Questão de Classe

Questão de Classe Christina Dalcher

Resenhas - Questão de Classe

maria 14/01/2021

Revoltante saber o quanto tinha de potencial.
Livro bom. Gostei mas não gostei.

O tema abordado nele é algo bastante interessante, o que nos faz querer ler. Mas ao decorrer só traz frustração. Parece que não acontece nada, marido chato, sistema chato, protagonista chata.

Medo de ler Vox e acontecer a mesma coisa.
Fernanda L. 14/01/2021minha estante
Ai, não li esse, mas Vox é beeeem decepcionante. Tinha tudo pra ser um BAITA livro... mas o desfecho é raso e fácil. Um livro esquecível!

maria 14/01/2021minha estante
Poxa, é tão chato quando isso acontece nos livros.

Fernanda L. 14/01/2021minha estante
Sim ?

Madu 15/01/2021minha estante
Eu gostei muito de vox

Amanda 19/01/2021minha estante
Li VOX e estou no início desse. VOX consegue ser melhorzinho mas ambos são bem similares, tanto na escrita quanto na composição de personagens.

July 20/01/2021minha estante
Rapaz, foi minha sensação com Vox! Tinha tudo pra ser um espetáculo, mas do meio pro final vira um bagunça e desanda. Uma pena.

Fernanda L. 20/01/2021minha estante
Ai, ainda bem que não fui só eu que achei isso. Eu me decepcionei bastante com VOX. O plot me pegou de um jeito que eu fiquei encantada. Mas simplesmente o desenvolvimento do livro estaciona lá pela metade e dali não evolui. Uma pena.

Amanda 20/01/2021minha estante
E o final super corrido. Lembro de ter lido em algum lugar que ela escreveu VOX em semanas e isso transparece no texto, o final é muito jogado e "fácil", poderia ter desenvolvido algo melhor se não escrevesse com pressa.

Karina 19/03/2021minha estante
Mesma sensação por aqui. Gostei da construção do problema, da proposta, mas não gostei da forma de lidar, de quem estava lidando e de como o final é desconexo do começo, com pontas soltas. Assim como Vox.

elle carmo 26/05/2021minha estante
acho a mesma coisa do vox, tema maravilhoso, mas mal desenvolvido

Kaah 21/06/2021minha estante
Vox é um livro que mudou muito minha visão sobre alguns temas, mas o final foi sim decepcionante

HyladyJ 21/04/2022minha estante
Do meio para o final com toda certeza,poderia ter sido melhor desenvolvido. Parece que o final foi escrito com pressa,e isso decaiu a qualidade do livro.

clara está lendo 20/10/2022minha estante
infelizmente acontece isso em Vox, é só não ir com muitas expectativas e nem esperar algo INCRÍVEL. o plot é muito bom, mas o desenvolvimento e os personagens são decepcionantes, apesar disso é um livro ok, não sai muito disso.

HyladyJ 09/03/2023minha estante
Minhas expectativas foram completamente frustradas depois de ler que rola o mesmo com VOX . kkakka mas enfim, acontece.

Dani Aragão 25/03/2024

Uma porrada de realidade.
Vivemos diariamente em busca da perfeição em diversas áreas da nossa vida. Ser perfeito como pais, comp filhos, como profissionais, como humanos...mas todos os dias nos deparamos com a realidade de que, em alguns casos, a grama do vizinho é bem mais verde e bonita. Por mais que façamos o impossível para sermos 100%, ninguém consegue tamanha façanha. O ser humano é, por si, imperfeito por mais que se esforce.
Uma porrada da realidade que nem todos assumem que querem ser perfeitos acima de tudo e todos...
Vale muito a reflexão do que não buscar!
A perfeição só pertenceu a um..
Jenni 25/03/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso

Dani Aragão 25/03/2024minha estante
Eu não leio muitas criticas de livros que eu estou lendo pra não me contaminar...mas esse eu resolvi ler é li muita gente reclamando, detonando. Eu não achei nada disso que falaram

Jenni 25/03/2024minha estante
Acho que por ser um livro mais lento, não agrada todos, mas é importante poder conseguir refletir sobre uma obra dessas, é importantíssima

Dani Aragão 26/03/2024minha estante
Nem achei ele tao lento...pelo contrario. Eu o li super rapido pq a historia prende demais. Lento eu to achando o qur eu comecei..

juderezende 15/11/2022

Uma obra subestimada
Confesso que jamais teria comprado - ou sequer conhecido - esse livro se não tivesse pagado só 10ão nas Americanas. Principalmente depois de ter ouvido falar tão mal de Vox, a outra obra de Dalcher, fui com baixíssimas expectativas ao ler esse livro, apesar do plot ter me interessado muito.
Mais uma vez, me surpreendi com um livro baratinho esse ano. Questão de Classe entregou o que prometeu e, diferente das distopias, nos apresenta um final menos aberto, mais amarrado e consistente. E com um acontecimento muito, muito inesperado.
Kari 07/12/2022minha estante
Exatamente, eu nunca tinha visto esse livro antes até ver a promo e comprei pq vi q é autora de Vox (quero muito ler). Não achei perfeito, mas foi uma leitura muito boa

Millene.Toledo 04/01/2023minha estante
Kkskkskskksks meudeus eu simplesmente acabei de comprar por 10 na americanas tbm, estou com medo pq li péssimas críticas dele aqui ?

juderezende 04/01/2023minha estante
Vai sem medo, miga. Eu achei um livro interessante demais. Demora pra acontecer as coisas, mas do meio pro final fica muito bom!!

