A odisseia de Hakim

A odisseia de Hakim Fabien Toulmé

Resenhas - A odisseia de Hakim

Giovanni 05/03/2022

Tema importante e necessário: os refugiados.
Que são ignorados pela sociedade e vistos como estorvo pela sociedade.

Helo 29/05/2021

Incrível.
No segundo volume da saga de Hakim em busca de um lugar para reconstruir sua vida, e agora de sua família, vemos a luta de Hakim para criar Hadi e ser um bom pai em meio a todo o caos que os cerca como refugiados e o sofrimento da separação de sua família que ficou na Síria e de sua nova família que foi para França, sozinho com seu bebê ele passa pelo inferno para chegar a França.

Infelizmente Hakim ainda não chegou a França, mas todo esse processo resultou em belos momentos dele protegendo o Hadi como podia.

Quanto a narrativa de Fabien, está impecável como no primeiro volume, sensível e fiel mas sempre com muito respeito e sutiliza nos desenhos, ele consegue deixar um relato tão denso em uma narrativa fluida que vai te conduzindo pela vida de Hakim.

Karla Lima @seguelendo 30/04/2021

@seguelendo
Nesse segundo volume acompanhamos outra dramática etapa na vida de Hakim. Através dos desafios e perdas que ele enfrenta, conhecemos suas maiores fragilidades, seus medos e presenciamos o surgimento de traumas.

A qualidade do enredo se mantém nesse segundo volume, bem como a profundidade e sensibilidade com a qual os refugiados são retratados.

Seres humanos submetidos a situações extremas, fugindo do terror e buscando apenas uma chance de sobreviver. É pesado, não podemos nos deixar enganar pelos traços leves e as cores suaves. A história é dura da primeira até a última página.

"Da Turquia à Grécia" eu li mais rápido que o primeiro volume, tamanha era a vontade de descobrir o destino de Hakim e sua família.

Eu estou encantada e comovida com essa série e espero conseguir ler em breve o terceiro volume.

Mais do que recomendo! Para você que chegou por aqui recentemente e ainda não viu a resenha do primeiro volume, aconselho a dar uma olhada e espero que consiga convencer você a ler essa série de Graphic Novel maravilhosa.

Ju Duarte 29/04/2021

Rumo ao desconhecido
Neste segundo volume da Odisséia, Hakim segue seu périplo rumo a França.
É um volume mais denso, mais sentimental eu diria.
Lindo. Emocionante. Triste. De partir o coração e deixar com lágrimas nos olhos. A história foi muito bem dividida nos tres volumes. Lendo o tres ainda

Maíra 01/02/2021

A continuação é tão boa quanto o volume inicial. A história de Hakim é dramática e tocante, e Fabien Toulmé soube retratá-la com maestria. Aguardando ansiosamente pelo desfecho!

Nalaura 17/06/2022

Lembro que em 2013, quando começou a primavera árabe eu não entendia direito o que tava acontecendo, o risco que essas pessoas corriam. Famoso "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". Como deve ser difícil tudo isso que o Hakim e outros tantos imigrantes passaram e passam até hoje.
Ansiosa pro próximo volume e mais ainda pra um final mais feliz pra essa família.

AsereT 03/08/2022

É como se já estivéssemos mortos
A segunda parte mostra como onde o desespero e a desesperança levam as pessoas. A rapidez dia acontecimentos reforçam a ideia necessária de se ter em mente: pode acontecer com qualquer um, basta que o país desmorone.

Ana Tambara 18/08/2023

Devastador
Se o primeiro volume não tinha me afetado TANTO esse então... Me destruiu. Uma parte específica do livro mostra com muito detalhe, quase tudo o que Hakim teve que passar para conseguir chegar na Grécia. É uma realidade que muito foi colocada na mídia. Muitas vezes não temos nem noção desse sofrimento do deslocamento. Leiam!

angel lita 31/01/2023

uma realidade cruel de alguém que não teve outra alternativa a não ser tentar sobreviver. é chocante e piora quando lembramos que tudo é real.

Dragons 01/05/2024

Desde o primeiro livro da saga, a reflexão sobre minha própria vida tem sido constante. O livro faz com que o leitor pense mais sobre sua realidade de acordo com o país que mora. Intenso, angustiante, forte. Impossível parar de ler.

Gabriela.Steindorf 01/11/2023

Me arrancou lágrimas
Nessa continuação da história de Hakim acompanhamos a trajetória extremamente perigosa de Hakim da Turquia (passando por duas cidades) pra Grécia. Os famosos botes aparecem e foi muito aflitivo ler e ver essa passagem. Mas por outro lado, nesse volume Hakim também constitui família, um pequeno alívio e fulgor de esperança na sua vida.

Lucas.Alves 31/08/2021

Uma história incrível
Esse segundo capítulo conta mais uma parte da trajetória incrível de uma pessoa que só buscava ter uma vida digna. Sem dúvida nós faz refletir sobre a realidade dessas pessoas e o que passaram durante todas essas situações na Síria

Emilly473 08/07/2023

A história continua interessante, ver como o Hakin foi corajoso para fazer essa jornada é incrível.
No entanto, achei que esse volume ficou muito focado em uma parte da história e deixou de lado outras partes que também são importantes.

Vicente 24/02/2021

Belíssimo trabalho
Fabien Toulme só melhora a cada trabalho. Nesse segundo volume ele continua a contar a história de Hakim, um refugiado sírio tentando reencontrar a família na França. Sensível, emocionante e muito bem escrito.