Imagina-me

Imagina-me Tahereh Mafi

Resenhas - Imagina-me

Jozy.Cristiani 20/11/2020

Imagina- me
Para o final de uma série acho que faltou muita coisa e nos últimos capítulos foram bem corridos, mas gosto muito da série e o Segundo e terceiro livro são os melhores, vou sentir falta destes personagens tão marcantes.
Lari 21/11/2020minha estante
concordo muuuito

Yasmin 18/01/2021minha estante
Senti exatamente isso. Foi um livro TÃO corrido, deveria ter sido mais desenvolvido.
Mas a questão é: amo a série e vou sentir saudade ?

Daly 25/01/2021minha estante
Exatamente isso...acabei de ler e estou decepcionada com esse final...
Amo a série, mas achei esse livro extremamente lento é confuso
A gente prepara o livro inteiro para um embate final bem elaborado e aí não acontece praticamente nada
Tudo corrido, tudo jogado no ar

Continuo amando o desenvolvimento dos personagens, mas esperava um final mais elaborado

Lorena 14/04/2021minha estante
Simmm, isso me deixou bem triste porque teve 6 livros principais não precisava e nem fazia sentido essa correria, porém eu amei assim mesmo kakaka

Keilla.Nunes 13/05/2021minha estante
Simmmm
Ficou uma lacuna. Já é terrível se despedir de uma série que se apegou tanto, quando faz isso é pior

Lidia 01/10/2022minha estante
fiquei abalada demais com esse final, esperava muito mais.

Rebeca 21/01/2023minha estante
Eu terminei agora mds eu nem entendi oq aconteceu com a emmaline e cade o kendi e a nazeera namorando?

Giih.b 01/04/2023minha estante
Gente, será que eu pulei alguma parte do livro? Pq assim...O q aconteceu com o Anderson? Ele morreu?

Lidia 01/04/2023minha estante
isso não fica claro, também não fica claro o que aconteceu com a Emma.

Giih.b 03/04/2023minha estante
? odeio ficar na dúvida

Gabriely154 21/04/2023minha estante
Eu não li ainda mas que eu saiba tem um último conto dps desse 6° que é o aceita-me

Nicole Galdino 17/06/2023minha estante
Foi triste mesmo, achei decepcionante

Sara 30/06/2023minha estante
Tenho tantasss perguntas, li o livro muito rápido e amei, porém ficou faltando muita coisa infelizmente...

Luiza2330 03/10/2023minha estante
Mano eu achei a leitura tão confusa e tudo tão corrido, sinceramente, concordo mto

Mayhara.Ferreira 13/10/2023minha estante
Podia ter acabado no terceiro que estava ótimo?

raffa.bug 05/02/2024minha estante
amo a série, mas tenho que concordar em questão de ter sido bem corrido o final do livro.

labbacchio 28/01/2022

Imagine me, master of my own universe
Cara, nem acredito que acabei essa saga ? bem, tem mais um conto, mas, no geral, acabei.

De verdade, não sei exatamente o que achar desse livro. Quero dizer, não foi um livro ruim, mas também não foi bom ? na real, esperava que fosse terrível pelo que vi pessoas falando aqui no Skoob, mas não foi tão ruim assim. Sinceramente, a escrita da autora é tão boa que é até difícil não gostar. É um fato que o desenvolvimento no final foi péssimo e que o livro foi relativamente cansativo se comparado aos outros, mas não foi, tipo, difícil de ler, sabe? O livro deu bastante foco ao Kenji, e, sei lá, dar foco ao Kenji é basicamente declarar que o livro não pode ser ruim.

Ademais, mesmo não sendo tão ruim, é inegável o fato de eu estar bastante decepcionada. Estilhaça-me foi uma saga incrível, e eu esperava um final à altura. Bem, não foi exatamente o que recebi. De qualquer forma, vou dividir tudo que já citei em pontos e aprofundar cada um.

