Fundação

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Altieris 20/04/2021

Fundação - Isaac Asimov
Por Sheldon!

Adorei a leitura e recomendo a todos amantes de ficção científica.

Aqui, nesta história, um pesquisador matemático Hari Sheldon, consegue desenvolver um modelo de previsão que analisa a história humana e a psicologia do comportamento em grupo, conhecidos como psico-historiadores, fazendo ser possível prever como o Império Galáctico vai se comportar, que fique claro que a previsão não é sobre um indivíduo, mas sim sobre a massa ou coletivo humano.

O que se sabe através do modelo que o Império cairá e logo em seguida milênios de barbarismo dominará todos os planetas, que antes pertenciam ao Império, então a ideia do Sheldon é controlar uma forma que o Império caia rapidamente para que reduza os milênios de barbarismos também.

A história apresenta cunhos político, religioso, conflitos, revoltas, sociedades tecnológicas, desenvolvimento de novas ciências.

Uma ressalva aos leitores, nesta história, Isaac Asimov pecou em não incluir mulheres na trama, são muito pouco representadas, erros frequentes de escritores antigos, que não percebiam a participação e a importância da participação das mulheres na trama, um erro que atualmente é inaceitável.

Contudo, reforço aqui se tratar de uma excelente história, aguardando agora pela série produzida pela AppleTV+ e acreditem terá personagens femininos na série de acordo com o trailer. Sigo só no aguardo kkkkk.

WinterNogs 25/03/2022

O fim de um império e o início de uma fundação
Nesta primeira obra da saga Fundação do saudoso Isaac Asimov, somos apresentados ao doutor Hari Seldon, o pai da psico-história, a arte de analisar e prever o futuro através de cálculos e ele preveu o fim do Império Galáctico, e com isso ele articula um plano de reconstrução que será realizado por várias gerações futuras.

Simples não?, Porém é exatamente isso que não está certo.

Ao longo da obra nos são apresentadas crises e personagens que escolhem seus próprios destinos de acordo com aquilo que eles acham certo e de acordo ainda com aquilo que eles vêem como correto dadas as circunstâncias.

Uma obra rápida, com capítulos rápidos, direto ao ponto e simples Asimov nos mostra que um império por melhor estruturado ainda estará cheio de rachaduras e falhas. E que nem só de religião e poder vivem as grandes potências.

Uma obra imperdível para os amantes de ficção científica.

mxavier 20/12/2022

Resenha "Fundação" de Isaac Asimov
Quando leio um livro muito bom, eu gostaria de ter a capacidade de exprimir com palavras tudo que sinto sobre ele como a Isabela Boscov faz analisando filmes e séries. No caso de Fundação, mais uma vez me deparo com uma obra de ficção científica inteligentíssima que mistura os temas mais fascinantes do mundo moderno: política e religião. O único clichê desse livro é tratar de um Império, como toda grande saga fantástica. O diferencial da Fundação, no entanto, está na sua construção. Asimov soube muito bem como equilibrar os pontos de interesse do livro.

A narrativa é revolucionária, pouco se encontra livros nesse modelo. Excertos da Enciclopédia Galáctica são dispostos antes ou ao fim dos capítulos. Cada capítulo introduz novas personagens e tem uma maneira única de apresentá-las; os diálogos são inteligentemente construídos na narrativa para criar um sentido único e essencial. Ao tratar de um conflito político avassalador, uma das personagens dita uma fábula que irei transcrever a seguir:

"Um cavalo que tinha um lobo como um poderoso e perigoso inimigo vivia com medo constante de morrer. Levado ao desespero, teve a ideia de procurar um aliado forte. Então ele se aproximou de um homem e ofereceu uma aliança, ressaltando que o lobo era também inimigo do homem. O homem aceitou a aliança e se ofereceu para matar o lobo imediatamente, se seu novo parceiro cooperasse colocando sua velocidade maior à disposição do homem. O cavalo aceitou e permitiu que o homem colocasse freio e sela sobre ele. O homem montou, caçou o lobo e o matou. O cavalo, feliz e aliviado, agradeceu ao homem e disse: 'Agora que nosso inimigo está morto, retire o freio e a sela e me devolva a liberdade'. Ao que o homem riu alto e respondeu: 'nunca!' E esporeou o cavalo com vontade".

