Primeiro eu tive que morrer

Primeiro eu tive que morrer Lorena Portela

Resenhas - Primeiro eu tive que morrer

Carolina Zaghi 18/04/2024

Acompanhei o audiobook. A escrita é leve e da pra imaginar todos os lugares pelos quais a personagem passa.

torturedpoetss 18/04/2024

é um livro muito confuso mas que trouxe algum conforto, deve ser pelo fato de eu amar jericoacara e a energia diferente que essa cidade tem, mas alem dessa cidade, o livro fala sobre burnout, amizade, amor, medo, solidao

clara 18/04/2024

Esse livro me tocou de muuitas formas. no início a história é um pouco confusa mas durante a leitura é possível entender os pontos citados. é leve, flúida maaas deixou a desejar trazendo diversos pontos que ao final da história foram pouco ou nada desenvolvidos ou explicados. apesar disso, é um ótimo livro!

Safira.wevylla 17/04/2024

Minha resenha de "primeiro eu tive que morrer"
Muito lindo parabéns. A cada página eu consigo me conectar com a protagonista. O desenvolvimento da personagem perante a sua jornada hostil e complexa revela-se ao ver ela se libertar dos traumas vividos e da sua jornada do seu renascimento e autodescoberta. Os sentimentos nesse livro são muito mais que palavras uma belíssima leitura.

Fabi 17/04/2024

O livro é bem mais simples de entender do que eu vi as resenhas comentarem por aqui? até porque? dos 70% em diante, ele simplesmente martela a mensagem que quer passar de forma insistente. Kkkkkkk

A autora escreveu uns trechos lindos e tem umas metáforas que você fica ?cara, como nunca pensei nisso?? Foi muito genial!?

Em cada parágrafo lido é possível encontrar alguma frase bonita para virar story e eu terminei procurando pacotes turísticos para Jeri! Simplesmente apaixonante!

Mas eu sinto que eu tô conversando cada vez menos com livros contemporâneos porque eu tenho a impressão que eles são feitos para serem apreciados pelo progressismo de Twitter? Olha, tem uns momentos que são tipo lacres e palestras que eu reviro o olho porque eu não vejo a que servem, se não para ganhar biscoito do seu público JÁ cativo?

Outro ponto é que todos os personagens tem a mesma voz. Todos parecem poetas kkkkkkkkk e isso é meio irritante? mas da para relevar.

É rápido com uma escrita bonita, e eu entendo porque fez esse sucesso todo e, especialmente por ser o primeiro livro da autora, é uma estreia digníssima!

Joane16 17/04/2024

Que livro maravilhoso! A escrita é maravilhosa o que deixa a leitura leve e fácil de entender. É um livro que fala sobre amor, não romanticamente. O amor de Guilda e Luana ao cuidar da personagem, o amor de Glória por ela. É tudo magnífico.

Adri.RMonteiro 17/04/2024

Uma jovem publicitária, desgastada de seu trabalho na agência, resolve passar dois meses na vila de Jericoacoara, em busca de sossego (e quem sabe sua cura?). Longe da capital, das cobranças excessivas, abuso psicológico, assédio (sexual e moral) em seu ambiente de trabalho e relacionamentos mal resolvidos, ela se permite viver a experiência de se desligar de tudo isso. Nessa busca por uma melhor qualidade de vida - banhos de mar diários, por exemplo - acaba conhecendo muitas pessoas, cada uma com uma experiência de vida. Se permite experimentar novas paixões também. Seu círculo de amizade - Sabrina, Ana, Glória, Guida e a menina Luana - fortalecem seu processo de autoconhecimento. No meio da história surge uma Amália, que para mim é uma peça que não se encaixa?