Primeiro ponto: falta de desenvolvimento no final. Como já disse anteriormente, o desfecho em si foi realmente o fim de um ciclo, então não foi exatamente ruim, só a falta de desenvolvimento que ferrou tudo. Tipo, em vez de colocar tudo de forma bem estruturada e plausível, a autora simplesmente meteu lá o final sem mais nem menos. Basicamente, zero desenvolvimento em uma das partes mais importantes da história. Bem, depois de toda uma saga com bom desenvolvimento, acho que ela ficou cansada, tadinha ??.

Segundo ponto: relativamente cansativo. Assim, o livro começa já com tudo dando errado, e depois da merda sempre tem que passar um momento paradão pra acalmar os nervos, né? Então, resumidamente, foi isso que aconteceu em Imagina-me. A maioria do livro foi um baita pós-guerra onde todos estavam, literalmente, ferrados ? tanto psicologicamente quanto fisicamente ?, e, basicamente, nem dava pra ver uma maneira de tudo se resolver. Bem, na verdade, isso não atrapalhou minha leitura tanto assim. Quero dizer, a escrita da autora se mostrou envolvente desde o início, e até nos livros mais chatos conseguiu me prender. Imagina-me não ficaria de fora.

Terceiro ponto: personagens extremamente envolventes. É um fato que já citei isso em, literalmente, todas as outras resenhas que fiz dessa saga. No entanto, mano, eu amo tanto todos eles ???! Ver o desenvolver da relação de todos desde o início de Estilhaça-me tem sido tããão bom, nem acredito que acabou. Juro, vou sentir muita falta desses personagens. A forma como a narração deles ? principalmente do Kenji, no caso desse livro ? deixa tudo tão perfeitinho e te faz sentir absolutamente tudo que eles estão sentindo é incrível demais. Juro, eu amo muito eles ? em especial Aaron e Kenji, os dois maiores, digo mesmo!!!

Quarto ponto: quebra de expectativa em relação ao livro anterior ? o que não é exatamente um ponto do livro, mas vou comentar porque a resenha é minha e eu posso. Cara, depois de Desafia-me eu passei a achar a ideologia de Estilhaça-me uma das coisas mais incríveis que já tinha lido na vida, e observar como o desfecho de uma saga com uma ideologia tão incrível foi tão estragado por uma simples falta de desenvolvimento ? o que não me recordo de ter visto nos outros livros.

Bem, é óbvio que além dos pontos que citei ainda teria mais coisas a comentar, mas já comentei bastante sobre a ideologia e as críticas sociais nas outras resenhas, então vou poupar vocês nessa.

Outrossim, preciso de um parágrafo apenas pra expressar mais sobre o que senti lendo, então se prepare para uma idiota falando bastante do Kenji e do Aaron. Cara, ler essa saga pra mim foi simplesmente incrível. Estilhaça-me conseguiu não só me tirar da ressaca, como também me prendeu num nível que acabei em praticamente uma semana ? e só não foi uma semana mesmo porque demorei nesse por pena de acabar. Juro, a saga inteira pra mim foi uma mistura de emoções. Eu fiquei feliz, fiquei triste, fiquei com medo, fiquei surpresa com o quanto Desafia-me ultrapassou qualquer limite da criatividade ? desculpa, tenho que exaltar meu favorito ?????? ?, me apaixonei pelo Kenji e pelo Aaron, sofri com o Kenji e com o Aaron, chorei com o Kenji e com o Aaron, me empolguei com o Kenji e com o Aaron... Basicamente, muita coisa com o Kenji e com o Aaron. Cara, sério, esses dois tem todo o meu coração. Nem consigo detalhar direito tudo que senti lendo, só sei que a escrita da Tahereh é simplesmente perfeita e que a forma como ela escreve os pensamentos dos personagens é simplesmente impecável. De verdade, se eu soubesse me expressar mais, esse parágrafo ainda teria o triplo do tamanho que já tem, mas, como não sei mais o que dizer, paro por aqui.