Nathália 04/12/2021

Tinha tudo pra ser incrível, mas fracassou no finalzinho...
Poxa...
Criei bastante expectativa pra esse livro. Antes de comprar li algumas resenhas e por ser professora achei a temática fantástica. O livro até que foi se desenvolvendo bem mas depois de uns 80% ele começou a afracar. Muitas pontas soltas, o tema poderia ser melhor desenvolvido pra que o final fosse bom. O que não aconteceu, infelizmente... No geral o livro me prendeu, mas não até o fim. Uma pena!
Mas valeu a leitura! Me fez refletir bastante sobre como ainda hoje somos apenas números.
Wedija 10/12/2021minha estante
Caramba!! Eu já tava empolgada pra ler ele! Rsrsrsrs

Wedija 10/12/2021minha estante
? emprestado da amiga óbvio!??

Nathália 11/12/2021minha estante
no geral ele é bem bom. mas acho que poderia ser melhor. ainda assim vale a pena ler!

Malu.Oréfice 06/12/2020

Podemos qualificar uma pessoa?
Imagina se nossos filhos fossem qualificados pelas notas escolares? Se a pior nota, fizesse dele uma pessoa não apta a viver em uma sociedade melhor?

Essa autora já foi sensacional em VOX, mas nesse livro ela foi um "arregaço".

Nessa trama encontramos uma mãe que é professora e se depara com sua filha sendo rebaixada por um sistema que ela faz parte, e com isso vem taaanta coisa a tona que é emoção sobre emoção.
Vivi 08/01/2021minha estante
Terminei a pouco e ainda estou pasma e o fim do livro me deixou sem palavras...que livraço..agora vou para o Vox..

Alice 12/09/2021

Não foi o que eu esperava
Li sinopse e achei uma história com muito potencial. Só que o desenvolver não me prendeu, achei muito cansativo. Terminei de ler só pq evito abandonar livros.
Valdéa 15/09/2021minha estante
Fiz o mesmo

Jenni 18/07/2021

chocada
Ainda to digerindo o final...
Mas adorei o livro, os caps são curtos, leitura fluida, escrita objetiva...
Algumas partes poderiam não ter existido mas gostei do desenvolvimento da história, adorei 2 personagens que só aparecem na 2° parte mas que são essenciais... adoraria um pov da Anne ou da Freddie... ODEIO O MALCOLM, MORTE AO MALCOLM
Leiam!
accrezende 08/08/2021minha estante
Toda vez que Malcolm aparecia, eu queria entrar no livro e socar a cara dele. É isso.

Rê Lima 11/12/2020

É absolutamente aterrador descobrir que essa história é baseada em fatos que ocorreram no pós guerra. Mas não me surpreende por conta do atual ressurgimento das ideias e dos ideais fascistas.

Light Moon 22/04/2024

Prometeu nada e me entregou tudo
Esse livro é um tapa na cara da sociedade, ele tem uma proposta muito importante e é muito reflexivo. Ele fala que muitas vezes tudo o que queremos é a perfeição e ser melhor que o outro, mas será que vale a pena? Ou afinal, oque é a perfeição?!
Gostei muito do livro, mas achei que ele deixou umas pontas soltas que poderiam ser melhor aprofundadas.

Lucimaura.0 08/01/2021

Desinteressante
O livro tem um ideal incrível, no entanto a autora não conseguiu explorar bem essa riqueza. É um livro que provoca te deixa com raiva, com raiva da escrita, com raiva da forma que os temas são abordados, com raiva da linha temporal usada pela a autora e principalmente pela personagem principal.

Acredito que essa não era a intenção da autora. É um livro muito morno, não tem ápice e nem um "ualll". E a mesma temática do anterior, com um casamento problemático, bem chato. Ahh e da mulher que não viveu o seu amor verdadeiro por conta, exclusivamente, de suas ambições, mas se arrepende depois que o "amor" do casamento acabou. Tudo isso em meio a um colapso social.

