Fat Chance, Charlie Vega

Sue'Hellen Monteiro de Matos

Resenhas - Fat Chance, Charlie Vega

Mili 02/04/2024

Charlie is an angel
Que leitura gostosa! Muito legal ver tantas coisas que me identifiquei nessa leitura, os relacionamentos, a profundidade de algumas questões como a inveja, os primeiros paqueras e a relação de mãe e filha. Acho que além da identificação de pautas o livro trouxe tantas reflexões legais sobre a adolescência que realmente não tinha como eu não amar.

Mariana_ 31/01/2024

Representatividade
Gostei da jornada da protagonista. Me identifiquei com ela. Cheia de ideias erradas sobre si mesma, se diminuindo e se comparando a outras pessoas... ótima forma de terminar janeiro...

Rafa569 27/12/2023

Fat Chance - A Vez de Charlie Vega
Não foi um livro que me agradou muito. Achei a protagonista chata e vitimista, eu entendo perfeitamente os problemas que ela passa, mas ela não consegue suportar a ideia que o cara que ela gosta, gostou da sua amiga antes? Chata, chata, apesar disso, eu amei a amiga dela, carismática, uma querida, se tivesse um livro só dela ia ser muito melhor do que a Charlie.

Camyla 14/12/2023

É um livro bem clichê, mas eu gostei muito. Achei muito bem retratada a questão da relação mãe e filha, a autocomparação, gordofobia, enfim, muito bem colocado. Só acho que a autora se perde um pouco nos últimos 30% do livro, mas não deixa de ser um romance água com açúcar bem agradável pra passar o tempo

Janu 10/12/2023

Charlie é apaixonante em sua complexidade
"Fat chance : A vez de Charlie Vega" é uma graça em toda sua composição. O trabalho de capa é lindo, a formulação dos capítulos é muito bem feita, o que acelera a leitura e instiga a continuação da leitura a todo o momento.
A narrativa é acolhedora para todas as meninas gordas que na adolescência sentiram a solidão de existir em um mundo que te reprime constantemente, ao mesmo tempo que tentavam navegar as particularidades dessa fase de forma natural.
Esse livro não é o melhor que já li sobre a temática, até porque por vezes senti que a autora se arrastava em muitos enredos e ignorava outros. Mas isso não tira o mérito de que é uma boa leitura para o fim de semana ou para os momentos em que só algo fácil de ser absorvido é desejado.
Então, Charlie Vega e todas as garotas que em algum momento duvidaram de si mesmas por construções externas, finalmente teve sua vez.

Luh 18/10/2023

Fat chance
Esse livro virou o meu favorito desse ano, eu peguei ele para ler, mas não vi a sinopse, vídeos recomendando ele, nada. E ele me surpreendeu de uma forma que no final do livro eu estava chorando, no meio da sala.
Enfim, esse livro é incrível, ele é muito bom de verdade.

Larissa 07/10/2023

Foi incrivelmente oque eu precisava.
Essa história devia ser exposta em algum museu literário e uma obra de arte linda, interessante,com personagens ótimos, trás reflexões muito intensas para a comunidade plus size.Me identifiquei totalmente com a história só até certa parte,ainda não apareceu um Brian na minha vida, Charlie é uma personagem linda e incrível.
Agradeço muito a autora por me proporcionar um leitura como essa, já quero ler novamente,veio em uma ótima parte da minha vida.

Isabela777 25/08/2023

Njshjsovjsvho sk nos hs oh sho shi his hi shi shi ius hos oh sho sho ohs ohs hi sig sig soh sih sih sih

Victoria1022 08/08/2023

Gostaria de ter lido na adolescência
Gostaria de ter lido esse livro na adolescência, quando eu tinha os mesmos pensamentos que a Charlie. Mas acho que o fato de eu não ter mais esses pensamentos se deve à representação de mulheres gordas na mídia, como na série My Mad Fat Diary e nesse livro aqui.

Amei o romance! Mas preciso dizer que os personagens secundários são rasos e desaparecem do nada. Tipo, Charlie só interage com Brian, Amélia e a mãe em vários momentos. Os outros personagens somem.

Outra coisa, o livro só ficou interessante depois de mais de 150 páginas. Isso é inadmissível. Se não fosse sobre uma menina gorda, como eu, eu teria abandonado. Aquela história com o baile foi muito longa, e dava pra saber o que ia acontecer de longe. Vi em outra resenha alguém dizendo que poderia ter vindo na forma de flashback e concordo, porque traria mais camadas pra ela e deixaria o ritmo do livro muito muito muito melhor.

Acho chato que ela só tenha começado a se amar depois que Brian prestou atenção nela. Gostaria de ter visto ela fazendo as tarefas de casa, escrevendo, postando no insta etc. antes dele, sabe?

Mas claro que ela só tem 17 anos!! A vida dela está começando. Esse livro é o coming of age. É na vida adulta que a gente entende que precisamos fazer as coisas por nós e que, quando acreditamos que merecemos o melhor, o melhor acontece.

Acho que Crystal Madonado tem potencial e amei ver uma história com uma protagonista que parece comigo (até o cabelo!!!). Volto a dizer que teria amado ler na adolescência, mas como adulta, enxergo formas de melhorar.

Vou ler o segundo livro de Crystal!

