verão azul

verão azul Brendon Idzi Duhring

Resenhas - verão azul

Vinicius.Novo 07/01/2021

Blue summer
Aiii meuuu deuuuss que livro maravilhoso. Todos os detalhes, o cenário, a construção dos personagens, a abordagem da temática LGBT de uma forma tão leve e real. Eu amei muito.
Achei fantástico ver um livro com tanta visibilidade Bi, e que também aborda diversas temáticas em paralelo como a questão da determinação de rótulos, saúde mental, racismo.
Amei, amei, amei, amei
Lucas Brandão 18/05/2021minha estante
Confiando na sua recomendação, vou ler esse livro.

Vinicius.Novo 18/05/2021minha estante
Tomara que goste, eu amei muito

saturrnelly 02/01/2023

Esperava mais...
o livro é nada mais que, razoável. Já os personagens parecem ser interessantes, mas não são suficientemente desenvolvidos pra isso.
A briga entre o protagonista e sua irmã simplesmente se resolveu com um simples pedido de desculpas, e não com uma conversa franca e sincera, como era esperado já que os dois eram super próximos.
O fato do Lucca terminar junto com o Eduardo é algo que me incomoda muito, visto tudo o que o Eduardo fez.

Sara 25/04/2021

Dê chance as escritores nacionais!
Comprei esse ebook na Amazon porque estava de graça e sempre faço questão de consumir obras de autores nacionais, é uma romancezinho leve e com ambientação e linguagem tão próxima de nós. Não conseguir evitar ler super rápido porque é simplesmente super gostosinho de ler e é muito fácil se conectar com os personagens tudo isso sendo uma leitura inclusiva sem forçar isso no estilo "racism is bad and woman are people" mas sim de um jeito natural, o romance apesar de falar sobre homofobia não trabalha toda a narrativa em cima disso, porque esse livro é sobretudo, sobre amor.

Ammy 17/01/2021

Cerrtoo
ok primeiro precisamos focar que esse eh um livro independente brasileiro que muito provavelmente foi revisado pelo próprio autor então eu JURO que isso eh uma crítica construtiva e que eu não quero esculachar o livro de maneira alguma e só estou compartilhando oq eu senti lendo

O que em uma palavra foi: raiva

Sério eu provavelmente me tornei o pecado capital da raiva durante essa leitura(oq seria ótimo se essa fosse a intenção do autor, oq particularmente eu acho que não foi já que esse eh um livro de romance).

Como br eu adoro livros q se passam aqui e usam girias e costumes realmente brasileiros (mesmo que uma carioca não ia se identificar tanto com alguém do Rio grande do Sul mas ENFIM) geralmente essa ambientação já meio que me faz ignorar as problemáticas dos livros (vulgo arma escarlate q eu só fui pensar sobre dps de uma releitura) nesse caso não funcionou.

Esse livro tem problemas.

Vamos começa com o plot (sem spoiler claro) mas autor sério? Me pareceu que ele tinha um personagem ótimo (Lucca) que já era desconstruído (oq eu adorei já q foge desse clichê do drama do protagonista não aceitando sua sexualidade) com uma família ok e então já que o casal se desenvolve rápido me soou como se o autor pensasse HM PRECISO DE UM CONFLITO e cá estamos.
Não me levem a mal, conflitos nesses tipos de livros são normais mas essa escolha foi na melhor das palavras infeliz
As ações do par romantico do protagonista me irritavam e eu não conseguia ficar feliz com as migalhas que o Lucca recebia e reagia como se fosse a coisa mais romântica e incrível do mundo (vulgo a cena da playlist do Spotify)
Me soou só que o protagonista é extremamente carente e dependente de alguém e o livro deixa isso como ok (vc pode falar q isso tem justificativa mas ela não melhora a situação principalmente dps do "final feliz")

As personagens femininas me irritaram profundamente principalmente a ADM do quebrando o tabu (Elena) ela é a definição de feminista branca com discurso pronto e sem noção social, pelo amor d deus feminismo não é vc passar pano pra toda mulher no mundo mesmo ela fazendo merda, igual ela faz com todas as outras garotas que estão ali, foi incontáveis as vezes que eu parei minha leitura só pra mandar um áudio de no mínimo 1:00m pra minha amiga reclamando da hipocrisia dessa garota, repito isso não seria um problema para o leitor (no caso eu) se o livro deixasse bem claro a cuzona que ela é
(Existe um diálogo dela se desculpando com outro personagem mas pra mim não pareceu realmente uma problematização)

Me irrita o fato do Lucca ser tão passivo em tudo, ele sofre um bando de merda e não existe uma reação alem de tristeza, tipo????? Eu entendo q pessoas tem reações diferentes mas porra fica com raiva reage nem que seja minimamente

Eu acredito que se o livro tivesse um ponto de vista do Edu me ajudaria a criar empatia por ele e toda essa situação, mas com o que temos eu só desgosto só personagem e acho um babaca por praticamente toda a metade pro final do livro, o conflito inteiro se resolveria numa conversa (o próprio personagem verbaliza isso)

