Mindhunter Profile: Serial Killers

Mindhunter Profile: Serial Killers Robert K. Ressler...

Resenhas - Mindhunter Profle: Serial Killers

Gabbie 16/06/2021

Ciência comportamental no FBI
Robert K. Ressler, que foi inspiração para o personagem de Bill Tench da série Mindhunter, fala principalmente sua experiência no FBI, sobre a criação do setor de ciência comportamental e sobre a pesquisa feita para a elaboração de perfis criminais.

Foi o primeiro livro que eu li com o tema de true crime e eu acredito que foi um ótimo livro para começar a consumir esse gênero.
Lulu 06/09/2021minha estante
Realmente incrível

annacsfraccaro 03/06/2022

Intrigante, envolvente e às vezes assustador
Já li alguns livros sobre serial killers, e esse é o mais leve que li sobre o tema.
Esse livro trata muito mais sobre o psicólogo dos criminosos do que cada detalhe dos crimes.
No geral, eu achei extremamente interessante, fiquei até mesmo curiosa sobre alguns crimes e procurar o ?final? da história.
Recomendo para quem gosta de true crime e quer um livro não tão detalhista sobre os crimes.

Michelli.Krelling 18/03/2021

Mindhunter
Gostei muito, mas não foi o melhor livro dos inspiradores da série Mindhunter que eu li.
Mas não deixa de valer a pena ?

Elise 21/12/2020

Incrível
Ressler tem uma linha de raciocínio que realmente é de se admirar. Há muito que se pode aprender ao decorrer dessas páginas, que mostram sua percepção, experiência e conhecimento. Apesar de ser um assunto difícil, Ressler trata com objetividade, tornando a leitura muito mais fluída. Um ótimo livro. Quero ler mais coisas dele.

Kat 04/01/2022

Mindhunter Profile
Se você curte histórias de crime e busca entender o que passa na mente dos assassinos, sem dúvidas esse é um livro que você precisa ler.
Robert Ressler é um cara tão incrível e importante que não parece real, é extremamente compreensível que ele tenha sido inspiração de personagens em filmes e séries. É um livro muito bem escrito e muito informativo, você descobre e entende muita coisa.
Nesse livro ele retrata e comenta sobre serial killers com crimes de conotação sexual e abrange toda a criação de um perfil do criminoso a partir da cena do crime e modus operanti.
Não tenho palavras para descrever o quão incrível é essa leitura.

Geo; 22/12/2023

Achei muito bom, mas acho que teria sido bem melhor ter lido esse antes do Anatomia do mal, a experiência com certeza seria de maior impacto e o outro acabaria me dando uma compreensão bem grande.
Teve uma coisa que me atrapalhou na leitura, foi o fato de ter citações soltas durante os capítulos, o texto é interrompido por uma citação que não tem relação e atrapalha a continuidade do caso.

Maria 30/12/2022

que livro incrível
Mindhunter foi um livro que tive o prazer de ler agr nesse final de ano, o livro é uma ótima escolha pra que quer adentrar o mundo de true crime, com casos bem contados e detalhados.
A escrita é maravilhosa e essa edição é muito bem feita, esse livro é uma obra de arte que vale muito a pena ser lida

Daiani 16/10/2021

O impacto de Robert K. Ressler
Ressler é realmente um profissional dedicado, o agente do FBI fez seu máximo em seu período de atividade para caçar e trazer a tona o que temos sobre as famosas mentes perturbadas de serial killers. Além de cunhar o nome "Assassino em série", Ressler foi mais a fundo em suas divisões mentais, seus modus operandi, suas fantasias e até o lado mais complexo da análise de uma cena de crime pontuando diferenças entre perpetradores organizados e desorganizados.
Robert incluiu nas profissões 'de fora' grande impacto, quebrou estereótipos e trouxe áreas como psicologia e psiquiatria para o âmbito forense, para colaborar com as investigações e no final conseguir diagnosticar certas doenças mentais antes que estas mesmas causem danos significativos extremos na comunidade, sendo assim, trocou o ponto final por uma virgula.
Infelizmente em 2013 ele morre decorrente ao mal de Parkinson, mas ele deixou um legado extremamente significativo e com sua aposentadoria um trabalho a ser continuado.

Kess 05/05/2023

O livro conta toda a tragetoria do projeto de estudo comportamental de criminosos violentos no FBI, como foi a iniciativa, a colaboração com outras áreas como a psicologia e psiquiatria.
Mostra como todo esse envolvimento ajudou com o avanço dessa ciência e compreensão das mentes humanas.

O trabalho de Ressler foi fundamental para capturar assassinos, ao longo de sua jornada assessorou em vários casos de assassinatos, fez pesquisa de entrevistas com os serial killers mais conhecidos de sua época: Ted Bundy, John Wayne Gace, Dahmer, Monte Russel, entre vários outros.

É uma leitura extremamente pesada, detalhista e intrigante, que, me prendeu de uma maneira muito interessante! (Porém, em dados momentos se torna um tanto quanto arrastada nas explicações.)