Gostaria de terminar essa resenha dizendo que, mesmo com essa problemática em relação ao desenvolvimento do final, ainda recomendo muito a saga. De verdade, vale muito a pena ler. A escrita é envolvente, a leitura é leve e rápida, os personagens são perfeitos, a ideologia é simplesmente brilhante e o desenvolvimento da saga, em um contexto geral, também é muito bom. Recomendo muito mesmo.
lio 28/01/2022minha estante
estava atualizando toda hora para ver se você lançaria essa resenha hoje e, tipo, eu nem quero ler essa saga, mas amo ler suas resenhas. é isso, só queria enaltecer sua escrita mesmo

@lio KSKDKDKDKDK MDS OBG

slk vou dormir feliz agr

Kaká 28/01/2022minha estante
Cara, eu amei tanto essa saga mas tô empacada nesse livro justamente por já começar parado. Porém, vou terminar justamente por sua causa ent muito obrigadaa

@Kaká oia!!! dnd ??

ana.gonzaga 28/01/2022minha estante
tua resenha tá perfeita, resumiu tudo q eu senti lendo!!! fiquei bem triste com aquele final mal desenvolvido tbm?

labbacchio 28/01/2022minha estante
@ana.gonzaga pior q tinha tanto potencial pra ser um final pft ???

Thay 01/02/2022minha estante
Não consigo passar da pág 100 desse livro ?

labbacchio 01/02/2022minha estante
@Thay forças guerreira ??

xuliaxuxu 02/02/2022minha estante
finalmente veio ai a resenha que eu esperava acordada todos esses dias??

labbacchio 02/02/2022minha estante
@xuliaxuxu eita q dlc

Bruu 21/03/2022minha estante
SIM SIM SIM

Juliadsn 19/12/2022minha estante
Eu concordo com absolutamente tudo que você disse. Não gostei da falta de desenvolvimento e das mesmas coisas que citou, ao mesmo tempo que a saga é muito boa e personagens cativantes (principalmente o Kenji, amo demais AAAAAAA)

-Koraline 26/01/2022

Que decepção
Eu li a saga toda de forma desesperada, e adorei muito todos os últimos cinco, mas esse não chegou nem perto da qualidade dos anteriores. Primeiramente, todos os outros livros foram majoritariamente narrados pelo ponto de vista da protagonista, e nesse ela mal apareceu, porém, a história foi contada pelo Kenji, que é um dos meus personagens preferidos, mas foi muito mal aproveitado, todo o carisma que eles mostrou nos outros livros não apareceu na narração, além da constante repetição desnecessária sobre como o Warner era antes da Juliette. O final é o mais apressado possível, e muitas, mas muitas questões ficaram mal resolvidas, não sei se foi proposital para um futuro lançamento, mas depois de cinco livros, nós merecíamos um final melhor e mais bem desenvolvido. Enfim, gostei muito da saga no geral, mas esse último volume realmente é muito abaixo do esperado.
mafe 26/01/2022minha estante
que medo

Isa 26/01/2022minha estante
Amg, lançaram um outro livro, eu ainda não li, mas acredito que talvez nesse livro a autora elaborou mais nesse livro, n sei

Fabiana.JucA 26/01/2022minha estante
Mana tbm tive esse baque com esse livro,amei tanto os anteriores, mais esse me deixou bem desanimada com o final, só não achei pior que o primeiro porq não chegou a me irritar num nível estratosférico como o primeiro mais mesmo assim achei bem fraco o final.

Najúlia 26/01/2022minha estante
Moça, não fala isso porque eu comprei todos esses dias KAKKAKAKKSKSKKSKAK

-Koraline 26/01/2022minha estante
Bastias, é o de comemoração de 10 anos, né?? Alguém leu? É bom? Hehe Najúlia, amg, vai em frente, mesmo não gostando do último, a saga em geral é muito boa, e vc vai se apaixonar pelo Warner. E Fabi, como o primeiro era o primeiro, eu achei normal a autora errar em algumas coisas, mas esse foi realmente complicado de defender hehehehe

Andressa S. 26/01/2022minha estante
Foi lançado 2 bônus que faz uma conclusão muito melhor para a série os nomes são ?proteja-me? e ?revela-me?

