Realismo Capitalista

Realismo Capitalista Mark Fisher

Resenhas -

amtnda 05/05/2023

Um ?must have? para iniciantes nos estudos marxistas
Mark Fisher escreve em ?Realismo Capitalista? sobre a ascensão do neoliberalismo na Inglaterra e a mudança de pensamento a partir de Margaret Thatcher e a chamada TINA - There Is No Alternative (não existe alternativa).
No livro, Mark descreve o realismo capitalista como um conceito em que o capitalismo se torna tão real que deixa de ser um modelo econômico para ser o único modelo econômico viável (?é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo?).
?Realismo Capitalista? é um livro didático e fundamental para iniciar os estudos sobre marxismo, neoliberalismo e militância. Mark cita os problemas que a esquerda possui ao tentar combater o neoliberalismo e propõe novos debates aos camaradas.
É necessário citar também, sobre a importância desse livro quando se fala de sofrimento psíquico na era moderna. Em uma era vertiginosa, cheia de informações, Mark discorre sobre a ligação entre os transtornos mentais e a ascensão do neoliberalismo no mundo.
O filósofo chega a contar a sua própria história e sua luta contra a depressão. Em janeiro de 2017, o mundo viria a perder esse teórico incrível, e seu legado será sempre lembrado.

Daniel 30/04/2023

Leitura urgente e necessária
Mark Fisher faz aqui uma análise da realidade que nos é imposta, ninguém escolheu viver no capitalismo, mas todos viramos produtos desse sistema que nos faz acreditar que não há outra forma de viver.

Thales 23/04/2023

Um soco no estômago, um tapa na cara
Um texto escrito há mais de 10 anos e que segue dialogando profundamente, mesmo que direto e seco, com essa precarização da saúde mental de nossa contemporaneidade propagada por essa doutrinação egoísta e individualista neoliberalóide.
Em qual a desordem química você coloca a culpa atualmente?

Fabíola 01/04/2023

Primeiro contato com o autor e já gostei bastante da suas ideias, considero esse livro importantíssimo para quem está começando os estudos sobre o capitalismo e comunismo. Tem ótimas críticas sobre a indústria farmaceutica, o crescimento de problemas psicológicos junto com o avanço do capitalismo.
Uma pena que o autor suicidou-se, poderia ter escrito outras obras valiosas. ?

cella 28/03/2023

Só canetadas
Eu gostei como o Mark fisher abordou os assuntos, principalmente sobre a desmotivação das pessoas no realismo capitalista, como se o capitalismo fosse "a única opção" e temos que aceitá-lo. Queria que mais pessoas tivessem a consciência de classe e parassem de cair no mito da garagem.

Yuri.Selaro 19/03/2023

Alugou um triplex na minha cabeça
O livro desenvolve conceitos interessantíssimos sobre modelo político, econômico e social que arrebata a nossa sociedade nos dias atuais. Confesso que, por já ter uma tendência pessimista, acabei finalizando a leitura com uma sensação de impotência e fracasso generalizado, como se de fato não houvesse alternativa ao capitalismo que cada vez mais brutaliza a humanidade.

A privatização do sofrimento foi algo que me pegou DEMAIS. Como nunca pensei nisso antes? E como, após entender esse conceito, conseguir levar a terapia psicológica a sério? Pensar em tudo isso, e lembrar que acabamos de atravessar momentos pesadíssimos, com pandemia, Bolsonaro e o neoliberalismo em seu ápice aqui no Brasil é desanimador. Confesso que tudo isso, somado ao texto ?Não prestar para nada? do apêndice me deixaram em estado catatônico.

Por fim, acabei internalizando demais o conteúdo, e como diz a filósofa Viviane Mosé, a racionalidade envolve o querer e o sentir, e racionalizar sobre todas essas questões sociais me fez perder mais ainda a crença de uma sociedade que tenha futuro. Talvez o intuito do livro tenha saído pela culatra, o que acabou intensificando a minha depressão generalizada, e justamente por esse motivo eu recomendo o livro para todos.

Racionalizar é extremamente necessário e o entendimento dói demais. Mas é uma dor boa, necessária, como quando se arranca uma unha que encravou.

Nota final: 10
Enaia 07/05/2023minha estante
Oi, Yuri. Tudo bem? Espero que você esteja um pouquinho melhor com a pessoinha que mora dentro de você.
Queria dizer 2 coisas sobre sua resenha. 1) Longe de mim querer te dizer o que sentir ou achar que sei mais do que você sobre o que você sente. Mas acho que a terapia ainda pode ter um sentido pra você mesmo de posse das discussões trazidas pelo Fisher. Apesar de essa desesperança ser recorrente em muitos leitores, fica bem claro ao longo do livro que não era esse o sentimento que ele buscava produzir naqueles que o leriam. O Fisher escrevia porque cria que era possível mudar, e isso é possível ver também no posfácio, onde os tradutores nos mostram a trajetória intelectual do Fisher e de sua relação com a política na Inglaterra.
2) A terapia pode fazer sentido e eu acho de verdade que vc colheria bons frutos se persistisse nela porque, apesar de muito provavelmente as raízes do seu sofrimento (como o de muitos de nos) serem sociais e coletivas, quem está experienciando esse sofrimento é você. É verdade que buscar terapia seria quase que uma redução de danos ao invés de uma solução sistêmica, com certeza, mas você tem que buscar seu próprio bem e cuidado. A abolição do capitalismo porá fim a esses sofrimentos? É possível. Mas é preciso pensarmos que não sabemos quando isso acontecerá, e você precisa estar bem cuidado tanto pra si mesmo - afinal o autocuidado não precisa ter nenhum outro fim além de si mesmo - quanto para os outros, pois como você poderá contribuir coletivamente para as mudanças de que precisamos se estiver adoecido? Como o próprio Mark falou, no 3 capítulo salvo engano, a própria atuação enquanto sujeito político fica inviabilizada em casos de patologização.

