O crepúsculo e a aurora

Ken Follett
Ken Follett

Resenhas -

Christian Homem de Melo 10/06/2023

Uma linda aventura na idade das trevas
Lady Ragna é uma jovem destemida e determinada, filha de um nobre normando e que vive em um período turbulento da história da Inglaterra no século X.

A história se desenrola durante um momento de violência e instabilidade, onde as comunidades estão constantemente ameaçadas por invasões, conflitos políticos e rivalidades entre os povos. Lady Ragna se encontra no centro desses eventos, lutando para proteger sua família e garantir a sobrevivência de seu povo.

Com habilidades de negociação e uma mente estratégica, Ragna se torna uma figura-chave na busca pela paz e pela prosperidade em uma época marcada por confrontos brutais. Ela desafia as tradições e os preconceitos de gênero, mostrando coragem e determinação ao enfrentar adversidades e buscar um futuro melhor para aqueles que ama.

"O Crepúsculo e a Aurora" retrata, portanto, a jornada de Lady Ragna em meio a um cenário de caos e transformação, onde ela se esforça para construir um mundo mais justo e seguro. A escrita cativante de Ken Follett transporta os leitores para um período histórico fascinante, repleto de intrigas, batalhas e superações pessoais.

Chrystina0 05/06/2023

Novela gostosa
Esse livro é aquela famosa novela. Cheia de emoção e você realmente gosta tanto dos personagens que sofre quando eles sofrem e comemora quando eles tem sucesso. Eu amei! Já estou planejando minha próxima leitura do autor

Vivi.Montarde 04/06/2023

Follett é um escritor como poucos. Estou pra encontrar alguém que me arrebate tanto com seus livros como ele. Todo o trabalho com estudos e pesquisas que ele tem se refletem claramente na enorme qualidade de seus livros.

Esse aqui é maravilhoso, pra variar né. Uma história envolvente, que prende a atenção desde o início e é super bem escrita. Os três personagens principais, Edgar, Ragna e Aldred são corretíssimos, inteligentes, lutam para realizar seus sonhos e para fazer o melhor para a região que vivem. É difícil não se apaixonar e torcer por eles, mas eles sofrem hein, como sofrem, principalmente a Ragna, que me lembrou a Aliena e a Cáris dos livros seguintes da série, mas que pra mim sofreu ainda mais que essas duas.

Também tem personagens detestáveis, como o bispo Wynstan, que é repulsivo. Aliás há passagens revoltantes, afinal a realidade daquela época não era fácil, há personagens que fazem muitas maldades e como o livro é muito bem escrito, muitas emoções são despertadas durante a leitura. Há muitas intrigas e luta por poder. E, como pano de fundo a criação da cidade de Kingsbridge.

Incrível!

Rodrigo.Cabanne 02/05/2023

Sensacional
Excelente livro com a mesma pegada do Pilares da Terra Mundo sem Fim. História envolvente que dá vontade de ler tudo de novo

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 28/04/2023

Em 997 d.C., a Inglaterra enfrenta ataques dos galeses de um lado e dos vikings do outro. Os homens que estão no poder fazem justiça de acordo com os próprios interesses, ignorando o povo e muitas vezes desafiando o próprio rei. Na falta de uma legislação clara, o caos reina absoluto.

Nesse cenário de selvageria, a vida de três jovens se entrelaça de maneira brutal. Um construtor de barcos vê sua terra ser dilacerada pelos vikings e é forçado a se mudar com a família para um povoado inóspito.

Uma nobre normanda desafia os pais para se casar com o homem que ama e, assim que chega à Inglaterra, se vê envolvida em uma constante e violenta disputa pela autoridade em que qualquer passo em falso pode ser catastrófico.

Um monge sonha em transformar sua humilde abadia em um centro de estudos conhecido na Europa inteira.

Todos eles lutam por um mundo mais justo, próspero e livre. E todos cruzam o caminho de um bispo inteligente e cruel que vai fazer o que for preciso para aumentar sua influência e sua fortuna.

