O Mulato

O Mulato Aluísio Azevedo

Resenhas - O Mulato

1 | 2 | 3 | 4

Yasmim 13/06/2021

Quee livro pesado, meu Deus. Pra quem gosta de um final onde o casal não fica junto... Mas é um final injusto demais pra aguentar !! Muita maldade, hipocrisia, preconceito racial, corrupção religiosa, e o pior de tudo é que essa realidade que Aluísio de Azevedo denucia em seu livro ainda é vingente na sociedade atual do século 21. Mesmo com muita revolta é um ótimo livro pra refletir sobre a estrutura da nossa sociedade.
Vini 21/05/2023minha estante
Nossa, mto obrigado por já contar o final do livro

Venetillo 09/12/2023minha estante
Coloca spoiler moça, queria apenas não ter lido ?

Igor.Ferreira 25/01/2024minha estante
Falta 30 páginas pra terminar e li isso...

duda 01/02/2024minha estante
vei kkkk q odio tomei spoiler sem nem começar

Laura 21/09/2022

o racismo da sociedade permeia a história de amor entre Raimundo e Ana Rosa. mesmo tendo boas condições financeiras e ótima educação, Raimundo se vê impedido de casar-se com Ana, sem saber que o motivo deste impedimento está no fato de ser filho de uma escrava e um branco e, portanto, mulato.
a obra é muito triste mas, infelizmente, não é novidade no histórico brasileiro

Camila.Stephane 23/11/2021

Verdade nua e crua da sociedade e sua hipocrisia
O autor conta dele maneira minuciosa as diversas características humanas em.seus personagens, é tão bem detalhado e real que vc consegue visualizar cada um deles. Através dos intermináveis diálogos ele vai exibindo a cara da sociedade e de todos que a compõe com seus defeitos e preconceitos.As descrições podem ser cansativas para a maioria mas eu com maranhense adorei ler e ve o quanto do jeito de falar e dos costumes e superstições,receitas caseiras ainda estão aqui....kkkkk .adorei ve o nome das ruas e lugares da cidade tmb,me diverti bastante. O triste é que ele retrata tmb uma sociedade racista,hipocrita e assustadoramente má,que se diz religiosa mas não tem a menor humanidade pelo próximo, principalmente os escravos,coisa absurda msm. O livro é um pouco cansativo e acho q algumas partes ele se prolonga muito E em outras ele é abrupto demais, eu ficava esperando mais detalhes mas era só aquilo msm,foi o que mais senti falta. Enfim achei uma ótima leitura!

Vanessa 20/03/2023

Meu Deus
Boy, primeiramente Q PADRE FILHO DUMA MÃE!!!
Segundamente, mds q escrita detalhista demaisss!!
Ok, eu entendo q o livro se passou na época do naturalismo e tals, mas até q a história é boa.
Mas para ler assim só por ler, tem q ter coragem viu ?
Pq eu só li pq valia ponto na matéria de português ?
bilisreads 20/03/2023minha estante
Eu adorei cortiço mas nossa SIM o Aluísio escreve detalhado demais ?

Instagram: @leitor_eduardo 31/12/2022

O Mulato
Título: #OMulato

Autor: #AluísioAzevedo

Ano: 1881

Nota: ????

Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo (São Luís, 14 de abril de 1857 ? Buenos Aires, 21 de janeiro de 1913) foi um #romancista, #contista, #cronista, #diplomata, #caricaturista e #jornalista brasileiro, além de #desenhista e #pintor. Ele foi bastante coisa!

#OMulato é um romance de #EstéticaNaturalista, assim como #OCortiço (que li também em 2022).

Há muitos momentos em que você fica com raiva e frustrado com o que está sendo dito, no entanto, é essencial realizar essa leitura para entender as relações raciais no #Brasil e suas consequências para a contemporaneidade.

A obra é bem factível e escancara um Brasil cheio de preconceitos, como é até hoje. A mentalidade da sociedade no #SéculoXIX é extremamente preconceituosa, moldando o início, meio e fim da narrativa.

O #racismo da sociedade permeia a história de amor entre #Raimundo e #AnaRosa. Mesmo tendo boas condições financeiras e ótima educação, Raimundo se vê impedido de casar-se com Ana, sem saber que o motivo deste impedimento está no fato de ser filho de uma escrava e um branco, portanto, mulato.

Um livro denso e com um desenrolar onde você consegue pressentir de longe e ele te obriga a definhar junto. Um marco atemporal, infelizmente, por trazer tantas similaridades com o Brasil da atualidade.

O livro é abarrotado de detalhes, o que, em alguns momentos, torna a leitura cansativa, mas valeu à pena a rica leitura.

