Parthenon Místico

Resenhas - Parthenon Místico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

alisson.luiz.12 10/10/2021

Aventura e surpresas
Eu nunca li nada do gênero steampunk, e me agradou demais que meu primeiro pulo nesse universo me foi maravilhoso, ainda mais por ser autor brasileiro.
História conta a história da luta entre o grupo libertário e anárquico Parthenon Místico contra a Ordem Positivista, grupo de pessoas "de bem".
Em cada capítulo, é contado um ponto de vista das personagens, através de noitários, gravações, cartas, notas, etc. Sendo o principal deles, Sérgio Pompeu, personagem, assim como outros, que veio de outras obras clássicas da literatura brasileira, escrito como se tivéssemos presos as antigas regras ortográficas ( o que não prejudica em nada a leitura).
Devo dizer que universo criado pelo autor me prendeu muito: um retrofuturismo com a evolução das máquinas a vapor, magia, misticismo e ciência andam por aí lado a lado, além que gostei muito da posição do autor em diversos pontos da história.
A história em si me trouxe momentos de raiva, surpresa, tristeza, alegria, e quando acaba você quer saber como aquilo continua, e, como deu pra ver adorei essa leitura e primeira experiência com steampunk, e gostaria de ver mais obras como essa.

zbll 25/09/2021

Chato
Quando eu vi esse livro, eu literalmente surtei, achei que seria um chamado de Deus para ler esse livro, mas não foi.

Logo de cara, já não gostei de um dos protagonistas, o Sergio Pompeu, achei ele metido pra caramba, odiei ele. O outro protagonista, Bento Alves, quase nem aparece no livro.

Uma personagem que salvou o livro, na minha opinião, foi a Vitória Acauã, amei ela, mas também não aparece muito. Resumindo, o livro inteiro é só o chato do Sérgio Pompeu.

Gostei da ideia de o livro ser composto dos noitários dos personagens, mostrando a opinião de cada um.

Tem umas horas que o livro já tem umas coisas desnecessárias, o que me fez até enjoar desse livro e entrar em uma ressaca literária.

O começo do livro me prendeu mais ou menos; o meio, me prendeu demais; já o final, nem um pouco.

O final foi o pior de tudo, não sei como que conseguiram ferrar tanto com o final.

Demorei para fazer essa resenha, mas eu não gostei do livro, ficou entediante, não sei o que fizeram. Essa obra era para mim, a aposta do ano, mas errei feio. Quero ver se algum dia eu releio o livro e melhore a minha avaliação.

Porém, não posso mentir, a edição é incrível, eu babo nela.

Bem, tomara que algum dia eu melhore de avaliação, pois a maioria das pessoas que leram, tiveram ótimas avaliações!

Debs 24/09/2021

Incrível
Meu primeiro livro do gênero, e já posso afirmar com tranquilidade que amei!
A história é incrível, o enredo, as motivações, os personagens, tudo na história é muito cativante!
A escrita do livro é muito boa, pois nela podemos ver a história da perspectiva de todos os personagens. Ter dividido o livro em Noitários sem dúvida, o deixou ainda melhor.
A forma como o autor constrói a história, trazendo elementos do passado e do futuro, e a genialidade em misturar o antigo com o futurístico e o místico foi muito bem feito.
Adorei a história, e principalmente, o desfecho dela. A forma como o autor nos surpreende ni final é INCRÍVEL.
E além de tudo, o livro ainda é brasileiro. Perfeito, e muito bom até pra quem está iniciando no gênero.

Andre 16/09/2021

Sem palavras. Inclusive essas.
Simplesmente não tenho palavras para descrever o quão magnífico essa história (série?) é. Tem basicamente todos os elementos de ficção que amo ler juntos, complementando-se intrinsecamente a cada página.
Sinceramente, espero que esse universo seja expandido, principalmente se forem publicadas novas maravilhas que nem esta pela editora.

Ivi_R 05/09/2021

De início eu achei cansativo, mas depois... Foi surpreendente. Me prendeu até o fim... E a linguagem... Espetacular

Larissa Benevides 19/08/2021

Parthenon Místico - Enéias Tavares
"Em tempos sombrios de morte e destruição, desrespeitar promessas feitas em dias de paz e felicidade é mais do que necessário."

📝Resenha📝

O livro se passa no Brasil século XIX, mas na história temos máquinas a vapor super tecnológicas e robôs pelas cidades. E vamos acompanhar um grupo diversificado denominado Parthenon Místico que se uniu para derrotar a Ordem Positivista Nacional.
A história é contada a partir de noitários (diários) e gravações dos integrantes do Parthenon e também dos vilões da Ordem Positivista. Dando uma dinâmica interessante para a leitura.

"Nunca tinha visto machinaria tão potente. O mostrador do painel indicava agora inacreditáveis cinquenta quilômetros por hora!"

Não vou falar muito da história em si pois foi muito divertido ir descobrindo cada item no decorrer da leitura. Esta edição vem com as ilustrações dos personagens e os mapas das ilhas logo no início e foi uma experiência diferente, não foi necessário montar as características físicas pois já estava tudo ali no início, gostei bastante.

"O saber não deve ser usado para aprisionar a mente, simplificar a linguagem ou acorrentar os sonhos. Em minha vida, nada me deu maior felicidade do que afrontar seus esforços prisionais."

Além de todo o cenário Steampunk, também temos elementos mágicos, muita aventura e até mesmo romance. Tudo de maneira bem desenvolvida, valorizando a história central.

"Vilania verdadeira não morre fácil e igual a matagal daninho, eles sempre voltam. Então, é no território das ideias que precisamos enfrentar os perversos."

