Primeiro eu tive que morrer

Primeiro eu tive que morrer Lorena Portela

Resenhas - Primeiro eu tive que morrer

Mariana.Frediani 24/04/2024

Quanto tempo leva pra morrer?
As vezes a gente morre repetidas vezes em vida. A morte não necessariamente marca o fim das batidas do coração, mas sim levar os dias no automático, sem apreciar o que há de belo na rotina, ou na falta dela.
A Lorena não economiza palavras quando o assunto é expressar de forma realista o vazio que uma vida robotizada, traumas mal resolvidos, baixa autoestima e ambientes e relacionamentos tóxicos nos traz.

plus: adorei as metáforas com a água que a autora traz. sempre fui daquelas que acredita que um banho quente cura e a água do mar salva.

Inspiração é ler 16/05/2024minha estante
Após o surto de vômito e dias febris quase morte ?? eu quase cogitei que no final teria uma revelação da Amália ser resultado de um tumor cerebral!!! -.-

Missy 23/04/2024

Forte
O início desse livro é muito forte, mostra mulheres aguentam coisa demais, e a personagem principal já estava quase desaparecendo de tanto ceder dela pro serviço, e aguentar homens querendo ser melhores o tempo todo, ver homens tomando ideias das mulheres? Burnout.

A parte de Jeri é encantadora, ela ver o contato dela com as outras mulheres me aqueceu bastante o coração.

Eu achei esse livro belíssimo, gostei bastante da escrita, amei a mensagem que ele quis passar, porém, aconteceu rápido demais, poderia ter explorado mais algumas questões. Sinto que ele foi direto ao ponto, quando poderia haver mais introdução . Mas não tira a beleza e a mensagem que a autora quis passar.

fabrys 23/04/2024

Achei um livro que só tem frases bem bobas pra enfeitar. passei o dia lendo e quase abandonei porque nada prende o leitor.

jjjjjulias2 22/04/2024

Meu império romano é ter nascido mulher
Faz uns dias que eu finalizei essa leitura mas eu ainda me pego pensando sobre ela. logo nas primeiras páginas percebi que a pp não tinha nome, e isso me deixou bem intrigada. ao longo da história comecei a me identificar bastante. o pensamento constante do peso que é ser mulher nesse mundo é torturante. gostei muito muito da escrita, é bem fluída e poética até. quero comprar uma passagem pra Jeri pra ontem! a vila se tornou um personagem muito importante e eu achei isso tão lindo. o final é o esperado, mas eu gostei. é um bom livro pra presentar uma amiga especial :)

Thamyrespaaula 22/04/2024

Achei o livro muito bom, amei as paisagens de jericoacoara que ela descreve. Mas não me identifiquei muito, n me marcou ?

decaol 22/04/2024

Demorei uns 5 meses pra terminar. Não conseguia ter energia pra ler, mas hoje pensei em dar uma chance pra leitura nesse tempo caótico e fiquei chocada com o quão presa esse livro me deixou. Senti muita compaixão pela protagonista, acho que tinham mensagens aqui que eu precisava ler.

Bruna 21/04/2024

Primeiro eu tive que morrer
O livro é bom, fácil de ler, muito reflexivo, talvez até demais para mim! ?? Mas vale a leitura! Recomendo!

Maria4744 20/04/2024

Me sentindo perdida até agora
Comecei o livro e até aí tudo bem, tava acompanhando e situada na história, mas em algum momento eu me perdi do fio. A sensação é que tinha alguma coisa nas entrelinhas que durante a leitura não fui capaz de reconhecer. Quem é amália, por exemplo, o que ela representava, eu não sei.
Uma escrita simples, e não há problema nisso, mas o enredo não foi forte, não foi marcante na minha experiência, apesar de trazer alguns temas significativos, e é isso.
Bruna 21/04/2024minha estante
Eu concordo! Entendi que Amália era a ?depressao? dela, algo que ela mesma sentia e sempre fazia ela questionar seus momentos felizes! Mas não sei se é isso mesmo kkkkkk

Annabell 20/04/2024

Morreria várias vezes pra ler esse livro!!
Uau! Li em uma madrugada, e fui dormir com dor de cabeça de tanto que chorei com o final, foi tão fácil entender e querer acolher as dores do livro, tudo é compreensível e ao mesmo tempo questionável, obrigada Lorena Portela por essas páginas de pura emoção ?
Além de ser lindo é gratificante ler um livro nacional, cada palavra foi escrita com intenção de continuar a mesma!!
Simplesmente divinal?
Justi 20/04/2024minha estante
Gostei muito.

deborahalmeidac 20/04/2024

Este livro me transbordou de maneiras que eu não esperava. Foi presente de uma amiga querida, que certamente sabia exatamente o que eu precisava.

Clara2852 19/04/2024

Todas às vezes em que eu morri e este livro me fez perceber!
Primeiro tive a impressão de ser um livro mais coaching, uma coisa de conselhos genéricos sobre a vida. então, achei que seria um romance clichê cujo público alvo são adolescentes. por fim, terminei desaguando em lágrimas porque em cada linha dita e escrita após horas seguidas devorando essa leitura, me mostraram o quanto morri no percurso ainda curto que tenho percorrido e no quanto ainda morrerei para, só assim, conseguir viver. não apenas isso, fiz um paralelo com às mulheres incríveis que estão e estiveram em minha vida, pude notar a forma como, cada uma a seu modo, sabendo perfeitamente que a vida pode ser cruel quando bem quisesse, construíram um império para que eu conseguisse voar, já que para elas isso foi negado. me senti pertencente no mundo porque nunca antes tinha lido coisas tão nuas e cruas no universo feminino.

nunca antes uma obra desta forma, com esta proposta me tocou tanto quanto essa. foi dolorido me encontrar naquelas linhas, foi dolorido encontrar mulheres que amo naquelas linhas, mas foi libertador entender que, apesar de tudo que nos cerca, ainda somos mulheres que resistem, que lutam, que amam, que são frágeis ao mesmo tempo que seguram seu próprio mundo e o mundo dos outros ao redor, que se fazem mais morada do que possuem casa e mesmo assim não cansam de batalhar por um espaço próprio e fortalecido!

amei tanto este livro que desejo reler várias e várias vezes