A odisseia de Hakim

A odisseia de Hakim Fabien Toulmé

Resenhas - A odisseia de Hakim

Lucas.Alves 31/08/2021

Uma história incrível
Esse segundo capítulo conta mais uma parte da trajetória incrível de uma pessoa que só buscava ter uma vida digna. Sem dúvida nós faz refletir sobre a realidade dessas pessoas e o que passaram durante todas essas situações na Síria

Bia Amaral 14/03/2024

Completamente envolvida
Quem não chorar nesse segundo volume tem uma força que eu não tenho porque eu estava aos prantos. Como pode um quadrinho de 3 cores transmitir tantos sentimentos? Emocionante, cativante e uma jornada também para o leitor.

Dragons 01/05/2024

Desde o primeiro livro da saga, a reflexão sobre minha própria vida tem sido constante. O livro faz com que o leitor pense mais sobre sua realidade de acordo com o país que mora. Intenso, angustiante, forte. Impossível parar de ler.

Lia 03/02/2024

Da Turquia à Grécia
Nesse volume dois, ficamos sabendo sobre a parte da viagem de Hakin saindo da Turquia e chegando a Grécia com direito a uma travessia marítima.

Lopes74 23/04/2024

Sigo envolvida com essa história
É realmente impressionante como um quadrinho continua sendo capaz de transmitir tanta profundidade em uma história tão triste e complexa, acompanhar o Hakim tentando fugir do caos de uma guerra civil está sendo uma experiência marcante e envolvente.

Dudu 25/04/2021

Um tapa
Um tapa na minha cara, foi a primeira coisa que me veio ao pensar sobre esse quadrinho. O relato mais aparentemente real que eu poderia ter do que o povo do Oriente Médio passou e passa ainda na contemporaneidade. Os desenhos dão um contraste ao sério relato de Hakim, um sírio que fugiu de seu país pela Guerra Civil fulminante pelo qual sua pátria passava. Em diversas cenas não fui capaz de segurar o choro, foram páginas tão sensíveis que me tocaram o âmago. É sempre tão distante quando você vê por tudo que ele passou, as situações de preconceito, a separação da família, as prisões, mas, prestando atenção, você vê que é mais preciso do que nunca e, com a pandemia avassaladora, parece ainda mais próximo. Um retrato nu e cru da sociedade e do mundo. Simplesmente incrível.

Bruno Henrique 18/01/2023

Ainda melhor que o primeiro. Hakim se tornou um personagem de uma história incrível, comovente e muito bem contada por Fabien Toulme

Odivany 09/10/2022

Hakin continua sua caminhada ?
Agora sozinho com seu filho, Hakin continua sua aventura tendo a França como destino.
Passando por dificuldades enormes na Turquia, Hakin finalmente opta por fazer a passagem por bote via Mediterrâneo.

Leandro 16/02/2022

A jornada de hakim continua. Se o primeiro quadrinho foi excelente, esse foi melhor ainda. Emocionante!

Sandra Silva 07/08/2022

Angustiante..
Aqui temos a continuação da saga de Hakim. Depois de se separar da família de sua esposa e ficar sozinho com seu filho pequeno, Hakin se vê cada vez mais angustiado, pela falta de emprego, por medo de não conseguir cuidar do filho, e esperando que consiga os documentos necessários para encontrar sua mulher na França, de forma legal. Mas a burocracia é imensa, e quando as coisas não saem como o esperado, uma atitude precisa ser tomada. E então temos o relato angustiante da travessia do Mar Mediterrâneo. É desesperador. É desumano.
Muitos perdem a vida na travessia.
Realmente muito angustiante..

Chuck | @rodrigochierici7 04/06/2022

Hakim é um cara formidável
Eu demorei mais tempo do que imaginei para continuar a leitura deste segundo volume. Mas foi um deleite.
A história continua a jornada de Hakim e conseguimos entender como sua vida foi cheia de flagelos e mesmo assim ele não abriu mão de continuar tentando.
Aconselho a todos que não entendem o que é refugiado.