Uma terra prometida

Uma terra prometida Barack Obama




Resenhas - Uma Terra Prometida


117 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Lorena 30/01/2021

Uma terra prometida, apesar de não ser o primeiro livro escrito por ele, é o primeiro livro do Barack Obama sobre os anos de presidente dos EUA. A promessa é que vão sair mais volumes. A trajetória até chegar na Casa Branca é colocada na mesa para o leitor. Juntamente com um pouco de como foram as coisas por lá. Por motivos óbvios nem tudo pode ser realmente falado amplamente.

A vida pessoal versus vida profissional vão sendo mescladas ao longo de suas páginas. Com carisma, humor e por vezes de forma romanceada (o que deixa a leitura menos densa), ele vai contando bastidores de suas decisões políticas, de sua vida familiar e do seu próprio eu.

Uma das coisas que impressiona ao longo do livro é perceber a forma cuidadosa como ele descreve aqueles que lutaram ao seu lado esse tempo todo. Do seu braço direito na política ao jardineiro. Ao contrário de muitos líderes. Sendo políticos ou não.


É o líder mundial amplamente reconhecido por sua liderança e não há nem o que se questionar. Não é qualquer presidente da maior potência mundial que ganha o Prêmio Nobel da Paz. Muito menos no seu primeiro ano em exercício. E ainda carrega consigo os feitos de ter sido o primeiro presidente negro dos EUA; não ter tido nenhum grande e mortal escândalo nos seus oito anos de presidente; marido da Michelle; escritor e tantas outras facetas.

Não só vale a pena a leitura como é importante objeto de estudo do cenário político mundial contemporâneo.
Renata Ribeiro 30/01/2021minha estante
Que resenha maravilhosa ! Vou passar na frente na fila de leitura . Li o livro da Michelle e o dele é meio que uma leitura obrigatória pra mim .


Lorena 30/01/2021minha estante
??? agradecida! Eu também li o da Michelle. Muito bom. Muito bom mesmo. Eu não coloquei pra não ficar extensa a resenha, mas amei ver partes da mesma história sendo contadas por um e por outro. Além claro, da cumplicidade de um com o outro. Que casal! Os dois respeitando o espaço do outro em suas narrativas. Sem quererem roubar para si. (Vide o programa de alimentação saudável)


Renata Ribeiro 30/01/2021minha estante
Simm ! Por isso fiquei tão ansiosa pra ler o dele . Pra comparar o contexto político e cúmplice enquanto casal e isso que vc falou de ver a mesma história contada por eles dois , comparar os olhares .


Lorena 30/01/2021minha estante
Vale a pena demais. Estou ansiosa para os próximos. Dos dois hahah


Renata Ribeiro 30/01/2021minha estante
Simm .. Vou ler esse dele e volto aqui pra te falar o que achei




Alexandre Kovacs / Mundo de K 10/01/2021

Barack Obama - Uma terra prometida
Editora Companhia das Letras - 764 Páginas - Tradução de Berilo Vargas, Cássio de Arantes Leite, Denise Bottmann e Jorio Dauster - Capa: Christopher Brand - Lançamento: 17/11/2020.

No primeiro volume de suas memórias, Barack Obama, explica em detalhes, mas sempre com uma linguagem simples e didática, os momentos marcantes de seu primeiro mandato e a improvável trajetória que o filho de um negro africano, com nome muçulmano e ideias socialistas, percorreu até chegar ao comando da Casa Branca por dois períodos consecutivos, de 2009 a 2017. Logo de início ele encontrou uma brutal crise financeira que desmontou a economia norte-americana e provocou uma recessão global, exigindo a articulação de um grande pacote de ajuda econômica que aumentou os gastos federais para a saúde, infra-estrutura, educação e incentivos fiscais.

