Minha vida de rata

Minha vida de rata Joyce Carol Oates

Resenhas - Minha vida de rata

Vini 04/10/2020

Minha vida de rata
Que livro meus caros! Leitura difícil, mas não pela escrita, e sim pelo contexto da história. Racismo, abuso sexual, agressão, tantos assuntos delicados, explorados de forma primorosa pela autora, em meio a tantas desventuras da protagonista. História que ficamos rememorando por dias após a conclusão...
Ivan 05/10/2020minha estante
Concordo com você. Que livro!

Mika 08/10/2020minha estante
Eu to ficando angustiada de ler! Indo beeeem devagar.

Santana 08/10/2020minha estante
To fazendo várias pausas pra digerir todo o contexto... que livro!

Josana.Baltazar 08/10/2020minha estante
Denso, tenso, mas viciante, quero saber tudo, não consigo ir devagar.....

Mika 13/10/2020minha estante
Terminei! Que livro, meus amigossss!

Joy 06/12/2020minha estante
Estou lendo. Confesso que em algumas partes tive que fechar o livro de indignação.
A escrita não me agradou tanto, mas é uma história e tanto!
Difícil, mas necessária.

Gorette 15/01/2021minha estante
Queria dizer que gostei do livro, mas é tanta angústia que não seria o sentimento adequado para descreve-lo. A autora criou em mim um sentimento de anestesia ao sentir a dor de Violet. Um livro que causa desconforto, no entanto não diminue a necessidade de lê-lo.

Pamela.Kate 04/02/2022minha estante
Como eu faço para lê??

Gorette 04/02/2022minha estante
Pode comprar o livro.... Ou usar o Lê Livros pra baixar... Formato epub é muito confortável , mas precisa de um app... Tem o Play Livros que eu gosto, no entanto existem outros leitores... Também tem muito grupos no Telegram que tem livros disponíveis. Meu Deus eu sei que é crime, perdoai.

Gorette 04/02/2022minha estante

vale a pena!

vulgo_leitora 21/01/2021minha estante
Mas onde vc comprou?

isadora leandro 21/01/2021minha estante
eu li no kindle, mas tem o livro físico no mercado livre

davidelira 29/01/2021minha estante
triste q a capa é bela

ially 29/01/2021minha estante
a capa é bela, os projetos gráficos editoriais da TAG são bem bonitos no geral

Celina50 08/03/2021minha estante
Tenho a mesma opinião sobre o livro. Me pareceu que a autora focou tanto nos sofrimentos que a personagem ficou de lado, apenas cresceu sem personalidade nenhuma ??!

ially 23/04/2021minha estante
né! nenhum desenvolvimento, apenas ela sendo vítima de tudo e todos. acho tão surreal que em nenhum momento ela também se reconhece como racista, mesmo tendo crescido na família que cresceu, tal. Livros que de bom só tem a sinopse mesmo

Gláucia 20/10/2020

Minha Vida de Rata - Joyce Carol Oates
Meu primeiro livro da autora e já quero ler tudo!
Que narrativa poderosa, me prendeu do início ao fim. Tão bom quando isso acontece, uma leitura que nos faz ler até terminar.
Violet vem de uma numerosa família irlandesa morando nos EUA onde a figura central é o pai, amado e odiado por sua personalidade violenta. Existem regras e a união familiar deve ser respeitada acima de tudo, até mesmo mediante um crime de ódio.
Violet sem querer desrespeita essa lei e é afastada do convívio familiar aos 12 anos. A partir daí a acompanharemos em sua longa espera pelo perdão.
Envolvente, sombrio, carregado de suspense, o livro me deixou quase sem fôlego em alguns momentos.
Grande acerto da tag.
Dan 26/10/2020minha estante
Nossa! Fiquei com vontade ler!

Gláucia 29/10/2020minha estante
Nossa, esse livro mexeu comigo!

Linda 03/12/2020minha estante
Sim, é um livro necessário!
Além desses temas que você abordou, tem a questão da naturalização da pedofilia, que apesar de ser tratada no livro de forma criminosa, acaba também revelando nas entrelinhas o quanto é comum. Quantas meninas passaram pelas mãos do Senhor Sandman?

Bah 15/10/2020minha estante
Exatamente, descreveu com precisão o que concluí ao terminar a leitura.

Thais 03/11/2020minha estante
Eu nao acho tão surreal se considerarmos o quão vulnerável ela estava a partir do momento que foi excluída pela família. Pessoas com algum poder e ávidas por dominarem alguém viam nela uma vítima fácil e predadores são exatamente hábeis em perceber pessoas com perfil de vítima. Uma mulher forte e amparada talvez passasse pelas mesmas pessoas sem nenhuma consequência. Mas ela, por culpa, baixo autoestima, não se defendia. Pelo contrário, muitas vezes sentia que merecia a violência recebida.