Com uma trama elaborada que une um extenso trabalho de pesquisa histórica a uma criatividade extraordinária, O crepúsculo e a aurora é um presente tanto para os leitores veteranos de Ken Follett quanto para quem deseja conhecê-lo

Leticia Dourado 28/04/2023

Um forte candidato a leitura favorita do ano!
É surreal pensarmos em como mudamos com o passar dos anos. Comprei esse livro no período de pré-venda há 03 anos, com a certeza ABSOLUTA que eu iria amar, porém quando iniciei a leitura em 2020 não consegui chegar na página 100 e abandonei detestando haha.

Agora 03 anos depois, tive vontade de dar uma segunda chance e posso dizer que a experiência de leitura foi completamente diferente.

Simplesmente não conseguia largar o livro e quando não estava lendo ficava com ele na minha cabeça o tempo todo, algo que há muito tempo não acontecia comigo.

Personagens, trama, desenvolvimento, escrita, apenas maravilhoso!

Leiam, leiam e leiam.

E deem segunda chance aos livros haha!

Douglas 24/04/2023

Ele era o crepúsculo e ela a sua aurora.
Ken Follett se destaca pela quantidade de pesquisas para os seus livros, dedicação e seu talento como a escrita transparente em seus livros. Desde o excelente Pilares da Terra ele ganhou meu carinho e atenção, desta vez foi uma leitura coletiva com um grande amigo que trocamos ideias, o que vai acontecer no próximo capítulo e que rendeu muitas coisas boas.

O livro já começa com muita ação e sangue, tem personagens tão bem construídos com várias camadas que parecem reais, tem os vilões que passaram da linha da maldade humana e contexto história da trama. É uma tarefa impossível saber o que vai acontecer nos próximos capítulos, todo momento tinha boas reviravoltas que algumas tive parar de ler para respirar mesmo sendo um livro enorme não cansa.
A única crítica é algumas pontas soltas, deixar algumas coisas para ser resolvidas somente no final, fora isso é um livro exemplar, único, que tem muitas qualidades e que deixou a sua marca na história dos livros.
Fanfinc_sf.devorador_de_livros 24/04/2023minha estante
Adorei sua resenha amigo foi um grande prazer ter feito essa leitura coletiva com vc
Eu estou terminando rs
Termino hoje ainda
Parabéns pela leitura e pela resenha

Carla Buffolo Altoé 24/04/2023minha estante
Amei sua resenha! Esse vai passar pra cima da pilha pra eu ler logo ?

Douglas 24/04/2023minha estante
Obrigado, Carla. ?

Tatiane.Gatto 17/03/2023

O crepúsculo e a aurora nos leva em uma jornada épica ao fim da Idade das Trevas para contar a história de guerra, rivalidade, amor e ódio que antecede a saga de Os pilares da Terra e marca a criação da cidade de Kingsbridge.

Mariane 07/02/2023

Como todos os livros do Ken Follet que já li, não da pra parar de ler! É uma leitura muito leve e gostosa, perfeito pra quem ama história

Camila 01/02/2023

Doeu mas foi bom
Um livro bem grandioso tanto em tamanho tanto na história, gostei das três narrativas, os personagens todos são muito autênticos, gostei da ambientação das descrições dos costumes da época .
Muitas vezes tive que respirar fundo , deixar de ler por uns dias por conta dos vários gatilhos, extremamente brutal e violento porém retrata bem como eram as coisas . Assuntos abordados bem delicados fiquei enjoada muitas vezes, mas como disse antes no final valeu a pena sofrer nesse livro .

Sarah.Delallinde 26/01/2023

Uma aventura apaixonante
Esse romance foi incrível e contou com altos e baixos. Teve momentos de alegria e desespero extremo, de estresses onde queria tacar o livro e de amor onde eu explodia de felicidade. Pra quem não está acostumando com vários narradores pode ser um pouco confuso e a organização das datas também, mas dá pra fluir bem e entender.
A história é contada principalmente pela perspectiva de 3 personagens Ragna, Edgar e Aldred e às vezes o babaca do Wynstan. A Ragna é uma mulher empoderadíssima que passa por altos e baixos e que teve muita dificuldade pra conseguir se título e o respeito dos ingleses. O Edgar é um homem bom e puro que merece todo o amor do fandom. E por fim, Aldred, justo e compassivo ele é um dos únicos participantes do clero que é honesto e realmente religioso... E um grande militante que me identifiquei bastante kkkkkkkk
É uma leitura que eu recomendo e não se desanimem pela grossura. Não é um livro cansativo e denso.
Adorei muito e espero que leiam.
Beijos.