A leitura flui bem, é bem rápida, mas o que me prendeu foi o fato da história se desenrolar em Jericoacoara. O desfecho não ficou claro e teve pontas soltas. Isso pode ser relevado por se tratar do primeiro livro da autora e dela ter concluído um tempo depois de ter iniciado, acho que perdeu o fio da meada.

julhiasz 16/04/2024

Nós morremos todos os dias
Era um livro que eu queria ler há um tempo, mas sempre fui empurrando para a próxima leitura. Depois de uma leitura decepcionante precisava ler um nacional.
E Simplesmente foi a melhor decisão que eu tomei nesse ano, a leitura foi extremamente potente e necessária para o momento que estou vivendo. Eu não estava esperando que seria abraçada por um livro, me identificar tanto e querer falar dele constantemente para as outras pessoas.
Um livro de uma mulher, sobre mulheres e para mulheres! A identificação é clara, uma escrita tão leve e envolvente, não queria terminar ele de tão gostoso.
Ele me deixou a ideia de que morremos um pouco todos os dias e o processo de voltar é necessário e extremamente forte, de que conseguimos criar nosso próprio caminho

Jezinha 16/04/2024

Leitura rápida e impactante
Primeiro eu tive que morrer é uma história sobre uma mulher que está esgotada tanto física quanto mentalmente com os desafios do trabalho, questões amorosas, com a vida.

A protagonista é uma mulher que nem se imagina perdida até colapsar. Conta a história também de outras mulheres fortes, seus medos, suas dores e a força da amizade para se reconectar consigo mesmas e com o mundo.

Embora seja uma leitura fluída não é uma leitura fácil. Pelo contrário: o sofrimento da protagonista é pungente, doído e não tem como a gente não se identificar com ela e torcer pelo seu renascimento.

Gostei muito da narrativa e da fluidez. Ouvi pelo Audible em 1 dia e amei a narração. Recomendo a leitura.

beareadings 15/04/2024

Por meio de uma escrita reconfortante à medida que é devastadora, lorena portela apresenta a história de uma jornalista que decide tirar férias em jericoacoara depois de seu trabalho levá-la à exaustão. porém, mais que isso, esse livro é uma história sobre mulheres, as dores que carregamos e o amor que podemos oferecer umas às outras - seja romântico, platônico ou materno. foi uma leitura extremamente tocante, principalmente nas últimas passagens. em menos de 200 páginas, a história desencadeia vários sentimentos, felicidade, tristeza, angústia, frustração? gostei bastante desse livro e a única crítica que tenho é que achei o final um pouco apressado, com questões que poderiam ter sido mais desenvolvidas

Julia.Maranzatto 15/04/2024

Gostei no geral, achei a história cativante e bem interessante! Mas o final achei um pouco confuso e apressado, meio que sem conclusão.

larissa3117 15/04/2024

Burn out, maternidade e meu ceará
Ler um livro que se passa na minha terrinha foi muito interessante, reconhecer as referências e os paraísos do meu Ceará. Gostei bastante, porém senti falta do desenvolvimento de alguns assuntos que apenas eram mencionados e levemente (bem levemente) discutidos. Me emocionei muito com a história da guida.

Bice22 14/04/2024

Essa leitura foi uma surpresa um tanto quanto agradável, decidi ler esse livro depois de ver alguns elogios, e encontrei uma história com muitos elementos brasileiros, mais representatividade do que eu esperava e uma escrita um tanto poética.
A história parece simples a princípio, mas conforme ela desenrola as camadas vão aparecendo. Eu gostei demais das personagens, todas elas, e ver o dia a dia das pessoas na vila foi muito agradável, a história da Guida e da Luana além de muito bonita é inspiradora, acho que no fim a combinação das duas com a protagonista é o reflexo de mulheres muito parecidas, com problemas similares e em diferentes fases da vida.
O livro é muito bonito e tem uma escrita gostosa e poética, teve um momento que eu fiquei muito confusa, mas acho que é a intenção e faz sentido pra história. Primeiro eu tive que morrer é um livro muito bem escrito e a história é linda e super fácil de ler.

naoeumaresenha 14/04/2024

Esse livro é cheio de trechos bonitos, quando gloria fala sobre existir é uma das coisas mais lindas que ja li. mas é só isso, a autora encaixa belezas onde não há uma história interessante, tenta embelezar os personagens que são pouco interessantes, e narra de uma forma que não cativa e nem emociona, no mais no deixa na duvida do que está acontecendo e porque está acontecendo.