O Crepúsculo e a Aurora

Ken Follett

Resenhas -

Larissa.Stoco 14/05/2021

Resenhando O Crepúsculo e a Aurora
Ken Follett sem dúvidas é genial, e com esse livro não foi diferente. Já tive experiências anteriores com o autor, e cada livro me trás opiniões diversas.

Gostei muito desde o inicio. Todos os personagens foram apresentados de forma bem construída, e não demorou muito para ver onde cada personagem iria se encontrar e o rumo que iriam seguir. Cada um trouxe seu próprio enredo, com vários núcleos diferentes, o que enriqueceu a história mas sem tornar confusa.

Mesmo sendo um livro com bastante descrição, há muitas falas, o que sempre me agrada. Tive uma leitura bem fluída o livro inteiro. Quando cheguei na metade do livro, acontece um grande plot, que pensei que se estenderia até o final, mas não, logo já foi solucionado. E a partir daqui, novos plots se iniciam e se finalizam.

Na reta final as desavenças se aumentam bastante, ajudando a deixar mais dinâmico (passei nervoso diversas vezes). Apesar disso, as últimas 100 páginas poderiam ter sido encurtadas. Teve um desfecho muito bom, finalizou maravilhosamente bem, mas poderia ter sido menos estendido.

Alessandra 29/05/2021

Ken Follet é um mestre! Esse livro não foge a regra e é perfeito.
A trama , além de ser maravilhosa, é também uma aula de história, mostrando como eram os costumes, leis e hábitos dos anos 1000 A.C.

Christiane.Sérgio 30/05/2021

Ken Follett, mais uma vez, foi espetacular.

O crepúsculo e a aurora é um libro bem construído, com personagens incríveis e uma história maravilhosa.

Consegui construir na minha cabeça toda as cidades citadas como Kingsbrigde, Shirinhg, Combe e até mesmo a ponte de Edgar.Fui a todos os lugares deste livro, e num período que me fascina.

Ragna, conhecida como Débora - a justa, filha do conde de Cherbourg da Normadia, se vê apaixonada pelo belo Wilwulf, com quem se casa. Ela não imagina que chegando à Inglaterra passará por perigos inimagináveis e sua vida não será nada dia que havia imaginado.

Encontrará forças juntos dos seus fiéis aliados: o xerife Den, o monge Aldred, sua fiel criada Cat e o Insubstituível Edgar.

Uma história fascinante! Prendeu a minha atenção, mas confesso que em alguns capítulos tive vontade de avançar rapidamente pra concluir logo o capítulo, pois me entreguei tanto a narrativa que ficar com os nervos à flora da pele.

Helder Cavalcante 15/09/2023

O início de tudo
Um livro necessário para s série. Kingsbridge está decifrada. O estilo Ken Follett é presente em todas as páginas, muita pesquisa, leitura fácil e corrente.

Erika 27/12/2021

Excelente livro para as férias
É um daqueles livros que te faz feliz ao lembrar que vai poder retomar a leitura quando estiver em casa - para quem preferir os físicos. Ele fica morno em alguns momentos, mas Ken não perde o jeito em fazer a gente viajar e viver a história página a página! Foi quase emocionante fazer os links e me lembrar de anos atrás, quando li pela primeira vez " Os Pilares da Terra".

Não é uma leitura cansativa.

Ragna, Edgar, Aldred, Blod, ~Malhada, foi uma aventura acompanhar essa história.

Domino 07/03/2024

#lido

O crepusculo e a aurora - Ken Follet

Gente, que livro maravilindo, fico sempre surpresa pelo autor consegui nos transportar para dentro de uma história com a passagem do tempo, na construçaão de uma tmosfera e cenário que se completam.

Me apaixonei por Ragna, uma das personagens femininas mais bem desenvolvidas que ja tive o prazer de ler.

Super recomendp essa serie e já estou com desejos de ler o próximo.

#lido #livro #amoler #kenfollet #leiamais

Ruchelli.Parisi 24/07/2022

Um dos favoritos
O livro inicia com o jovem Edgar, filho mais novo de um construtor de barcos, que em meio a uma fuga para viver seu amor proibido com Shunja que era casada, vê a invasão dos viking chegando em sua aldeia. Ele se salva, mas não consegue o mesmo com sua amada.
Sua família perde tudo o que possuia, e com isso o jovem Edgar junto com sua família, mudam para um povoado inóspito para recomeçar a vida.

