Minha vida de rata Joyce Carol Oates

Resenhas - Minha vida de rata

Vini 04/10/2020

Minha vida de rata
Que livro meus caros! Leitura difícil, mas não pela escrita, e sim pelo contexto da história. Racismo, abuso sexual, agressão, tantos assuntos delicados, explorados de forma primorosa pela autora, em meio a tantas desventuras da protagonista. História que ficamos rememorando por dias após a conclusão...
Ivan 05/10/2020minha estante
Concordo com você. Que livro!

Mika 08/10/2020minha estante
Eu to ficando angustiada de ler! Indo beeeem devagar.

Santana 08/10/2020minha estante
To fazendo várias pausas pra digerir todo o contexto... que livro!

Josana.Baltazar 08/10/2020minha estante
Denso, tenso, mas viciante, quero saber tudo, não consigo ir devagar.....

Mika 13/10/2020minha estante
Terminei! Que livro, meus amigossss!

Joy 06/12/2020minha estante
Estou lendo. Confesso que em algumas partes tive que fechar o livro de indignação.
A escrita não me agradou tanto, mas é uma história e tanto!
Difícil, mas necessária.

Gorette 15/01/2021minha estante
Queria dizer que gostei do livro, mas é tanta angústia que não seria o sentimento adequado para descreve-lo. A autora criou em mim um sentimento de anestesia ao sentir a dor de Violet. Um livro que causa desconforto, no entanto não diminue a necessidade de lê-lo.

Pamela.Kate 04/02/2022minha estante
Como eu faço para lê??

Gorette 04/02/2022minha estante
Pode comprar o livro.... Ou usar o Lê Livros pra baixar... Formato epub é muito confortável , mas precisa de um app... Tem o Play Livros que eu gosto, no entanto existem outros leitores... Também tem muito grupos no Telegram que tem livros disponíveis. Meu Deus eu sei que é crime, perdoai.

Gorette 04/02/2022minha estante
Não conte pra ninguém.

Pamela.Kate 07/02/2022minha estante
Obrigada KKK

Amy 27/10/2020

Um livro que foi difícil ler por conta dos assuntos abordados. Doloroso, conversou tanto comigo de um jeito que eu não queria. Fica o alerta que contém gatilhos fortes como estupro e racismo.

Mari Pereira 02/10/2020

Uma narrativa forte, sobre racismo, misoginia, violência, culpa. Ainda que trate de temas tão pesados, a leitura é muito envolvente. Recomendo muito. Curiosa para conhecer outras obras da autora.

Claudia.Correia 15/10/2020

Minha vida de rata
Um livro surpreendente! Com uma narrativa que prende o leitor do início ao fim. Ao narrar as lembranças da vida da personagem Violet Rue, a autora aborda temas como segregação racial, abuso sexual de menores, violência e relações familiares. É tão intenso que é impossível não provocar no leitor sentimentos como repulsa à sociedade em que vivemos.
Leonardo 17/12/2020minha estante
Parece ser bem pesado e bem necessário... fiquei com vontade de ler. Penso que sempre saímos mais fortes depois de leituras deste tipos.

Paula 28/02/2022

Família é $#&@
Uma família cheia de defeitos. Ainda assim, a dor de ser isolada desta família é irreparável. Uma história triste envolvendo racismo, abuso e amor/ódio familiar

Gigio 07/06/2022

Pesado
Uma leitura pesada, difícil. Trata de temas muito sensível, como assassinato, violência, abuso, abandono, racismo e muitas outras dores que um ser humano é capaz de infligir à outro.
O texto é magistralmente escrito, consegue nos transportar para a vida de Violet, sentindo suas dores, acompanhando seus dramas e acompanhando seu amadurecimento. Sempre acreditando que merecia todo esse sentimento, em nenhum momento Violet se rebela, aceitando as injustiças e convivendo com a dor.
Recomendo muito essa leitura, mas cuidado! Ao final você não sairá ileso.

anoca 11/08/2021minha estante
to c esse aí na estante p ler há séculos, fiquei motivada p ler ainda este ano

Maria 11/08/2021minha estante
Adorei todos os livros que li dela até hoje, Anoca! Essa mulher nunca me decepciona!

anoca 11/08/2021minha estante
tô viva pq n conheço nenhum livro dessa autora, está aí uma ótima porta de entrada