Isa 27/01/2022minha estante
@-K é o Believe-me. Por enquanto só tem em inglês, mas se passa depois do último livro

-Koraline 27/01/2022minha estante
aaah obrigadaaa, vou ler sim

Srta.ayee 28/01/2022minha estante
Eu amo essa série, mas o final foi uma tristeza mesmo. Gostar de verdade eu só gosto até o terceiro. E não é nem o plot dos outros 3, a ideia geral não é ruim, mas ficou muito mal desenvolvida e o nível da escrita caiu muito. Muita repetição, tanto de texto quanto de acontecimentos, pontas soltas... Ainda continuei amando os personagens, mas de resto foi triste. Me falta ler o Believe me pra ver se melhora, mas não tô com muitas esperanças...

Bela 26/01/2022

Sinceramente não gostei! A história em si não me agradou, muito repetitiva parecendo que a escritora não sabia o que colocar no livro. Vários personagens foram mal explorados, como os filhos dos comandantes. Como o livro basicamente se passa com Juliette longe, só por isso já era essencial capítulos na visão de Warner mas nem isso tinha! E mesmo o final relativamente fofo ainda achei que foi mal explorado?

Mah 05/04/2022

Para o mundo, ela é formidável. Para mim? Ela é o mundo.
Como iniciar essa resenha? Ainda tenho dúvidas sobre minha opinião sobre esse livro, mas tentarei resumir minhas emoções enquanto lia.
A narrativa é dividida entre a perspectiva da Ella e do Kenji, de início acompanhamos ela tentando lidar com as descobertas sobre o seu passado e as decisões que precisará tomar, ao mesmo tempo que precisa se preparar para derrubar o Restabelecimento e enfrentar as consequências dessa ação. Por outro lado temos Kenji, que apesar de lutar contra seus próprios problemas consegue suavizar a leitura nos mostrando mais sobre os outros personagens e o convívio no novo refúgio.
O enredo, assim como nos livros anteriores, foca na guerra contra o Restabelecimento e na forma como Juliette/Ella é importante nessa missão. Começa então uma sequência de ações com causas enormes para as pessoas em meio a essa luta, problemas surgem de todos os lados e não para mais.
Ao decorrer do livro acontece algumas reviravoltas, umas previsíveis e outras nem tanto, porém não tenho certeza do que pensar sobre essa parte em si, entendo que foi importante na construção da história mas ao mesmo tempo queria muitas coisas diferentes. Muitas coisas mudaram, quando iniciei essa saga nunca imaginei algo desse tipo, totalmente diferente do começo, se isso é bom ou ruim depende do leitor.
De modo geral eu gostei, teve um aprofundamento na relação da Ella e do Aaron, mais uma vez mostrando a profundidade de seus sentimentos um pelo outro, e alguns momentos fofos para aliviar a tensão. Tenho algumas críticas em relação ao desenvolvimento do livro e no desfecho final, mas nem tudo é perfeito né? De toda forma não me arrependo de ter lido, leiam e tirem suas próprias conclusões, boa leitura.

dn4books 25/01/2022

melhor final
a saga termina da melhor maneira possível, enquanto lia eu não consegui pensar em um final e realmente me surpreendeu até o final.
o livro se arrasta um pouco e não prende tanto quando comparado com os outros livros da saga, mas continua sendo muito bom, otimo desenvolvimento.

obrigada tahereh eu te amo?

