Primeiro eu tive que morrer

Primeiro eu tive que morrer Lorena Portela

Resenhas - Primeiro eu tive que morrer

Cristian Monteiro 10/05/2024

Tem problemas de ritmo que prejudicam todo o livro: começa lento e se apressa no final, o que torna meio embolado e acaba deixando a sensação de ser corrido e mau desenvolvido.

oopsvieira 10/05/2024

A beleza da dor
Esse foi um dos livros mais lindos, profundos e metafóricos que já tive o prazer de ler. Em certo ponto, muitas coisas se bagunçaram na minha mente, não entendia o ponto em que a autora queria chegar, até juntar as peças no plot e tudo fazer sentido. Simplesmente genial, sensível, belo! Um acalento para mulheres cansadas, cansadas do mundo, da sociedade, de viver. Esse livro é um quentinho no coração! Você se identifica com muitas questões da personagem, simplesmente pelo fato de ser mulher.
Sem palavras para esse livro, foi uma experiência encantadora e tudo que posso dizer é: LEIAM!!! Vocês não irão se arrepender.

Eve B 10/05/2024

?Eu sou inteira para o que eu posso ser.?
Confesso que só por ser nacional adiciono mais algumas estrelas kk, nossa língua é linda, poética e emocionante, amo como a autora usou e abusou disso.
De primeira não me acostumei com o ritmo, mas logo depois se tornou fácil e não foi maçante de ler.
A história é linda e me fez me conectar, pensar e amar mais ainda as imagens femininas e as mulheres da minha vida. Senti alguns pontos soltos e depois que vi alguém falando em alguma resenha sobre o livro ser cheio de frases instagramavéis não pude discordar kk. Sou uma grande fã do que é brasileiro, do que é nosso. Não é um dos meus preferidos, mas me emocionei muito.
Caminhando para perder o meu medo de chuva.

alaska_ 09/05/2024

É legalzinho até, mas nada muito uow. História bem neutra, acho que podia ser melhor desenvolvida....

MariaPriu 09/05/2024

Esse livro é tão bom que achei ele curto
Foi tão intenso de ler que eu me demorei parando para pensar na situação, parando para absorver o que aquela personagem tinha e como eu já cheguei perto de algumas situações parecidas na vida. Você tem que parar para contemplar o que acabou de ler e reler para ver se o impacto sobre você mudou.
É doloroso, reflexivo, surpreendente e doce. O fim é bom, para quem odeia finais ruins. Mas o caminho para chegar lá? Nossa, eu ainda não sei como definir.

isabella2447 09/05/2024

Confuso mas bonito
É um livro rápido e fluido de ler. Porém tem diversos "buracos" ao decorrer da história, que você acha que vai ser explicado e simplesmente não é. Além de diversos diálogos meios nada a ver. Mas tirando essa parte, a história é bonita e te faz refletir sobre como a sociedade trata as mulheres.

Day Mannrich 08/05/2024

Não me prendeu muito. Acho que não é muito meu estilo de livro apenas. Mas é bonita a história até?.

karoline53 08/05/2024

às vezes, é difícil mesmo. às vezes, a vida é muito difícil.
?tem um momento em que voce passa a não questionar mais a dor, porque a dor e tudo que você conhece. já se familiarizou, conhece os trejeitos e, embora desconheça os limites, a dor já não assusta tanto assim?

em cada palavra, frase e parágrafo desse livro eu me identificava com os sentimentos dela, as aflições, os sonhos e os medos.

sem dúvidas nenhuma uma história que te prende, te faz querer mais e te deixa pegando fogo pela escrita, pelos personagens, onde se passa e tudo que acontece em volta.

eu não procurava algo tão profundo, ele só me achou.

estou em êxtase de paixão e com uma tristeza profunda no peito e ao mesmo tempo uma alegria surreal.

no fim, um dia todos nós perdemos o medo da chuva.

Keully.Faro 08/05/2024

Forte
Leitura fluída, narrativa simples e poética.
O livro traça a situação da mulher que atravessa os traumas, as crenças, as necessidades, o amor próprio, a frustração por falta de reconhecimento, o esgotamento e o permitir.

jambuzinho 07/05/2024

Prosa e descrição de personagens impecáveis
Bom, como falar desta obra? acolhedora, intimista, excêntrica, robusta, densa e outros mais adjetivos.

Desde seu início já é possível encontrar certa semelhança em algum período que tivemos perdidos, sem rumo, sem conhecer si quer seus próprios interesses, a obra aborda questões de uma forma sútil e emocionante, fazendo com que o leitor abrace ainda mais o profundo dos personagens e suas características.
É uma história sobre o processo de cura, sobre pertencimento, e relações pessoais, é sobre entender que temos feridas desconhecidas dentro de nossas mentes, as quais precisam ser ouvidas, tratadas e assim sanadas. Assim, a curandeira e tão querida Guida, a quão sou tão abençoado por sua presença, uma mulher de traumas, perdas incessantes, de uma luz e saber indescritível, como também, acometida de erros, renegação, mágoas e acima de tudo, RENASCIMENTO. agora parte de mim irei lembrá-la com muito carinho.
De todo modo, tenho total consciência da importância de tal protagonista para o desencadear do enredo, sem ela a ideia central do drama não faria sentido algum seria só mais um monólogo genérico. B Brevemente finalizo, deixando meu sincero apreço pelas milhões de Guidas, Lorenas, Amálias e Glorias mundo afora, pela luta e persistência neste mundo tão avassalador.

Devisate 07/05/2024

Morrer pra nascer de novo?
Foi indescritível o que senti em cada página dessa história. Os sentimentos dos personagens são tão bem colocados que se tornam nossos sentimentos também? Achei fluido, fácil de ler. Ao mesmo tempo que me fez refletir, me fez despertar para tantas coisas que vivem aqui dentro e entender que, as vezes, precisamos mesmo morrer para nascer de novo.

lina.carolina0 06/05/2024

Quanto tempo se leva pra morrer?
Simplesmente sensacional! É indescritível a sensação de ver parte de mim em cada página desse livro. Todos os sentimentos são tão bem descritos e representados, acho que não tem motivos para reclamações. É uma leitura muito fluída, cada capítulo desperta uma sede de ler mais e avançar na leitura. As reflexões que o livro nos traz são incríveis, pensamentos recorrentes na vida de uma mulher e que precisam ser falados e escutados. Um favorito com toda certeza, acho que todos precisam ler Primeiro Eu Tive Que Morrer um dia
Essa obra é um sentimento!

Pâm 05/05/2024

Primeiro eu tive que morrer
Quanto tempo se leva para morrer?
A morte é algo que sempre nos leva a pensar: "o que vem depois?" Nesse livro somos convidados a pensar o que estamos fazendo com nossas vidas... quanto temos matado e por quais razões... dinheiro, felicidade, carro novo? O que precisamos matar para respirar e pensar na vida, na possibilidade de amar e de respeitar os sonhos.
Importantes questões são figuradas nessa obra, e a leitura é muito prazerosa.

namicchin 05/05/2024

Decepcionante
Teve pontas soltas na história e não acredito que seja pra livre interpretação, mas pontas soltas mesmo. Tem muitas frases impactantes: que provavelmente seja pra engajar leitores instagramáveis. Não gostei, acho que não sou o público alvo
AnaLu230 06/05/2024minha estante
o que vc achou que ficou como ponta solta?

namicchin 06/05/2024minha estante
sobre a personagem Amália, dá a entender duas possibilidades sobre ela. E também o tratamento da personagem com a Glória em um determinado momento, parece que foi jogado na história. Não sei se você leu, então to com medo de te dar spoiler kkkk