Woody Allen

Woody Allen Woody Allen

Resenhas - Woody Allen

Samuel920 05/04/2024

Um gênio atormentado
Woody Allen discorre sobre sua vida desde sua infância até seus atuais 84 anos, idade em que escreveu sua autobiografia. Com algumas digressões aqui e acolá, o autor não perde seu humor característico ao falar sobre seus filmes,infância, sua ascensão no meio artístico e sua conturbada relação com Mia Farrow.

Livro que irá agradar fãs de longa data do diretor, como também os cinéfilos de gerações mais recentes. E para aqueles que estão interessados nos bastidores polêmicos de Allen, terão aqui um prato cheio.

Ricardo 09/02/2024

Como o próprio autor comenta no meio do livro, essa autobiografia é mais um exercício dele próprio, registrando os momentos mais importantes de sua vida, do que algo voltado a assuntos de interesse do público. Então no livro há muitos detalhes e histórias que considerei irrelevantes, envolvendo pessoas conhecidas do meio em que ele trabalhava, mas não do público em geral (eu desconhecia a imensa maioria). Mas a parte em que ele descreve a grande polêmica de sua vida, a partir da metade do livro, e as partes em que descreve as experiências de gravar seus filmes, dos astros de cinema com quem trabalhou, são muito interessantes.

Saí com várias anotações de filmes, livros e músicos que desejo conhecer, depois de serem mencionados na obra. De filmes do autor, até hoje assisti a apenas sete: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa; Manhattan; A Rosa Púrpura do Cairo; Match Point; Vicky Cristina Barcelona; Meia Noite em Paris; e Blue Jasmine. Nenhum se tornou meu filme favorito, mas também não teve nenhum que não gostei.

A escrita de Woody Allen é muito boa, o texto é engraçado e cativante, e existem vários detalhes da grande polêmica com Mia Farrow e seus filhos, que com certeza nos prendem a atenção.

Matheus.Campos 31/12/2023

Woody Allen em sua autobiografia derruba parte do ideal que muitos criaram a partir dos seus próprios filmes e dedica um 1/3 do livro para explicar e dar a sua versão dos fatos referente as acusações vindas de Dylan Farrow.

Djeison.Hoerlle 19/08/2023

Foi mais ou menos em 2019 que assisti Noivo Neurótico e Noiva Nervosa. Na época eu estava admitindo para mim mesmo que, muito mais do que um conquistador culto, eu era um artista, razão pela qual decidi conhecer o trabalho de outro sujeito que - segundo o senso comum - parecia estar posicionado em algum ponto de interseção destes dois arquétipos. Logo após aquela sessão eu concluí que Woody Allen é sem sombra de dúvidas um grande autor.

E não, isso não endossa nenhuma atitude dele, assim como suas atitudes não desvirtuam os méritos de seus longas.

O apreço por seu estilo foi o que me trouxe até esta biografia- muito mais do que a busca por sua versão quanto às acusações de Mia e Dylan Farrow. Porque, para falar a verdade, a cada dia que passa, percebendo a forma como esta epidemia dicotômica se alastra pelo mundo, em que todo mundo é obrigado a se posicionar ou tomar parte em algo, poucas coisas podem ser tão prazerosas quanto o simples ato de admitir não ter nada para dizer sobre um tema. Não ter opinião, ponto de vista. Se aceitar como alheio a algo que também é alheio a nós. Exige um certo cinismo, de fato, mas é revigorante.

Sobre o livro em si, a experiência foi bem razoável. Penso que por ser já um senhor jogando suas últimas fichas, como o próprio Allen pontua nas páginas finais do livro, ele tenha se desprendido de qualquer eventual meticulosidade ou pretensão ao compor estas memórias. Na prática, isto resultou em um livro que soa um pouco cru, e que não parece muito preocupado em entregar algo que o leitor possa querer ler, mas apenas o que Woody gostaria de escrever.

É por isso que as relatos de suas viagens, seus apartamentos e jantares, além de descrições um pouco desconfortáveis sobre mulheres com as quais trabalhou, recheiam o livro muito mais do que pormenores técnicos de seus filmes. Esse último ponto foi um pouco frustrante para o jovem aspirante a narrador que sou, pois esperava descobrir certos macetes, certas lições que me ajudassem em minha própria jornada. Na prática, tudo que recebi foram comentários de um sujeito misantrópico que, mesmo tendo chegado no auge do reconhecimento que lhe era cabível, ainda assim esperava ansioso a hora de ir embora do estúdio para jantar e assistir um jogo. Frustrante, mas quintessencial, se tratando da persona de Allen.

No fim das contas, é um livro escrito por um sujeito que de certa forma, já perdeu tudo. E por tê-lo feito, não tem mais muito a que se prender na hora de ponderar sobre seu próprio texto.

Uma experiência razoável de leitura.

mans 10/07/2023

Um livro para formar opinião
Não importa o que você acha do caso Allen-Farrow: este é um documento importante para você formar sua opinião. Enquanto o mundo e a imprensa são geralmente bombardeados pela visão de Farrow, o livro traz o que Woody Allen tem a dizer ? e que foi tão calado nos últimos anos. Diz o que pensa de Farrow, de Dylan, das acusações. Fala sobre o que aconteceu e o que não aconteceu. E nós, leitores, avaliamos, refletimos e, naturalmente, tomamos um lado.