Inae 10/08/2022

"Imagina-me" ?
Confesso que esperava muito mais para o desfecho da série. Achei muito enrolado no começo e muitas questões ficaram em aberto. Esperava um final mais emocionante quando eles finalmente conseguissem derrubar o reestabelecimento.
Os capítulos da juliette foram bem estranhos, além de ter um plot que eu DETESTO no meio. O que salvou foi a amizade do kenji com o warner. Queria mais desenvolvimento entre kenji e neezera. O Adam foi um personagem esquecido no churrasco nos últimos livros.
Me emocionei apenas nos capítulos finais. Incendeia-me e Restaura-me continuam sendo meus favoritos.
Letizinha 10/08/2022minha estante
Eu lendo esse livro nesse exato momento ? mas sério, os capítulos da Juliette no início me deram nos nervos, eles, na sua maioria, eram mais a mente dele do que a realidade

DANILÃO1505 10/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Letí :) 12/02/2022

Gosteeei!!
Por ver tantas críticas negativas sobre esse livro, tava com muito receio de ler, mas no final valeu muito a pena e eu gostei pra caramba.
O começo é meio confuso, mas depois que tudo vai se encaminhando eu fui entendendo oq tava acontecendo, gostei de como tudo se encaminhou pro fechamento da história. A única coisa que eu tenho pra "reclamar" é que o final foi corrido, achei incrível como tudo aconteceu? Sim, mas acho que dava pra ter trabalhado mais nesse desfecho. Fora isso, foi um livro que eu me emocionei várias vezes, sofri e torci pelos personagens, me apaixonei mais uma vez por cada um, continuo dizendo que a escrita da Tahereh é incrível e finalizei com o coração quentinhoo.
Só falta Believe-me e eu já tô com saudades desse universo fantástico.???
yaslendo0 12/02/2022minha estante
Tb n entendo o pq de tanto hate

Letí :) 12/02/2022minha estante
Né amg?! Com tudo que eu tava vendo achei que seria péssimo kkkkkkk mas ai realmente vai de pessoa pra pessoa

mais1capítulo 11/07/2023

Imagina-me ???
Esse foi um livro bem confuso
Mas foi um final muito legal

Eu só ainda não entendi como Juliette foi infectada mesmo de longe, pra mim isso não foi respondido ??

SPOILER
Finalmente já era o Restabelecimento
Finalmenteeeeeee

Juliette e Aaron vão se casar e ser felizes

Não tenho muito pra falar desse livro, mas foi muito legal a saga toda
Uma leitura que te prende, te surpreende
Eu me apaixonei pelos personagens
Vou sentir falta ???

Isa 29/08/2021

?Para o mundo, ela é formidável.
Para mim?
Ela é o mundo."

Nossa que aperto no coração de terminar minha coleção favorita. (Dando tantas estrelas só por conta do final)
Ana 29/08/2021minha estante
Essa saga é boa??

Isa 29/08/2021minha estante
Muitooo!

Ana 29/08/2021minha estante
Vou ler

polianabraga 30/11/2021

uma das melhores sagas
eu amei essa saga, não estou preparada para me despedir dos personagens!! queria mais ? o desenvolvimento da Juliette e do Warner foi maravilhoso! Kenji tem meu coração

Bia.Ribeiro 23/04/2021

Eu esperava tiro ,porrada e bomba. Recebi pegação e cenas rasas.
2/10
Esse é o 6° e último livro da saga e ,tirando o nome e a profissão, eu não sei quem são Lilly,Ian, Winston, Brandan, Sonya e Sara. Detalhe: eles estão na série desde o livro 2. Castle, Nazeera, Anderson até tiveram mais atenção por parte da autora, mas ainda são muito rasos.

Warner não teve progresso nenhum. Continua com a mesma tendência individualista de sempre. Achei que a relação com o Kenji fosse um grande passo para a evolução dele ,mas acaba que é tudo superficial. Ele só o suporta pela Juliette, o que me deixa chateadíssima porque Kenji é um dos meus personagens favoritos da vida.

Só jogar a informação não funciona, quero explicação completa. Exemplo: personagens estão em X. Beleza, mas como eles chegaram lá? O lugar não tem proteção? Se sim (pq de fácil em ``guerra Ì Ì só o epílogo e as vezes nem isso) ,como eles passaram pela segurança?
A falta de descrição, de aprofundamento e a facilidade com que os problemas foram resolvidos deixou esse final incoerente.

