Realismo Capitalista

Realismo Capitalista Mark Fisher

Resenhas -

daibs 02/09/2023

Leitura obrigatória
Muito muito muito bom, principalmente pra quem tá começando leitura de não ficção e atualidades/capitalismo. O Mark deixa nesse livro uma escrita simples e super completa, ao mesmo tempo introdutória

deadly_romantic 02/08/2023

Sociologia e arte
Eu sinto que esse livro foi escrito pra mim. uma crítica que usa filmes, livros e música pra exemplificar a penetração do que o autor chama de realismo capitalista ? ou o sentimento de que não ha alternativa ao sistema neoliberal vigente ? na sociedade pós moderna?!
simplesmente foda. provavelmente o livro teórico anticapitalista mais gostoso que eu ja li

Mariana Magalhaes 22/07/2023

Livro essencial.A forma que o autor aborda a saúde mental no capitalismo tardio foi muito esclarecedora para mim, que sou da Psicologia.
Não dei 5 estrelas pela leitura ter sido bastante difícil em alguns momentos, por falta de bagagem minha em filosofia.
Matheus Cesar 11/09/2023minha estante
Estou lendo ele é to sofrendo um pouco e mesma forma, pouca bagagem em filosofia tem deixado minha leitura um pouco truncada. Mas estou gostando bastante

Japa 13/07/2023

Muito bom. Fonte de esperança!
O livro é um pouco acadêmico (de um jeito ruim) - usa conceitos que nem sempre são explicados ao longo do livro. A minha dica, pra quem quer ler essa edição em específico, é que leia o posfácio primeiro. O posfácio, apesar de vir só depois do livro em si, é fundamental pro entendimento do que Fisher escreve ao longo de suas linhas, e pode assim facilitar a travessia do leitor pelo percurso.

Das resenhas que li sobre o livro, desanimei de ler, mas não o suficiente pra deixar o livro de lado. Algumas pessoas comentaram que Fisher cita demais o Zizek, mas enquanto Zizek é citado 51 vezes, há autores que são mais citados, como Jameson (59 vezes). Então não entendi qual é o ponto dessa crítica, sendo bem honesto.

Outra crítica bem acentuada foi sobre a validade dos apontamentos de Fisher, já que ele escreve tendo como fundo o Reino Unido enquanto nós moramos no Brasil. Vejam, não é por isso que o livro perde seu intuito ou sua ideia: o conteúdo continua tendo seu valor e dá pra adaptar bastante coisa pra realidade brasileira ao longo da leitura. O fato de ele escrever tendo como palco o Reino Unido não é um impeditivo pra que a gente entenda o recado...

É claro que se houvesse uma "versão brasileira" dos exemplos de Fisher, seria maravilhoso, mas isso não é extremamente fundamental pra gente entender o que ele quer dizer.

Achei que seria um livro derrotista ou então doloroso pelo fato de Fisher ter ceifado a própria vida pouco depois da escrita do livro, mas na verdade ele foi uma fonte de esperança teórica e prática.

Recomendo demais aos curiosos e aos críticos do sistema de maneira geral.

Obs: saiam da rabeira dos comunas online e bora pra criação do projeto político real e prático!

helisonmaciell 15/07/2023minha estante
Na busca por um sistema de governo que realmente funcione aonde todos podem exercer suas paixões! E não somente correr "Atrás do sonho Americano" e dentre outros lemas que nos leva a ir de contrário a nossa verdadeira paixão...

lumcadi 03/07/2023

Ótimo candidato aos livros canônicos da contemporaneidade
"Rápido e sem muita estrutura, a ordem é menos importante do que a densidade conceitual expressa, muitas vezes, em slogans: ideias compactadas que subitamente oferecem uma nova inteligibilidade a fenômenos familiares."
O primeiro parágrafo do posfácio se encerra com essa frase que conceitualiza bem o livro.
Ele é uma exposição rápida e direta do mundo pós-fordista, ao mesmo tempo que faz críticas a falta de ação da esquerda após a derrubada do bloco do leste e fornece sugestões de como combater um capitalismo que se coloca como a única opção viável para a sociedade.

Lucca 28/06/2023

LIVRO ESSENCIAL
TODOS DEVERIAM LER ESSE ESCRITO
De forma um tanto quanto intensa, o autor ilustra das mais variadas formas as consequências de como o capitalismo é extremamente doentio para todas as pessoas
A perspectiva neoliberal em que coloca o sujeito individual como o principal responsável das suas escolhas demonstra como já estamos na barbarie
O capitalismo é um sistema hostil
Adoecedor
Vil
Que levará ao fim daquilo que nos torna mais humano
Se faz essencial à luta contra a lógica neoliberal e as coisificação da vida
Necessário combatermos cada vez mais a lógica em que apenas a burguesia se torna mais rica enquanto a classe trabalhadora se afunda ainda mais
A REVOLUÇÃO URGE
LIVRO ALTAMENTE RECOMENDADO

Luis 18/06/2023

Fundamental e necessário
Comecei a ler esse livro com bastante expectativa após várias menções em diversos meios, e elas foram completamente superadas. Além de ser um panorama bem preciso sobre o estado atual do capitalismo, me surpreendeu a qualidade da leitura, fluida e prazerosa. Dispensando a ortodoxia acadêmica, o autor faz pontes entre ideias que parecem estar separadas por um abismo em outras publicações, unindo movimentos sociais e política institucional, saúde mental e condições sociais, falando de Supernanny e Espinosa na mesma frase, e talvez o mais importante, apontando as semelhanças entre a burocracia estalinista e a presente no capitalismo contemporâneo.

