Sem Data Venia

Sem Data Venia Luís Roberto Barroso

Resenhas - Sem Data Venia

1 | 2 | 3 | 4

Gabi Baschirotto 15/12/2020

Necessário. A escrita e olhar do Ministro Barroso sobre o Brasil são magníficos!

Caroline 28/05/2021

Leitura excepcional. Um livro que discute o passado, presente e o futuro do país de maneira honesta e com uma visão otimista de futuro, sem deixar de ressaltar os caminhos que ainda temos que percorrer.

daynnem 08/07/2021

Necessário
Barroso pontua todos os problemas e possíveis soluções do nosso país nesse livro.
Acho necessário que todos os brasileiros leiam e tenham essa noção de que não há nada que mude da noite pro dia, e que estamos construindo ainda a mudança?

Gustavo 13/01/2021

Curto e grosso
Recomendo a todos que desejam não apenas estar a par das principais questões que rodeiam o Brasil contemporâneo como também desejam pensar em soluções realistas e plausíveis.

As reflexões do Min. Luís Roberto Barroso são muito lúcidas, razoáveis e ponderadas. É notável o seu amor pelo país e a preocupação para com o seu futuro. Personalidade inspiradora!

Bruna.Galleoni 01/04/2021

Muito bom!
O livro trás a visão do autor sobre vários aspectos importantes do Brasil.
Embora tenha deixado um pouco a desejar na profundidade dos assuntos abordados, ele conseguiu mostrar sua visão de forma simples e assertiva sobre temas polêmicos e extremamente importantes.
Pude conhecer a visão pessoal que Barroso tem sobre tais temas e me identifiquei com a maioria de suas visões e posicionamentos.
Foi uma leitura fácil e interessante do começo ao fim, recomendo para todos que querem saber, ainda que de forma superficial, pontos cruciais da história do nosso país.

Juliano 10/05/2021

Luís Roberto Barroso dispensa comentários. Advogado em causas progressistas e posterior ministro do STF, sempre lutou pelo avanço da ciência e da tecnologia, em prol do benefício da sociedade, deixando de lado o conservadorismo. O livro apresenta breve autobiografia no início, que faz com que compreenda-se a trajetória do Ministro. Em seguida, traz a opinião do autor sobre diversos temas polêmicos, opiniões essas que sempre faz questão de afirmar. Obra fundamental para conhecer as opiniões e visões do Ministro mais progressista do Supremo.

Talita 31/05/2021

Nesta obra o ministro Barroso apresenta sua percepção sobre temas relevantes e propõe soluções aos problemas que nós enfrentamos, além de restar claro o quão inteligente e preparado para exercer a magistratura no STF. Uma leitura excelente!

@lucasmascarenhas 18/07/2021

Uma reflexão sobre o Brasil, abordando diversos temas políticos, econômicos, jurídicos e éticos. Reforça a necessidade de proteção dos direitos fundamentais e respeito às democracias e defesa das minorias. Questiona o fenômeno estrutural e sistêmico, naturalizamos coisas errados e a necessidade de fazer um país maior. A necessidade de uma consciência social de um Brasil para todos, universalizar a educação DE QUALIDADE, e problemas que urge medidas como a não alfabetização na idade certa; evasão do ensino médio; e o déficit de aprendizado (não aprendeu o mínimo). Uma reforma tributária progressiva, onde vivemos de financiamento público e desonerações para as elites, com baixa tributação dos ricos.
O não investimento prioritário e suficiente em educação básica. Essa é, provavelmente, a causa principal de nos havermos atrasado na história.
O estatismo e a economia fechada: um Estado econômico e administrativo que foi se tornando grande e caro demais, com crônico déficit fiscal, e uma iniciativa privada que, com as exceções que confirmam a regra, tem dificuldade de competir no mercado internacional.
A apropriação privada do Estado. O Estado brasileiro sempre foi, historicamente, apropriado por elites extrativistas — econômicas, políticas e administrativas — que o colocaram a serviço dos seus próprios interesses. Desonerações, loteamento de cargos públicos e vantagens excessivas para servidores compõem, de longa data, a cena nacional. Sem falar no puro e simples saque ao Estado, por práticas de corrupção
no Legislativo, uma reforma política capaz de atender os objetivos tratados no capítulo deste livro voltado para a Reforma Política: baratear o custo das eleições, aumentar a representatividade do Congresso e facilitar a governabilidade. No Executivo, requer livrar-se da mentalidade de que agentes públicos são sócios do país e que podem ter algum tipo de vantagem em todos os contratos públicos. No Judiciário, requer derrotar a cultura de que a criminalidade do colarinho branco não tem maior gravidade, dando tratamento leniente aos crimes de rico em geral: corrupção ativa e passiva, peculato (desvio de dinheiro público), fraude em licitações, lavagem de dinheiro e sonegação de tributos.