Sem a maioria no Congresso, enfrentou muita oposiçao do Partido Republicano para conseguir a aprovação da Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente, mais conhecida como Obamacare, uma legislação que, entre outras coisas, tentava resolver o problema da falta de um sistema público de saúde nos Estados Unidos, proibindo as seguradoras de variar o preço dos planos com base no histórico clínico ou sexo e promovendo que todos deveriam aderir a um plano de saúde. Conseguiu revogar também a política "Não pergunte, não conte" que impedia gays e lésbicas assumidos a servir nas Forças Armadas.

Mas as narrativas mais interessantes do livro se concentram na área de relações externas, na qual Obama conseguiu encerrar a participação dos norte-americanos na Guerra do Iraque, um grande errro do governo anterior de George W. Bush mas, por outro lado, aumentou a quantidade de tropas no Afeganistão e autorizou ainda uma intervenção armada na Guerra Civil Líbia. Surpreendentemente, até mesmo para ele, ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2009. Já em 2011, ordenou uma operação militar no Paquistão que resultou na morte de Osama bin Laden, conseguindo uma grande vitória na luta contra o terrorismo global iniciada após os ataques de 11 de setembro.

"Minha insistência no processo de decisão era fruto da necessidade. O que eu estava descobrindo rapidamente sobre a presidênca era que nenhum problema que aterrissava em minha escrivaninha, fosse nacional ou internacional, tinha uma solução 100% efetiva e sem efeitos colaterais. Se tivesse, alguém em algum ponto da cadeia de comando já teria resolvido a questão. Ou seja, eu estava sempre lidando com probabilidades: um risco de 70%, digamos, de que a decisão de não fazer nada resultaria em desastre; uma chance de 55% de que esta abordagem em vez daquela poderia resolver o problema (sem nenhuma chance de funcionar exatamente como pretendido); um risco de 30% de que, fosse qual fosse a decisão, não funcionaria, mais um risco de 15% de que agravaria o problema. Naquelas circunstâncias, buscar a solução perfeita levava à paralisia. Por outro lado, seguir os instintos quase sempre significava permitir que ideias preconceituosa, ou o caminho de menor resistência política, orientassem a decisão – ignorando os aspectos negativos e me concentrando só nos positivos para justificá-la." (p. 308)

O Brasil é citado em duas partes. Na primeira, Obama faz uma análise de cada um dos líderes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), comentando sobre o carisma de Lula, mas destacando também os problemas de corrupção de seu governo. Na segunda, descreve a sua viagem em 2011 para Brasília e Rio de Janeiro onde visitou com sua família a Cidade de Deus e o Cristo Redentor: "[...] eu compreendia também que a presença no Brasil era importante, em especial para os brasileiros de ascendência africana, que representavam pouco mais da metade da população do país e, como os negros nos Estados Unidos, sofriam o mesmo tipo de pobreza e racismo profundamente enraizado – ainda que com frequência negado."

"E apesar disso, percorrendo a mesa com os olhos no segundo dia da cúpula [G20 em Londres, abril de 2009], não pude deixar de me perguntar o que um papel maior para os BRICS na governança global poderia significar. O presidente brasileiro, por exemplo, Luiz Inácio Lula da Silva, tinha visitado o Salão Oval em março, causando boa impressão. Ex-líder sindical grisalho e cativante, com uma passagem pela prisão por protestar contra o governo militar, e eleito em 2002, tinha iniciado uma série de reformas pragmáticas que fizeram as taxas de crescimento do Brasil dispararem, ampliando sua classe média e assegurando moradia e educação para milhões de cidadãos mais pobres. Constava também que tinha os escrúpulos de um chefão do Tammany Hall, e circulavam boatos de clientelismo governamental, negócios por baixo do pano e propinas na casa dos bilhões." (pp. 352-353)

Sempre preocupado com a questão ambiental, diferente do governo posterior de Donald Trump, negacionista ao extremo, Obama enfrentou um dos piores desastres ambientais da história quando em abril de 2010, a Plataforma de perfuração semi-submersível de águas ultraprofundas, Deepwater Horizon da TransOcean e operada pela British Petroleum (BP), explodiu durante a perfuração do poço de Macondo no Golfo do México, matando 11 pessoas e provocando um vazamento estimado de 4 milhões de barris de petróleo em mar aberto.