Considero essa fábula tão espetacular quanto a litania contra o medo de "Duna". A moral dessa história é que no meio político sempre existirão alianças em prol de interesses mútuos, mas que o lado mais esperto sempre procurará e achará uma maneira de levar a melhor sobre a parte menos esperta. Pode parecer simples ou até bobo, mas escrever uma fábula como essa para ilustrar melhor uma situação e aperfeiçoar uma história, é um estilismo da escrita que somente aqueles que possuem pleno domínio sobre a língua sabem usar.

Ademais, o Asimov ainda consegue, de maneira portentosa, estabelecer um paralelo entre a religião e a ciência. A primeira, sem sombra nenhuma de dúvidas, movimenta massas e leva essa mesma massa a tomar rumos que seus sacerdotes decidem. A última, garante o desenvolvimento e engrandecimento de Nações. Um Império, como o narrado em sua obra, ao mesclar em sua política a religião e a ciência, constrói um estreito laço de ligação entre todos os planetas e nações abarcados por esse poder político. Como 1º livro da trilogia principal, Fundação se destaca com história interessantíssima e extremamente inteligente e balanceada, com certeza uma obra-prima da ficção científica.

Leo Vieira 06/09/2021

A Fundação ? Isaac Asimov
Capítulo 5 ? Os Príncipes Mercadores e a conclusão.

Este é, sem sombra de dúvidas, a principal saga de ficção científica de sua época. A Fundação de Asimov trata-se de uma história espacial, com trama política e religiosa que vale apena a cada capítulo.

O único problema é a estranha passagem de tempo que muda rapidamente com saltos para o futuro. As vezes isso estranha, mas, quando se adequa na história tudo se acerta.

Para quem gosta de Star Wars, Duna e Game of Thrones e ficção científica em geral, está é uma história que deve ser lida, imediatamente!

Anne 04/02/2024

Pela borda da galáxia!
Fundação é uma história inteligente e instigante, que alfineta certos comportamentos sociais.

Acompanhando os dois livros que antecedem a saga original, e indo ainda mais a fundo, Fundação é recheado de tramas políticas e psicologia das massas. É delicioso acompanhar o momento em que uma figura "contra-senso" mal compreendida e subestimada se mostra de visão agulçada e coloca a bancada dos "homens de poder" no bolso. Confesso que em vários momentos, se não todos, meu raciocínio fazia o mesmo trajeto que os relés mortais e me via desafiada e instigada pela visão fora da caixinha dos tais subestimados. Saboreei com prazer esses momentos e me deixei levar pela trama cheia de novidades que as páginas me foram apresentando.

Diferente, porém, dos outros dois livros, nesse, não temos muito tempo para nos conectarmos com um personagem. Logo somos levados a saltar no tempo e nos é apresentado um novo contexto recheado de novos desafios. Isso tornou a leitura mais difícil de acompanhar, por que sempre me esquecia detalhes importantes como nome de planetas (que tem vários) e personagens, e por isso voltei a leitura duas ou três vezes para me reencontrar. Isso talvez se deva a sede com que fui na leitura.

A falha da trama é a total perda de personagens femininos. É um mundo inteiramente masculino onde as mulheres só são comentadas de modo muito irrelevante como símbolo sexual de alguma forma, ou donas de casa. Salvo essa falha grave, a história é deliciosa.

No fim, achei uma leitura digna da fama até aqui, mal posso esperar para concluir a saga de Fundação e entrar na leitura dos robôs, predecessores de todo contexto do Império Galáctico.
Portilho 04/02/2024minha estante
Quero muito ler...sua resenha aguçou ainda mais meu interesse.

Elton.Oliveira 05/02/2024minha estante
Bela resenha Anne ! Sinto vontade de um dia encarar essa série.... Gosto dos temas abordados...

Anne 05/02/2024minha estante
Obrigada! Recomendo muito. Pra quem curte ficção científica então, é leitura obrigatória (:

Fabio 10/02/2024minha estante
Adorei a resenha, Anne!
Parabéns!!!

Anne 26/02/2024minha estante
Obrigada, Fábio!

Thânia Deak 29/12/2021

FUNDAÇÃO
Não sei explicar direito o que senti lendo esse livro rsrs foi uma leitura fora da minha zona de conforto e com isso demorei para entender algumas coisas e pegar o ritmo da leitura. Mas o livro é bom e vou continuar a série.

