”
Maria Isabel Barros 03/06/2020minha estante
Que resenha maravilhosa, amor! Fiquei super animada para ler...

Fernanda 29/04/2020

Emoções muito reais
O livro conta a história de 3 mulheres e em alguns momentos essas histórias se encontram. A história é simples, de emoções cotidianas, mas muito reais. O grande diferencial é que se passa no Quênia e uma das mulheres faz parte de uma tribo local. Qualquer pessoa que passou por qualquer situação semelhante vai se reconhecer nas páginas do livro. Não dei 5 estrelas porque achei que algumas passagens foram enrolações.

Barbara.Teodoro 02/05/2020

Amei!
Antes de começar a ler, vendo apenas os escritos da capa, já achei que seria uma história tocante por se tratar de maternidade. Mesmo sendo um assunto que em particular, não faz meus olhos brilharem e não me atrai em nada, ler sobre é sempre uma experiência importante e pertinente. A autora conseguiu retratar a maternidade, infertilidade e raízes quenianas com muita leveza e honestidade. Muitos momentos da história, me vi inserida num cenário do Sul da África, era quase palpável o calor, as tradições e os cheiros citados por Adrienne Benson. Obrigada, TAG inéditos pela experiência desse livro incrível.

Vinícius 03/05/2020

Uma história linda sobre a maternidade em diferentes culturas. Incrível conhecer a cultura massai através desse livro. Vontade de conhecer Simi ?

Miguel 08/05/2020

Envolvente
Livro envolvente do início ao fim! Bela escrita e ótimo enredo

guizo | @euguizo 08/05/2020

Extremamente envolvente, me mostrou uma cultura muito diferente e interessante a qual nunca soube nada sobre… me transportou totalmente pra esse universo, muito feliz de ter tido essa experiência!

Claudiapnm 09/05/2020

Reflexão
Gostei bastante do livro. Dá bastante reflexão sobre as relações familiares em culturas diferentes e como as pessoas são moldadas pelas suas experiências. Às vezes a gente só compreende, sabendo o porque as pessoas agem daquela forma.