O Crepúsculo e a Aurora

Ken Follett
Ken Follett

Resenhas -

Marcia 07/10/2020

Terminei de ler o livro O crepusculo e a aurora do escritor Ken Follett.
Me perdoem os fãs, mas me senti um pouco decepcionada. Foi o primeiro livro dele que li e esperava mais. A história é muito boa, se passa no ano de 997 na Inglaterra. O cenário é interessantíssimo e talvez por isso eu esperasse mais do livro. Achei que teve muita intriga, vários núcleos e muitos personagens. Quando mudava o capítulo e retornava a outro núcleo diferente do que estava contando, ele repassa características dos personagens, cenas que nos foram apresentadas em capítulos anteriores. Repetitivo.
Achei o livro meio novelesco e quando o escolhi para ler esperava mais aventura, mais emoção e mais história. O cenário é muito bom, mas faltou...como dizia uma amiga, faltou sustância. Bom amigos, são minhas impressões baseadas em minhas expectativas. Se eu recomendo a leitura? Claro que sim, principalmente porque o que me desapontou tem a ver comigo, com o que eu esperava do livro e de um escritor tão falado.
Sinopse da editora: O crepúsculo e a aurora nos leva em uma jornada épica ao fim da Idade das Trevas para contar a história de guerra, rivalidade, amor e ódio que antecede a saga de Os pilares da Terra e marca a criação da cidade de Kingsbridge. Em 997 d.C., a Inglaterra enfrenta ataques dos galeses de um lado e dos vikings do outro
Anna Bonniee 29/10/2020minha estante
O ideal é que você leia na ordem. Tenho certeza que vai amar e terá um outro ponto de vista. Esse é o quarto volume da serie de Kingsbridge, sendo necessário ler os volumes anteriores e na ordem.

raquel 30/10/2020minha estante
Márcia tô lendo e tô sentindo a mesma coisa , li os pilares da terra e amei , coluna de fogo foi muito legal , agora esse tá morno de mais

raquel 30/10/2020minha estante
Ana é verdade é bom ler na ordem , mas no meu casa não deu tempo , já tinha lido os outros três, aí vi que ele lançou este e fiquei doida querendo , mas comparado aos outros esse tá meio chato por enquanto

FabiBraga 30/10/2020minha estante
Leia os demais, principalmente os Pilares da Terra. Os Pilares é um livro que me marcou muito. Um dos meus favoritos da vida.

Marcia 05/11/2020minha estante
Obrigada pela dica, vou me programar para ler os outros.

Duda.Nard 22/11/2020minha estante
Eu já li Mundo sem Fim, foi assim que conheci o autor, e achei a história incrível, aí eu descobri que tinha outros e to tentando ler na ordem. Estou lendo o Crepúsculo e a Aurora, depois vou ler os Pilares da Terra, e como já li Mundo sem Fim, vou direto pra Coluna de fogo. Mas cara, eu to achando o Crepúsculo e a Aurora MUITO bom. Eu amo a narrativa desse autor, mas de fato confesso que Mundo sem Fim tem mais ação. Kkkk
Estou amando demais esse livro. Adoro ver jogos de poder, ver os personagens crescendo e eu adoro pontos de vistas diferentes de vários personagens, então a narrativa do livro ta perfeita pra mim. Kkkkk
Mas cada um com o seu ritmo. Espero que goste mais dos outros livros, mas se não gostar, tudo bem também. Só tenta não criar expectativa nenhuma pro próximo livro. Sempre que eu vou iniciar uma leitura eu faço isso, porque aí se eu gostar, vai superar as minhas expectativas e eu vou adorar. Kkkkkk

Joine Farias 27/11/2020minha estante
Eu concordo contigo. Também fiquei um pouco decepcionada, talvez porque eu estivesse com as expectativas muito altas ou porque simplesmente não é "meu momento" de ler ele. Li até a metade e parei, acho que vou deixar para continuar a leitura em outro momento.

Lucia.Ferreira 06/01/2021minha estante
Follett não me decepcionou. Conseguiu prender meu interesse por 700p. Concordo que os pilares da terra é melhor, mas o crepusculo tbm é ótimo. Como sempre, as personagens femininas dele arrasam. Adorei.