A autora deixou tantas pontas soltas que chega a ser triste. No que deu Kenji e Nazeera? Adam ficou por isso mesmo? O que aconteceu com as outras crianças? Como ficou o mundo pós ``batalha´´? E as modificações no ambiente? Os outros comandantes?
E outras fundamentais que foram pouquíssimo exploradas pela quantidade de livros que a série tem: como o Restabelecimento surgiu e foi organizado? Como ele conseguiu tomar o mundo? Como se explicam os fenômenos naturais ?

A autora tinha a faca e o queijo na mão pra fazer uma p*** duma crítica ambiental relacionada à falta de cuidado da humanidade com a natureza para benefício próprio. Mas não. E o raio do passarinho???? A Juliette fala dele em todos os livros e ele está na capa de todos que não são spin-offs. Ainda não acredito que a explicação foi tão aleatória.

Eu não queria dar essa nota ,principalmente porque penso que a autora trabalha o psicológico dos protagonistas muito bem. Infelizmente ,esse livro não mostra toda construção da psique como nos anteriores, na real parece que eles só regrediram.
Camila.FArias 24/04/2021minha estante
Eu nem consegui terminar. Muito ruim!

_escritasanonimas 24/04/2021minha estante
Exatamente como eu me senti. Muito problema pra pouca resolução... muitos personagens sem um final de direito. Amo a saga e a história mais esse livro foi ruim..

eu.laaaa 30/04/2023

?Para o mundo, ela é formidável. Para mim? Ela é o mundo.?
Oficialmente posso dizer que terminei de ler a saga de estilhaça-me. E nunca senti um vazio tão grande.
Estilhaça-me é o típico livro no qual você lê muito seguidamente e acaba tão rápido que nem percebe. Muito envolvente e maravilhoso em diversos aspectos.
Vou confessar que a leitura deste livro não foi muito fluída, mas depois de tudo o que acontece acaba valendo a pena. Acho que a autora poderia ter feito menos livros. Ao total são seis, mas tem umas coisas que não são favoráveis ao enredo e tornam a leitura arrastada.
Este livro foi bem razoável, nem muito empolgante nem parado. O começo foi bem chato, demorei 3 dias para ler 60 páginas. Mais pro meio/ final acontece um ?evento? no qual o livro todo acaba se baseando.
Mas é realmente muito legal que o livro não é previsível na maior parte. Acabei me surpreendendo com muitas coisas durante a leitura.

Depois que o Paris e os seus soldados acham o local onde todos estavam se abrigando e acaba sequestrando a Juliette o livro ficou bem chatinho.
Apagaram a memória dela e ficou a maior parte do meio ao final do livro seguindo as regras dele e aparecendo e confirmando o quão doente e psicopata ele é. A cada livro que ia se passando eu ficava com mais nojo dele, mas nesse ele se superou de verdade.
Confesso que já não aguentava mais o Paris revivendo em todo livro, ele ?morreu? umas 10 vezes e quando a gente acha que ele morreu e a Juliette e o Aaron e os outros vão ter paz e conseguir derrotar o restabelecimento ele ressurge das cinzas e estraga TUDO. Que cara chato.

Mesmo este livro não tendo sido um dos melhores, eu amei muito a saga. Eu comecei achando que os livros seriam péssimos, mas me surpreendi. E muito.
O primeiro praticamente é o livro que da contexto aos outros e vai desenvolvendo a história aos poucos. O segundo é incrível. Ele mostra o começo do posto ômega e a busca do restabelecimento pela Juliette, Kenji e adam. O terceiro é O MELHOR. É sensacional mesmo. Em todos os aspectos ele conseguiu ser bom, o relacionamento do Aaron com a Juliette se aprofundando, os diálogos dos personagens, os acontecimentos e tudo mais. O quarto é bem chato pra ser sincera. É muito parado e quando acontece algo não é aprofundado. O quinto é maravilhoso também. Acontece muita coisa e por incrível que pareça não fica muito corrido. Foi genial mesmo. E o sexto é ok, meio desnecessário mas ok.
Só acho que deveria ter mais detalhes. Aconteceu muita coisa, mas poucas ganharam explicação. Por exemplo, o que aconteceu com o James? Como ficou o mundo após a queda do restabelecimento?
Queria mais detalhes do relacionamento do James e do Adam com o Aaron e do ?namoro? do Kenji com a Nazeera, mas o final acabou não sendo péssimo.
Amei pra caramba que o Aaron e a Juliette casaram. Após tudo o que passaram juntos e as memórias apagadas diversas vezes eles mereciam muito isso. Amei a saga e vou sentir muita saudade de ler ela.