Debora 11/11/2020minha estante
Eu não fui tão longe quanto você, mas acabo concordando.
O salto final pra relação com Tyrell... ahn?? Como?
E eu não gostei da escrita da autora, achei chata.

Thimsilva 30/11/2020

Da obra em si, tecnicamente, eu não tenho muito o que reclamar, porém minha experiência não foi tão boa quanto eu gostaria... Não sei se foi a temática, ou a crueza da desgraça que a obra retrata. Não é a primeira vez que leio uma obra que retrata homicídio, racismo ou estupro, mas essa me impactou de uma maneira diferente com muitos sentimentos ruins. Por isso não avaliei tão bem
Gabriela M. 02/12/2020minha estante
Oi Thiago! Acabei de terminar e fiquei com essa sensação também, de ter sentido muitas coisas ruins. Mas dei 5 estrelas justamente por isso: acho um livro potente e a escritora merece reconhecimento por conseguir nos passar essas cruezas e sentimentos... Pelo menos acredito nisso, afinal outras pessoas tentam nos passar indignação e angústia e não conseguem..

Beatriz 09/12/2020minha estante
Thiago, eu nem sequer consegui terminar. Me senti tão incomodada e tão gatilhada que abandonei o livro antes da página 100. A autora escreve muito bem, mas a temática me doeu mais do que eu esperava. Dessa vez, não deu.

Pan 13/12/2020minha estante
To na luta pra terminar so pra não dizer que abandonei. Livro muito pesado e minha experiecia foi horrível com esse livro... Seguro que minha avaliação não vai passar de 2?.

Conça 21/11/2020

Minhas impressões, opniões e sentimentos...
Joyce Carol Oates brilhou nessa obra. Um livro sem filtro que só em ler o título: ?Minha vida de rata?, por si só, já chama atenção. O enredo conta a trajetória de Violet Rue Kerrigan, uma jovem que recompra seu passado após ter sido expulsa da família quando tinha apenas 12 anos. Chocante e mordaz, o livro mostra como ser banida não apenas de sua família, mas também de sua comunidade, parentes, vizinhos e igreja, força Violet a descobrir a própria identidade e a romper a poderosa ilusão do significado de família.

O estilo da narrativa também chama atenção, Violet a cada capítulo passa de uma narrativa da primeira pessoa para uma conversa com ela mesma, como se estivesse em um divã falando com um terapeuta. O livro é extremamente perturbador e realista. Violet passa por vários intempéries após ter revelado em estado febril um segredo de seus irmãos. Um senso de justiça que acaba transformando sua vida até a idade adulta.

É impossível não sentir asco por alguns personagens ou por quase todos pela inércia ou pela cumplicidade de atos tão injustos e imundos. O livro aborda de forma cruel e pesada a condição submissa da mulher, preconceito, assédio, racismo, abandono, machismo...é com esse soco no estômago que torci por dias melhores não só na vida de Violet como no olhar para esses assuntos que nos permeia por séculos e séculos.

É com essa ressaca literária e uma experiência sofrida que busco um olhar diferente para humanidade e o questionamento do meu papel na sociedade. Recomendo a obra
Denise Ximenes 21/11/2020minha estante
Amei a resenha. Lerei, com certeza! Parabéns, Conça! ?

Denise Ximenes 22/11/2020minha estante
Difícil encontrar o livro físico...

Conça 22/11/2020minha estante
Gratidão, Denise!

anoca 11/08/2021minha estante
to c esse aí na estante p ler há séculos, fiquei motivada p ler ainda este ano

Maria 11/08/2021minha estante
Adorei todos os livros que li dela até hoje, Anoca! Essa mulher nunca me decepciona!

anoca 11/08/2021minha estante
tô viva pq n conheço nenhum livro dessa autora, está aí uma ótima porta de entrada

Tati Vizú 10/11/2020

Que livro!!!
Um livro ótimo, que nos faz refletir comportamentos e esperanças (vale a pena mesmo?). Uma narrativa pesada, que faz nos sentirmos ansiosas e preocupadas por Violet.
vicqs 10/11/2020minha estante
To morrendo de vontade de ler esse livro

Tati Vizú 10/11/2020minha estante
Olha... comecei no sábado de manhã e não consegui parar de ler. Terminei hoje. Algumas pessoas relataram precisar tomar fôlego e digerir os trechos. Pra mim foi impossível, precisava terminá-lo o quanto antes, tamanha minha ansiedade em ver o desenrolar dos acontecimentos.

Victor Vale 21/10/2020

Violet é culpa. Culpa por sua família, culpa pelo crime, pelo racismo, por fazer o certo, por se transformar em uma rata. Como rata sobrevive de sobras, sobras de amor que na verdade era domínio e luxúria. Fugindo de predadores, homens brancos heterossexuais violentos, estes, no alto de seu privilégio, vendo ela como presa fácil. Como não se relacionar se o amor que deveria ter recebido de casa lhe faltou? Como evitar o perigo se em casa a lição era de masculinidade tóxica e submissão? Era uma naufraga se agarrando a qualquer um que lhe mostrasse algum amor, mesmo que este amor fosse apenas uma ilusão. É muito difícil se construir sem base e talvez essa falta nunca seja preenchida. História que mostrou a importância e a força da família, nesse caso para o mal.
Marina Zanin 02/11/2020minha estante
Pela sua síntese, o livro me lembra Metamorfose do Kafka

Victor Vale 05/12/2020minha estante
Nunca li e sou doido para ler!