FabiBraga 08/01/2021minha estante
Eu fiquei emocionada neste livro sabendo dos primórdios de Kingsbridge, pois simplesmente AMEI todos os outros livros da série. E o Ken Follet vai a fundo nas pesquisas para ser bastante fiel às épocas nos dando uma aula de história, geografia e arquitetura. Imagino o trabalho e o brilhantismo para escrever esses 4 livros.

Wesley Santos 11/01/2021minha estante
Este é mesmo um dos livros mais ruins do Follett, junto o Martelo de Éden e Uma Fortuna Perigosa.

Para quem vai começar a obra de Ken Follett, recomendo Um lugar chamado liberdade, Queda de Gigantes e Os Pilares da Terra.

Carolina.Seferin 14/01/2021minha estante
Nossa eu to adorando, to na pagina 341.

Carolina.Seferin 14/01/2021minha estante
Pelo que eu sei esse antecede Os Pilares da Terra, quero ler ele tbm

@bibliotecadanat 09/02/2021minha estante
Da mais uma chance para Ken Follett! Tem vários livros otimos!

Marcia 17/02/2021minha estante
Vou dar sim Natalia. Me disseram que eu deveria ter lido os primeiros antes, então buscarei kkk Obrigada

DeBem 26/03/2021minha estante
Também estou no final do livro, e sou fã de Ken Follet, nas estou um pouco decepcionado com este livro..estou achando meu água com açúcar....e olha que sou fã do cara.... abraçooooo

Gabriel1994 08/07/2021minha estante
Outro que começou a ler Ken Follett errado. Cronologia de Os Pilares da Terra começado pelo Crepusculo e Aurora deve ser lido pra quem ja conhece o autor.

Ken Follett ou vc começa a ler pelos livros de Espionagem ou vc vai em Os Pilares da Terra (na minha opinião caminho mais dificil pra gostar do autor).

Ken Follett é genial e não sei se é uma falta de informação nossa como fã em nao ter um video informativo ou apresentativo do autor no YouTube ou por que a maioria dos leitores são emocionados que vão com muita sede ao pote.

Marcia 14/07/2021minha estante
Bueno obrigada pela informação. Vou me programar para ler os livros anteriores e depois reler esse.

JAnselmo 25/07/2021minha estante
Dele li Os pilares da terra e achei sensacional.

DeBem 25/07/2021minha estante
Tô lendo agora Os Pilares.....e está muiiiiiito bom mesmo

Kaka 20/12/2021minha estante
A pesar de ser uma publicação recente a ordem cronológica onologica dos livros são: O crepúsculo e a aurora, Pilares da Terra, coluna de fogo e Mundo Sem Fim.

DeBem 20/12/2021minha estante
Perfeito...

Carlão 08/11/2022minha estante
Me decepcionei também, pouca história, repetitivo?

Marcia 08/11/2022minha estante
Com seu comentário não me sinto tão deslocada. Obrigada por comentar

Luciano.Paes 12/12/2022minha estante
Ja li Os Pilares da Terra e Coluna de Fogo. Vi em alguns comentários que "O Crepúsculo e a Aurora" seria o quarto livro da sequência, qual seria o terceiro?

Katia.Luna 03/04/2023minha estante

Ficção / História / Romance

Sobre o que achei:

??????
Finalizado

O livro se passa no ano de 997 - 1007 d.c. A era dos Vikings.

A narrativa inicia com o Vikings saqueando a cidade de Combe. No final do ataque Edgar fica derrotado pq os Vikings mataram também seu pai.Com isso, com a cidade devastada e com perda total, Edgar parte com sua mãe e dois irmãos para a fazenda da Travessia de Dreng. Chegando lá eles não tem muito recursos e Edgar começa a trabalhar para o dono da Travessia que se chama Dreng. Na verdade Edgar é explorado por ele. A filha de Dreng seduziu os dois irmãos e, com acordo familiar, Cwenburg se casa com os dois irmãos, Erman e Eadbald. ?

Ragna após a visita de Wilf, acaba se apaixonando.