Este é o último #livro de 2022, portanto, a última resenha. Por ora, vou focar em outras coisas, mas as leituras continuam, ainda que em doses menos frequentes. Mais uma vez, encerro o ano lendo um clássico da #LiteraturaNacional, literatura essa que tardei em descobrir, mas não me arrependo em nenhum momento de por ela ter me apaixonado.

Flávio 11/01/2022

Corajoso
Fiquei de cara com tamanha coragem de Aloísio Azevedo em denunciar o racismo e a corrupção da igrreja em pleno século XIX. 1881, pra ser mais exato. Fico imaginando a perseguição que deve ter sofrido. Cabra porreta. Leirura gostosa de ler, principalmente no começo e no fim, maçante no meio, muito descritivo, moda na época, mas valeu muito a pena.

Jackson 25/06/2023

Gente safada, Hipócrita e 🤬 #$%!& . Deus, pátria e família
Na transição do romantismo para o naturalismo, O Mulato se consagra como um marco na literatura brasileira.
Retratando a sociedade maranhense, decadente no nos fins do século XIX, Aluísio Azevedo narra com precisão os costumes da sociedade branca e escravagista, a hipocrisia religiosa e o grave racismo existente.
Fatos como homicídio, adultério, tentativa de aborto, tortura etc estão narrados nessa obra. Aluísio Azevedo ficou conhecido como Capeta no Maranhão quando morou por lá e escrevia artigos no jornal da cidade.

Parece -me que Aluísio viveu parte da história que conta, de tão bem construída, na Atenas brasileira, que não me adquira ter sido ele próprio O Mulato de quem escreve com tanto brilhantismo.

lililu 09/06/2023

Apesar de ser antigo, ele possui diálogos fortes sobre preconceito e religiosidade.
Ele critica muito escravidão e o preconceito racial, mas em vários momentos retrata os escravos como feios, idiotas e doentes mentais. Apesar de triste, é uma leitura imprescindível ?

Amanda.Lima 27/09/2023

O livro é sensacional, uma história repleta de romance e mistério. Aborda temas como escravidão e o racismo com uma linguagem simples e envolvente.

Carolina 16/02/2024

Sentia-se estrangeiro na sua própria terra
A história retrata um período de tempo passado porém em uma realidade que é possível ser vista até os dias de hoje, o preconceito é constante, e leva muito o leitor a ter um pensamento empático como a própria vítima o porque de tanta rejeição mesmo Raimundo sendo uma pessoa íntegra, estudada e sincera, isso apenas pelo fato do mesmo carregar consigo a cor da sua mãe, ex escrava.

Eu estava com expectativa demais no livro e acredito que por conta disso me fez acabar rápido, mas não acho que a leitura seja fluída, algumas partes são bem lentas e difíceis de se ter uma concentração a história, como nas partes das festas, que retrata cada detalhe ( o que eu acho maçante), mas concordo que são detalhes importantíssimos para a riqueza da história.

Os personagens em si não são interessantes, Raimundo é o que mais me chama atenção pelo jeito com que lida com as coisas, a visão que tenho da Ana Rosa é de uma menina imatura e um tanto mimada, não considero o pai da Ana Rosa uma pessoa má considerando o desenrolar da história, acredito q ele seja muito influenciado pela sociedade e claramente pela sogra, isso não quer dizer que ele deveria perpetuar os atos racistas, e o cônego Diogo nem preciso falar né, o diabo disfarçado, o que mais me deixou ?triste? foi o fato do padre não ter tido um final ruim.

A história começa lenta e termina sem muitas explicações, não informa claramente o que aconteceu com o filho de Raimundo dentro outros pequenos detalhes, mas acredito que valha muito a pena ler o livro, seja pela riqueza de detalhes da época ou simplesmente pela história em sí a qual é uma literatura importantíssima para entendermos um pouco até mesmo da história acontecidas no Brasil.

Maria.Barreto 17/03/2024

O mulato
Um livro necessário. Temas como escravidão, cultura e religião são abordados de forma muito realista.

Ana 13/03/2022

Apesar de um pouco denso, é uma boa leitura.
Só foi um pouco difícil de ler por causa da escrita que não é tão fluida quanto eu estou acostumada maaaasssss gostei bastante do livro porém não esperava esse final.Jurava que a Ana Rosa ia conseguir fugir com o Raimundo e fiquei muito triste em como afetou o fato dele ser mulato na sociedade antiga,e como isso ainda é recorrente nos dias de hoje de uma maneira que praticamente apesar de ter mudado muita coisa,os fundamentos da escravatura continuam presentes na nossa sociedade atual como uma coluna que sustenta uma casa,a qual é muito difícil de ser derrubada.

Lívia 19/05/2022

Essencial
Racismo escancarado e enraizado desde a época em que o Brasil era uma província. Triste demais mas muito inteligente.

1 | 2 | 3 | 4