Parthenon Místico

Parthenon Místico Enéias Tavares

Resenhas - Parthenon Místico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Emanuele.Coimbra 24/01/2021

Uma aventura fabulosa, numa edição linda e extras transmídia!
Um dos escritores mais ousados e inventivos da literatura fantástica contemporânea encontra a editora mais trevosa e charmosa do mercado: o resultado é o Parthenon Místico, um livro que encanta pela edição e diagramação, pela trama e pelo estilo e - ainda mais! - pelos extras que expandem a experiência narrativa.
Sobre a edição, é até injusta a comparação com outros livros. Capa dura, fitilho combinando com a cor do corte das páginas, ilustrações charmosas, mapas informativos e paratextos que te fazem querem mais. E o livro te dá mais, pois no final há um QR Code para audiodramas, quadrinhos, vídeos e outros conteúdos preparados por Enéias e pela Darkside. Trabalho de primeira que te deixa querendo mais e te dá mais!
Quanto à trama, Enéias volta aqui a Porto Alegre dos Amantes, mesmo cenário do seu A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison. Mas agora é um prequel fechado, que conta a origem de heróis literários como Sergio e Bento Alves do Ateneu, Doutor Benignus, Vitória Acauã de Contos Amazônicos e Solfieri de Noite na Taverna, entre outros, que integram essa Liga Extraordinária Tupiniquim. Na trama, o Parthenon precisa enfrentar os detestáveis integrantes da Ordem Positivista Gaúcha, com três vilões que roubam a cena, em especial o "misterioso líder".
O livro integra um universo bem maior, que dialoga com outro romance, "Juca Pirama Marcado para Morrer" e com uma série de TV, "A Todo Vapor!", que está na Amazon Prime. Mas pra curtir qualquer uma dessas obras, não precisa ter lido as outras. Na verdade, Parthenon Místico é a entrada principal para o universo desse Brasil Steampunk. Em resumo, uma aventura fabulosa, numa edição linda com extras transmídia incríveis. Há muito um livro não oferecia tanto pelo preço de capa!

Enéias Tavares 24/01/2021

Uma dádiva dupla chamada Parthenon Místico & DarkSide Books!
A edição da DarkSide Books superou todas minhas expectativas, até as mais delirantes. Voltar ao universo de Brasiliana Steampunk, um universo que é tão importante para mim e para tantos leitores, na companhia dessa editora é uma dádiva. Cada detalhe do livro foi cuidado com muita atenção, recebendo igualmente carinho, talento e sofisticação.

A edição já abre com o Almanaque do Parthenon Místico - que tem uma importância central na narrativa do livro - sendo impressa à parte e servindo de primeiro brinde aos leitores. Depois, temos a galeria de arte de Ana Koehler, que dedicou uma ilustração a cada um dos heróis, além dos mapas de Karl Felippe e de tantas outras surpresas que os mestre magos do design da Caveira conceberam e concretizaram.

Nem em meus sonhos mais ousados essa edição foi prevista. Um artefato místico na forma de um livro que tanto abrilhanta a estante quanto agrada aos sentidos dos leitores. Com esse tíquete, a jornada ao Pântano do Guayba, às Ilhas do Parthenon e da Ordem Positivista e a esse Brasil Retrofuturista ganhou outras proporções!

Um Muito Obrigado à querida Caveira por essa Edição Surreal e aos leitores de Brasiliana que desde A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison pedem por uma continuação... ou então... por um Prequel que detalha a origem insólita daqueles heróis!

site: www.brasilianasteampunk.com.br

Bina 21/01/2021

Um livro cheio de referências a literatura clássica brasileira, algo que eu já esperava, é narrado através de noitários(basicamente diários em que os personagens escrevem suas ações e pensamentos) que vão se intercalando entre os personagens. A historia é envolvente e com um ritmo bem fluido e gostoso de ler (exceto em alguns momentos em que certos personagens são desprezíveis kkkk). O livro possui uma grafia própria com algumas palavras escritas de maneira que remete a época ou ao universo em que esta inserido, alguns leitores podem estranhar mas não é nada que atrapalhe na compreensão, pelo contrario ajuda para uma maior imersão nesse universo.
Só digo que foi uma ótima leitura e valeu cada segundo.
Angelamgs 05/07/2021minha estante
O livro não funcionou para mim. Chato, custei a chegar ao fim, personagens sem carisma. Sem ação, a história é contada dentro dos anuários dos personagens. Os robóticos são meros empregados. Dou uma estrela pela capa e pelos desenhos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6