Quando comecei achei que ia ser uma leitura difícil por conta da escrita ser como na época em que se passa o livro (1896), mas a história é envolvente e a leitura voou. A história é narrada por diversos personagens, o que também poderia deixar a história difícil de entender, mas deixa o livro rico em informações. Me senti vendo uma série e querendo sempre o próximo episódio. Adorei!

"Para se encontrar, é necessário perder-se."

Diovana.Krauchemberg 15/08/2021

Realmente muito bom!
Confesso que no início eu dei um pouco para trás por causa da forma que ele foi escrito. Nunca tinha lido um livro com tantos personagens narrando a história e eu me perdia ou achava um pouco chato. Mas a história é surpreendente, muito boa.

Kaylaine 12/08/2021

Uma leitura muito interessante
Eu adorei esse livro, foi uma leitura muito interessante. Foi a minha primeira vez lendo esse estilo de história, eu adorei. A escrita do autor é bem única, isso me assustou um pouco no início, mas depois, fluiu muito bem.
O enredo e os personagens foram incríveis. Enfim, adorei essa experiência, espero que tenha mais história nesse universo e com esses personagens no futuro!

Loba Literária 11/08/2021

Acabei de conhecer Enéias Tavares e já amo
Que mundo é esse? Eu nunca tinha visto nada de steampunk, e começar com um livraço assim deixou o gênero em minhas boas graças. A escrita é um pouco lenta, mas os personagens são envolventes, a história é interessante, e a edição é tão linda que dá vontade de chorar.

Natália 05/08/2021

Interessante
Foi o segundo livro de temática Steampunk que eu li, por se passar no Brasil de 1896, em Porto Alegre dos Amantes, com citações indiretas a locais que existem realmente foi uma experiência reconfortante, por haver muita política dentro da história, me causou um cansaço (mas isso foi realmente por eu ter lido muito mais sobre política nos últimos dias) mas a história tem de tudo para ser interessante, cativante, com a escrita para se encaixar à situação e tema que se passa, além da edição ser apreciável.

Tami 15/07/2021

Um salve aos escritores brasileiros
Parthenon Místico é maravilhoso. Particularmente ele não foi um livro que me surpreendeu, nem é aquele livro que te prende, mas algo nele me deixou apaixonada. Não sei se foi saber que é brasileiro, ou a escrita antiga ou a história se misturar o mundo antigo com o novo. Só sei que recomendo muito a leitura

Ica 10/07/2021

Místico
Eu amo o gênero steampunk, acho o máximo. Isso já foi metade do caminho pra eu gostar desse livro. Os personagens são cativantes, o enredo é interessante e o livro é um luxo. E o melhor: brasileiro. Super recomendo.

Larissa Lauane 27/06/2021

A Ordem Positivista Nacional é um dos grupos separatistas mais poderosos após a queda da sistema monárquico no Brasil, mas será que esse grupo quer mesmo construir um país novo ou só estabelecer ordem em cima de velhos preconceitos? Será que o Parthenon Místico possui forças suficientes para combater todo esse poder?

Resenha:

Com uma escrita de vários pontos de vista e por meio de cartas, diários e relatórios, Parthenon Místico é realmente uma leitura interessante e, mesmo não tendo o costume de ler livros nesse estilo, a escrita acabou me envolvendo antes das primeiras 100 páginas.

Em uma Porto Alegre pós escravagista e com vários avanços tecnológicos, como autômatos, acompanhamos o Parthenon Místico, uma sociedade que busca combater os positivistas e seus ideias autoritários e preconceituosos.

O modo com que os positivistas enxergam a ciência é abominável e um paralelo com nossa sociedade pode ser feito de forma, infelizmente, bem fácil. Afinal, a menos de um século atrás a suposta superioridade entre raças matou milhares de pessoas e várias desigualdades ainda existem.

Mas o livro não para por aí! Além de evidenciar vários preconceitos, falar sobre imigrantes no Brasil e sobre a cultura indígena ainda massacrada (de forma indireta, mas não superficial), a história também mostra a forma com que falsos argumentos são utilizados para convencer populações.

É um livro que fala de uma época que nunca existiu, mas com tantas similaridades com o passado e o presente que faz a obra parecer bem mais atual do que pensava de início.

Com uma reviravolta que gostei muito de acompanhar e com referências a personagens e criações de outros autores como Machado de Assis e Álvares de Azevedo, existem também conteúdos transmídia que se relacionam com a história principal.

Sem dúvida foi uma leitura diferente para mim que nunca tinha me aventurado em uma obra steampunk, mas foi um ótimo começo para buscar outras leituras do mesmo tipo!

Vivs | vivsbookshelf 20/06/2021

Uma boa experiência, mas não é muito meu estilo
Um livro com diversas referências literárias no cenário do Brasil do século XIX em uma roupagem steampunk, um mundo onde a tecnologia a vapor permite máquinas voadoras e robôs autônomos. Foi uma boa experiência de leitura, mas infelizmente não é muito meu estilo.

A história é bem descritiva, no início fiquei um pouco presa com a escrita por ser em grafia clássica, mas com a ajuda dos capítulos mais curtos, a leitura acabou fluindo. Os personagens são interessantes, e a semelha do Grão-Ancião com um certo político é assustadora. Toda a história é narrada do ponto de vista dos personagens através de noitários e gravações.

É uma leitura para fugir da zona de conforto e se aventurar. Preciso elogiar o material gráfico e o material transmídia que a Darkside oferece para esta história, fiquei encantada!

Juliana 19/06/2021

Achei que esse livro fosse me surpreender um pouquinho mais? a leitura dele foi meio lenta mas ele é legal!
E por ele ter uma escritar supeeer diferente do que eu estou acostumada, valeu a pena a experiência????

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6