luiza586 02/04/2023

Seila, esse livro me deu uma preguiça pra terminar. parece que o livro só começou depois dos 80%, antes disso o livro foi tão parado que eu já tava enjoada. eu gostei muito dessa saga porém alguns livros que a autora foi péssima em administrar
annereadings 02/04/2023minha estante
Simmm , também achei a mesma coisa q vc

costa 02/04/2023minha estante
mds q medo de ler os outros livros depois de liberta-me pq a maioria nn curtiu mto

annereadings 03/04/2023minha estante
Eu gostei bastante de incendia-me que foi o 3º livro da saga mas do 4º ao 6 º não são tão bons , mas eu acho que vale a pena

gisely 27/01/2022

IMAGINA-ME
Primeiramente, passei 5 dias pensando nessa resenha e na nota definitiva ? e também terminei Believe me. Tudo isso para não criar conclusões precipitadas antes de ter uma opinião concreta sobre o desfecho da série.

Já li muita resenha negativa e por isso não fui com tanta expectativa, na realidade, eu fui com receio. Ele não me decepcionou. Na verdade, com o número de críticas, eu imaginava um final terrível. E não foi isso, ele só foi aberto ? eu vou explicar.

Ação. Tenho que reconhecer que o livro em si teve bastante ação, sim ? o que eu amo nos livros, me prende 10x mais. Inclusive, logo no começo o livro me deixou sem chão. O sentimento foi bem parecido com o final de Restaura-me, sabe.

Sendo totalmente honesta, eu gostei do livro, porém, o que tenho para falar de pontos bons sempre são os mesmos das resenhas anteriores... então, vamos pular essa parte e ir logo para o que importa.

Infelizmente é basicamente impossível eu comentar sobre as críticas sem envolver spoilers. Então, se você não gosta, já aviso:

?Contém spoilers!?

Não temos mais o ponto de vista do Warner. Isso me frustrou muito. Por quê? Assim que Juliette foi levada, o Aaron se tornou um babaca. Sim! Isso mesmo. E sem o pov dele, era completamente impossível entender o porque disso.

Outro ponto que esqueci de comentar e por isso editei a resenha agora: A Juliette sendo levada novamente virou algo maçante. ?Lá vai a protagonista ficar presa, sem poder fazer nada. E lá vai os mocinhos, novamente, conseguir passar pelo Restabelecimento e salvar a mocinha?. Muito previsível.

Eu não curto muito isso de: ?Só ela me importa e fds o mundo? é fofo? Depende muito do momento. E o Warner estava em um crescimento pessoal durante a série, sabe. Ele estava evoluindo, estava virando uma pessoa sociável com os outros ? mesmo não estando ao lado da J. E isso simplesmente sumiu em Imagina-me, tipo mágica. Foi uma decadência ? e claro que estou levando em consideração a pressão que ele estava sentido por causa da Juliette. Mas, mesmo assim, foi uma decadência drástica demais.

Com isso, ficávamos intercalando entre Juliette e Kenji. Eu amo muito o Kenji ? ele simplesmente carregou o livro inteiro nas costas. Porém, isso não é bom, na verdade. A Juliette não fez nada durante 90% do livro. A leitura da visão dela era totalmente desnecessária, só enrolação, e não faria a menor diferença contendo-a ou não. Dá mesma forma foi o Aaron. Os dois simplesmente não tiveram função; os protagonistas não tiveram função, foi isso.