Tiago 03/01/2023

O início de Kingsbridge...
Não consigo encontrar outro autor como o Ken, que consegue delinear personagens tão convincentes a ponto de nos despertar amor e ódio. Quando acabei a trilogia de Kingsbridge eu me senti órfão, e eu achando que a história estava fechada ele nos presentea com a pedra de fundação. Nunca nos esqueçamos do quanto cruéis podemos ser, o quanto nossa natureza é deturpada, perspicaz e perigosa. Estamos aqui no final da idade das Trevas, numa Inglaterra que sofre pelos ataques dos galeses e vikings, estes últimos que mais tarde influenciariam sua cultura, sociedade e costumes. Eu fiquei satisfeito pelos sentimentos que Follett me levou a ter durante essa leitura...

Fábio Valeta 21/12/2022

Este é o quarto livro de Follet que leio e é sempre um prazer voltar a esse escritor. Seus livros (os da série que contam a saga da cidade de Kingsbridge, pelo menos) tem uma escrita ágil e envolvente e uma narrativa que muitas vezes faz com que a gente queria ler “só mais um capítulo”.

Continuando a saga iniciada em “Os Pilares da Terra” e seguida por “Mundo sem Fim” e “Coluna de Fogo”, aqui somos transportados para a origem da cidade fictícia de Kingsbridge em uma história se passada quase 200 anos antes do primeiro livro. Novamente o autor desenvolve a história dividindo a narrativa entre alguns protagonistas de diferentes classes sociais de forma a mostrar uma visão mais ampla do período.

Iniciado no ano de 997 E.C., o livro narra a história de Edgar, filho de um construtor de barcos que perde tudo quando, em uma invasão Viking, seu pai é morto e a oficina em que trabalhavam é destruída, e ele e sua família são obrigados a se mudar para um pequeno vilarejo no meio do nada onde seu conhecimento de construção de barcos não serve para nada; Lady Ragna, filha de um nobre normando que muda-se para a Inglaterra para se casar com um poderoso senhor Feudal; e por fim o Frei Aldred, um religioso apaixonado por livros que sonha em criar e administrar um centro de estudo que seja referência na Inglaterra.

Mesmo vindo de origens tão diferentes, o caminho dos três personagens se cruza e não demora para perceberem que tem inimigos em comum, vindos da poderosa família do marido de Ragna, Wilwulf, o senhor feudal, seu violento irmão Wilgelm e o ambicioso e manipulador bispo Wynstam.

A história se desenvolve lentamente ao longo de vários anos, embora em um período de tempo bem menor do que nos demais livros da série, e como disse acima, a leitura é agradável e ágil, embora o autor demore muito para “começar a concluir” sua história. Depois de mais de 650 páginas de desenvolvimento lento, sobra pouco espaço para concluir as várias tramas pendentes (o livro tem 700 páginas). A conclusão acaba sendo corrida e ficou sem um clímax bem definido.

Apesar da conclusão pouco satisfatória, ainda assim é um livro bastante agradável de se ler. Não é tão interessante quanto “Pilares da Terra” ou “Mundo sem Fim”, mas me prendeu mais a atenção que “Coluna de Fogo”.

Marli 02/12/2022

Livro muito bom! Uma história de luta e perseverança emocionantes!!!
Leitura super fluida e dá vontade de ler sem parar para nada!!!
Recomendo!!!

Marli 05/12/2022minha estante
Muito bom mesmo!!!

Renata Rezende 24/11/2022

Apaixonante!
Quem leu a trilogia Kingsbridge e curtiu, vai amar esse livro. Ken Follett se tornou um dos meus autores preferidos. É incrível como a escrita dele me prende o tempo todo

A história se passa antes de Pilares da Terra. Mesma coisa de sempre: clero corrupto, violencia e crueldade no modo full, romance e um monge que é o mais íntegro personagem de todos.

Adorei! Recomendo demais!