10 histórias para tentar entender um mundo caótico

Ruth Manus

Resenhas - 10 Histórias para entender um mundo caótico

Luiz 29/12/2021

Maravilhoso
Necessário demais. Os autores refletem questões muito atuais e problemáticas a partir de situações observadas por eles em seus cotidianos e seus trabalhos.

Paulo 16/06/2022

Excelentes reflexões sobre as angústias do mundo
Através de um instigante diálogo, os autores, através de 10 histórias pessoais relatadas a partir de diferentes cantos do mundos, refletem sobre as angústias do mundo atual que ficaram mais evidentes através da pandemia.
No final de cada história, procuram deixar uma mensagem mais esperançosa. Livro interessante.

Kath 27/01/2021

10 histórias para entender um mundo caótico
Discussão rica entre Ruth e Jamil!
Um choque na minha realidade, considero esses relatos muito importantes para visualizarmos o mundo de forma mais real.
Empatia no discurso é lindo, é fácil. Difícil é usar nossos privilégios para cuidar daqueles que não os tem!

site: www.instagram.com/naopossoestoulendo

Yasmim 02/09/2023

Um livro incrível com texto que nos faz pensar e refletir sobre assuntos importantes que muitas vezes não são falados e, quando ditos, são de forma mais suavizada. Problemas do nosso cotidiano que todos deveriam parar para analisar e estudar e quem sabe dar um passo para mudar isso.

Estelia 01/11/2020

Pense fora da bolha
Livro necessário para entendermos como o mundo funciona fora da nossa bolha. Uma realidade exposta por vírus invisível. Uma realidade inadimissível em pleno século XXI. Uma realidade que devemos mudar para assegurar que ainda tenha um mundo para as gerações que estão vindo logo após a nossa. Leitura obrigatória. Leitura que me fez lembrar um dos objetivos que tinha na vida e que por alguma razão eu tinha esquecido.

Melina.Grill 19/11/2022

Um livro organizado a partir de uma conversa fluída entre os autores, como se fosse um bate-bola, mas que ainda assim traz temas densos e relevantes para entendermos os dias atuais. Com vivências diferentes e interessantes, ambos os autores trazem visões complementares sobre as diferenças culturais presentes em um mundo globalizado. Leitura imprescindível!

Gracielle.Lopes 05/09/2021

Reflexões e conversa boa
Maravilhoso: conversas profundas e necessárias, num ritmo de papo entre amigos! Recomendo demais a leitura.

Vanessa.Brizola 01/10/2020

Um livro regular
Comprei o livro porque acompanho o Jamil nas redes sociais e acho importante o trabalho que ele faz atualmente de nos informar como o atual governo esta tratando certas pautas no cenário internacional. Mas, nesse livro em si, talvez tenha ido com muita sede ao pote (ou quem sabe já esteja saturada dos assuntos aqui expostos, então nada me surpreendeu durante a leitura).
Realmente a parte de Jamil Chade achei um pouco mais rica em fatos e com uma prosa mais de acordo para um livro, mas a parte da outra autora, a Ruth, ficou muito simplista e me remeteu a uma leitura de blog, além de trazer os assuntos mais corriqueiros e batidos de quem tá sempre ligado em política.

Enfim, acho que o público ideal para esse seria alguém por fora dos acontecimentos sociopolíticos, senão é uma experiência mais do mesmo.
Rogerio.Lessa 17/10/2020minha estante
Nao concordo. Achei uma análise serena, inteligente e informativa. Gostei do livro e recondo sua leitura, muito agradável

Thabata 20/10/2020minha estante
Tive a mesma sensação também, amo a Ruth mas foi mais do mesmo (do cenário atual mundial). Mas acho que daqui uns anos esses ensinamentos serão valiosos.

Luccas.Soares 06/02/2024

Textos fortes. O primeiro me destruiu em suas primeiras páginas. 10 textos, narrados em forma de conversa, inspirados no podcast dos autores, debatem reflexões sobre o período pandêmico, o qual tenho estudado com profundidade recentemente.

Giuliana 19/09/2022

Quanta história boa pra entender o mundo caótico
O livro são várias conversas entre os dois autores sobre diversos assuntos e experiências que tiveram pelo mundo.
Um livro interessante, faz refletir sobre assuntos urgentes e importantes do nosso planeta.

Um pequeno trecho que gostei bastante: Somos os protagonistas das mudanças que condicionarão o amanhã. Vivamos pelo coletivo, não pelo egoísmo individual. Conjuguemos o amor no tempo presente. Como dia Drummond, "não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas".

Lu 03/04/2021

Realmente são histórias para tentar entender esse mundo caótico. Alguns trechos me emocionaram, outros me deixaram em um estado de profunda reflexão. Todo dia é uma tentativa de entender o mundo e os textos escritos por Ruth e Jamil nos fazem pensar além do que conseguimos enxergar.

Amanda 01/05/2023

Leitura da faculdade
Eu li esse livro para fazer um trabalho para a faculdade, e me surpreendi com história de vidas incríveis e que te fazem pensar muito. Uma frase que ficou marcada na minha cabeça nesse livro foi ? As pessoas que morrem hoje de fome morrem assasinada? quando eu li isso eu parei e comecei a pensar e analisar. Esse livro faz muito isso, ele faz vc para e realmente olhar para a situação apresentada.

Tamyres 02/12/2021

10 histórias para tentar entender um mundo caótico
10 histórias para tentar entender um mundo caótico é sem dúvida uma leitura que proporciona muita reflexão. Eu já li outras histórias da Ruth e foi por causa delas que quis ler esse livro (além do título que é bem curioso). De quebra acabei conhecendo melhor o Jamil Chade, que é correspondente internacional que já entrevistou grandes personalidades.

O livro é escrito por duas pessoas, mas é debatido por três: Ruth, Jamil e o leitor. É impossível não fazer comentários junto com eles. No fim, acaba se tornando um grande aprendizado. A melhor forma que encontrei de fazer essa leitura foi lendo um capítulo/crônica por dia e fazendo marcações (separei em: citações marcantes, assuntos para pesquisar e indicações para ler/assistir, como livros, palestras, filmes, músicas...). Inclusive, acabei com os post-its tá!

Os assuntos são em sua maioria aqueles que vemos sempre nos noticiários: violência, sustentabilidade, segurança, corrupção, preconceito, a luta das mulheres, capitalismo, economia, entre outros, mas enriquecidos com a experiência de dois profissionais inteligentíssimos, incríveis e que trazem muitas referências.

As disposições dos comentários tornam a discussão dinâmica e parece uma conversa entre amigos, sem perder a profundidade e a urgência dos tópicos.

site: https://www.instagram.com/umamordelivro/

Carla.Cerqueira 19/01/2022

Impactante
Com a leveza de Ruth Manus e a experiência de Jamil, esse livro traz questões importantes para pensarmos no mundo que restará dessa pandemia

Izadora Milhome 06/03/2023

Aulas
Esse livro é uma verdadeira aula sobre racismo, desigualdade social, guerra, religião, felicidade, amor... Jamil e Ruth discorrem sobre diversos temas que escancararam as barreiras com a pandemia e nos traz reflexões ~ as vezes dolorosas ~ sobre o mundo e nosso lugar nele.

"Criar crianças de mente aberta e espírito acolhedor, conscientes de que não são minimamente melhores do que as crianças que pedem esmola na rua, mas apenas muito privilegiadas, é um ato de amor."