A Nathalia é um ranço ambulante essa garota teve um "arco de redenção" que se baseou em um monólogo pra mesmo assim ela não ter mudado a atitude de Regina George (eu deveria sentir pena?????? Desculpa a sororidade tá em falta hj)

Eu não consegui gostar do casal honestamente oq me deixa feliz é que provavelmente eles por serem adolescentes não vão durar mto tempo

Tendo tudo isso dito eu preciso fazer umas considerações aqui:
-a leitura foi muito rápida (tipo sério eu li em um dia praticamente)
-eu acredito que o autor tem muito potencial a escrita dele é ótima
-mesmo com todos esses problemas eu não posso dizer que a leitura não me causou mtas sensações (pro bem ou pro mal)
-eu tenho ciência que esse eh um livro nacional publicado independentemente e isso é ótimo de verdade, o mercado literário eh horrivel com escritores independentes
-em nenhum momento eu qro ofender o autor (até pq duvido q ele vá ler isso) mas caso sim isso eh só eu sendo honesta e espero que ele continue escrevendo

Leite 15/05/2022

Bi panic!
Terminei a leitura satisfeito por conhecer o processo de descoberta e de autoaceitação do Lucca enquanto bi, talvez até mais do que por acompanhar o romance principal em si. Brendon tem uma escrita leve, mas que, na minha opinião, peca em alguns momentos, por focar mais na descrição de acontecimentos ou cenas do que naquilo que os personagens estão pensando ou sentindo na determinada situação. Gostaria também que alguns conflitos tivessem sido resolvidos ao final do livro; não pude deixar de imaginar que, talvez, o autor não soubesse como melhor endereçá-los depois de criados. Apesar disso, é uma história que reúne personagens interessantes e situações nas quais podemos facilmente nos identificar, seja pelos anseios de se assumir LGBTQIA+, seja pelos problemas típicos da adolescência, cheia de dúvidas e inseguranças.

Jemilly 17/11/2020

Meu coração derreteu nesse Verão Azul
Nem só de livros de fantasia vive uma leitora (risos), por mais que a literatura fantástica seja meu gênero favorito, eu decidi variar e encontrei Verão Azul disponível gratuitamente no Kindle Unlimited e, sem ler nenhuma sinopse, só confiando na capa, decidi arriscar. E não é que encontrei um dos melhores livros que li no ano? É uma preciosidade da literatura nacional.

"Os olhos dele me fazem querer ficar, mas também ir embora, e não sei se gosto desta sensação."

Verão Azul é um romance LGBTQ+ dos mais sublimes. De forma leve  e apaixonante, conhecemos a história narrada por Lucca, e com ele vamos nos apaixonando por Eduardo. Eles são completamente diferentes um do outro, mas com uma química e uma conexão incríveis.

"Quando nossos olhares se encontram, ele abre um sorriso torto e desvia o olhar para o chão. É a sensação mais inquietante que já senti."

A história se passa em Porto Alegre e eles se encontram no último ano do ensino médio dos dois. Lucca é do time de futebol e Eduardo participa da equipe de cinema da escola. Apenas com essas referências de vários outros livros clichês de adolescentes você imagina o que vai acontecer. Bom, foi o que pensei durante a leitura, mas fiquei feliz em ser enganada. Os personagens não são o que parecem e, a cada pequeno plot de suas personalidades, eu me via mais empolgada com a leitura.

"Como eu poderia gostar de guris se eu me sentia atraído por gurias também?
? Sendo bissexual?"

Uma das coisas que mais curti nesse livro é que não tem exatamente uma pessoa má e outra boa, o autor traz a complexidade do ser humano de uma forma sutil, seu egoísmo, medo, insegurança, e alguns de seus defeitos. Eu me vi, no começo do livro, com raiva de personagens que tomaram meu coração no decorrer da leitura. Nenhum dos secundários parecera irrelevante durante a leitura, não precisaram de muito destaque para eu conseguir me apegar.

"Bruna era alta, preta e estava com os cabelos compridos dispostos em tranças azuis."

O que eu adorei também é como o autor é direto na descrição dos personagens: Preto, Marrom, Branco... Nada de pele cor de oliva, azeitonada ou cor de caramelo. Chega de falar de tom de pele com descrições culinárias que mal conseguimos formar na imaginação (desculpa, precisava desabafar sobre isso ? risos).

Preciso dizer que, além de uma boa representatividade LGBTQ+, o autor traz várias outras com personagens negros (incluindo o protagonista) e indígenas.           Apesar de nem todas serem trabalhadas e destacadas, a forma sutil e delicada que são incluídas é muito boa.

"Foi uma surpresa perceber que eu não me interessava de verdade por romance. E foi tão bom perceber que isso não era algo errado."

Enfim, Verão Azul é um romance gostoso de ler, bem desenvolvido, com ótimos diálogos e foi uma leitura que me prendeu do início ao fim. Apesar de não falar sobre muitos romances aqui com vocês, eu indico muito esse, e espero que gostem. Leiam.

"O azul pode ter milhões de significados, e é bem por isso. Triste. Nostálgico. Tranquilo. Um Verão Azul."