Vitorugo 11/06/2023

Acompanho o relator.
Sou fã e admirador do Ministro Luís Roberto Barroso. Homem culto, técnico, com ideias e ideais iluministas. Uma pessoa que vale a pena escutar, ler e se informar sobre.

O livro conta um pouco da sua biografia, de uma forma muito leve e interessante. É muito bom ver a forma romântica que o Autor enxerga e é grato pela vida. Foi a parte que mais gostei.

Depois, se arrisca em diversos tema do cotidiano coletivo e individual dos brasileiros, mantendo sempre um olhar clínico, ponderado, fundamentado e respeitador aos que pensam o contrário.

No entanto, algumas temáticas são repetitivas e não raras vezes você acaba lendo a mesma coisa por duas, três vezes no livro.

A herança que fica da leitura é o "slogan" pessoal do ministro, ao qual serve a todos nós: "Não importa o que esteja acontecendo à sua volta: faça o melhor papel que puder. E seja bom e correto, mesmo quando ninguém estiver olhando."

kahrolsantana 17/11/2023

Uma abordagem introdutória sobre o Brasil
Estou vivendo um momento em que estou procurando conhecer mais as figuras políticas e jurídicas do nosso país, sem qualquer filtro ideológico, e o Barroso foi o da vez. E este livro foi a escolha certeira.

O livro inicia contando sua trajetória de vida até o Supremo (e que história ein?!). Além disso, faz uma breve visita ao passado, relembrando eventos marcantes como a ditadura militar, faz também um destaque no presente, abordando as principais pautas (e mais polêmicas) do Brasil no momento, sempre esclarecendo o seu ponto de vista desses assuntos e, por fim, uma previsão sobre o que há de vir no futuro.

Acredito ser um livro necessário, inclusive para aqueles que não concordam com as opiniões do autor, assim, você pode observar outros pontos de vista e, ainda, reforçar os seus.

Felipe Lopes 09/04/2022

Leitura descontraída
Comprei-o com essa finalidade. O livro cumpriu o que prometeu, o Ministro Barroso tem uma história de vida rica e intelectual o que o fez ser quem é. No livro ele não se resume a um caminho específico, fala de tudo um pouco. É a porta de entrada para os livros não jurídicos dele, talvez em um próximo ele se detenha a uma linha específica de narrativa. Gostei da parte que ele narra a conversa com a Presidenta Dilma Roussef, só confirmou o caráter que ela tem e que pouca gente tem coragem de dizer.

Carla 25/05/2021

O mundo visto por um pensador
Inegavelmente o Ministro Barroso é um homem que se posiciona perante as questões polêmicas! Mas não se pretende dono da verdade, ao contrário, é ponderado e sensato
! Uma excelente leitura!

Jeane 31/01/2021

Direto para a lista dos favoritos
Eu diria que o livro transparece ter sido escrito por um homem lúcido, inteligente, sensível, espiritualizado, que demonstra saber usar bem as palavras, de modo a tornar acessivel assuntos atuais ligados ao desenvolvimento da sociedade, tais como educação, economia, política, direito etc. O autor ainda presenteia o leitor ao compartilhar da sua trajetória pessoal e das experiências que formaram o seu caráter. Uma grata surpresa pra quem o admira.

Hugo 04/05/2021

Interessante
A sensível análise do autor sobre o contexto histórico e atual do país surpreendeu.

1 | 2 | 3 | 4