Sara 13/08/2022

Minha vida de rata
Puts esse é um livro que eu li ganhando um soco no estômago atrás do outro, é um livro perturbante demais e todas as sucessões de coisas q acontece com a Violet é de outro mundo.
Minha vida de rata conta em primeira, segunda e terceira pessoa a vida de Violet e seus acontecimentos.
Fala sobre racismo,mas de um jeito q não esperamos , violência e todas coisas ruins que podem acontecer a uma mulher,um livro revoltante mas que resolvi ler até o fim. Tive que ler em partes pois achei bem difícil os acontecimentos
Uma narrativa forte demais

kellen.ssb 12/10/2020

Tudo nesse livro é ficção, mas quase tudo aconteceu.
Isso não é verdade!? Afinal de contas há várias Violet mundão afora. Que "livraço"! Narrativa crua, dura, visceral, mas como tal é a vida (ok, sei que a vida não é só feita de coisas ruins, mas de coisas boas tb). Relações familiares difíceis, machismo, misoginia, racismo, abuso sexual, religião falida, etc. Um caldo de problemas numa narrativa só. E mesmo assim, a leitura me envolveu de uma forma que eu não consegui parar de ler. E na minha leitura, Violet deu a volta por cima...mas, tal como na vida, foi um processo longo e doloroso.

Enfim, uma leitura que, como Luisa Geisler comentou, não é como um passeio no parque. É uma leitura que incomoda, que te tira da zona de conforto, que te impacta.
Fiquei muito satisfeita em receber esse livro da TAG. ?
Fernanda Sleiman 12/10/2020minha estante

Raquel 01/02/2024

Que livro pesado!
Se você ler as resenhas sobre esse livro, todas falam sobre como ele é pesado, e não tem definição melhor, esse livro é uma sequência de desgraças, cenas gráficas e agonizantes, pesado do início ao fim.

A personagem passa por tantas coisas ruins e com as descrições você se sente agoniado.

Realmente me tirou da zona de conforto, mesmo com tantas temáticas pesadas a escrita é muito boa e bem fluída, mas acho que não é um livro para ler em um dia, as vezes ao terminar um capítulo você tem que parar pra respirar, se distanciar da história.

Minha única crítica é que eu não queria um final aberto, acho que depois de tantas coisas esse livro merecia e precisava de um desfecho completo, mas o decorrer do livro é muito bem desenvolvido.

Janaina 29/12/2020

Perturbador
Assombroso.
Necessário.
Doloroso do início ao fim.
Magistralmente escrito e uma das melhores leituras de 2020.

EduardoCDias 04/10/2020

Vida de sofrimento
Uma família desestruturada. Um crime cometido. A caçula de 12 anos obrigada a se separar da família, vivendo 13 anos afastada, lutando contra o mundo. 13 anos depois volta para tentar reconstruir sua vida. Mas nada mais é como antes...

Jean Bernard 22/03/2022

O pior do humano
Joyce não vai te tratar com carinho. Vai te machucar até que consiga abrir os olhos para a triste realidade humana. Racismo, machismo, rancor, ódio, divisão. Um retrato nu de uma sociedade que apodrece com o preconceito.
Fico chocado por nunca ter lido nada de Joyce Carol Oates. Uma das maiores escritoras contemporâneas dos Estados Unidos. Pode ser impressão, mas pouco comentada aqui em terras brasileiras. Fica aqui minha recomendação de uma escritora genial, brutal e essencial.

Leonardy.Negrini 05/07/2022

Quando o Rato tem todo o nosso Respeito [...]
Joyce Carol Oates ou JCO é uma renomada escritora americana, nascida em 16 de junho de 1938 e que conta hoje com 84 anos (que seja ainda conservada e produtiva por muitos anos, com muita saúde). Já foi cotada inúmeras vezes como uma das personalidades favoritas ao Prêmio Nobel de Literatura. Apesar de ter nascido na cidade grande, cresceu na fazenda da família, longe das agitações urbanas. Suas referências literárias foram de grandes escritores como Thoureau, Hemingway e as Irmãs Bronte, Charlotte e Emily.
Seu livro, "Minha vida de Rata", me chegou pela Curadoria da @taglivros e, no meio de outros projetos permaneceu por um tempo na estante. Mas a história de Violet Rue, na expulsão de sua família por ter sido aquela a denunciar uma verdade inconveniente, o assassinato cometido pelos irmãos e toda uma série de violências das quais foi vítima, especialmente das figuras masculinas; irmãos, pais, tios, professores, entre outros, faz da leitura uma atividade dolorosa, difícil e de grandes emoções.
Acredito que seja um livro muito importante para se discutir resiliência, vínculos familiares, sexualidade e a cultura de abuso, especialmente das mulheres.
Li com dificuldade, não pela escrita (que é fluída e maravilhosa), mas pelas dores de Violet, imaginando quantas Violet existem por aí. Fica registrada a indicação.
#lerévida #leitura #jco #joycecaroloates #minhavidaderata #vigésimononodoano