Leia mais resenhas: http://www.clubedofarol.com/?m=1

Gabizoca 06/11/2021

Esse livro me deixou baqueada, tanto que estou aqui escrevendo está resenha SEMANAS depois de ter lido.

O processo de aceitação das adversidades que a vida traz para nós foi um ponto crucial no livro. Toda a história mostra um amadurecimento da fase da adolescência ? e resumidamente é uma merda pra todo mundo né ?, com reviravoltas que mostraram como os personagens se diferem ao passarem por um "mesmo" assunto.

Cada pequeno detalhe do livro me trouxe um sentimento de representatividade que aqueceu meu coração.

Hamilton* 22/08/2021

Mais um livro que esqueci da resenha.
Ok, o livro é muito bem escrito e com personagens bem profundos com dilemas, e objetivos bem construídos, achei um livro bem bom, tirando um final que poderia ser bem melhor, e menos acelerado, parecia que o autor quis resolver tudo muito rápido é ficou um pouquinho bagunçado.

clara 28/05/2021

é um dia triste e quente, como um verão solitário.
essa história é sobre todos os obstáculos que as pessoas se deparam no descobrimento da sexualidade. no medo, no sentimento de não pertencimento, na confusão, na dor de ser o que é. porém, também é sobre o orgulho, sobre as paixões, a aceitação e os momentos na qual todas as incógnitas da vida passam a fazer sentido.
a escrita é muito fluída e cuidadosa, o autor consegue trazer os sentimentos do protagonista de uma maneira muito profunda. eu, particularmente, me identifiquei do começo ao fim. fui totalmente envolvida pela narrativa.
amo o edu e amo o ícaro, por mim qualquer que fosse o final desse triângulo, eu amaria. o edu tinha seus motivos e amei que a dor perdurou até o esclarecimento final. o lucca sentiu amor e compaixão, isso vale muita coisa.

?gosto de ti e me aterroriza pensar no quanto isso mostra que minha vida não vai ser nada como eu havia pensado que seria até agora?. apenas quem vive essa realidade, sabe o peso e o significado que essa frase carrega.
Hamilton* 28/07/2021minha estante
Eu gostei do livro, só achei o meio um pouco arrastado e o fim meio abrupto, acabei gostando mais dos contos que veio depois.

clara 28/07/2021minha estante
eu li tem um tempinho, mas lembro que no final eu até entendi os motivos do edu e gostei bastante. dos contos eu só não gostei tanto do primeiro do ícaro, mas o outro é tão amorzinho? o brendon escreve muito bem

Bruna 01/02/2023

baby, tell me one more lie so i can stay the night!
Esse livro me fez sentir tantas coisas por vários personagens diferentes, até shippar o principal com outro eu shippei hahaha Fiquei muito feliz que algumas questões que me incomodaram, foram respondidas. Sabe quanto tem um personagem e ai ele tem uma atitude que não tem NADA a ver com o que ele é, e fica por isso mesmo? Nossa, eu quero morrer! Mas o Brendon colocou cada pingo no i, o que foi maravilhoso.

E a música, minha gente, que coisa linda foi aquela? ♥

plmddsilvia 17/04/2021

É um livro bonzinho mas acho a história muito corrida. Tudo acontece muito rápido, o modo como Lucca instantaneamente se apaixona por Eduardo... Acho que dava pra ser desenvolvido melhor essa parte. E toda a outra questão das relações dele com os outros personagens, o livro passa muito por alto sobre as questões, não aprofunda muito e termina sem dar um fechamento.

Tem alguns errinhos de ortografia e também as vezes de problema de ligação de uma sentença a outra, que faz as vezes o leitor ficar confuso. Creio que por ser um livro independente e não ter tido uma correção maior isso ocorreu. Mas acho a história com grande potencial, talvez se ela fosse reescrita e mais aprofundada seria um livro realmente bom.

Mas é um livro bem legal pra ler rapidinho.

Rafa 03/12/2021

Estou extremamente sensível após ler essa obra de arte. Tocou em assuntos muito delicados pra mim perfeitamente
Entrou pra lista de favoritos.

Viferoli 13/04/2023

Vez ou outra preciso disso
Histórias pra acreditar no amor, sei que é ficção, mas me faz acreditar que a gente sempre merece o melhor e não migalhas quando vejo histórias de amor assim.

Hill 19/03/2021

Peguei pra ler com zero expectativas e me surpreendi, encontrei um livro com uma escrita completamente envolvente que me fez ler em quase um dia, seria facilmente um livro que amaria ter lido na adolescência, aborda certos temas sociais de forma interessante e leve, o que achei um ponto bastante positivo, as relações entre as personagens é feita de forma bem natural, de forma que ninguém é inteiramente perfeito ou inteiramente vilão. Entretanto achei alguns pontos bem estranhos pro final do livro, como a resolução dos problemas envolvendo a Natália e o Eduardo, que em parte faz sentido, mas senti falta de pistas que fossem entregando isso sem parecer um deus ex-machina, e uma resolução mais apropriada com o desfecho de Ícaro, que pareceu esquecido no final. Tirando esses dois únicos pontos, foi um ótimo livro água com açúcar para se distanciar fácil da realidade ou curar ressacas literárias.