Sem dúvida, um pensador necessário para os nossos tempos.

Laurex 23/05/2023

Comentário - 1a leitura
Particularmente achei que merece a leitura mais de uma vez. É um ótimo livro, achei interessante principalmente a parte em que o autor fala sobre depressão (e outros transtornos mensais) e sua causa social, e como o sistema capitalista consegue culpabilizar os indivíduos por problemas que o próprio sistema econômico muitas vezes é a causa. Além disso também achei muito bons os comentários acerca das formas com que a direita se adaptou para que os indivíduos realmente acreditem que essa é a única forma de produção possível, não deixando saída de forma bastante ideológica.

Jamelo Leituras 23/05/2023

Não acho q dar uma nota valha a pena, é um livro q te faz refletir sobre como o sistema capitalista impacta na nossa vida. Mas se é pra avaliar....
Leiam, vale a pena.

Júlia 12/05/2023

?para a esquerda a libertação está no futuro,não no passado?
Para ler esse daqui, tem que colocar um capacete pra aguentar tanta pedrada.
apesar de discordar do Fisher em alguns pontos, o autor foi certeiro na maioria das suas análises; tão certeiro que por diversas vezes senti uma angústia profunda lendo o livro.
quando Mark Fisher falou de saúde mental, privatização do estresse e depressão, fiquei muito mal de cabeça, porque só conseguia pensar que ele foi derrotado pelo capitalismo.
recomendo muito a leitura.

Ivania 11/05/2023

A vitória da direita só é inevitável se nós pensarmos que é
"O livro flui feito um álbum de rock, daqueles que deve ser ouvido na primeira vez de cabine a rabo, retornando depois para saborear, avulsamenrw, as faixas favoritas."

natasha133 07/05/2023

Provavelmente o livro do ano pra mim! me deu muito mais clareza sobre as relações de vida e trabalho no capitalismo. quero ler de novo ainda esse ano!

Enaia 07/05/2023

Uma "bolacha de nata molhada no capuccino"...
"[...] a política emancipatória precisa sempre destruir a aparência de uma 'ordem natural': deve revelar que o que nos é apresentado como necessário e inevitável é, na verdade, apenas contingente, e deve fazer com o que antes parecia impossível seja agora visto como alcançável."

Gente, e agora pra falar desse livro? Ok, vamos lá...
Eu devo dizer que esse livro me foi uma grata surpresa. Dei a sorte de poder adquirir alguns livros de uma vez e o livro que escolhi para dar início à saga da leitura foi este. Não poderia ter escolhido melhor!

O livro tem um ritmo muito gostoso e uma escrita leve (o que faz sentido porque foi no seu blog K-Punk que o autor pegou gosto pela escrita e desenvolveu algumas de suas ideias, portanto natural que ele quisesse manter esse estilo mais informal e corrido...). Você lê e fica encantado pelo tanto de referências à cultura pop (Filhos da Esperança, Wall-e, O Poderoso Chefão, Ursula Le Guin, Jason Bourne e outros são os nomes citados) e pela forma com que o autor concatena essas referências com nomes da academia para fazer suas críticas de cultura. Entre os intelectuais, aparecem bastante Zizek, Fredric Jameson, Alain Badiou, Lacan etc.

Sério, ele faz essa concatenação de uma forma muito boa! E o livro não é difícil, eu diria. Mesmo aqueles capítulos um pouco mais "abstratos", digamos assim, eu fui capaz de compreender na segunda ou terceira vez que li. O segredo é esse: levar com paciência, desfrutando da viagem. Como consta no posfácio deste livro: ele é mesmo para ser apreciado como um álbum de rock.

Gostei também da forma como que a escrita do autor, apesar de nos guiar para uma direção específica, ela não é "acabada". Em vários momentos o autor não faz mais do que nos apontar a direção, do que colocar uma pulga atrás da orelha. Ou seja, voluntariamente (com certeza), o autor está instigando nossa imaginação.

Termino nomeando os capítulos de meu agrado: 1, 3, 4, 9 e o apêndice "Como Matar um zumbi". Este último me plantou algumas coisas que vão ficar borbulhando aqui por um tempo. Em suma: nota 10!

thai 06/05/2023

Desesperador
Apavorante, Realismo capitalista nos dá uma pincelada da realidade experimentada todos os dias por nós e que, muitas vezes, passa despercebida.