As Crônicas das Sombras

As Crônicas das Sombras Frances Hardinge

Resenhas - As Crônicas das Sombras

rafa_._cardoso 17/08/2021

Enfim uma fantasia diferente
Confesso que, a primeira vista, comprei o livro mais pela capa linda do que pela sinopse.

Ainda bem que adorei!

No começo é lento (como a maioria das fantasias que li), mais para apresentação do universo do que outro motivo.

Por ser darkside, acharia que seria mais... dark, mas não é, apesar de terem "sombras", sombras essas que em muitos casos torna o livro muito engraçado.

Qualquer outro ponto levantado seria spoiler, porém uma coisa deve ser dita: vale muito a leitura!

marina 06/10/2021

fantasmas, guerra e um urso
as crônicas das sombras foi o típico livro que eu tinha vontade de ler só pq a capa era bonita, não fazia nem ideia sobre o que era a história, e ainda bem que eu li. desde o começo o livro me prendeu e me deixou curiosa para saber mais sobre os personagens e o que eles eram exatamente. não sei nem se dá pra explicar muito sobre o que é o livro sem dar spoiler, mas se você gosta de fantasia e de livros de época, esse é o livro perfeito. gostei bastante. ???

Imersa 03/11/2021

História incrível!
Esse livro me surpreendeu muito! Uma história muito bem construída, personagens maravilhosos.. uma leitura bem envolvente!

Ellen.Reys 12/12/2021

Fantasmas como nunca se viu antes
Mais uma vez a autora surpreende, dessa com uma visão diferente de fantasmas e possessões ao contar a história de uma família com um dom, ou maldição que a perpetua por séculos.

Yuno 29/01/2022

Onze
A autora disse que leu onze livros para consegui fazer essa história ser perfeita, e conseguiu, mas ela faz questão de citar livro por livro e autor por autor em seus agradecimentos. O empenho dela na obra foi e é impecável.

mariadepierii 02/02/2022

Uma surpresa
Que livro fantástico!
Eu realmente não esperava nada disso desse livro, mas, Senhores, que livro!
A escrita além de impecável é muito envolvente. Me senti vivendo aquilo com a Makepeace.
E o que falar dos personagens?
Simplesmente incríveis!
Makepeace é tão cativante e gentil, ela muda completamente a perpectiva da história, ela não liga pros lados da guerra, não liga pra quem ira vencer, ela só quer saber das pessoas, ela não quer que ninguém se machuque.
A narrativa é tão linda, tão fascinante. O toque de história, com o "às" fantasioso. A ligação espiritual. E toda a loucura e crueldade dos impiedosos Fellmonts.
Esse livro me ensinou a olhar para cada um e procurar bondade e não só trevas. Também me ensinou que todos merecem segundas chances.
Leiam, é o que digo, e mergulhem nessa estória mais do que maravilhosa.

Isabel 19/01/2023

"Talvez nenhuma das antigas verdades ainda fosse verdadeira. Este podia ser um mundo totalmente novo, com regras próprias. (...) Um mundo onde os castelos podiam pegar fogo, os reis podiam morrer e nenhuma regra era inalterável."

Este livro foi sem dúvida uma agradável surpresa, li ele com zero expectativas e terminei com algo vazio dentro de mim, mas também com algo que foi preenchido. Acho que o me fez não colocar um 5/5 foi a falta de desenvolvimento de alguns personagens, dos quais fiquei com a curiosidade de conhecer ou entender com mais profundidade (James/Morgan/Helen/até os mesmos Fellmottes); como também alguns erros de escrita, talvez pela tradução (o que se sente um pouco hipócrita de dizer, já que o português não é meu primeiro idioma, como alguns poderão perceber), mas além disso, fico realmente grata por este ter sido o primeiro livro que li nesse 2023. Pude me identificar bastante com Makepeace, seu apreço pelos animais e a empatia que chegava a sentir com as almas que se cruzavam no seu caminho.
É uma história simples mas que tem vários momentos que brilham e também que deixam com intriga, e sinceramente, recomendo que leiam sem expectativas, talvez se surpreendam.

"É um golpe em minha vaidade considerar a possibilidade de que eu nada seja além de um aglomerado de pensamentos, sensações e lembranças, trazidos à vida pela mente de outra pessoa. Por outro lado, no entanto, um livro também é assim."