"Esses meninos foram privados de algo muito mais importante que dinheiro - foram privados do amor. Isso os atormentou durante o resto da vida, e a sociedade pagou o preço."

camila1856 28/09/2022

resenha
"Vários assassinos em série passaram a receber cartas na cadeia de pessoas que não conhecem, dizendo que querem ser como eles e reproduzir seus feitos. Também ouvir de várias pessoas diferentes que poderia ser interessante conhecer e bater um papo com gente como Ted Bundy e outros criminosos do tipo. *Esses homocidas são péssimos exemplos para a humanidade, e não deveriam ser idolatrados ou imitados.*

Coisas de Mineira 02/03/2021

Mindhunter Profile: Serial Killers é o último lançamento da editora DarkSide Books, no que compreende a coleção do selo Crime Scene®. Tem como autores o ex-agente do FBI Robert K. Ressler, em parceria com Tom Shachtman, que entre outras profissões, é autor e jornalista. Como uma grande entusiasta do estudo da mente criminosa que sou, venho hoje trazer a resenha a respeito dessa obra, bem como falar sobre minha vivência com o livro nos 3 dias que levei para devorá-lo.

“Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o avismo também olha para dentro de você. ~ Friedrich Nietzsche”

Em primeira mão, ressalto que você não deve confundir, ou comparar Mindhunter Profile com Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano, esse último publicado pela editora Intrínseca, em 2017. Embora John Douglas apareça em algumas citações em Profile, aqui, em Mindhunter Profile as experiências são contadas pela ótica de Robert K. Ressler. Robert foi o criador do termo Serial Killer (assassino em série), ainda na década de 70. A termologia utilizada até então era Stranger Killer (assassino desconhecido) – numa crença não verdadeira que o assassino nunca conhecia suas vítimas.

Neste livro você irá encontrar os relatos de Ressler, cheio de fatos, de como eram realizadas as entrevistas com os maiores Serial Killers dos Estados Unidos. Ele registra nesta obra os encontros com Charles Manson, John Wayne Gacy, Ed Kemper, Ted Bundy, entre outros. Minha mente de psicóloga apaixonada pela análise do comportamento e pela construção e desenvolvimento dos perfis psicológicos do sujeito com Transtorno de Personalidade Antissocial quase explode!

Eu, como vocês já sabem, estou passando uma fase de poucas leituras devido os enjoos constantes da minha terceira gravidez. Contudo, eu não conseguia deixar esse livro de lado. Fui devorando em grandes bocados a cada oportunidade que tinha de tê-lo em mãos. Ressalto aqui que Ressler foi recrutado logo no início de sua carreira, para trabalhar com a Unidade de Ciências Comportamentais do FBI, traçando perfis de criminosos violentos. E a partir daí muita coisa mudaria na “caça” aos ditos monstros da vida real, que são os Serial Killers.

“Entre os anos de 1976 e 1979 ele ajudou a organizar as entrevistas de 36 assassinos em série que estavam presos. O objetivo era encontrar traços em comum entre os históricos destes criminosos e os possíveis motivos que os levaram a cometer crimes. ~ DARK BLOG”

Fato é que o FBI, surpreendentemente, sabia bem pouco a respeito da mente do criminoso que mata em série. O trabalho de Ressler juntamente com profissionais da Saúde Mental pôde explorar novos vieses dos traços de personalidade desse público.

Ressler deu consultoria à Thomas Harris antes de sua famosa série de livros a respeito do SK Hannibal Lecter. Isso, porque o ex-agente do FBI foi tão respeitado em seu meio, e possuidor da capacidade de orientar Harris nas criações de perfis. Entretanto, Ressler ressalta que muita coisa criada pelo autor é ficção, não correspondendo muito com a realidade da caça a um criminoso de alta periculosidade – bem como as funções e atuações dos agentes do FBI dentro dessa caçada. Foi bastante informativo e legal saber sobre isso, pois sou uma admiradora de Harris e seus livros.

Algo fácil de se perceber na narrativa de Mindhunter Profile, é que Ressler não se faz de rogado. Ele está sempre levantando o valor de sua contribuição, e o quanto era capaz de exercer esse ou aquele papel. Enquanto se lê a obra, se pode ter certa impressão de que o autor é bastante narcisista e dado a autoelogios. Mas, creio que o lugar que ele ocupava, e tudo o que conseguiu perpetrar dentro da Ciência do Comportamento o faz digno de seus títulos e prêmios. Assim, eu deixava essa má impressão passar a cada capítulo.

“Somos levados a hesitar entre uma explicação que não transgride as leis naturais – é um sonho, uma fantasia – e outra que recorre ao sobrenatural – são monstros, demônios. ~ Tzvetan Todorov”

Sobre traçar perfis, esse é um dos temas que eu mais gostei de ver o autor discorrer. É muito surpreendente poder perceber como essa arte quase se torna uma ciência objetiva. Muito do conhecimento a longo prazo, devido a muitos estudos de casos, fazem com que os perfis traçados sejam quase 100% objetivos. E coloca a polícia no rastro do indivíduo culpado pelos crimes. No entanto, temos que ter a clarividência de que isso é uma ferramenta utilizada na caçada ao SK, e que mesmo a assertividade sendo tão alta, não há como ser totalmente perfeita.