Ragna saiu da Normandia e viaja para Shiring para se casar com Wilf e morar com ele na Inglaterra. Tanto Ragna e Wilf eram nobres e Wilf era chamado do senhor da cidade. Ele era dono de tudo abaixo do Rei e liderava um exército para lutar contra os ataques dos Vikings. No entanto tudo parecia uma maravilha até Ragna descobrir que foi enganada e ela passou situações horrendas. Enfim, contudo envolvido muitas águas vão rolar, tudo em brigas pelo poder, domínio de território, e de status por parte da família de Wilf.

Wynstan é um bispo que articula tudo. Ele é um demônio em pessoa. Junto do seu irmão Wigelm, outro demônio dar um golpe em Ragna.

O romance em si se desenrola entre Edgar e Ragna. O Edgar além de ser um aliado de Ragna, ele também cresce de forma honesta. Eu gostei muito do caráter do Edgar. Ele era mais jovem que Ragna. Ele não fazia parte da nobreza, mas com sua inteligência e esforço conseguiu ser um construtor bem cobiçado.

Nesse livro o leitor vai se depara com situações como estrupo, corrupção, traição, manipulação, briga pelo poder, escravas menores de idade sendo explorada sexualmente, assassinatos, religião e mais. Contudo, você verá que o bem sempre vence!

Ordem:

1- O crepúsculo e aurora ?
2- Os pilares da terra
3- Mundo sem fim
4- Coluna de fogo

Taty 29/06/2022

Antes de Pilares da Terra
O que aconteceu antes de Pilares da Terra? Na época dos Vikings, Normandos e Ingleses é que tudo começou.
Incrível, maravilhoso e instigante.
Mais uma.obra incrível de Follet!!!

Leticia Dourado 28/04/2023

Um forte candidato a leitura favorita do ano!
É surreal pensarmos em como mudamos com o passar dos anos. Comprei esse livro no período de pré-venda há 03 anos, com a certeza ABSOLUTA que eu iria amar, porém quando iniciei a leitura em 2020 não consegui chegar na página 100 e abandonei detestando haha.

Agora 03 anos depois, tive vontade de dar uma segunda chance e posso dizer que a experiência de leitura foi completamente diferente.

Simplesmente não conseguia largar o livro e quando não estava lendo ficava com ele na minha cabeça o tempo todo, algo que há muito tempo não acontecia comigo.

Personagens, trama, desenvolvimento, escrita, apenas maravilhoso!

Leiam, leiam e leiam.

E deem segunda chance aos livros haha!

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 28/04/2023

Em 997 d.C., a Inglaterra enfrenta ataques dos galeses de um lado e dos vikings do outro. Os homens que estão no poder fazem justiça de acordo com os próprios interesses, ignorando o povo e muitas vezes desafiando o próprio rei. Na falta de uma legislação clara, o caos reina absoluto.

Nesse cenário de selvageria, a vida de três jovens se entrelaça de maneira brutal. Um construtor de barcos vê sua terra ser dilacerada pelos vikings e é forçado a se mudar com a família para um povoado inóspito.

Uma nobre normanda desafia os pais para se casar com o homem que ama e, assim que chega à Inglaterra, se vê envolvida em uma constante e violenta disputa pela autoridade em que qualquer passo em falso pode ser catastrófico.

Um monge sonha em transformar sua humilde abadia em um centro de estudos conhecido na Europa inteira.

Todos eles lutam por um mundo mais justo, próspero e livre. E todos cruzam o caminho de um bispo inteligente e cruel que vai fazer o que for preciso para aumentar sua influência e sua fortuna.

Com uma trama elaborada que une um extenso trabalho de pesquisa histórica a uma criatividade extraordinária, O crepúsculo e a aurora é um presente tanto para os leitores veteranos de Ken Follett quanto para quem deseja conhecê-lo

Simone de Cássia 28/03/2021

Gendedeus!! Que livro! Que autor! Que história! Que tudo!!! Se ele não fosse bom por si só já valeria a atenção por ser, claramente, a origem dos "Pilares da Terra". Fico me perguntando como o Ken (intimidade) consegue escrever tão bem prendendo a atenção da gente por todas as 400, 500 páginas... Economizei o quanto eu pude para não acabar, mas, acabou... E eu, de ressaca!! Mais um livro inesquecível!! Gente, na boa? Acho que tô apaixonada pelo Ken Follett... rsrs
Drica 28/03/2021minha estante
Como assim, Simone!
Se apaixonar pelo protagonista ou autor é uma prerrogativa da Riva! ???