Apesar do livro ter mais de setecentas páginas, a leitura flui com facilidade e há um bom equilíbrio entre os diversos assuntos abordados: política, economia, relações externas e assuntos pessoais, fazendo com que o leitor tenha um interesse continuado. É sempre difícil avaliar a História no momento em que ela é feita e mesmo o presidente dos Estados Unidos nem sempre pode realizar o que pretendia: "Compreendi que, apesar de todo o poder inerente ao cargo que ocupava, sempre haveria uma enorme distância entre o que eu sabia que era preciso fazer para chegar a um mundo melhor e o que eu me via realmente capaz de alcançar num dia, numa semana ou num ano."

"Olhando em retrospecto, às vezes me pergunto, como muitos outros antes de mim, que diferença fazem as características particulares dos governantes nos vastos movimentos da história – se aqueles de nós que ascendemos ao poder somos meros fios condutores das profundas e implacáveis correntes dos tempos ou se somos, pelo menos em parte, os autores do que está por vir. Pergunto a mim mesmo se nossas inseguranças, nossas esperanças, nossos traumas de infância ou nossas lembranças de inesperados gestos de bondade não têm tanta força quanto qualquer inovação tecnológica ou tendência socioeconômica." (p. 646)

Parece que o surgimento de um verdadeiro estadista é um fenômeno cada vez mais raro nos tempos sombrios em que vivemos e Barack Obama, com certeza, ainda continuará a participar do cenário político dos Estados Unidos por muito tempo. Um livro inspirador para começarmos o ano um pouco mais esperançosos.

Sobre o autor: Barack Obama foi o 44º presidente dos Estados Unidos, eleito em novembro de 2008 e reeleito para um segundo mandato. É autor de dois livros que entraram na lista de best-sellers do New York Times, Sonhos do meu pai e Audácia da esperança, e recebeu o prêmio Nobel da paz em 2009. Mora em Washington, DC, com a esposa, Michelle. Tem duas filhas, Malia e Sasha.
Pandora 10/01/2021minha estante
Que resenha! Admiro Barack Obama e sua resenha me fez querer o livro para ontem.


Alexandre Kovacs / Mundo de K 10/01/2021minha estante
Ótima leitura, recomendo!


victor 10/01/2021minha estante
Estou amando ler! Parabéns pela resenha!


Alexandre Kovacs / Mundo de K 12/01/2021minha estante
Obrigado Victor!




Marcelo 10/09/2021

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Estava bem curioso para ler esta auto biografia do Obama. Lí a da Michelle e gostei bastante.

São quase 800 paginas (e descobri que este é só o primeiro volume) e de fato a forma como o livro é escrito está mais para um livro de memórias.

Obama relata sua trajetória politica e pessoal, tentando equilibrar em seu discurso o homem e o político, o pai de família e o marido, a figura pública e a o ser humano, que precisa tomar decisões estratégicas mas que também preza em melhorar o mundo.

Confesso que o livro, em diversos momentos se torna cansativo, pois ele dedica muitas paginas e muitos detalhes para relatar suas decisões politicas... além disso os temas são densos, tais como o desenrolar de uma guerra, uma negociação politica entre partidos, etc...

Fica muito claro o esforço dele em tentar equilibrar os temas pesados com passagens pessoais para tentar dar um descanso ao leitor e também para mostrar que, apesar de interesses políticos, ele é um homem com princípios, ética e que entrou na política para tentar melhorar o mundo.

Acho um pouco forçada esta construção da imagem dele. Além disso, a forma como ele coloca sua entrada na política parece muito simples e quase que por acaso... como se as coisas tivessem ocorrido e ele foi seguindo o fluxo

Apesar disso, é um livro bem escrito e interessante.
Vinicius 10/09/2021minha estante
Adoro o casal Obama, mas biografia é um estilo que nunca leio rs...
Com quase 800 páginas, então... vai ser difícil me arriscar tão cedo


Marcelo 10/09/2021minha estante
Vinicius, se um dia decidir ler, sugiro a da Michelle. Mais leve e menos política... e te dará o panorama sobre a vida do casal
Eu gosto de biografias... neste ano já li algumas... Cyndi Lauper, Ricardo & Vânia, Michelle e Barack Obama... tenho uma sessão só de biografias na biblioteca ?