SINOPSE
Há doze mil anos, o Império Galáctico reina, absoluto, sobre todos os mundos habitados. Mas esse reinado ignora um futuro terrível: uma crise levará a humanidade a uma era sombria de ignorância e barbárie que se estenderá por milênios.
O único homem a prever a tragédia é Hari Seldon, que a partir de uma ciência recém-descoberta, a psico-história, cria um plano para preservar todo o conhecimento humano e evitar o declínio da civilização. Esse plano será a última esperança da humanidade e deverá ser colocado em prática, através dos séculos, pelos membros da Fundação.
Publicado originalmente em 1951, Fundação permite o encontro da grandiosidade temática inspirada por Declínio e queda do Império Romano, de Edward Gibbon, e as situações únicas de exploração do cenário galáctico e futurístico, retratando como isso reflete nos caminhos da humanidade.

Patty Amanajás 01/05/2021

Pela Galáxia. Por Seldon. Grandes Galáxias Galopantes.
Eu já tinha ouvido falar dessa saga e tinha vontade de ler, mas o empurrão final para a vontade de ler realmente veio após o anúncio da série.

Só não esperava ficar tão envolvida na narrativa. E olha que não é nada fácil de entender. O livro é dividido em 5 grandes partes e em cada parte acontece um salto no tempo. Uma nova era, novas divisões, novos personagens.

E nisso eu ficava confusa demais. Se piscava fora da hora ou olhava pro lado, era melhor voltar a leitura, senão eu me perdia mais ainda.

Mas mesmo assim me apaguei bastante a alguns personagens e torci em determinados momentos. Deu para as poucos ir entendendo um pouquinho da causa e consequência e os objetivos de cada um.

A política e a religião são assuntos centrais e forte demais aqui, assim como as estratégias.

Os diálogos são um show a parte. Super inteligentes e envolventes.

Terminei querendo saber e entender mais sobre a guerra Fundação x Império.

Simbora pro segundo livro.

Gabi Mauruto 12/08/2021

Clássico atemporal
Uma ficção científica INCRÍVEL!
Voltada para mostrar, sob a ótica de um futuro longínquo, relações de poder sendo modificadas ao longo de milhares de anos. Impossível não associar muitos dos diálogos e seus conteúdos a acontecimentos recentes da história.
Isaac não precisou ser detalhista em paisagens e personagens para conseguir mostrar a essência do comportamento humano de fronte ao poder. Conseguiu construir uma história utilizando-se de pontos chaves que vemos em nossa própria história: a religião e seu poder, a hierarquia, as mudanças no mundo e no comportamento humano impostas pela sede de poder desenfreada.
Gosto de livros que me fazem pensar sobre o ambiente que nos rodeia, sobre os comportamentos e o que nos faz chegar até aqui.
Recomendo muito a leitura para quem gosta de um bom livro de ficção com ares de críticos sociais.

Ing | @ingridalvesdiary 15/03/2021

Nunca vi uma narrativa tão bem construída!
SÉRIO, QUE LIVRO INCRÍVEL.
À primeira vista, por conta da sinopse da trilogia, dá a entender uma possível leitura complexa.
Realmente: Hari Seldon, o homem que inventou a psico-história, uniu matemática, sociologia e psicologia para "prever acontecimentos". De fato, parece intimidador. Sem falar que é um livro muito político.
Mas confie em mim, Asimov é impecável na escrita, na dinâmica dos acontecimentos (já que ocorrem saltos entre as grandes partes do livro) e na simplicidade de tratar questões tão complexas. Ele faz tudo parecer tão fácil!

A história se passa em 50.000 anos no futuro, onde um Império Galáctico domina vários mundos. Mas, Hari Seldon, em seus estudos, prevê que esse império irá ruir. Mas, com a ferramenta que criou, ele consegue prever o tempo em que isso vai se perdurar e o que pode ser feito para diminuir esse tempo. Com toda a certeza, todo esse contexto foi o que me ganhou para ler a história.

Me apaixonei pela inteligência dos principais personagens de cada divisão do livro (Seldon, Hardin e Mallow), da construção de cada um deles. E muitos personagens novos e interessantes vão sendo introduzidos na narrativa - em alguns momentos é preciso voltar um pouco para entender alguns contextos ou entender quando a situação está acontecendo. Mas nada que seja incomodo na leitura. Porque, de fato, Asimov te deixa curiosx.