Como você não pode deixar de imaginar, os 20 anos de rastreando a Serial Killers relatados aqui em Mindhunter Profile, por Robert K. Ressler, são bastante impactantes. Existem trechos onde as descrições dos crimes podem aterrorizar ou até mesmo assombrar leitores mais impressionáveis, ou sensíveis. Então tenha um pouco de cuidado ao embrear nessas páginas. As imagens inseridas entre as histórias não são tão explícitas e amedrontadoras. Achei isso bem pertinente, uma vez que nem sempre o leitor tem interesse em ver cenas de crimes, cadáveres, e toda destruição causada por um assassino em série.

Todavia, ainda a respeito das imagens, na minha humilde opinião, teria sido mais interessante se as histórias correspondessem às imagens. Tem momentos que estamos lendo sobre um caso, e a foto é de algum SK que só aparecerá daqui algumas páginas à frente. Apesar disso, a DarkSide continua sendo totalmente excelente na qualidade de suas obras. O livro é maravilhoso visual e graficamente. As páginas recebem grifos em cor laranja, em determinados trechos, o que dá uma sensação de intimidade com a história. Nota 5/5 para mim, como não poderia deixar de ser.

“A fantasia o consumia. Ele não pensava em quase mais nada. E decidiu agir. Fazer o desejo bizarro virar realidade. Foi o primeiro passo na estrada pro Inferno. ~ Derf Backderf”

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/mindhunter-profile-serial-killers/
isamellark 05/03/2022minha estante
olá, vc pode me falar qual a diferença entre esse mindhunter da darkside e o da intriseca? E qual vc gostou mais? Agradeço :)

Ravena 06/07/2021

Não recomendado para menores de 18 e pessoas sensíveis!
"Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha pra dentro de você."
Friedrich Nietzsche.
E assim começa esse livro intrigante mas já adianto que não é um livro pra todos, contém descrições de assassinatos com alto requinte de crueldade, necrofilia além de relatos de abuso psicológicos e físicos.
Uma narrativa muito fluída e interessante, Ressler e Shachtman mostram como foi desenvolvida as entrevistas que deram início ao termo "Serial Killer" e a desenvolvimento de perfis psicológicos, além de protocolos usados até hoje pelo FBI. Ressler dedicou 20 anos ao FBI, e sua escrita apaixonada deixa evidente o quanto isso marcou a sua vida.
É um livro que não termina quando acaba, a reflexão foi algo muito comum após a leitura.
Com 416 páginas é uma viagem que vale muito a pena embarcar... Se você tiver estômago.

Quanto a edição: O livro conta com uma capa dura e com o título texturizado, trazendo a imagem de um gravador (como os que citados dentro do livro), não contém orelha e por isso as informações que normalmente são dispostas nelas nesse caso se encontram na penúltima página do livro.
O acabamento gráfico é incrível, livro é cheio de ilustrações, fotos em altíssima qualidade o único ponto negativo é que algumas imagens não tem legenda e em alguns casos não dá pra saber se é referente ao crime ou se é só pra ilustrar, destaques coloridos, (seguindo uma paleta de cores de identidade visual do livro) que só é possível graças a ótima gramatura das páginas que são amarelas, evitando o cansaço da vista, além de uma fonte de um tamanho muito confortável. Vem com uma fita de cetim estilizada costurada ao livro pra utilizar para marcar as páginas (o que eu considero muito melhor que os marcadores de páginas convencionais pois é difícil de perder ?). Em todo o livro encontrei apenas um único erro, que pra um livro desse tamanho é mais que comum, o que significa que a equipe de revisão está bem apurada, o erro foi reportado e acredito que em uma próxima edição já seja corrigido. O índice remissivo é ótimo para as consultas posteriores e me ajudou bastante no pós leitura, além do índice de citações que também é muito legal. @darksidebooks como sempre arrasando ansiosa pro vol. 2

.-.blackbeau.-. 27/01/2022

Incrível relato sobre Serial Killers
Este livro não só fala sobre casos, mas comenta o pq de os criminosos agirem daquele jeito, falando de sua infância, traumas, motivos e métodos.

Tori 27/07/2021

Mindhunter
A partir da página 89 peguei o embalo e não consegui parar de ler.
Maçante, mas de conteúdo que agrega, e não apenas romantiza os assassinos em série como em muitos outros livros. Aqui, conhecemos as mentes da maldade, loucura e histeria.
Fico triste pelo fim da série e de não poder ver mais o detetive Ford rsrsrs..
Aliás, fiquei chocada em como retrataram o autor deste livro, Robert Ressler, como um idiota com o personagem Bill. O cara é um gênio! Este trabalho merece reconhecimento e mais investimento, pois se faz de suma importância para toda a sociedade.