Flávia Menezes 05/04/2021

Um relato poético, verdadeiro e muito inspirador.
Como o próprio Barack Obama afirma em sua biografia, ele não é um presidente com o mesmo charme e carisma que seu colega, o ex-presidente Bill Clinton. Mas isso não desmerece nenhum pouco seu relato poético e muito verdadeiro.

Durante a leitura, vemos um homem que não tem medo de contar todos os detalhes da sua história, e de revelar suas qualidades, tanto quanto seus defeitos. Um homem inteligente, persuasivo, que deseja ser uma fonte de grande inspiração - o que sem dúvida ele é! -, porque sua missão de vida é fazer a diferença no mundo. Seu relato é bastante minucioso, o que nos faz sentir como se o conhecêssemos profundamente, quando chegamos ao final.

Já estou bastante ansiosa para o próximo livro, sobre os últimos quatro anos do seu segundo mandato. Enquanto isso, vou matando a saudade desse homem incrível, ouvindo ?Renegades - born in the USA?, o podcast de Barack Obama com seu grande amigo e lenda da música, Bruce Springsteen.
Debora.Henrique 05/04/2021minha estante
Adorei! Já estava na minha lista de próximas leituras! Agora me deixou com mais vontade ainda!


Flávia Menezes 05/04/2021minha estante
Vale muito a pena, viu? Tenho certeza que você vai amar! Barack Obama é mesmo um homem inspirador! ??




Lucas.Augustinho 19/01/2022

Livro grande pra caramba, mas também é bom pra caramba. Obama é uma figura extremamente carismática e simbólica da política, e poder ler o seu relato sobre a sua vida, sua família, até a ascensão a presidência é demais. Sua descrição sobre os 4 primeiros anos na presidência, os principais acontecimentos, é muito interessante. O último capítulo do livro é sobre a operação que matou Bin Laden. Espero que o segundo livro, sobre o seu segundo mandato seja tão bom quanto, mas podia ser um pouquinho menor kkkk
Wagner 19/01/2022minha estante
Na fila... estou querendo mto ler. Li A Ponte que era sobre sua infância e campanhas para o senado.




mvdamato81 09/04/2021

Retrato fiel da maior democracia do mundo. Admirável Barack Obama. Sem dúvida, um espírito evoluído. Aumento ainda mais meu respeito e admiração por este grande líder.
Flávia Menezes 09/04/2021minha estante
Uma das minhas melhores leituras desse ano ??




spoiler visualizar
ExaltedJupiter 16/01/2021minha estante
Compartilho contigo este pensamento. Acho louvável também o fato de que, Obama tendia apenas a "valorizar" o fato de ser negro como uma obstrução quando percebia esta obstrução se efetivando na vida de outros negros e minorias. Uma demonstração que ele tendia a se ater mais ao outro do que a si mesmo, e o que fazia se enxergar também como um símbolo, um canal para milhões de pessoas poderem construir suas esperanças, não por ele ter alimentado os sonhos delas, mas por que elas precisavam de alguém como ele, negro, atingindo o topo do poder político. Em Obama, sua individualidade e as aspirações coletivas se fundiam de uma forma bastante equilibrada. Diferente de muitos estadistas atuais que querem se eleger como símbolos do povo, impondo seus pontos de vista como aspirações coletivas.