Sharinha1 17/07/2023

???
Charlie é uma personagem incrível!
Ao ler o livro me surpreendi muito com essa personagem, acredito que ela representa muito bem diversos adolescentes que se sentem inseguros em relação ao seus corpos.
Senti diversas emoções enquanto lia, ler livros onde você se identifica dói dms e mexe bastante com seus sentimentos.
Quando a autora começou a abordar sobre o assunto de sempre se sentir a segunda opção, não me segurei e chorei horrores k-
Ver o amadurecimento da Charlie sobre suas inseguranças é algo lindo de se ver, ela é uma adolescente incrível, que sente de forma intensa, e eu achei essa personagem maravilhosa.
Me senti com tanta raiva quando as pessoas não entendiam direito a Charlie, noss nunca quiz tanto entrar dentro num livro kkkajxkam.
Enfim, só queria dizer que esse livro se tornou um dos meus favoritos, e sempre que puder vou recomendar, para outros que lerem podem achar que nem é tudo isso, mas pra mim, ler esse livro me fez sentir diversas coisas, e sinto que amadureci também sabe? Enfim perfeito ?

Lett 06/07/2023

Prometeu nada e entregou algo
Okay, para começar, eu gostei do livro!

Agora vamos para oq eu achei ne

Primeiro: que saco, odeio o fato da Charlie ser muito relatable em alguns momentos pq ela é uma chata!!! (aquelas) mas enfim, ela só tem 16 anos então temos que pegar leve!!

A relação dela com a mãe é algo muito paupavel para alguem que cresceu com uma mãe fissurada em peso. Em alguns momentos me peguei quase chorando pois é muito real e pessoal toda a experiência relatada.

A relação dela com a Amelia também, mais realista ainda. É impossível ela não querer se comparar dado a todo o ambiente que ela cresceu. (Apesar de eu achar muito legal o fato de terem abordado no final todas as inseguranças da Amelia sendo uma mulher negra e queer, foi um toque muito legal).

A escrita é bem fácil e te segura, apesar de alguns momentos eu achar que o livro foi escrito por uma mulher mais velha tentando conversar com um público adolescente.

E aff, honestamente? A história é bem bobinha mas o Brian e a Charlie sao tao fofos :(

Não é uma historia revolucionária, mas é uma historia de descoberta e aceitação que muitas mulheres gordas passam. Tem certos momentos meio idealistas mas para a proposta do livro, eu aceito!!!

Kamylaaa 20/06/2023

A Charlie é humana!
Vi algumas pessoas falando o quanto acharam a Charlie insuportável e eu até concordo, porque acho que a autora conseguiu passar ela como uma típica humana. Ela traz suas inseguranças, suas reflexões, suas contradições, sua inveja? e também traz sua sensibilidade.

Comecei a leitura achando que ia ser algo bestinha, mas terminei chorando e feliz por ter lido. Sorri muitas vezes sozinha lendo e ri também. Queria colocar a Charlie em uma caixinha, mas crescer dói. E ela cresceu.

Leitura leve e gostosa. Boa para fazer depois de uma leitura pesada. Adorei!

Mila Ramos 02/06/2023

Podia ter encerrado em 75% do livro ?
Eu não tinha nenhuma expectativa para a leitura de "Fat Chance: a chance de Charlie Vega" e realmente foi uma leitura gostosa e divertida (até 75% do livro).

Charlie é latina e gorda, a auto-estima é uma bosta ? em parte graças a mãe dela ? e ela tem uma melhor amiga preta e pansexual que ela jura que é perfeita e melhor em tudo!!

O livro se passa no ensino médio então, quando eu descobri isso já fiquei preparada para me estressar (mas como eu disse isso não aconteceu até 75% do livro). No geral é um livro bom, bem divertido e rápido de ler! O desenvolvimento do casal foi aceitável e eu simplesmente fui lendo sobre Charlie Vega sem esperar muita coisa.

Um ponto importante é como a Charlie sempre exalta a beleza da Amélia e como ela é taaaoo perfeita que eu já esperava a Charlie assumir que gosta dela (isso não aconteceu!). Na verdade o buraco é mais embaixo, porque a autora trabalhou a vivência da mulher gorda, em que tudo gira em torno disso.

Imagina ter uma melhor amiga e ter inveja dela!! Sim, é isso o que encontramos com a Charlie e a Amélia :) o livro foi pontuado algumas vezes com isso, afinal Amélia é magra e boa em tudo!

Com esse contexto voltamos aos 75% do livro! Eu não me estressei tanto em boa parte do livro e, já esperava o que ia rolar na reta final do livro (tirando o fato da Charlie ter se tornado uma péssima amiga, eu não imaginava o que poderia acontecer).

Bom, tudo desandou e a justificativa para a Charlie terminar com o Brian foi bem??? sei lá! Eu fiquei lendo com uma cara tão '-' porque não via sentido em nada daquilo! Sei que trata sobre uma vivência que eu nunca passei mas foi foda viu? Não gostei :/ um livro potencialmente 4,5 estrelas desceu para 2,5 apenas por esse final ?

Sara 25/05/2023

Eu achei a personagem principal insuportável, imatura, repetitiva e outros adjetivos pejorativos. E ela é um espelho de mim, por isso a vi tão cruelmente. Ela compartilha as mesmas dores que eu, os mesmos desejos que eu. E dói encarar isso. Me identificar tanto com alguém ? que nem sei se gosto ou não, mas respeito. Não achei um dos melhores livros que li, mas foi um espelho perfeito.