Pachinko

Pachinko Min Jin Lee

Resenhas - Pachinko

Vanessa1074 16/06/2024

A história falhou conosco, mas não importa.
Eu queria conseguir descrever todos os sentimentos que esse livro me causou, mas isso é impossível considerando tudo que eu senti durante a leitura.
A história de vida da Sunja é tocante de uma forma linda e dolorosa, uma mulher forte, guerreira, batalhadora e acima de tudo obstinada.
A história é muito fluida, porém os acontecimentos são impactantes, então acabei demorando um pouco mais para ler porque a cada capítulo eu precisava me recuperar de algo que acontecia.
Amei cada personagem, a construção de vida, as vivências e todos os relacionamentos da história que foram extremamente bem construídos.

- Havia consolo: as pessoas que amamos estão sempre conosco, ela havia aprendido.

? O destino de uma mulher é sofrer? disse a senhora Wakamura.

- Em algum lugar depois do arrependimento tinha de haver um novo dia, e mesmo depois de uma condenação podia haver algo de bom no julgamento.

VirgAnia28 13/06/2024

História sensível, ótima para conhecer um pouco sobre o que passaram os coreanos (e descendentes) que residiam no Japão durante a época da ocupação e colonização japonesa na Coreia e o período após isso. A autora retrata muito bem a dor das famílias e como elas precisaram se virar para sobreviver no cenário desumano que era reservado para elas, mas sem deixar para trás o amor e companheirismo que compartilhavam. Muito interessante (e triste) ver como se desenvolveu a vida de todos, especialmente das mulheres, e os acontecimentos que causaram sofrimento. Os personagens são cheios de nuances e é interessante perceber como o comportamento de alguns deles reflete muito a realidade da nossa sociedade. A autora deixa algumas palavras/expressões em coreano e japonês, não interferem no entendimento do texto, mas recomendo ler com um tradutor por perto.

Yasmin 13/06/2024

A identidade era mais do que apenas sangue
Que livro!
Não perdi a vontade de ler em nenhum momento, é uma história muito interessante, rica de cultura, acontecimentos históricos, pontos de vista que eu nunca havia explorado e muito sofrimento. Eu chorei em algumas partes, fiquei completamente envolvida e se tornou um dos meus queridinhos. Mal posso esperar para reler.
Gleissa.Pereira 13/06/2024minha estante
Estou lendo o mesmo mas bem devagar pra poder a cada capito imaginar um capítulo de série na minha cabeça

Anadyva 13/06/2024minha estante
Oiiii, tdd bem?? Eu amo sua resenhase n houver problema vc poderia por favor me informar a classificação indicativa?

Yasmin 13/06/2024minha estante
Claro, acredito que a classificação seja 16+

Gabriel.Milli 12/06/2024

Excelente
A historia segue a familia de Sunja com todos os seus problemas, desafios, amores, diferenças culturais, etnicos eresiliencia em busca de sobreviver a um caos da guerra do japao.
Um livro muito bem escrito, sofrido, sentimental, que me pegou de um jeito que vai ser difícil superar.
Atenção para os gatilhos.
Recomendadissimooo

Gabriel.Milli 13/06/2024minha estante
Assim, nao é nada escancarado, mas contém uns gatilhos, axo que deve ser uns 16+

Martha.Garrido 12/06/2024

Super ameei, dramaturgia muito bem escrita! Não é uma história típica, diria que é mais a vida sobre a vida, mas vale muito a pena ler! Apesar do livro ser grandinho a narrativa é muito fluida vc vai lendo que nem percebe, pois é uma história que lhe prende do início ao fim! E é super interessante acompanhar as gerações da família de Sunja... super recomendo!

Martha.Garrido 13/06/2024minha estante
Acredito 16

Anna.Paganini 11/06/2024

Um drama familiar em um grande panorama histórico
Trata-se de um livro que retrata a vida de uma família de coreanos durante o período da invasão japonesa em seu território. Apesar de uma premissa simples de um conto familiar, ao ir navegando nos dramas sociais dos membros, temos um panorama histórico de grandes eventos históricos, percorrendo desde a Coréia colonial, a Segunda Guerra Mundial até a Guerra Fria.
A leitura é muito enriquecedora, principalmente lendo de um país em que nossa educação é extremamente eurocêntrica, e que outros pontos de vista raramente são levados em consideração. Apesar de conhecer a história da dominação japonesa na Coréia, com Pachinko é possível tornar esse contexto mais palpável e ver como fora um período extremamente dolorido para a história coreana.
Não é uma leitura leve, muito menos rápida, mas vale cada palavra. Percorre-se a vivência de diversos personagens ao longo da trama, o que pode se tornar um pouco extenso demais em certas passagens, mas assim é construída uma estória bem tecida, cheias de desdobramentos, tragédias e grandes ensinamentos.

Anna.Paganini 13/06/2024minha estante
@Anadyva Obrigada querida ?
Não sei dizer ao certo, não é uma leitura leve e tem diversos momentos trágicos, mas nada de muito explícito não. Acredito que seja +14 ou +16 mais ou menos!

Rogéria 11/06/2024

Maravilhoso!
Concluí a leitura de ?Pachinko?, da Min Jin Lee.

?A História falhou conosco, mas não importa.?

?Viver todos os dias na presença daqueles que se recusam a reconhecer sua humanidade exige muita coragem.?