ExaltedJupiter 16/01/2021

Um retrato íntimo do Poder em uma Democracia
Um livro íntimo, que nos revela de forma franca a forma de pensar de Barack Obama. Uma figura ambígua, que tende a justificar suas decisões sempre com a ideia de que era o que melhor poderia fazer dada as circunstâncias. Podemos sentir a sua vaidade, a forma como que hora ou outra tende a se enaltecer, mas seria muito injusto negar-lhe este sentimento. Sua ascensão foi meteórica. E, provavelmente, foi o último grande líder democrático que tomava suas decisões preocupando-se com o espírito coletivo em vez da força instintiva do próprio ego. Dito isto, percebemos também, em seus processos decisórios, o que poderia ter levado as pessoas a se cansarem dos intelectuais e diplomatas: era uma época de arriscar mais e conceder menos. Obama foi um homem de concessões. Em nenhum momento ele admite ter errado. Justificou cada uma de suas concessões por meio de senso ético e moral. Para mim o livro foi excelente como um objeto de estudo do Poder. Os relatos de Obama são como um presente para todos aqueles que almejam compreender como o poder funciona em uma sociedade múltipla e hiper conectada. Estou ansioso para o próximo volume.
Fred Livros Gays 15/09/2021minha estante
É impressionante como o relato que ele faz da morte de Bin Laden é semelhante ao filme A Hora Mais Escura!
Como os cineastas tem tanta informação privilegiada!?




Katty 04/02/2022

Sou fã desse ser
Adorei!! Uma leitura densa, repleta de detalhes, que me fizeram ter um olhar diferente sobre a politica.
Mostrou um lado mais humano sobre o presidente, suas dúvidas, seus valores..
Rafael Kerr 04/02/2022minha estante
Oi. Tudo bem? Talvez você já tenha me visto por aqui. Desculpe o incomodo. Me chamo Rafael Kerr e sou escritor.  Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria  - O oráculo.  Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar obrigado.




Marilia 10/09/2021

Uma bela aula de História
A história dos Estados Unidos contada por um de seus mais ilustres e carismáticos personagens.
Obama em seu livro relata fatos marcantes de sua carreira e seu primeiro mandato na presidência.
O livro é leve, sem muita enrolação (apesar das 700 e tantas páginas).
Pra mim o único ponto negativo é essa visão do estadunidense de achar que é dono da justiça e da verdade.
AlexN 17/09/2021minha estante
Depois de ler este, dá pra ter uma perspectiva bem diferente do senso comum sobre a retirada das tropas americanas do Afeganistão.




Márcia 05/06/2022

Uma história fascinante
Eu não queria que acabassem as 751 páginas dessa autobiografia incrível. Que homem é esse! Que tudo! O homem que, quando voltava pra casa, simplesmente volta para a Casa Branca. O homem que foi o mais poderoso do mundo por 8 (oito) anos! Além de tudo, tem veia de escritor, pois domina extremamente bem a escrita. Texto IMPECAVEL! ? Será que vem daí o meu fascínio? Não só; tem garra, entusiasmo, disciplina.

Esse volume 1 conta toda a história de seu primeiro mandato. Nele, Obama dá pinceladas de sua infância no Havaí e na Indonésia, de sua família materna (não conviveu com o pai), de sua adolescência trivial, a não o gosto pela leitura que logo desenvolveu. Haverá um segundo volume a respeito do segundo mandato, o qual espero ansiosamente.

Conta com riqueza de detalhes como foi toda a campanha à presidência, concorrida com Hillary Clinton, que vem a ser sua Secretária de Estado. Aos poucos, multidões passaram a ir em seus comícios país afora, elevando-o, já antes, a um patamar de pop star. Foi o primeiro a fazer uma campanha massiva na internet, puxada por jovens, o que foi crucial para sua eleição.

Herdou um país em crise intensa: a bolha imobiliária havia explodido, com o mercado de ações atingindo perdas de 40% e com mais de 2,3 milhões de lares com execução hipotecária. Precisou revitalizar o país com leis de recuperação. Lutou para implementar um plano de saúde para os mais desfavorecidos, colocou Sotomayor na Suprema Corte, tentou acabar com Guantánamo, precisou enfrentar o desastre com a plataforma Deepwater, que derramou petróleo por mais de 40 dias no Pacífico. Lidou com crises mundiais, precisou intervir na crise da Grécia, houve Primavera Árabe, crise na Líbia, enfim, não dá para descrever tudo aqui. Foi o homem que capturou Osama Bin Laden.