Enfim, amigo. Cuide-se. Fique bem e continue estudando :)

Amelie 15/03/2023

Realismo capitalista: viver é um ato político
O livro é excelente pra perceber como o capitalismo e a política, especialmente na parte da ideologia, se infiltram em nossas vidas de forma muito sutil, sem que identifiquemos que a grande parte dos nossos problemas não é individual, mas social. a depressão e ansiedade são sempre reduzidas à esfera individual, com terapia em cima de terapia, mas se esquece que não há como superar o mal estar mental tendo jornadas de trabalho e estudo exaustivas, com pouco tempo de lazer. ao mesmo tempo, contraditoriamente, a individualidade e a vida pessoal são desencorajadas em muitos trabalhos, nos quais o empregado precisa sempre se mostrar disponível a qualquer momento, nem que tenha que abdicar do seu descanso. esses são alguns dos vários assuntos tratados, além de vários comentários sobre o neoliberalismo que foram super esclarecedores.
mas a leitura às vezes tende a ser mais chata, com partes de psicologia e sociologia que não me encantaram muito, além de análises completamente superficiais sobre a URSS, por exemplo, e usando termos bem peculiares como "stalinismo de mercado" e "leninismo autoritario".

continuobea 09/03/2023

Realismo Capitalista é um ótimo ensaio para compreender o pensamento de Mark Fisher sobre a organização social contemporânea e os seus desdobramentos sobre a construção afetiva e outros sentimentos coletivos. Particularmente gosto bastante do diagnóstico dado pelo filósofo de que vivemos um hedonismo niilista, mas me incomoda um pouco a falta de rigor para a análise dos transtornos mentais.

Luiz 02/03/2023

"A vitória da direita só é inevitável se nós pensarmos que é
Foi uma leitura importantíssima para mim, me ajudou a clarear o conceito de realismo capitalista, Fisher se aprofunda bastante também nos danos psicológicos que o capitalismo causa.

Rafael467 28/02/2023

Parece a pílula vermelha do matrix
É meio melancólico mas esperançoso ao mesmo tempo. O Fisher é um ótimo divulgador do socialismo pois ele mistura cultura pop com autores renomados e referências acadêmicas.
Esse livro é bem legal porque ele te faz reconhecer a alienação mental, emocional e física que nós vivemos e a falta de perspetiva que o capitalismo atual nos inseriu. Qualquer um pode ler pois como eu disse ele mistura cultura pop e escreve de forma parecida com um blog o que facilita na compreensão.
O posfácio é maravilhoso e explica um pouco mais do contexto da obra e do que o Fisher quis dizer.

Pedro 28/02/2023

"... o objetivo do neoliberalismo era desde o princípio a reafirmação do poder de classe. Não se tratou de liberar o mercado do Estado, mas de subordinar o Estado ao capital."
Quando o capitalismo passa a se apresentar como uma espécie própria de racionalidade, é gestado o realismo capitalista, uma espécie de nuvem causticante que nos prende no horizonte ideológico neoliberal, do qual não nos parece haver saída, exceto por uma nova construção solidária popular pautada por interesses conjuntos, não individualizados.

Miriana.Peletti 23/02/2023

Eu assisti uma live que um dos apresentadores pediu indicações de livros que explicassem porque a depressão e o capitalismo andavam juntos, e esse livro foi o mais indicado, tirou muitas dúvidas minhas e abriu minha mente.
a depressão é muito ligada ao capital e grande parte da população e suas empresas dizem que o problema da pobreza é algo individual ("se você é pobre, a culpa é somente sua. vamos fingir que a pobreza não é enraizada em nossa sociedade")
Fisher trás grandes argumentos e dados que comprovam as ações do capitalismo no mundo.

Renan 22/02/2023

Realismo capitalista demais
De longe um dos livros que mais me fez refletir, pensar e sofrer um pouquinho pensando nas agonias diárias de ser um trabalhador. Fisher faz excelentes reflexões acerca do capitalismo, define o famoso realismo capitalista e traz vários exemplos cotidianos de como as coisas vem mudando. Pra mim os melhores capítulos são aquele sobre educação (ele explica a influência do neoliberalismo no funcionamento do sistema educacional e principalmente na parte avaliativa do sistema) e sobre o mercado de trabalho. Nunca tinha lido nada do autor, mas terminei a leitura com a certeza de quero saber mais sobre e vou procurar outros livros dele. Recomendo fortemente a leitura!