Ragna é uma jovem nobre normanda, que enfrenta seus pais para se casar com o homem que amava. Quando chega a Inglaterra, terra de seu amado, ela que é uma mulher justa e de forte personalidade, passa a ver e conviver com as violentas disputas pela autoridade em que está inserida.

O bispo Wynstan na minha opinião foi o mais inteligente e cruel personagem de toda a trama, usa de sua posição para conseguir o poder absoluto, e foi pra mim motivo de muita raiva e indignação por tanta injustiça e falta de escrúpulos.

A luta pelo poder político e religioso, são os pontos marcantes da narrativa, Ken Follett nos apresenta personagens muito bem construídos, fortes, e apaixonantes que lutam por um mundo mais justo, próspero e livre.

O crepúsculo e a aurora, não foi meu primeiro contato com a escrita do autor, pois já havia lido a trilogia do século. O autor não me decepciona, com uma leitura envolvente, personagens tão bem desenvolvidos e uma história onde vc se emociona e vive uma profunda pesquisa histórica sobre a epoca e seus costumes.

Jenner Azevedo 25/12/2023

Ficção histórica de excelência
"O Crepúsculo e a Aurora
" de Ken Follett é uma jornada cativante pelo passado, mesclando habilmente história com ficção. Como um prelúdio de "Os Pilares da Terra", enriquece a compreensão do leitor sobre o mundo que Follett criou.

A força narrativa reside na atenção meticulosa aos detalhes históricos, transportando os leitores para os Vivos retratados na Idade Média. Os personagens são complexos e ao mesmo tempo relacionáveis, navegando por um mundo de intriga política, lutas pessoais e a marcha implacável do tempo.

O talento de Follett para contar histórias brilha ao entrelaçar várias tramas, criando uma tapeçaria de uma era passada. A prosa é envolvente, tornando difícil largar o livro. A exploração da resiliência humana e o impacto de eventos históricos nos indivíduos adicionam profundidade à narrativa.

Para aqueles que apreciam ficção histórica com um forte senso de tempo e lugar, o Crepúsculo e a aurora é uma criação magistral que entretém e educa na mesma medida. Com personagens ricamente desenvolvidos e uma trama intricadamente elaborada, este romance é um testamento ao brilhantismo narrativo de Ken Follett.

Roberta 20/09/2022

Aquela adrenalina de sempre!
Ler Ken Follett parece ser garantia de adrenalina, plot twist e clichês bem trabalhados. Acabei lendo em algum review por aí que o autor parece sempre criar a mesma receita mudando o nome dos ingredientes. Até certo ponto, isso é verdade, ao menos no universo de Kingsbridge: há sempre o monge bondoso, vilões com nome iniciando em W, bispos sem escrúpulos, jovem inocente de bom coração e bem determinado, personagem feminina forte e, ao mesmo tempo, vulnerável, disputas de poder, padres depravados e muito sexo, violência e estupro. Isso faz cada história ser menos interessante? Nem um pouco. Cada personagem é cativante ao seu modo, alguns medíocres e outros completamente odiáveis.

Ken Follett é capaz de fazer você criar laços de amizade com alguns dentro da história e completo ódio e repulsa de outros. Ainda que o núcleo novelesco da narrativa mantenha uma estrutura parecida em suas histórias, o desenrolar dela e as consequências são sempre uma surpresa.

Aquele vilão vai se f$@#!der em algum momento no meio do caminho, mas ele vai se recuperar, vai se vingar, e a vingança será dolorosamente cruel, mas não se sabe quando nem como. Alguns dos seus personagens favoritos vão sofrer e você sem tirar muita raiva, outras vezes você sentirá raiva por suas atitudes estúpidas, mas você vai torcer (e não vai ser pouco) por cada um deles.

Este prequel de Pilares da Terra baseia-se muito mais em disputas de poder, intrigas, jogos políticos do que em aventuras, mas é igualmente tenso e cativante. Ainda que eu tenha gostado mais dos outros livros de Kingsbridge, não pude deixar de dar cinco estrelas, pois não consegui largar o livro e devorei mais de 700 páginas num piscar de olhos.

Ken Follett com certeza ocupou seu lugar entre meus autores favoritos.

?????