Drica 28/03/2021minha estante
Agora sério, bom saber que esse autor é bom, tenho alguns livros dele, mas ainda não li nenhum. ?

Fabricio268 28/03/2021minha estante
Ken Follett, incontestavelmente um dos maiores escritores contemporâneos. Poucos escrevem como ele, principalmente romance histórico.

Riva 28/03/2021minha estante
Drica, nunca me apaixonei pelo autor; só me apaixono pelos mocinhos (e essa prerrogativa é minha)!!!!!!!!!!!!

Simone, você já está tão apaixonada que já o chama de forma íntima!!! Na realidade. A sua resenha foi sobre o autor - kkkkkkk!

Simone de Cássia 28/03/2021minha estante
Drica, verdade, a paixão da Riva é pelos mocinhos...tomei pra mim a prerrogativa da paixão pelo autor...rsrs nem é qq autor, é o Ken...ai ai (suspiro) rsrsrs
Riva, agora que vi...a resenha não foi do livro...kkkk

Simone de Cássia 28/03/2021minha estante
Fabrício, concordo totalmente com você...esse é " o cara"!! Núuuuuu

Riva 28/03/2021minha estante
Simome, a paixão faz a gente até esquecer sobre o que deveria escrever - kkkkkk!!!!!!!!!!

Douglas 07/02/2023minha estante
Simone, dia 26 de Setembro ele vai lançar mais um livro da série Kingsbride. Espero que a Arqueiro lance ao mesmo tempo que lá fora.

Simone de Cássia 08/02/2023minha estante
Sério, Douglas?!? Fiquei super feliz com a perspectiva!! Brigadim, viu?

Douglas 08/02/2023minha estante
The Armour of Light, é o título.

Luciana.Balardin 17/10/2020

Para quem gosta de história, os livros do Ken Follet são incríveis. Para quem leu 'Pilares da Terra' vai achar ele meio similar. Porém a história se passa em um período mais recente do que o Pilares. O livro choca muito abordando realidades que aconteceram na nossa história, tais como o tratamento dado a escravos, mulheres e o papel da igreja nisso tudo.
Não é o meu livro favorito do Ken Follet, mas recomendo a leitura e podem crer que ela flui bem na
maior parte do livro.

Carlos Nunes 30/03/2021

O NASCIMENTO DE KINGSBRIDGE
Apesar de um calhamaço, é uma leitura empolgante, daquelas que não dá pra largar. É um livro que faz parte da série Kingsbridge, iniciada com o famoso PILARES DA TERRA, mas a trama desse livro se passa bem antes daquela. É importante ressaltar que todos os livros dessa saga são independentes, não é necessário ler em sequência, pois a única ligação que têm em comum é que se passam no mesmo local, a fictícia Kingsbridge, na Inglaterra.
E nesse livro, que começa em 997 d.C., nós acompanhamos as trajetórias de três personagens principais: um jovem construtor de barcos que vê sua terra destruída pelos vikings e é forçado a se mudar com a família para um local inóspito e transformar-se em agricultor, algo para que não tem a menor aptidão; um monge que sonha em transformar sua humilde abadia em um centro de estudos conhecido na Europa inteira e uma nobre normanda que desafia os pais para se casar com o homem que ama e, assim que chega à Inglaterra, se vê envolvida em uma constante e violenta disputa pela autoridade em que qualquer passo em falso pode ser catastrófico. Todos eles lutam por um mundo mais justo, próspero e livre. E todos cruzam o caminho de um bispo inteligente e cruel que vai fazer o que for preciso para aumentar sua influência e sua fortuna, numa época em que os homens que estão no poder fazem justiça de acordo com os próprios interesses, ignorando o povo e muitas vezes desafiando o próprio rei.
Um livro espetacular, que não traz novidades para quem já conhece as obras do Ken Follett, mas é uma diversão garantida, além de um grande aprendizado de história, já que o autor é famoso pelo extremo detalhismo histórico.
Laura 30/03/2021minha estante
Vc recomenda ler antes de Pilares da Terra??