O livro conta a saga de cinco gerações de uma mesma família coreana que imigrou pro Japão no início do sec. XX. É através dessa família que acompanhamos o sofrimento de imigrantes coreanos no Japão, a luta contra a miséria e pela sobrevivência em uma pátria conquistadora que não os aceita e os explora, as perseguições políticas e religiosas e, acima de tudo, a força de uma família que só pode contar com eles próprios para existirem. Tudo isso tendo como pano de fundo os acontecimentos daquele século - a dominação japonesa na Ásia, os conflitos mundiais, a separação das Coréias e a ascensão dos EUA como potência mundial.

Foi uma experiência maravilhosa! A história te prende muito, a leitura flui rapidamente, você se apega aos personagens, sofre e torce por eles e, quando termina, fica com aquele sentimento de orfandade por precisar se despedir daquele universo. Uma história rica, sofrida, bela e emocionante. Se tornou um dos meus livros favoritos e indico muito para todos. Nota 1000/10! ??

#pachinko #livroseleitura #books #clubedos6 #clubedolivro

Rogéria 13/06/2024minha estante
Olá! Ele é +14, tem quase nenhuma cenas sexual e nem tem violência explícita.

Off.ressacaliteraria 10/06/2024

Este livro conseguiu se tornar um dos meus favoritos facilmente. Acompanhando as gerações de uma família coreana, a autora consegue colocar em foco a xenofobia, o machismo, a violência, tudo isso em meio a exploração japonesa aos coreanos durante a Segunda Guerra Mundial.

Dani.brochero 09/06/2024

Pachinko trata sobre a vida de Sunja, uma jovem coreana no século XX que imigra para o japão, e sobre seus descendentes. Esse livro é com certeza uma das melhores leituras do meu ano. Uma história impactante que vai constantemente dando errado (e nossa eu só queria que a vida dessa família desse certo aaaaa). Leiam.

Mariana113 07/06/2024

Que experiência ler Pachinko, achei que não conseguiria ler por ser muito grande mas acabou sendo uma leitura que me prendeu do início ao fim, não é um livro muito confortável, a autora põe o leitor em situações desconfortáveis e nos faz repensar muitas coisas. Nunca parei pra olhar essa questão de etnia e preconceito que estrangeiros sofrem, o livro foca bastante nessa questão do preconceito que os japoneses possuem com os coreanos. Um livro que se passa durante a guerra, os personagens lutam bastante para sobreviver principalmente contra a fome, a autora foca também na posição em que as mulheres viviam naquele tempo, incapazes muitas vezes até de trabalhar. Um bom livro pra nos deixar 3 dias pensando.

Ju 06/06/2024

Um pouco de literatura asiática
Pachinko narra a historia das gerações de uma familia coreana que se muda para o Japão numa epoca que a Coreia era tomada pelos Japoneses. Em meio a guerra, o preconceito, a violencia e a exploração japonesa.

Karina309 05/06/2024

Bom romance
A leitura de Pachinko me surpreendeu em alguns aspectos por ser um romance histórico que definitivamente prende e te envolve com os personagens. Porém, na minha opinião, o livro contém demasiadas cenas eróticas descritivas que me soam como aquelas novelas baratas Sabrina. Essas cenas quebravam o tom da narrativa com linguagem chula e excesso de detalhes. Particularmente não gosto e pulava os trechos porque não adicionavam nada na narrativa.

Paula 03/06/2024

?Viver todos os dias entre aqueles que recusam reconhecer a nossa humanidade requer uma grande coragem?

Eu tinha grandes expectativas com esse livro, e não fui desapontada.
Uma história sofrida, mas sublime.
Gostei bastante, narrativa super envolvente. Achei que a história perde força a partir da metade (depois da segunda guerra), começa a ficar um tanto corrida, vários acontecimentos importantes passaram e só foi rapidamente mencionado bem depois.

aannekarolyneksb 02/06/2024

Passei raiva mas amei!
Pensa em uma história que fez meu sangue ferver, foi essa! Toda história é uma grande ladeira que não tem fim, quando você pensa que as coisas irão começar a melhorar tudo capota!
Houve histórias que achei bem desnecessária como a do policial que poderia ter sido trocada pela história de como a família do Noah ficou depois do ocorrido.
O Noah em si, virou meu personagem odiado kkkk pegou o posto do tio que não via a hora dele morrer kkkk
Enfim, levei um tempo pra dar minhas estrelas porque não sabia quantas dar, mas esse livro cresceu muito em mim com o tempo!

jvsherlocked 02/06/2024

Sobre sobrevivência
Pachinko é um livro incrível e completamente digno de todo hype que teve (acredito que ainda tem). é um prato cheio para quem gosta de história geral e, principalmente, livros que mostram um paralelo às guerras mundiais – isto é, a vida dos civis enquanto a guerra (no caso a segunda mundial). nesse caso, especificamente, entre o Japão e a Coreia (antes de ser dividida e após) e como quatro gerações de uma família tentam sobreviver à sua maneira ao caos.
é um livro extremamente sensível, as dores são muito vividas, tanto que eu levei, sem brincadeira, uns 2 anos para conseguir ler porque eu sempre entrava numa tristeza sem fim e precisava pausar para conseguir seguir minha vida sem estar deprimida pela história.
só não dou 5 estrelas porque houve um detalhe na forma que o livro foi finalizado que não só não me agradou como realmente acho que é única falha real da obra.