E pra arrematar de vez o motivo desse livro ser incrível, os diálogos são surreais.
Sério, surreais.
Quando a coisa começa a esquentar, você pega um ritmo que chega a perder o fôlego. Muito muito muito muito interessantes, cheios de sacadas que, muitas das vezes, você não fazia nem ideia daquelas conclusões, dadas as circunstâncias.

Sério, motivos de sobra para ler todos os livros de Fundação.

Gabriela Gonçalves 09/04/2022

Eu estava com um leve receio de ler esse livro e não gostar muito, mas minhas expectativas foram superadas e eu gostei para além da conta dessa história.

É um livro voltado totalmente para o jogo político envolvendo a Fundação e outros reinos. Mas mesmo assim a leitura não é cansativa e nem a escrita é complicada. Asimov basicamente usa as relações sociais, políticas e econômicas que fazem parte da nossa sociedade para nos apresentar as disputas e crises que os personagens precisam enfrentar.

Gostei muito dos saltos temporais e da forma como não é possível se apegar a nenhum personagem porque no capítulo seguinte pode-se ter passado 100 anos e ele nem existir mais.

Estou muito curiosa para saber quais são os planos de Asimov para essa história, onde ele quer chegar? Ansiosa para começar logo o segundo volume.

Dei 4,5 porque acho que o final podia ter um impacto maior, podia ter algo que instigasse o leitor a querer ler logo o segundo volume. No mais, achei um livro muito bom! Ficção científica é um dos meus gêneros preferidos e Asimov arrasa demais nele!

Wilza.Alves 09/02/2022

Começou muito bem, mas depois dos 40% a história esfriou. É bem escrito e bem elaborado, mas confesso que li sem muito interesse e que não funcionou para mim.

Kaline.Kelli 31/12/2021

Eu "venci" esse livro
Eu ainda estou me aventurando em ficção científica, mas não tive apego ao livro, acredito que seja devido aos pulos no tempo onde não da para se apegar a um personagem, não há maiores descrições dos cenários, e também há outra questão: a história é de maioria masculina onde o tratamento as poucas mulheres que aparecem não são "bem tratadas" (quanto a isso acredito que se explica devido a época que foi escrito).. enfim, comigo não funcionou bem, fiquei feliz por ter conseguido terminar, mesmo assim ainda insistirei nas próximas leituras já que comprei o box rsrs
lumybea 31/12/2021minha estante
isaac asimov pode ter sido um gênio da ficção científica, mas ele era tão machista que até dói

Kaline.Kelli 31/12/2021minha estante
Verdade rs

Diogo 19/01/2022minha estante
Tem mulheres protagonistas nós outros livros.

Diogo 19/01/2022minha estante
Mas o personagem principal é a própria fundação o foco é ela

Kaline.Kelli 23/01/2022minha estante
Eu comprei a trilogia Diogo, vou continuar, quem sabe eu goste mais dos próximos, valeu pelo informe, foi bom saber ???

Gustavo.Garcia 23/05/2021

A fundação parte um
Quando ouvi falar da fundação e do que se tratava fiquei logo facinado.
Ao terminar o primeiro livro dessa saga entendi o porquê de ser um clássico.
A fundação não é um livro de ficção científica como muito pensão, ele é um livro que oferece um raio-x de como a sociedade é frágil e se não cuidada pode ruir.
E de grande valia a leitura, é incrível

Leonardo 30/12/2021

Fundação vai contar a história do declínio e queda do Império galáctico, e que foi detectado por Hari Seldon. Hari vai criar a Fundação, que é a formação de uma enciclopédia com todo o conhecimento da humanidade até aquele momento, para que assim, o conhecimento seja preservado e ajude na criação do novo Império. Só que para que isso aconteça, a Fundação será enviada para o planeta mais distante da galáxia e terá que enfrentar uma série de "provas" ou "crises Seldon" para ir amadurecendo.
Apesar de ser histórias curtas e que ocorrem ao longo de um grande período de tempo, a narrativa é bem amarrada e te faz acompanhar essa passagem do tempo de forma natural, sem te causar grandes confusões.
Excelente livro, que te faz ficar fixado já logo nos primeiros capítulos até o final do terceiro volume.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6