Marcele 26/10/2020

Realidade nua e crua
Adoro quando chega um livro das minhas assinaturas que já me enterrado em ler assim que entra em casa. Esse livro foi um deles! Apresenta uma história facilmente factível, com linguagem gostosa e fluída conta as ?aventuras? da vida de uma menina de 12 anos em meia a uma sociedade machista, misógina e agressiva.
error/ 26/10/2020minha estante
Gostei da resenha ))

Marcele 29/10/2020minha estante

Cássia 12/04/2021

Desterro dos que delatam
Violet Rue tem 13 anos, caçula de 7 filhos, é a mais amada pelo pai. Obrigada a sair de sua casa, deixar sua família para trás, levar apenas memórias, uma nova vida, a de rata, daqueles que delatam, que traem os de seu próprio sangue.

"Nada tão hilário quanto a miséria de alguém que não é você".

"Felicidade não é confiável. Melancolia é".
Luíza Freitas 16/04/2021minha estante
Está na minha lista pra ser lido!!!

Cássia 16/04/2021minha estante
Então já vou aguardar suas impressões. :)

Claudia Beulk - @velejandoporlivros 03/10/2020

Tag Curadoria - Outubro 2020
Em minha vida de rata acompanhamos a vida de Violet Rue desde sua infância vivendo em uma região próxima às Cataratas do Niágara com sua numerosa família descendente de irlandeses e com o machismo impregnado em seus seres, até sua vida adulta onde ela precisa aprender a viver sua própria vida de forma independente e perceber que os valores que são ensinados sobre família nem sempre estão corretos. Aos 12 anos, Violet é exilada de seu núcleo familiar por delatar seus dois irmãos envolvidos em um crime de racismo. Com o estigma de "rata", a personagem principal passa por diversas situações péssimas enquanto convive com sua culpa branca mas mesmo assim, nunca desiste da esperança de ser perdoada por seus pais e irmãos, tendo dificuldades de manter laços com outras pessoas que tentam dela se aproximar durante a adolescência.
A leitura apesar de trazer temas pesados como violência, racismo, abuso de menores e relacionamento abusivo é muito fluída (uma vez iniciando, é difícil parar de ler) e traz diversas reflexões necessárias. A autora consegue desmembrar a mente da protagonista de tal forma que conseguimos compreender muitas de suas atitudes mesmo que, ao imaginarmos estar em seu lugar, faríamos diferente (será mesmo?).
Um excelente livro, quando terminada a leitura eu queria que tivesse sido maior, queria saber mais detalhes sobre alguns aspectos da vida de Violet, mas considero o desfecho digno.
Não conhecia a autora e achei sua forma de escrita ótima, quero conhecer outras de suas obras!

site: https://www.youtube.com/channel/UC4zNj2gPz0FWQxDxLai9dFA
Claudia Beulk - @velejandoporlivros 09/10/2020minha estante
Use o código CLAJVT8U para adquirir o plano TAG curadoria ou TAG inéditos e ganhe 30% de desconto no valor da primeira caixinha

Nazrat 21/11/2020

Não é vida
Uma sociedade racista não é vida para ninguém. O sofrimento permeia tudo e todos. Impressiona ver que todas as agruras pelas quais Violet passou (uma menina/mulher branca) foram nas mãos de brancos. É um martírio em forma de romance, que mostra o quão urgente é a mudança de mentalidade e de ações, que são necessárias para acolhimento de todos em nossa sociedade.
Luiza - @oluniverso 21/11/2020minha estante
Fiquei com vontade de ler

kellen.ssb 12/10/2020

Tudo nesse livro é ficção, mas quase tudo aconteceu.
Isso não é verdade!? Afinal de contas há várias Violet mundão afora. Que "livraço"! Narrativa crua, dura, visceral, mas como tal é a vida (ok, sei que a vida não é só feita de coisas ruins, mas de coisas boas tb). Relações familiares difíceis, machismo, misoginia, racismo, abuso sexual, religião falida, etc. Um caldo de problemas numa narrativa só. E mesmo assim, a leitura me envolveu de uma forma que eu não consegui parar de ler. E na minha leitura, Violet deu a volta por cima...mas, tal como na vida, foi um processo longo e doloroso.

Enfim, uma leitura que, como Luisa Geisler comentou, não é como um passeio no parque. É uma leitura que incomoda, que te tira da zona de conforto, que te impacta.
Fiquei muito satisfeita em receber esse livro da TAG. ?
Fernanda Sleiman 12/10/2020minha estante