Carlos Nunes 30/03/2021minha estante
Olha, não faz diferença, são histórias distintas, apenas passadas no mesmo lugar em épocas diferentes. O legal de se ler na ordem é acompanhar o desenvolvimento da cidade através dos séculos.

Laura 30/03/2021minha estante
Entendi obgda

Ronaldo 19/04/2021minha estante
Carlos, adorei o livro. Foi meu primeiro livro do autor. Qual seria sua sugestão? Estou lendo que tem uma certa ordem, como ganhei o livro, não fui atrás. Obrigado.

Ed.Costa 13/01/2022

Muito bom!!!
Ken Follett nunca decepciona! Livro fantástico! Personagens muito bem construídos! Vilões que são capazes de nos fazer ter úlcera por passar tanta raiva e um mocinho encantador! Perfeito!

Victor 12/01/2021

Não é o melhor do Ken Follet
O Livro é uma trama típica do Ken Follet , com dados históricos legais e tramas e sub tramas que te prendem.
Mas esses livro traz uma trama um pouco mais arrastada e mais simples que os livros anteriores da saga de "Kingsbridge".
Fora que eu senti um pouco de reciclagem em vários personagens que são muito parecidos com vários em Pilares da Terra.
Deixando a parte negativa de lado é um livro que diverte sim mesmo que em alguns pontos você se canse um pouco, mas com o padrão Ken de escrever e desenvolver uma história legal consegue entreter.

Vivi.Montarde 04/06/2023

Follett é um escritor como poucos. Estou pra encontrar alguém que me arrebate tanto com seus livros como ele. Todo o trabalho com estudos e pesquisas que ele tem se refletem claramente na enorme qualidade de seus livros.

Esse aqui é maravilhoso, pra variar né. Uma história envolvente, que prende a atenção desde o início e é super bem escrita. Os três personagens principais, Edgar, Ragna e Aldred são corretíssimos, inteligentes, lutam para realizar seus sonhos e para fazer o melhor para a região que vivem. É difícil não se apaixonar e torcer por eles, mas eles sofrem hein, como sofrem, principalmente a Ragna, que me lembrou a Aliena e a Cáris dos livros seguintes da série, mas que pra mim sofreu ainda mais que essas duas.

Também tem personagens detestáveis, como o bispo Wynstan, que é repulsivo. Aliás há passagens revoltantes, afinal a realidade daquela época não era fácil, há personagens que fazem muitas maldades e como o livro é muito bem escrito, muitas emoções são despertadas durante a leitura. Há muitas intrigas e luta por poder. E, como pano de fundo a criação da cidade de Kingsbridge.

Incrível!

Peter.Molina 22/08/2023

O término ou início de Kingsbridge
O último livro da quadrilogia Kingsbridge foi escrito como o início de tudo, narrando os primórdios da construção da Catedral e as primeiras famílias do vilarejo. A trama é recheada dos elementos já conhecidos do autor, violência, disputas pelo poder, e a eterna luta entre o bem o mal, que nesse livro parece não ter fim. A leitura é agradável, e não consegui largar até saber o que aconteceria com os protagonistas. Esperava um desfecho mais forte, mas mesmo assim o autor não desagrada, num livro repleto de intrigas e bastidores.

Kauani.Caldato 01/12/2020

Adorei!
O romance é muito bem desenvolvido e os personagens são muito bem construído. A descrição do momento histórico é maravilhoso!
Fica um pouco lento na metade mas nada que prejudique a história ou faça você desistir dela.

Sandra 03/11/2020

Bom out 2020
Bom. A estória é dinâmica e envolvente, apesar de muitos personagens e se de uma época muito antiga.
Tem um pouco de tudo, guerras, intrigas, romances e traições.
Mostra os costumes , vestuários e alimentação de uma época difícil na Europa. Gostei. Recomendo.