Sarah 01/09/2022

Leiam, agora mesmo.
? ?? ??? ?????? ???????? ? ???????? ???????, ??????? ??? ???? ??? ???? ? ????????? ? ???? ?? ????????, ??? ????? ????? ? ??? ? ?????. ???? ????? ?????? ?? ??, ? ???? ????????? ????? ????.?

?Visceral. ??????????

Quero deixar registrado que me apaixonei pela escrita da Frances Hardinge depois dessa leitura. Sua narrativa intrínseca chega quase que incomodar se não fosse tão boa e viciante.

Um daqueles livros que ensinam sem ensinar, que marcam a alma e que ficam com você pra sempre.

?Com certeza foi a minha melhor leitura de 2021.

?Ambientada no período das guerras civis inglesas, As crônicas das sombras vai contar histórias de fantasmas, não só sobre os espíritos dos mortos que voltam para nos assombrar, mas também daqueles fantasmas que nunca nos deixam; os da culpa, vergonha, magoa?

??? ?????? ???? ???? ???????????. ???? ?? ??????? ?? ??????, ???????? ?? ??????? ? ???????? ?????. ????? ???? ??? ?????????? ?? ????? ???, ??? ??????, ?? ????? ????????.?

?O livro também vai apresentar um cenário muito interessante e bem realista daquela época. As ruas imundas por causa da falta de saneamento básico, e não bonitinhas que nem nos romances de época - nada contra, aliás amo - as doenças que existiam e que deixaram marcas tanto físicas quanto psicológicas. Além de que insere temas como desigualdade, (o povo morrendo de fome, doente; muita das vezes nem sabiam o porquê estavam lutando, e os aristocratas se esbaldando de comida.) e principalmente da alienação causada pela falta de conhecimento e pouca conversa. (Até pq nenhum soberano quer que seu povo tenha consciência, né. Já dizia Platão: O castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus.)

?Preciso ratificar também que a Makeapeace é uma das protagonistas femininas mais fortes que tive o prazer de ler.

Daniela 07/10/2022

Talvez eu tenha colocado muita expectativa.
Eu ainda tô digerindo esse livro, porque eu não sei se gostei ou não gostei, acho que esperava algo mais macabro, intenso e misterioso. Talvez eu acabe editando esse texto. O gênero é de fantasia/suspense.

A nota que dou para As Crônicas das Sombras é 7.
Não é uma nota ruim, mas também não é a melhor. É uma história interessante, mas acho que ela demora pra acontecer, eu demorei pra me prender na leitura. Faltou mais ação e mais terror. A história em si é muito boa, daria pra ter explorado mais o lado macabro. O final eu achei satisfatório, embora eu estivesse aguardando um plot twist. Acho que não gostei tanto do livro pois fui com uma alta expectativa. A história em si é totalmente diferente do que eu já li, não teve romance, mas teve amor fraternal (o que é raro de encontrar). É um livro que vale a pena a leitura, ele só não é aquele livro de suspense que vai te prender na primeira página.

Ruana 09/10/2022

mano a viagem ruim, pra um lugar asqueroso e tenebroso odiei, minha irmã odiou, e odeio todos q me indicaram tbm

Mari 06/11/2022

Mágico
O livro é incrível, no início tá confuso, depois no decorrer você vai entendendo o que tá rolando. A história trás revolta e surpresas, a personagem principal, Makepeace é uma criança que não tem paz tadinha, mas é inteligente e se joga no que tem que fazer. Uma criança com um dom que pode a colocar em perigo, mas que ela vai aos poucos aprendendo como lidar e domar e o incluindo em suas estratégias.

Rejane 29/12/2022

O melhor livro que li no ano
É uma fantasia incrível, leve e muito gostosa de ler, fácil de entender, com uma trama redondinha na qual você fica muito preso na leitura até o fim.

Suh Oliveira 06/01/2023

Neste livro conhecemos MakePeace, uma garotinha que vive em uma comunidade extremamente religiosa e que tem um estranho talento. Sua mãe a defende com unhas e dentes fazendo com que ela aprenda a se proteger deste estranho dom. Com a morte da mãe Makepeace se encontra perdida em meio a um cenário político caótico e a serem ancestrais muito interessados em sua habilidade. Em meio a tantos desafios ela descobre o valor das verdadeiras amizades, uma família excêntrica e perigosa e um irmão para chamar se seu.