O foco do livro sempre foi derrubar o Restabelecimento. Sabe uma coisa que ninguém leva em conta quando faz a resenha do final dessa saga? Os vilões são fracos. Calma! Eu sempre achei original o plot da saga, um mundo distópico com humanos gananciosos o suficiente para criarem uma arma ? Emmaline ? capaz de dominar o mundo e restabelecê-lo? Cara, essa ideologia é fantástica. Mas, sejamos sinceros, com o decorrer dos livros, nós percebemos que os vilões em si não são tão fortes quanto parecem. Portanto, levando em conta isso, o final do livro foi muito mais que satisfatório para mim.

Entretanto, muitas questões sem respostas:

- Kenzerra;
- Adam, James;
- O Restabelecimento;
- Os supremos;
- Os filhos dos supremos;
- Anderson;
- O casamento.

Isso são só alguns exemplos que, nesse momento, estão frescos na minha memória. Sim, isso faz com que todos julguem o livro e eu, particularmente, não queria ser assim. Então resolvi ler "Believe me", o último livro da série, antes de tirar alguma conclusão precipitada.

Obs: os últimos capítulos de Imagina-me, são na verdade, os dois primeiros capítulos de Believe Me ? livro narrado totalmente pelo Warner. Por isso, o final bem estranho e corrido... sem, de fato, um final, sabe.

Continuando, Believe me, para mim, foi um livro fantástico. Um dos melhores desfechos de todas as séries que já li. Porém, ele não aquieta nossas perguntas sobre o Restabelecimento, só é citado por cima. Na realidade, ele nos mostra uma reconstrução.

Seguinte, o que quero dizer é: Imagina-me que era para ser o volume final e frustante da saga e Believe me, que era para ser o último livro extra fofo e esclarecedor, só foi fofo. Portanto, a saga acabou sem respostas.

Não estou desmerecendo-a. De forma alguma. Sempre vai ser uma série fantástica, única e com muita potencial. Com certeza, vale a pena a leitura ? mesmo com essas questões inacabadas.

Com relação ao livro Believe me, acho muito necessário você lê-lo. Ele pode não ser tão esclarecedor, quanto deveria, mas te deixa com o coração bem quentinho, vai por mim!

????
Layra.Colbin 27/01/2022minha estante
Concordo totalmente com você, alguns aspectos ao decorrer do livro me deixaram decepcionada, com relação a evolução do Warner, da Juliette etc.
Como você disse o Kenji carregou o livro todo com certeza.
O fato de a Juliette esquecer de novo quem é me deixou frustrada e decepcionada, pq, ouso dizer que em momento algum eu senti que ela realmente se sentiu forte o bastante pra não parar e pensar no que fez depois, eu esperava que nesse livros ela fosse muito mais ativa e que de alguma forma não esquecesse de quem realmente era, e senti também um desapontamento com ela, pois eu senti que sua personalidade deu uma mudada drástica que eu não esperava, por exemplo a Juliette que valorizava a vida de cada ser que visse evaporou?
Ela perdeu a memória eu sei mais isso muda o que ela sente do fundo do coração?
Quando ela virou praticamente guarda costas do Anderson eu precisei de 20 minutos respirando e surtando de tanta raiva.
E pior ainda o Warner tratando o Kenji e os outros daquela forma.
Os vilões me deram raiva com certeza mais parecia que só sabiam fazer a mesma coisa.
Achei que depois desse livro eu iria ficar de ressaca literária mais ainda bem que não.

gisely 28/01/2022minha estante
Siiim, exatooo @layra.colbin, ainda bem que algm concorda cmgg
Acho que a Tahereh, infelizmente, perdeu a mão no final de Estilhaça-me, tudo que cê disse é vdd e só fez frustar a gnt, acho que teria sido horrível se ela não tivesse feito Believe me, pq amenizou esse final, se cê já leu, concorda cmg?

Layra.Colbin 28/01/2022minha estante
Concordo totalmente, senti que a Juliette perdeu a essência verdadeira que ela passava