Eu já tomei o meu.

Luiz Pereira Júnior 11/03/2023

Monoangular (como toda autobiografia, aliás)...
Em um livro francamente corajoso, Woody Allen dá nome aos bois, indo direto ao ponto, de um modo surpreendente em uma sociedade tão litigiosa quanto a dos Estados Unidos.

Sem meias palavras, Woody Allen conta como é ser diretor, como é lidar com algumas mais famosas de todos os tempos, como é enfrentar os diferentes e até mesmo paradoxais comportamentos daquela que se chama a espécie humana.

E sim, é claro que se trata de uma visão extremamente parcial, subjetiva, monoangular (por assim dizer) dos acontecimentos, narrados apenas de acordo com a visão e os gostos desse gênio do cinema.

Sim, Mia Farrow é vista como praticamente vinda de uma legião infernal, enquanto que a enteada e agora esposa pode ser incluída entre os seres mais angélicos que o mundo já viu. Afinal, como eu disse (escrevi) acima, a história é vista apenas pelo ângulo do autor (houve momentos em que me lembrei de Bentinho ao desancar Capitu, que nunca teve a chance de contar sua própria história – ao contrário de Mia Farrow).

Vale a pena? Com certeza, mas mantenha a visão aberta. Afinal, duvido muito que você (ou qualquer outro leitor, assim como eu) considere aceitável o impactante (e horrendo, a bem da verdade) modo como a relação do diretor com a enteada veio à tona...

Jorge111 16/02/2023

"Gosto de fazer filmes, mas, se nunca mais fizesse outro, não me incomodaria. Fico feliz em escrever peças. Se ninguém as produzir, fico feliz em escrever livros. Se ninguém os publicar, fico feliz escrevendo para mim mesmo, confiante de que, se a escrita for boa, algum dia será descoberta e lida, e, se for ruim, melhor que ninguém veja. [...] E, sério, você não tem mesmo interesse em deixar um legado? Falei sobre isso antes e vou deixar a coisa assim: melhor do que viver nos corações e nas mentes do público é viver no meu apartamento."

João Bruno 08/08/2022

Um dos meus diretores preferidos, gosto muito da profundidade de seus filmes, infelizmente sua carreira foi manchada por acusações sérias, e no livro ele fala sobre isso abertamente, claro, dando a versão dele, que inclusive faz sentido, mas é complicado ...
O livro cansa um pouco, muitos detalhes que são importantes ao autor, mas não ao leitor, mas isso por se tratar de uma biografia bem completa, e o mesmo mau-humor engraçado, o mesmo pessimismo divertido dos filmes, estão presentes na escrita.
Woody Allen é um gênio, e de um senso de humor único. Recomendo a leitura, e que vc tire suas conclusões acerca das controvérsias da vida do diretor.

Leonardo 07/08/2022

Só posso disser: Uma leitura irônica, agradável e divertida. Para quem aprecia a filmografia de Woody Allen, esse livro é um prato cheio. Allen não precisa explicar detalhadamente sobre cada filme, só é preciso de algumas palavras.

Larissa 01/05/2022

Para quem realmente gosta de cinema e comédia
A biografia é bem interessante e engraçada. Fiquei surpresa com a quantidade de pessoas Wood conheceu ao longo de sua carreira como comediante, roteirista e cineasta. O único porém, no meu caso, é que como não sou fluente nesse mundo, a maioria dos nomes citados eram para mim desconhecidos, o que em alguns momentos ficou maçante. De resto, me diverti lendo, parecia mais um roteiro de comédia que biografia, com um ou outro momento mais sério, mas passageiro.

Carolina Corrêa 16/04/2022

Para os curiosos
Para quem busca polêmicas, não se decepciona.
Ele promete falar tudo e fala. Grande parte da obra é dedicada à batalha judicial com Mia e se defendendo das acusações de abuso sexual. Talvez, até demais.

No geral, é um bom livro, detalhado, engraçado, irônico.

DouReichert 07/01/2022

324 páginas de Woody tentando me convencer que não é tão inteligente assim e é tudo culpa dos seus óculos ?

(Quem se interessar apenas pelas falsas acusações e toda a disputa com Mia, pode começar na página 178)

Andre.S 01/10/2021

Muito interessante quando o cineasta conta sobre sua carreira e seus filmes porem profundamente chato e longo quando ele narra as falsas denúncias que recebeu. Apesar de bem escrito e em muitos momentos bem divertido, de fato, a parte das denúncias é insuportável , mas penso que Woody Allen utilizou este livro como pretexto para se defender.
Fabi 02/10/2021minha estante
Acho ele um gênio no trabalho. Mas como pessoa?

Robledo.Milani 24/09/2021

Mestre
Woody Allen é um mestre no cinema. Nos últimos anos, entretanto, viu seu nome ser jogado na lama - e sua obra diminuída - por acusações que nunca foram comprovadas. É ótimo poder ver, enfim, o lado dele.