A parte positiva do livro é o fato de trazer um tema esquecido pela a história. O castramento a força de pessoas vulneráveis. Então, é um livro que te instiga a pesquisar sobre o assunto.

ntayar 13/01/2021

QUESTÃO DE CLASSE
(Master Class)
Christina Dalcher
?É impossível saber o que você seria capaz de fazer para sair de um casamento de merda e dar às suas filhas uma chance de alcançar o sucesso?.
A narradora Elena tem duas filhas, Anne e Freddie, de 15 e 9 anos. Seu marido Malcolm é subsecretário do Departamento de Educação, e está apenas um grau abaixo do presidente. Malcolm criou um novo sistema de avaliação das crianças: o sistema de camadas e as notas Q.
O sistema Q é um quantificador que avalia o rendimento escolar e é recalculado mensalmente. De acordo com os resultados, as crianças são colocadas em tipos diferentes de escola. Não é possível escapar, pois existem leis que fazem as regras do sistema Q valerem.
Mas não são apenas as crianças, os adultos também são avaliados e dependendo dos resultados, podem ser demitidos e perdem algumas regalias. Elena, por exemplo, é professora e o rendimento de seus alunos reflete diretamente na sua ?nota?.
Anne sempre esteve entre as melhores, notas ótimas, participação nas atividades esportivas e orgulho para os pais. No entanto, não se pode dizer o mesmo de Freddie.
E a partir do mau rendimento da filha caçula, todos sofrerão algum tipo de prejuízo. A menos que...A menos que a criança seja removida para as Escolas Federais, no interior, onde permanecerão como internas em um ambiente rural. Segundo as autoridades, ali elas poderão expandir a mente e descobrir novos talentos.
Mas a realidade é outra.
?As crianças aparecem de manhã quando os ônibus chegam e depois no fim da tarde quando os ônibus retornam. Entram correndo em casa e se debruçam sobre os livros até o jantar.
A maioria é pálida, mesmo nos meses de verão.
Às vezes acho que toda a infância desapareceu?.
O pior de tudo é que as pessoas não se incomodavam, só não queriam que seus filhos estudassem junto com os perdedores, pouco importando o que acontecia nessas escolas especiais.
?Todo mundo queria algo novo, alguma solução, algum motivo para se sentir seguro com relação à sua pequena fatia da torta da raça humana em um país que testemunharia uma explosão populacional em mais uma geração?.
Elena não se conforma com isso. Ela nunca havia concordado com o rumo que as coisas tomaram, tolerou durante algum tempo porque, afinal, seu marido era o criador do sistema Q. Mas ela jamais permitiria que afastassem Freddie da família. E começa a arquitetar um plano de fuga, um jeito de escapar desse sistema, uma missão impossível.
O mais incrível nessa história, é o que a autora escreve no posfácio: os personagens são fictícios. Já os acontecimentos históricos mencionados são muito verdadeiros.
Gostei muito desse livro. Faz lembrar aquela observação antiga de que você coloca um caranguejo ou um sapo numa panela de água fria e leva ao fogo. Os animais vão se adaptando à elevação gradativa da temperatura até que a água começa a ferver. Aí é tarde demais, não há como escapar. Assim se sentiram os personagens, achando tudo muito natural e organizado, não percebendo como o sistema ia envolvendo as pessoas, as famílias e até mesmo os que estavam por nascer.
Foi meu primeiro contato com a autora, e fiquei com boa impressão.
?Pense nisso como uma espécie de colônia de férias?.

Dastan 16/01/2021

Questão de Classe é um tapa na sociedade
Questão de Classe é um livro que tem o poder de ir além do choque, mostrando-se um verdadeiro espelho do quanto a humanidade pode fazer crueldades sem pensar nas consequências.

site: https://www.thunderwave.com.br/resenha-questao-de-classe-christina-dalcher/

Clau Melo 20/01/2021

Obra de ficção com acontecimentos históricos muito verdadeiros...
Neste mundo perfeição é tudo.
Obra de ficção com acontecimentos históricos muito verdadeiros...
Embora o livro seja perturbador, não me chocou!
Este livro me lembrou que na época em que eu estudava, as crianças eram separadas por turmas, onde os alunos mais fortes ficavam em uma classe os mais fracos em outra. Na hora de formar os grupos para determinadas atividades, os próprios alunos escolhiam os mais inteligentes da turma.

Leiaaguria 23/01/2021

angustiantemente atual
Dalcher nos apresenta um mundo onde desde crianças somos divididos de acordo com nosso nível de ? Q ?. Notas Q superiores a 9 recebem o cartão prata e vivem uma vida de elite. Notas entre 8,9 e 8,0 ficam no meio termo, a cor verde, porém propícios a cair para o pior nível, o amarelo. Amarelo são aqueles que possuem Q menor que 8, que foi o caso da filha de Elena, Freddie. Estas crianças são mandadas para as escolas federais onde perdem contato com os pais e com todos, sem grandes perspectivas de vida. Elena, como professora deveria seguir as regras, mas como mãe, está disposta a tudo para proteger sua filha.
Diferente do que li nas resenhas daqui, eu gostei muito do livro. Não é uma obra onde você espera muito ação ou plots surpreendentes. Eu definiria como propositalmente angustiante e reflexiva por conta do seu tema tão vigente. Confirmo isso com as palavras da autora no final do livro ?Se este romance perturbou você, eu alcancei meu objetivo?. E como alcançou! Fiquei angustiada do início ao fim, pois apesar de parecer absurdo, essa distopia não está tão distante da nossa realidade, e isso torna tudo mais apavorante.