#KenFollett #KingsBridge #FicçãoHistórica #Leitura #Livro #LivroComGato

Fabiana 30/09/2022

Mais um sucesso
E ele conseguiu novamente, envolvente do início ao fim. Me apaixonei novamente pelos personagens e foi incrível conhecer o início de Kingsbridge. Iniciei essa "série" por Pilares da Terra e ao terminar esse livro me fez querer voltar a ele pra reviver a continuidade da evolução desse lugar. Muito feliz por ter encontrado esse autor e me embrenhado em duas narrativas.

Liliane.Goncalves 20/12/2023

Sensacional
Intrigas, romances, batalhas, disputas políticas e uma cruel busca pelo poder. São esses os elementos que movem O Crepúsculo e a Aurora, outro livro muito bem escrito por Ken Follet. Os eventos narrados antecedem os acontecimentos de Os Pilares da Terra, aqui vemos como o priorado de Kingsbridge foi formado.

Gostei muito do livro, me conectei com os personagens e enquanto amava alguns, detestava outros em igual medida. Acho interessante o talento do autor para desenvolver personagens que são impossíveis de ficarmos indiferentes. A gente torce verdadeiramente pelos protagonistas, é muito legal.

A protagonista Ragna é uma nobre normanda que se muda para a Inglaterra após casar-se com um nobre inglês. Para além das adversidades enfrentadas na chegada ao novo país, Ragna acaba se deparando com uma situação completamente diferente da que estava acostumada. A corrupção e as lutas pelo poder são a ordem do dia em Shiring e ela terá que utilizar toda a sua inteligência e capacidade diplomática para alcançar os seus objetivos e o mais importante, sobreviver. Ragna é uma personagem forte, inteligente, resiliente e capaz.

O construtor Edgar é um amor, sensível e atencioso não mede esforços para ajudar as pessoas que ama, muitas vezes se colocando em perigo. Edgar é 100% um querido.

O monge Aldred é outro personagem excelente, enfrenta qualquer dificuldade para defender o que acredita e conseguir o que quer, mesmo que muitas vezes pague um preço muito alto por isso. Quando ele e Ragna se juntam para maquinar estratégias para enfrentar os inimigos políticos é sensacional.

Os antagonistas também são 10 de 10. Corruptos, promíscuos e cruéis. Wigelm é truculento e burro e Wynstam é a personificação do mal. A história ainda conta com uns vilões coadjuvantes como Dreng, Degbert e Githa. A gente fica o tempo inteiro torcendo pelo momento em que eles irão se dar mal e cada tropeço é super comemorado. A única coisa aqui é que acho que nem todos sofreram na mesma intensidade de sua maldade.

A narrativa é bem construída, as tramas são bem costuradas e empolgantes. As lutas pelo poder são viscerais, acompanhamos muitos episódios de violência e abuso, acontecimentos cotidianos na idade das trevas. A maldade é bastante intensa, mas temos alguns refrescos também. É maravilhoso ver que apesar de sofrer bastante, os protagonistas não sofrem o tempo todo e conseguem vitorias importantes.

Sabri 15/11/2022

Maravilhoso
Como tudo que Ken Follet escreve mais uma vez devorei esse livro. Eu não sei como ele consegue, mas a cada livro que leio tenho mais certeza que esse cara é genial, tem um dom como poucos, nos desperta sentimentos únicos em casa capítulo e consegue fazer isso mesmo repetindo fórmulas presentes em outras obras. Confesso que esse livro foi particularmente sofrido, me apaixonei por Ragna e Edgar sofri muito junto com eles, especialmente com ela. Ken Follet é mestre. Leiam!!

Tiago 03/01/2023

O início de Kingsbridge...
Não consigo encontrar outro autor como o Ken, que consegue delinear personagens tão convincentes a ponto de nos despertar amor e ódio. Quando acabei a trilogia de Kingsbridge eu me senti órfão, e eu achando que a história estava fechada ele nos presentea com a pedra de fundação. Nunca nos esqueçamos do quanto cruéis podemos ser, o quanto nossa natureza é deturpada, perspicaz e perigosa. Estamos aqui no final da idade das Trevas, numa Inglaterra que sofre pelos ataques dos galeses e vikings, estes últimos que mais tarde influenciariam sua cultura, sociedade e costumes. Eu fiquei satisfeito pelos sentimentos que Follett me levou a ter durante essa leitura...