Chamou demais a atenção a índole dos senadores Republicanos, que faziam de tudo para impugnar suas leis e ideias. Aliás, aquele senado é o lugar em que boas ideias estão destinadas a morrer. Deu asco acompanhar. Figuras repugnantes como McConell, Boehner, etc.

Além de ter o mundo em suas mãos, esse homem fazia questão de estar à mesa do jantar em família às 18:30h todas as noites e depois descia para o salão oval. O homem que tinha Sasha e Malia como prioridade. O homem que levou humanidade para a Casa Branca.

Só leiam. Que história incrível a desse homem!
Bondgirl 007 07/02/2023minha estante
Acabei de ler ontem e estou impactada. Ele é o cara! Esse livro nos mostra q um presidente. rei. imperador ou coisa q o valha não é só sentar num escritório "dar canetada" e mandar. Não! Tem q ter jogo de cintura e mta diplomacia. Avançar e recuar todo o tempo. Não tem vergonha de pedir conselhos tb à família acerca de decisões importantes para seu país
E ele ainda se preocupa em ESTAR PRESENTE no dia a dia da família, dando à esses pequenos e as vezes raros momentos muita qualidade. E além de tudo mostra - se um marido carinhoso e apaixonado e um pai zeloso e de fé inabalável, além de ser muito charmoso e elegante. Para mim essa é a definição de Barack Obama.




Nilson 23/03/2021

INTERESSANTE
Interessante você conhecer o dia a dia do homem com o maior poder do mundo(hoje nem tanto). Uma descrição em detalhes que jamais conheceriamos, não fosse a sua disposição de abrir as portas da intimidade do poder e suas angústias e tambem suas alegrias através de seu ego muito bem massageado. Senti um certo deslumbre em suas narrativas (tipo , como cheguei ate aqui) e seus receios, tensões e decisões que nao imaginava tomá-las. Li também o livro da primeira Dama Michelle e tive a mesma impressão. Mas é bom ressaltar que ele Obama e Jimmy Cartes foram considerados presidentes fracos, porém foram os mais contidos e que mais lutaram por um mundo melhor. Achei o Obama um ótimo escritor. Gosto dele e sou suspeito pra recomendar.
Duda Felix 23/03/2021minha estante
Já coloquei na minha lista!!




Gregori Pavan 28/12/2020

Um livro muito bem escrito – e não podia ser diferente – e interessante, mas decepciona um pouco no quesito trazer novidades ou acrescentar detalhes, como era esperado.
comentários(0)comente



Claudia.Lopes 21/04/2024

O presidente
Um livro que pra mim não foi só uma autobiografia
Um homem focada no seu propósito, cercado de pessoas extremamente competentes, Barak Obama foi o 44° presidente dos Estados Unidos me pareceu em todo o livro de um humor incrível e extremamente positivo
Um dos presidentes que mais tentou resolver os conflitos árabe-israelense, não que outros anteriores ou posteriores a ele tbem não deram a devida atenção
Porém, no governo dele tivemos um relevante grau de sucesso
Um pai de família dedicado, casado com Michelle Obama Uma advogada tbem de formação
Governou de 2009 até 2017
Já havia lido o livro de Michelle Obama, mas Barak foi muito mais detalhista em sua escrita
Valeu a pena
Recomendo
comentários(0)comente



csartoretto 27/01/2021

O melhor desse livro são os detalhes de bastidores de grandes decisões que afetaram a política externa e a economia não só dos EUA mas do mundo. O cuidado em citar colaboradores e todos os que direta ou indiretamente trabalharam para fazer com que as coisas acontecessem. Apesar de todo o poder que teve nas mãos a gratidão, as duvidas e a certeza de que não acertaria em todos os momentos humanizam o líder. Em alguns momentos parece até mesmo sonhador.
Houve muitos erros, mas também muitos acertos e se não agradou a todos ainda assim é um líder que sempre será lembrado e respeitado mundialmente.
comentários(0)comente



117 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR