A Claridade Lá Fora

A Claridade Lá Fora Martha Medeiros

Resenhas - A claridade lá fora

ramiromat 25/10/2020

Um relato do cotidiano na contemporaneidade
O livro é sobre Lígia, uma mulher que acredita estar no comando de sua vida, e, após sofrer uma perda importante, acaba refletindo sobre o rumo que sua vida tomou. Com a ajuda do neto Alex, da vizinha esotérica Rosaura, da empregada Juliana e até mesmo da filha Chantal, defronta-se com as consequências de suas escolhas no passado e floresce para o mundo contemporâneo. É um livro muito gostoso e a leitura flui, além de abordar temas atuais e necessários à sociedade.
Uma dos melhores momentos é o episódio do VHS.
Caroline.Costa 23/01/2024minha estante
To ouvindo em um audiobook e ta muito interessante a historia. Aí vim buscar aqui alguém que tenha lido também pra comentar

ramiromat 24/01/2024minha estante
Ah sim, é um livro bem legal.

Caroline.Costa 28/01/2024minha estante
Nossa, que final surpreendente, né? Eu atuo com Biblioterapia de Desenvolvimento, que concebe a leitura como terapia e vou usar mais a rede aqui para trocar ideias nesse sentido. Ahh, meu insta é @escritoracaroline , caso tenha esta rede também. Eu sinto que esse livro pode trabalhar muitos insights para a temática de inabilidade social, esse enrijecimento causado pelas escolhas do passado e acaba que é um livro a ser lido duas vezes para termos determinadas informações que justificam alguns comportamentos da Lígia, concorda? O que essa leitura te fez refletir ou se identificar?

ramiromat 28/01/2024minha estante
Sim, ele tem muitos aspectos que podem ser discutidos. Eu li somente uma vez, até o momento, mas acho que uma segunda leitura só confirmaria os comportamentos da Lígia (foi essa a percepção que tive). Não sei se são características regionais, ou se foi só empatia mesmo, pois compreendi o que se passava com ela. O que mais gostei foi a identificação com os locais. Conheço as cidades em que se passa a história. Talvez isso tenha feito a diferença, na experiência da leitura.

oclubedosanjos 07/02/2023

"Apreciadora de vinhos, vive isolada em meio aos livres e filmes preferidos" Ligia... você é tão eu.

esse livro. essa leitura. sensacional.
martha medeiros, EU TE AMO!

toda vez que eu vejo esse livro eu sinto vontade de ler o mesmo novamente, tanto que nem está na minha estante, fica sempre na minha mesa de cabeceira!

nifontana13 13/05/2021

Um livro que nos faz pensar em muitos aspectos da sociedade e até mesmo nos levar para uma autoavaliação.
Como sempre, Martha foi genial ao mostrar que precisamos de um pouco mais de cultura em nosso dia-a-dia, mas que não podemos dispensar conexões reais.

Paula Santos 14/08/2022

A claridade lá fora é meu primeiro contato com a autora e eu fiquei muito feliz por isso.
O livro nos apresenta Lídia, uma senhora avessa a qualquer contato social que não seja do seu pequeno ciclo e vive uma vida isolada na praia com seu marido. A princípio me identifiquei com a personagem pelas características acima descritas ( meu sonho morar na praia apenas usando meu tempo pra ler, rsrs). Ao longo da leitura vamos conhecendo mais a fundo a personagem e vendo o quanto ela é esnobe, preconceituosa e falsa moralista. A personagem nos faz ter uma montanha russa de emoções, as vezes gostava da personagem e no momento seguinte queria socar a cara dela rsrsrs.
É uma leitura leve que me fez querer ler mais coisa da autora. Recomendo.

Bruna B 04/10/2022

Martha não decepciona nunca.
Me envolvi com a protagonista, que foge tanto do padrão. Livro que trás a sensação de relatar a vida como ele é, assim como os indivíduos, em alguns momentos morna, ora quente ou fria.

Iza 13/12/2020

Impactante!
Terminei de ler na madrugada passada e estou até agora sob o efeito da leitura. Até então tinha lido somente as crônicas de M Medeiros, relatos de viagens mas este texto de ficção foi demais!!! Leitura fluida, com suspense e vc não consegue largar , algo vai ser revelado!!!
Adorei!!!

João Bruno 09/01/2021

Não é, nem se tornará um grande clássico da literatura nacional, mas não é descartável.
Tem uma leitura bem agradável, simples e rápida, e a história também é bem interessante, uma personagem principal bem marcante.
Acontece uma reviravolta certa altura do livro, bem forçada, quase que inacreditável, porém não altera muito a linearidade, embora a situação tenda a mudar completamente a direção das coisas, mas acaba se encaixando pelo fato de que esse susto tenha sido bem pouco explorado, um ou dois capítulos, que inclusive são bem curtos.
De maneira geral, é um livro gostoso de ler, pra passar um tempo sem maiores pretensões.

Eduardo Santos 21/04/2021

A perspectiva que esse livro trás a terceira idade é rara na literatura brasileira.

Lari 31/12/2022

Um livro que fala sobre o ser social e emocional que somos, sobre como nossas faltas e culpas regem nosso comportamento e reações. Percorrendo questões de uma sociedade contemporânea, a autora nos proporciona uma leitura fluida e gostosa. Algo que me chamou a atenção e cativou foi a forma sincera e real como retratou alguns hábitos e prazeres cotidianos.

Recomendo a leitura!

Carlos Padilha 28/12/2022

Agradável... e só!
Assim como nas crônicas da autora, a leitura flui fácil e é agradável. Aliás, vários capítulos poderiam ser tratados como tal, sendo estruturados com uma pequena trama e uma "conclusão" ao final. Mas a estória completa é muito simples e previsível, e até os temas supostamente complexos, como a identidade de gênero e a perda de alguém muito querido, são tratados de maneira muito óbvia. O romance fica bem aquém das crônicas.

Renata 17/05/2022

Uma visão honesta sobre nossas imperfeições.

Afinal, quem não tem seus pre-conceitos, no sentido literal da palavra? E às vezes é preciso uma mudança muito grande na vida para que deixemos a porta aberta para novos mundos, novas realidades.

Nos faz pensar sobre a hipocrisia de não aceitar a diferença dos outros, mas querer ser aceita pelo que se é. Fato é que os problemas de Ligia nunca foram as diferenças dos outros? foram seus próprios erros.

Olgashion 14/12/2020

Gostei muito do desenvolvimento da Lígia ao longo do romance. Como ela foi se modernizando mesmo sem querer. Agora o plot Twist eu pensava que seria outro me surpreendeu legal!

Arlete.Bordin 15/02/2021

Como diz Martha Medeiros: Jogar fora o passado ensina ...e no fim das contas, nossos erros, mesmo os imperdoáveis, não passam disso...uma gafe do destino.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2022

O muito esperado romance da escritora Martha Medeiros chega mostrando a vida de Ligia, que depois de sofrer uma perda, repensa toda sua vida com a ajuda de familiares e amigos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556660967